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Segurança na realização da ginástica geral: compreender como evitar lesões

 

12/06/2012

Autor e Coautor(es)
Cátia Pereira Duarte
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as formas de segurança necessárias para realização dos elementos corporais da ginástica geral;

 

- Ampliar as possibilidades de realização dos elementos corporais da ginástica geral, a partir da compreensão detalhada da evolução técnica de quem executa e de quem proporciona a segurança do movimento.

Duração das atividades
150 minutos: 3 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Para adquirirmos segurança nas nossas ações precisamos ter consciência das realidades às quais estamos expostos. Assim, o objetivo desta aula é criar estratégias que viabilizem a compreensão sobre a evolução técnica da realização dos movimentos da ginástica geral a fim de adquirir maior controle, tanto na execução quanto na oportunidade de dar segurança a outras pessoas de realizarem seus movimentos na ginástica geral.

 

Atividade 1: Segurança na manutenção e saída da posição invertida

Conversar com os alunos sobre a importância da segurança na realização dos movimentos da ginástica geral, comentando que esta possibilita a quem realiza um movimento, maior consciência corporal, pois durante a execução calma dos exercícios é possível refletir sobre o que está acontecendo detalhadamente com o corpo.

Em contrapartida, quem oferece "segurança" adequada, ou seja, controla o tempo de execução do movimento do parceiro - independentemente de conseguir ou não realizar o movimento-, adquire noção das etapas do movimento, podendo refletir sobre a intencionalidade dessa prática, aplicabilidades em suas vidas, os benefícios localizados, dificuldades de realização, colaborando com a perpetuação deste conhecimento da cultura corporal nos meios de sua convivência.

Assistir o vídeo:

Pedir que os alunos façam parada de mão na parede, saindo na parada rolo, ou seja, relaxando o pescoço, aproximando o queixo do peito, flexionando os cotovelos e deixando o corpo rolar para trás.

 1a fase da segurança da parada rolo 2a fase da segurança da parada rolo 3a fase da segurança da parada rolo

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF 

Depois pedir que se organizem em duplas. Um realizará a parada de mão enquanto o outro dará "segurança". Durante o movimento, o parceiro estará ao lado do executor, segurando as costas e a parte da frente das coxas (quadríceps), respectivamente. O executor, a partir da posição em pé, apóia as duas mãos no solo, elevando as pernas para o alto, equilibrando-se de forma que o corpo forme 180º em relação ao solo, ou seja, esteja na posição invertida.

Mantendo-se nesta posição com a "segurança" do companheiro, saindo na parada rolo.

Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo e, se possível, trocar as posições.

1a fase da segurança de parada de mãos 2a fase da segurança da parada de mãos 3a fase da parada de mãos 4a fase da segurança da parada de mãos

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF 

 

Atividade 2: Segurança na passagem pela posição invertida

Pedir que os alunos façam uma estrela na parede, ou seja, realizar uma parada de mãos na parede e brincar de descer as pernas ora para o lado direito, ora para o lado esquerdo.

Depois pedir que os alunos se organizem em duplas. Um realizará a estrela enquanto o outro dará "segurança". Durante o movimento, o parceiro estará atrás do colega, com as mãos invertidas tocando nas laterais do tronco. O executor, em pé colocará seu pé de apoio à frente, apoiará a mão dominante, depois fará uma roda com as pernas apoiando a outra mão e desenhando um “x” na posição invertida.

Mantendo-se nesta posição com o apoio do companheiro, o aluno seguirá o movimento, deixando o corpo concluir a roda e saindo em pé novamente.

Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo e, se possível, trocar as posições.

1a fase da segurança da estrela 2a fase da segurança da estrela 3a fase da segurança da estrela 4a fase de segurança da estrela

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF   

 

Atividade 3: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos simples

Pedir que os alunos façam subidas e descidas das pernas juntas, a partir de um apoio das mãos em um banco.

Repetir o movimento finalizando o mesmo com um golpe rápido das duas pernas.

Resgatar o movimento da estrela e da parada de mãos. Observar a posição das mãos no solo quando se realiza uma estrela.

 

Posição das mãos na estrela

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF 

A partir do que já vivenciaram na estrela e na parada, iniciar o movimento da rondada: iniciar o movimento da estrela e, ao invés de colocar as mãos paralelas no solo, girar a mão dominante para dentro, de forma que se passe pela parada, saindo da sequência por meio de um saltito antes de ficar em pé. Observar a posição das mãos no solo quando se realiza uma rondada.

Posição das mãos na rondada

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF 

Durante a "segurança", o aluno oferece apoio na parte de trás das coxas (bíceps femural) e nas costas, levantando o quadril para impulsionar o salto de finalização da rondada.

Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo e, se possível, trocar as posições.

1a fase de segurança da rondada 2a fase da segurança da rondada 3a fase da segurança da rondada 4a fase da segurança da rondada 5a fase da segurança da rondada

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF

 

Atividade 4: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos simples (parte II)

Pedir que os alunos realizem parada de mãos na parede, partindo do chão, ou seja, com a face virada para a parede.

Após este movimento, pedir que relaxem uma perna e depois a outra, saindo do movimento em pé.

Pedir que os alunos realizem uma reversão: partindo da posição em pé realizar uma parada de mãos. Permitir que uma perna desça pelas costas do aluno, depois a outra, até que o mesmo tenha realizado um arco em relação ao solo. Diminuir o ângulo das pernas em relação ao quadril, formando 90º das pernas  em relação ao solo e, sucessivamente, 180º entre as pernas em relação aos braços, o que significa que o aluno está em pé novamente.

Durante a "segurança", o aluno controla o movimento do companheiro segurando suas costas e coxa conforme preparação da parada de mãos, colocando mais força nas coxas para ajudar o executor passar pela posição invertida e ficar de pé novamente. Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo.

1a fase da segurança da reversão 2a fase da segurança da reversão 3a fase da segurança da reversão 4a fase da segurança da reversão 5a fase da segurança da reversão

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF 

 

Atividade 5: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos simples (parte III)

Pedir que os alunos façam pontes com os pés próximos à parede, subindo as pernas devagar até conseguir a inversão das mesmas.

Pedir que os alunos realizem uma ponte saindo para trás: em pé, o aluno lança os braços para trás até formar um arco. Diminuir o ângulo dos braços em relação às costas, formando 90º dos braços em relação ao solo e, sucessivamente, 180º entre os braços em relação ao quadril. Impulsionar uma perna para trás e depois a outra, até que o aluno fique em pé novamente.

Durante a "segurança", o aluno controla o movimento do executor com as mãos invertidas nas costas e na parte de trás das coxas (bíceps femural) conforme preparação da parada de mãos, colocando mais força nas coxas para ajudar o companheiro a passar pela posição invertida e ficar de pé novamente. Ambos os alunos devem refletir sobre as percepções do exercício completo.

1a fase de segurança da ponte para trás 2a fase da segurança da ponte para trás 3a fase da segurança da ponte para trás 4a fase da segurança da ponte para trás 5a fase da segurança da ponte para trás 6a fase da segurança da ponte para trás

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF

 

Atividade 6: Construindo movimentos complexos a partir de somatórios de fundamentos complexos

Pedir que os alunos façam estrela em várias direções.

Pedir que façam parada de mãos,  golpeando as pernas juntas como se desejasse ficar em pé rapidamente.

Da rondada, pedir que os alunos façam o arco para trás, partindo da posição em pé.

A partir do que já vivenciaram na estrela, na parada, rondada e ponte para trás, iniciar o movimento do flic flac, ou seja, unificar todos os movimentos de forma mais  rápida possível. Os alunos devem refletir sobre as dificuldades encontradas, aperfeiçoando a sequência de forma que fique o mais fluente possível. A "segurança" final é importante para dar impulso do parceiro, por isso as mãos devem estar nas costas e no bíceps femural.

1a fase da segurança do flic flc 2a fase da segurança do flic flac 3a fase de segurança do flic flac 4a fase de segurança do flic flac 5a fase da segurança do flic flac 6a fase da segurança do flic flac 7a fase da segurança do flic flac 8a fase da segurança do flic flac 9a fase da segurança do flic flac 10a fase da segurança do flic flac

Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF

 

Atividade 7: Sintetizando as possibilidades de segurança na ginástica geral

Pedir que os alunos relatem e redijam em uma folha as sensações vivenciadas quando realizam um movimento de ginástica; quando oferecem "segurança" para os companheiros; comparando tais experiências a outras vivenciadas nos esportes, nas lutas ou nas danças. Além disso, conversar sobre lesões na ginástica, discutindo os mitos sociais que impedem muitas pessoas de aderirem a esta modalidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares

Fotos do Arquivo interno do C.A. João XXIII/UFJF

TV Escola - Série Atividade – Ginástica para todos – parte 2: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnica.html?id=37140 (acessado em 10/04/2012)

Avaliação

Avaliação processual com debate sobre o que os alunos escreveram nos seus registros e sobre as pesquisas realizadas durante este trabalho:

- Você considera que esse elemento da cultura corporal pode ser mais divulgado no Brasil? Por quê?

- As atividades vivenciadas e discutidas podem ser realizadas em qualquer espaço?

- Quais cuidados seriam necessários?

- Qual seria o melhor caminho para fazer com que uma pessoa que não gosta ou não conhece a ginástica geral tenha menos resistência a essa prática?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
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Opiniões

  • Stephania Padovani, Stephania Padovani , Paraná - disse:
    s_padovani2@yahoo.co.uk

    16/06/2015

    Cinco estrelas

    As explicações textuais acompanhadas do passo a passo de imagens foram muito esclarecedoras. A segurança do aluno também foi bastante enfocada. Parabéns!


  • Ana Flávia, UniFOA , Rio de Janeiro - disse:
    anaflavia.vr@gmail.com

    13/06/2013

    Quatro estrelas

    Gostei das explicações! :)


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