12/06/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
- Conhecer as formas de segurança necessárias para realização dos elementos corporais da ginástica geral;
- Ampliar as possibilidades de realização dos elementos corporais da ginástica geral, a partir da compreensão detalhada da evolução técnica de quem executa e de quem proporciona a segurança do movimento.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.
Para adquirirmos segurança nas nossas ações precisamos ter consciência das realidades às quais estamos expostos. Assim, o objetivo desta aula é criar estratégias que viabilizem a compreensão sobre a evolução técnica da realização dos movimentos da ginástica geral a fim de adquirir maior controle, tanto na execução quanto na oportunidade de dar segurança a outras pessoas de realizarem seus movimentos na ginástica geral.
Atividade 1: Segurança na manutenção e saída da posição invertida
Conversar com os alunos sobre a importância da segurança na realização dos movimentos da ginástica geral, comentando que esta possibilita a quem realiza um movimento, maior consciência corporal, pois durante a execução calma dos exercícios é possível refletir sobre o que está acontecendo detalhadamente com o corpo.
Em contrapartida, quem oferece "segurança" adequada, ou seja, controla o tempo de execução do movimento do parceiro - independentemente de conseguir ou não realizar o movimento-, adquire noção das etapas do movimento, podendo refletir sobre a intencionalidade dessa prática, aplicabilidades em suas vidas, os benefícios localizados, dificuldades de realização, colaborando com a perpetuação deste conhecimento da cultura corporal nos meios de sua convivência.
Assistir o vídeo:
Pedir que os alunos façam parada de mão na parede, saindo na parada rolo, ou seja, relaxando o pescoço, aproximando o queixo do peito, flexionando os cotovelos e deixando o corpo rolar para trás.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Depois pedir que se organizem em duplas. Um realizará a parada de mão enquanto o outro dará "segurança". Durante o movimento, o parceiro estará ao lado do executor, segurando as costas e a parte da frente das coxas (quadríceps), respectivamente. O executor, a partir da posição em pé, apóia as duas mãos no solo, elevando as pernas para o alto, equilibrando-se de forma que o corpo forme 180º em relação ao solo, ou seja, esteja na posição invertida.
Mantendo-se nesta posição com a "segurança" do companheiro, saindo na parada rolo.
Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo e, se possível, trocar as posições.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Atividade 2: Segurança na passagem pela posição invertida
Pedir que os alunos façam uma estrela na parede, ou seja, realizar uma parada de mãos na parede e brincar de descer as pernas ora para o lado direito, ora para o lado esquerdo.
Depois pedir que os alunos se organizem em duplas. Um realizará a estrela enquanto o outro dará "segurança". Durante o movimento, o parceiro estará atrás do colega, com as mãos invertidas tocando nas laterais do tronco. O executor, em pé colocará seu pé de apoio à frente, apoiará a mão dominante, depois fará uma roda com as pernas apoiando a outra mão e desenhando um “x” na posição invertida.
Mantendo-se nesta posição com o apoio do companheiro, o aluno seguirá o movimento, deixando o corpo concluir a roda e saindo em pé novamente.
Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo e, se possível, trocar as posições.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Atividade 3: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos simples
Pedir que os alunos façam subidas e descidas das pernas juntas, a partir de um apoio das mãos em um banco.
Repetir o movimento finalizando o mesmo com um golpe rápido das duas pernas.
Resgatar o movimento da estrela e da parada de mãos. Observar a posição das mãos no solo quando se realiza uma estrela.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
A partir do que já vivenciaram na estrela e na parada, iniciar o movimento da rondada: iniciar o movimento da estrela e, ao invés de colocar as mãos paralelas no solo, girar a mão dominante para dentro, de forma que se passe pela parada, saindo da sequência por meio de um saltito antes de ficar em pé. Observar a posição das mãos no solo quando se realiza uma rondada.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Durante a "segurança", o aluno oferece apoio na parte de trás das coxas (bíceps femural) e nas costas, levantando o quadril para impulsionar o salto de finalização da rondada.
Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo e, se possível, trocar as posições.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Atividade 4: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos simples (parte II)
Pedir que os alunos realizem parada de mãos na parede, partindo do chão, ou seja, com a face virada para a parede.
Após este movimento, pedir que relaxem uma perna e depois a outra, saindo do movimento em pé.
Pedir que os alunos realizem uma reversão: partindo da posição em pé realizar uma parada de mãos. Permitir que uma perna desça pelas costas do aluno, depois a outra, até que o mesmo tenha realizado um arco em relação ao solo. Diminuir o ângulo das pernas em relação ao quadril, formando 90º das pernas em relação ao solo e, sucessivamente, 180º entre as pernas em relação aos braços, o que significa que o aluno está em pé novamente.
Durante a "segurança", o aluno controla o movimento do companheiro segurando suas costas e coxa conforme preparação da parada de mãos, colocando mais força nas coxas para ajudar o executor passar pela posição invertida e ficar de pé novamente. Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Atividade 5: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos simples (parte III)
Pedir que os alunos façam pontes com os pés próximos à parede, subindo as pernas devagar até conseguir a inversão das mesmas.
Pedir que os alunos realizem uma ponte saindo para trás: em pé, o aluno lança os braços para trás até formar um arco. Diminuir o ângulo dos braços em relação às costas, formando 90º dos braços em relação ao solo e, sucessivamente, 180º entre os braços em relação ao quadril. Impulsionar uma perna para trás e depois a outra, até que o aluno fique em pé novamente.
Durante a "segurança", o aluno controla o movimento do executor com as mãos invertidas nas costas e na parte de trás das coxas (bíceps femural) conforme preparação da parada de mãos, colocando mais força nas coxas para ajudar o companheiro a passar pela posição invertida e ficar de pé novamente. Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Atividade 6: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos complexos
Pedir que os alunos façam estrela em várias direções.
Pedir que façam parada de mãos, golpeando as pernas juntas como se desejasse ficar em pé rapidamente.
Da rondada, pedir que os alunos façam o arco para trás, partindo da posição em pé.
A partir do que já vivenciaram na estrela, na parada, rondada e ponte para trás, iniciar o movimento do flic flac, ou seja, unificar todos os movimentos de forma mais rápida possível. Os alunos devem refletir sobre as dificuldades encontradas, aperfeiçoando a sequência de forma que fique o mais fluente possível. A "segurança" final é importante para dar impulso do parceiro, por isso as mãos devem estar nas costas e no bíceps femural.
Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
Atividade 7: Sintetizando as possibilidades de segurança na ginástica geral
Pedir que os alunos relatem e redijam em uma folha as sensações vivenciadas quando realizam um movimento de ginástica; quando oferecem "segurança" para os companheiros; comparando tais experiências a outras vivenciadas nos esportes, nas lutas ou nas danças. Além disso, conversar sobre lesões na ginástica, discutindo os mitos sociais que impedem muitas pessoas de aderirem a esta modalidade.
Nome | Tipo |
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TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 1 | Vídeo |
Fotos do Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF
TV Escola - Série Atividade – Ginástica para todos – parte 2: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnica.html?id=37140 (acessado em 10/04/2012)
Avaliação processual com debate sobre o que os alunos escreveram nos seus registros e sobre as pesquisas realizadas durante este trabalho:
- Você considera que esse elemento da cultura corporal pode ser mais divulgado no Brasil? Por quê?
- As atividades vivenciadas e discutidas podem ser realizadas em qualquer espaço?
- Quais cuidados seriam necessários?
- Qual seria o melhor caminho para fazer com que uma pessoa que não gosta ou não conhece a ginástica geral tenha menos resistência a essa prática?
Quatro estrelas 2 classificações
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16/06/2015
Cinco estrelasAs explicações textuais acompanhadas do passo a passo de imagens foram muito esclarecedoras. A segurança do aluno também foi bastante enfocada. Parabéns!
13/06/2013
Quatro estrelasGostei das explicações! :)