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Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Nordeste

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Buscar as próprias respostas;

  • Construir aprendizagens significativas;

  • Realizar pesquisas;

  • Interpretar informações;

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;

  • Descobrir o conceito de flora;

  • Conhecer plantas típicas da região Nordeste e suas características;

  • Conhecer os diferentes biomas do Brasil e suas regiões.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre letivo, ou seja, em torno de 4 meses de duração. Porém, é possível haver variações, conforme a necessidade apresentada por cada turma e professor e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox ou possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Ao utilizar a metodologia de pesquisa, é preciso ter clareza que seu principal objetivo é incentivar os alunos a exporem suas hipóteses, valorizar seus conhecimentos, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Para isso, foram elaboradas algumas sugestões de atividades, que poderão ser realizadas com os alunos ou adaptadas conforme a realidade de sua escola e alunos.

Vale ressaltar que é importante organizar essas atividades em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

O que é a metodologia de pesquisa?

Esse é um questionamento inicial que você, professor, deverá realizar com seus alunos para que, antes de desenvolver a pesquisa, saibam seus procedimentos e etapas.

Para isso, é importante que reúna seus alunos em uma rodinha e converse com eles sobre a metodologia que envolve a iniciação científica discente, como:

- Metodologia investigativa;

- Etapas;

- Dossiê ou portfólio.

Para isso, escreva na lousa essas três palavras e questione:

- Alguém sabe o quer dizer essas palavras?

- O que é metodologia investigativa?

- Vocês sabem o que são etapas?

- O que será um dossiê ou portfólio?

Logo após, conte a eles, que para desenvolver um projeto de pesquisa, é importante ter clareza de quais são suas etapas, da ordem dos acontecimentos e das estratégias que o compõe.

Esse é um momento importante, professor, para abrir uma discussão e observar os conhecimentos prévios dos alunos, pois essas estratégias serão fundamentais ao longo de todo o projeto.

 

Logo após, converse com eles que vocês farão um projeto de pesquisa e que descobrirão muita coisa sobre o tema que irão pesquisar.  

 

Exponha aos alunos as etapas de uma pesquisa e o que significa cada uma delas, para que possam se organizar e tenham uma visão global do projeto.

 

As etapas são:

1ª etapa: escolha do tema

2ª etapa: justificativa

3ª etapa: problematização

4ª etapa: levantamento de hipóteses

5º etapa: objetivos da pesquisa

6ª etapa: fontes de pesquisa

7ª etapa: execução e realização

8ª etapa: depuração de hipóteses

9ª etapa: Socialização (apresentação e exposição dos resultados)

10ª etapa: avaliação

Ao apresentar as etapas, enfatize os números ordinais. Depois, anexe uma cópia dessa etapa ao dossiê do projeto e solicite que ilustrem a folha livremente.

 

1ª etapa: Escolha do tema: uma aula de 60 min.

Professor, conforme dito anteriormente, a escolha do tema com os alunos é a primeira etapa de um projeto de pesquisa. O tema poderá ser sugerido por você ou pelos alunos, sendo de fundamental importância, independentemente de quem o sugeriu, que os alunos participem ativamente e que o tema desperte o interesse e a curiosidade dos alunos.

E como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer turma, pois basta que o professor adapte as ideias ao contexto de sua sala de aula, a faixa etária e/ou ao interesse dos alunos.

Se o tema foi sugestão sua, é preciso “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Para isso, segue algumas sugestões:

1-    Cantar uma música;

2-    Assistirem a um vídeo ou filme;

3-    Contar uma história;

4-    Levar objetos para a sala;

5-     Dentre outros.

 

Nesse projeto em específico o detonador escolhido foi levar para a sala de aula, frutas típicas do nordeste, para que questionamentos sobre as árvores frutíferas e a flora da vegetação predominante no Nordeste, a caatinga, sejam levantados.

Para isso, a sugestão é pegar uma cesta e reunir frutas típicas da região nordeste como: caju, cajá, umbu, seriguela, pitanga, mangaba, sapoti e coco.

Reúna os alunos em rodinha e diga a eles que tem uma surpresa. Com a cesta tampada, diga que para descobrir o que tem dentro, poderão cheirar ou tocar devagar, no conteúdo, mas não poderão olhar.

Anote as hipóteses dos alunos sobre o que tem na cesta.

Logo após, cubra o chão com uma toalha e promova um piquenique de frutas.

Ao final, questione os alunos:

- De onde vêm essas frutas?

- Quais delas vocês conheciam?

- Quem já tinha comido alguma dessas frutas? Qual?

- Alguém possui algum pé dessas frutas em casa?

- Por que vocês acham que eu trouxe para a sala essas frutas e não outras?

Ao final, conte a eles que essas frutas são facilmente encontradas na região nordeste e geralmente, são encontradas nos quintais das casas.

Além disso, essas árvores são fundamentais para a composição da flora nordestina, mas alguém sabe o que é flora?

Professor, solicite como tarefa de casa que pesquisem e registrem no caderno de projeto o que é flora.

Atividades de casa

PESQUISE EM LIVROS, REVISTAS OU JORNAIS O QUE É “FLORA”. ANOTE QUAL FOI A FONTE DE PESQUISA QUE VOCÊ UTILIZOU: O NOME DO LIVRO OU REVISTA, O AUTOR E A DATA. SE UTILIZAR A INTERNET, REGISTRE O NOME DO SÍTIO E A DATA DE ACESSO.______________________________________

____________________________________________

 

 

2ª etapa: Justificando o tema

Qual a importância de pesquisar determinado tema?

Esse é o questionamento que guiará essa etapa do projeto. É preciso que os alunos justifiquem o porquê desse interesse de forma escrita.

Sugestão de atividade para esse momento:

1)    Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE A FLORA DO NORDESTE PORQUE...

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

ILUSTRE SUA JUSTIFICATIVA

 

 

 

 

Depois da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Vocês poderão fazer uma síntese em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossiê do Projeto.

 

3ª etapa: Problematização

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos à flora do Nordeste:

 

O QUE EU QUERO SABER SOBRE O TEMA?

QUAL É A VEGETAÇÃO PREDOMINANTE NO NORDESTE?

QUAIS FRUTAS TÊM NO NORDESTE?

POR QUE ESSAS PLANTAS GOSTAM DE VIVER NO NORDESTE?

O QUE É FLORA?

DO QUE ESSAS PLANTAS PRECISAM PARA CRESCEREM?

Sugestão de atividade para esse momento:

1)    Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

O QUE EU QUERO SABER SOBRE A FLORA DO NORDESTE?

___________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

Ilustração

 

 

 

 

 

4ª etapa: Hipóteses

As hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese. E esse argumento deve ser algo discutido com os alunos antes que possam criar suas hipóteses.

Conforme a história de cada aluno é comum que alguns digam que não sabem, com medo de arriscar, de falar  “errado”, mas é importante que tentem.

Por isso, professor, essa é uma atividade que necessita ser individual, mesmo porque, todas as opiniões são importantes.

Para isso, os alunos devem descrever o que pensam, por meio de desenho ou escrita, sobre o que “já sabem”, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos, anotando em baixo o que desenharam.

Veja um exemplo a seguir:

QUAL É A VEGETAÇÃO PREDOMINANTE NO NORDESTE?

  •   PLANTAS SECAS.

QUAIS FRUTAS TÊM NO NORDESTE?

  •   MAMÃO E BANANA.

POR QUE ESSAS PLANTAS GOSTAM DE VIVER NO NORDESTE?

  •   PORQUE AQUI É MUITO LEGAL.

O QUE É FLORA?

  •   SÃO AS FLORES.

DO QUE ESSAS PLANTAS PRECISAM PARA CRESCEREM?

  •   SOL, ÁGUA E CARINHO.

 

5ª etapa: objetivos da pesquisa: uma aula de 60 min.

Professor, o trabalho com a iniciação discente, pressupõe que os alunos participem de todo o trabalho, por isso, envolva-os no processo de construção dos objetivos da pesquisa. Para isso, é importante que eles entendam o que são objetivos, ou seja, o que desejamos alcançar ao final da pesquisa. Organize-os em uma rodinha, dialogue com eles, deixe que falem suas hipóteses, dê alguns exemplos para que compreendam, tais como:

Qual é o objetivo de virmos à escola?

- Aprender a ler e escrever;

- Conhecer sobre Matemática, Geografia...

Então, o que queremos aprender ao realizarmos esta pesquisa sobre a flora da região Nordeste?

Veja alguns exemplos de objetivos elaborados:

·         Conhecer as plantas da região Nordeste;

·         Descobrir o que as plantas precisam para viver;

·         Aprender sobre a flora.

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa e estratégias metodológicas

Em que meios ou de que forma poderão procurar informações sobre o tema pesquisado?

Esse é o questionamento guia desse momento.

É importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado, pois nem todas as informações são verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa ou outras estratégias, como o trabalho de campo, por exemplo.

Para isso, organize uma roda de conversa e instigue-os a dizerem:

Onde podemos procurar informações sobre a flora do Nordeste? (Fontes)

- Internet;

- Livros;

- Revistas;

- Jornais;

- Fotos ou telas;

 

Quais outros recursos poderemos utilizar? (Estratégias)

 

- Trabalho de campo

- Entrevistas

- Palestras

- Trabalhos individuais e em grupos

- Experiências

- Observações

 

 Caso os alunos não digam fontes essenciais, você poderá dizê-las ou solicitar que façam uma pesquisa com seus familiares de como poderão descobrir mais sobre a flora do Nordeste.

Sugestão de atividade para esse momento:

Por se tratar de um projeto de pesquisa, é preciso que os alunos tenham clareza que as informações advêm de pesquisas já realizadas ou de observações.

No caso das informações pesquisadas por outros pesquisadores, não podemos usá-las sem dizer quem escreveu /ou de onde tiramos essa informação, pois seria plágio (cópia).

Por isso, é importante que tenham também noções de como criar uma referência bibliográfica. 

Por se tratar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a sugestão é que esse momento seja visualizado por meio de exemplos, para facilitar a compreensão.

Para isso, a sugestão é imprimir em tamanho grande uma referência bibliográfica para expor aos alunos.

Exemplo:

MEIRELES, Cecília.“A bailarina”. In:Poesias – Ou isto ou aquilo & Inéditos.2.ed. São Paulo: Melhoramentos - MEC, 1972. 

Depois, como os alunos estão em fase de alfabetização e talvez não compreendam as letras minúsculas, distribua as orientações em letras maiúsculas e combine com eles que, embora o certo seja escrever conforme o modelo, com letras minúsculas, nós vamos escrever com letras maiúsculas, pois é o jeito que damos conta.

SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. TÍTULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO ITÁLICO. LOCAL DE PUBLICAÇÃO, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICAÇÃO.

SOBRENOME. Nome e outros sobrenomes. Título. Cidade: Editora, ano.

AGORA, VAMOS CRIAR UMA REFERÊNCIA COM O SEU NOME?

PARA ISSO, PRIMEIRAMENTE, PENSE E ESCREVA OS SEGUINTES DADOS:

NOME: ________________________

DEMAIS SOBRENOMES: __________________

ÚLTIMO SOBRENOME: ___________________

UM TÍTULO IMAGINÁRIO: ________________

CIDADE:________________________

EDITORA IMAGINÁRIA: _______________________

ANO:____________________________

AGORA UMA AS INFORMAÇÕES PRA CRIAR SUA REFERÊNCIA. LEMBRE-SE QUE VOCÊ PODERÁ ESCREVER COM LETRAS MAIÚSCULAS.

 ______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 

7ª etapa: Execução e realização

uca- pesquisa

O papel do professor nessa etapa, assim como nas outras, é de mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Para isso, é preciso propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem, buscando solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa.

Questionamento 1: Qual é a vegetação predominante no Nordeste?

Os alunos já disseram suas hipóteses iniciais sobre o tema, por isso agora precisam pesquisar para confirmar ou não essas hipóteses.

Para isso, primeiramente, é preciso delimitar o projeto e uma maneira de fazer isso é definir que parte da flora nós vamos estudar ou que foco daremos.

Esse questionamento do aluno poderá delimitar, por exemplo, qual tipo de vegetação estudaremos.

1)    Professor, para esse momento, a sugestão é analisar o mapa abaixo, para isso solicite que os alunos acessem o sítio. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola ou projetá-lo utilizando um projetor multimídia (datashow).

mapa vegetação  

Fonte: http://www.slideshare.net/francescotorres/regio-nordeste

Depois, questione os alunos:

- Qual a cor que representa a área mais extensa?

- Qual o número que representa essa área?

- Que região do Nordeste é essa?

- Sertão e semiárido são a mesma coisa?

- Qual a vegetação do Sertão (semiárido)?

1)      Logo após, uma busca em sítios da internet, para que possamos conseguir essas informações. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de informática da escola.

Veja alguns exemplos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil

http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_menu=1&id_tema_submenu=12

http://www.infoescola.com/geografia/sertao-nordestino/

http://www.infoescola.com/geografia/geografia-do-brasil-relevo-clima-hidrografia-e-vegetacao/

http://www.colegioweb.com.br/geografia/sertao.html

Acesso em 12/04/2012

CAATINGA

A CAATINGA É O ECOSSISTEMA PREDOMINANTE NO NORDESTE DO BRASIL. SUA VEGETAÇÃO TÍPICA É SECA E ESPINHOSA, POR CAUSA DA FALTA DE CHUVAS DURANTE GRANDE PARTE DO ANO. PORÉM, QUANDO CHEGA O PERÍODO DE CHUVAS, AS FOLHAGENS VOLTAM A BROTAR E A PAISAGEM FICA MAIS VERDE.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_menu=1&id_tema_submenu=12  Acesso em 12/04/2012

 

Questionamento 2: Quais frutas têm no Nordeste?

Para iniciar esse momento, a opção escolhida foi a música “Pomar”, do grupo “Palavra Cantada”.

Veja a letra:

POMAR

PALAVRA CANTADA

BANANA, BANANEIRA
GOIABA, GOIABEIRA
LARANJA, LARANJEIRA
MAÇÃ, MACIEIRA
MAMÃO, MAMOEIRO
ABACATE, ABACATEIRO
LIMÃO, LIMOEIRO
TOMATE, TOMATEIRO
CAJU, CAJUEIRO
UMBU, UMBUZEIRO
MANGA, MANGUEIRA
PÊRA, PEREIRA
AMORA, AMOREIRA
PITANGA, PITANGUEIRA
FIGO, FIGUEIRA
MEXERICA, MEXERIQUEIRA
AÇAÍ, AÇAIZEIRO
SAPOTI, SAPOTIZEIRO
MANGABA, MANGABEIRA
UVA, PARREIRA
COCO, COQUEIRO
INGÁ, INGAZEIRO
JAMBO, JAMBUZEIRO
JABUTICABA, JABUTICABEIRA

Letra e vídeo estão disponíveis em: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283411/  Acesso em 12/04/2012

Distribua cópias da letra da música para que anexem ao dossiê e possibilite que leiam a letra, à medida que a música toca.

Depois, deixe a música tocar novamente, dizendo o nome da fruta. Pare a música e deixe que eles digam o nome da fruta. Faça isso até o final da música.

Logo após, realize a seguinte atividade:

1-    Disponibilize materiais como balões, cartolinas, lãs, fitas adesivas, tesouras, colas, canetinhas, algodão, giz de cera, dentre outros materiais.

2-    Leve para sala um galho seco, coloque em um balde com areia.

3-     Sorteie o nome de uma planta frutífera para cada criança, como se fosse um amigo secreto.

MACIEIRA

LARANJEIRA

ABACATEIRO

CAJUEIRO

PEREIRA

FIGUEIRA

MEXERIQUEIRA

COQUEIRO

JABUTICABEIRA

TOMATEIRO

BANANEIRA

MAMOEIRO

LIMOEIRO

MANGUEIRA

AMOEIRA

PITANGUEIRA

PARREIRA

JAMBUZEIRO

AÇAIZEIRO

UMBUZEIRO

SAPOTIZEIRO

INGAZEIRO

MANGABEIRA

4-    Solicite que criem a fruta ou o fruto daquela árvore com aqueles materiais.

5-    Pendure as frutas no galho de árvore montando uma árvore única. Conforme imagem:

árvore mista

Fonte: acervo da autora

Depois, questione os alunos:

- Quais dessas frutas vocês já comeram?

- De quais vocês gostam?

- Vamos fazer uma lista separando o que gostamos ou não gostamos?

Veja um modelo:

FRUTAS QUE EU GOSTO

 

 

 

 

 

 

 

FRUTAS QUE EU NÃO GOSTO

 

 

 

 

 

 

 

 

FRUTAS QUE NUNCA COMI

 

 

 

 

 

 

 

Logo após, continue com os seguintes questionamentos:

- Onde podemos comprar essas frutas?

- Quais frutas podemos encontrar nas feiras de nossa região?

- Que tal se nós fossemos a uma feira livre pesquisar as frutas da nossa região?

Verifique uma feira livre em sua cidade que aconteça no período de aula, caso não exista, agende um trabalho de campo em um sacolão ou supermercado.

Definido o local e a data trabalhe os conhecimentos matemáticos a partir de estimativas.

- Quantos tipos de frutas encontraremos na feira?

- Para comprarmos essas frutas, quanto em dinheiro vamos precisar?

uca- atividades

Obs: para esse questionamento, você poderá montar uma atividade com o que os alunos pensaram para verificar, na volta da feira, quem acertou. Veja:

 

 BALOES

Fonte: acervo da autora

 

SE NOSSA SALA TEM 21 CRIANÇAS E SE CADA UMA DELAS TROUXER R$2,00 REAIS, QUANTOS REAIS TEREMOS PARA COMPRAR AS FRUTAS? DESENHE O QUE VOCÊ PENSOU PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA.

 

 

 

Em Língua Portuguesa, você poderá incentivar a escrita criando o bilhete de autorização, por meio de um texto coletivo.

Veja um exemplo:

Papai e mamãe,

No dia 18/04/2012, vamos a uma feira livre.

Para isso, precisamos de sua autorização e de R$ 5,00, para pagar o ônibus e comprar frutas.

Horário de saída: 14h30min

Previsão de chegada: 17h00min

Obrigado(a)

Assine: __________________________

 

Durante a vista a feira, lembre-se de:

- Fotografar a visita;

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve.

- Trabalhar com os alunos questões como preço, pesquisa de preço, qualidade das frutas, como escolher a fruta, desconto, dentre outros.

Posteriormente, monte um painel com as fotos e as informações que recolheram.

Finalize esse momento com a degustação das frutas ou com uma salada de fruta.

Questionamento 3: Por que essas plantas gostam de viver no Nordeste?

Na verdade, o que acontece com a vegetação da caatinga é o mesmo para qualquer vegetação. As plantas adaptam-se ao meio.

Outro fator relevante é que uma das finalidades de pesquisar é incentivar os alunos a procurarem por si só as informações, buscar suas respostas. Porém, é preciso observar se os alunos conseguem realmente localizar as informações. Por isso, a sugestão de atividade é o trabalho com um pequeno texto, para que os alunos possam utilizar essa habilidade.

Veja o texto abaixo:

AS ÁRVORES QUE CARACTERIZAM A CAATINGA POSSUEM FOLHAS PEQUENAS, COBERTAS COM UM TIPO DE CERA. MUITAS DESSAS PLANTAS APRESENTAM ESPINHOS. SUAS RAÍZES SÃO PROFUNDAS, PARA QUE ELAS ENCONTREM NA TERRA A UMIDADE NECESSÁRIA PARA VIVER. PLANTAS TÍPICAS DESSA VEGETAÇÃO SÃO O CACTO, A PALMA, O XIQUEXIQUE, O MANDACARU, A AROEIRA, O UMBUZEIRO, O JUAZEIRO E O CAROÁ.

MUITAS DAS PLANTAS DA CAATINGA TÊM CAPACIDADE DE RETER ÁGUA NO CAULE E NAS FOLHAS, O QUE ACABA SERVINDO PARA MATAR A SEDE DE PESSOAS E ANIMAIS QUANDO A SECA SE PROLONGA MUITO.

Parte do texto do sítio: http://educacao.uol.com.br/geografia/caatinga-o-ecossistema-do-sertao-nordestino.jhtm acesso em 12/04/2012

Logo após, questione-os:

- Será que o que foi falado nesse texto é verdade ou não?

- Como poderemos saber?

- E se fossemos em locais perto de nossas casas para observar essas características?

- E se não encontrarmos essas árvores, que outras fontes utilizaremos para buscar essa resposta?

- Será que poderíamos olhar na internet?

Atividades de casa

Para essa observação, é necessário que as principais informações do texto sejam destacadas e que os alunos, com o seu auxílio, criem um roteiro de observações.

Veja um exemplo:

ROTEIRO DE OBSERVAÇÕES: PLANTAS DA CAATINGA

DAS ÁRVORES MENCIONADAS NO TEXTO, QUAL VOCÊ ENCONTROU PERTO DA SUA CASA?

E NÃO ENCONTROU NENHUMA DESSAS, QUAL VOCÊ OBSERVOU?

QUAL O TAMANHO DAS FOLHAS, PEQUENAS OU GRANDES?

EXISTE UMA ESPÉCIE DE CERA SOBRE ELAS?

ELAS POSSUEM ESPINHOS?

DÁ PARA VER AS RAÍZES DESSA ÁRVORE?

ESSA ÁRVORE É FRUTÍFERA?

ILUSTRE A ÁRVORE QUE VOCÊ OBSERVOU:

 

 

 

 

Ao final, solicite que socializem suas descobertas e comparem as semelhanças e diferenças entre cada uma.

Questionamento 4: O que é flora?

Outras fontes de pesquisa importantes e que não poderiam faltar em nossas pesquisas, são o dicionário e a enciclopédia.

Ambos são fontes de pesquisas seguras e de fácil acesso.

Para isso, primeiramente, reforce com eles a ordem alfabética e como localizar algo em um dicionário.

Depois, convide os alunos até a biblioteca da escola e solicite que busquem o  que é flora.

1)      Caso sua escola não possua dicionário, alguns sítios poderão fornecer essa informação, porém sem o trabalho com a busca utilizando a ordem alfabética.Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, mas se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de informática da escola.

http://www.dicio.com.br/flora/

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=flora

http://www.dicionarioinformal.com.br/flora/

Questionamento 5: Do que essas plantas precisam para crescerem?

Uma boa forma de buscar essas respostas é por meio de experiências. As conclusões dessas experimentações serão as respostas.

Para isso, questione os alunos:

- O que é necessário para uma planta crescer?

- Eu nunca vi planta beber água, como vocês sabem que ela precisa de água?

- E o sol? Como podemos saber se as plantas realmente precisam dele?

- Que tal fazermos experiências?

uca- atividades

Experiência 1: Para saber se as plantas precisam de água

A)   Pegue um vaso com margaridas ou crisântemos brancos;

B)   Corte algumas flores, com caule, e coloque em três recipientes diferentes;

C)   Cada recipiente deverá conter água colorida com corante comestível, um de cada cor;

D)   Solicite que os alunos criem um “diário de bordo”, em que farão os registros das observações. Eles poderão desenhar e escrever.

E)   Aguarde alguns dias e vocês perceberão que as pétalas ficaram com a cor da água.

F)   Deixe que os alunos concluam a partir de suas observações e registros.

Experiência 2: para saber se as plantas precisam de sol

A)   Solicite que os alunos registrem passo a passo o que observarem. Eles poderão utilizar a escrita e o desenho. Para isso, elabore um quadro com as etapas, as datas e o que verificaram;

B)   Plante com os alunos, em três recipientes diferentes, feijões;

C)    Para isso, vocês poderão utilizar copos descartáveis, algodões e sementes;

D)   Coloque uma planta ao sol, uma em uma caixa totalmente fechada e uma em um local que tenha uma fresta com sol;

E)   Certifique-se que todos os três recipientes foram plantados da mesma forma e estão recebendo a mesma quantidade de água, pois assim só a variante “sol” estará diferente.

F)   Aguarde alguns dias até que possam visualizar que a planta ao sol se desenvolveu, a que não tinha sol não desenvolveu e a que recebia sol por uma fresta, ficou torta para buscar o sol.

G)   Lembre-se, que a conclusão deve partir deles.

Ao final, monte um texto síntese, dizendo o que uma planta precisa para viver. Esse texto poderá ser ditado pelos alunos e o professor será o escriba.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

Com o encerramento das pesquisas, é hora de descobrir o que mudou, o que aprendemos com o projeto. Para isso, é preciso que os alunos retomem: seus objetivos, suas perguntas e hipóteses iniciais.

Eles poderão responder novamente seus questionamentos, comparando com o anterior (hipótese). São eles que verificarão se estava correto e/ou se foi possível ampliar os conhecimentos.

Veja um exemplo de atividade para esse momento:

PROBLEMA

QUAL É A VEGETAÇÃO PREDOMINANTE NO NORDESTE?

HIPÓTESE

  •   PLANTAS SECAS.

CONCLUSÃO

  •  A CAATINGA, QUE TEM MUITAS PLANTAS SECAS E COM ESPINHOS, POR CAUSA DA FALTA DE CHUVA.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

Essa é a etapa que os alunos poderão mostrar à comunidade e aos familiares o trabalho realizado, suas descobertas e o material confeccionado. Ela também é muito importante, pois o aluno percebe que o conhecimento que adquirimos deve ser socializado, para que tenha valor para a sociedade.

Existem muitas formas de se fazer isso, mas a sugestão para o momento é a montagem de um cenário, semelhante à caatinga.

Isso poderá ser feito com os alunos com materiais reutilizados, sucatas.

Nesse, serão expostos: atividades, portfólio, experiências, fotos, dentre outros.

Além disso, você pode tentar uma parceria com o horto de sua cidade e conseguir mudas para doar durante a exposição.

Esta atividade demanda um planejamento coletivo em que devem ser previstas várias ações:

  •   Elaboração de convites para as famílias;

  •   Elaboração de cartazes para divulgação na escola;

  •   Organização do espaço na escola;

  •   Confecção dos materiais para a exposição;

  •   Montagem do painel com as fotos;

  •   Solicitação de mudas ao Horto da cidade ou algum viveiro de mudas.

Professor, para que você não fique sobrecarregado e também envolva os alunos, organize-os em equipes de trabalho e delegue funções para cada grupo. Com certeza terão um excelente evento!

 

10ª etapa: Avaliando

Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:

TIVE EMPENHO E BOA PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA?

 

 

O QUE FOI BOM ESTUDAR?

 

 

O QUE NÃO FOI BOM ESTUDAR?

 

 

O QUE PODERIA MUDAR EM OUTRO PROJETO?

 

 

   AGORA SEI FAZER PESQUISA?

 

 

 

Para isso, solicite que escrevam as respostas, mas se seus alunos ainda não escrevem com autonomia, poderão desenhar e você será o escriba.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao longo do processo, procure perceber se os alunos estão motivados, se compreenderam o que foi solicitado e se há ou não necessidade de ajustes no planejamento.

Esses são questionamentos fundamentais e que devem permear todos os momentos.

Além disso, observe os conhecimentos construídos em relação à flora, mais especificamente a caatinga.

Verifique ainda se compreenderam a pesquisa,  suas etapas, utilização de diferentes fontes, experimentação, dentre outros.

Por fim, é preciso observar se as estratégias utilizadas contribuíram no processo de alfabetização de seus alunos.

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