14/06/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
comunidades sociais;
pesquisa na Internet;
trabalhos individuais e em grupo.
INTRODUÇÃO AO TEMA
1ª etapa- PROVOCANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PARA O TEMA
Com os alunos organizados em círculo, o professor deverá iniciar os trabalhos, apresentando para os estudantes em datashow ou cada um com seus tablets ou UCA as seguintes imagens:
Imagens disponíveis em:
http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1181201547_teatro.jpg
Acessado em 20-04-2012
http://farm6.static.flickr.com/5304/5691579265_63fd2e727c.jpg
Acessado em 15-05-2012
http://4.bp.blogspot.com/_Q_huTKtleWI/ScECS_Glc1I/AAAAAAAAEr4/i6LIjKr9YYI/s400/teatro_municipal.jpg
Acessado em 20-04-2012
2ª etapa - FOCO NO TEMA
Com o objetivo de continuar apresentando o tema da pesquisa, o professor proporá o quiz abaixo. Esse quiz contém uma definição e os alunos indicarão a palavra correta usada nas atividades teatrais. Esse quadro poderá ser xerocado e entregue aos alunos.
Texto próprio para teatro | |
Pessoa que escreve para teatro. | |
Texto teatral que objetiva fazer rir. | |
Texto teatral que objetiva fazer chorar | |
Texto que é triste mas faz rir. | |
Pessoa que assume o papel principal. | |
Pessoas que fazem parte de um grupo de teatro. | |
Lugar que esconde quem não está em cena. |
Professor, promova uma discussão sobre essas palavras e busque no conhecimento dos alunos ou no dicionário outras palavras próprias da arte de representar. Exemplo: didascália, palco, antagonista, Aristotélico, boca de cena, camarim, canhão seguidor, cenografia, coadjuvante, melodrama... O site abaixo é um dicionário de teatro.
http://fernandadegolin.blogspot.com.br/2010/09/dicionario-do-teatro.html
Acessado em 20-04-2012
3ª etapa - VAMOS DEFINIR O TEMA?
Como nosso trabalho é fazer uma pesquisa de iniciação científica, o primeiro passo será definirmos o tema de nossa pesquisa. O que gostaríamos de saber sobre teatro?
- Origens, autores, atores?
- A evolução de teatro através dos tempos?
- Como se faz a montagem de uma peça e como conseguir a autorização do autor?
Quando os alunos decidirem sobre o que querem descobrir, o professor deverá sugerir as ações. Se preferiram conhecer a história, autores e atores, deverá indicar sites de busca. Se preferiram saber sobre montagem e autorização, sugerir entrevista com possíveis grupos de teatro de suas cidades.
O professor poderá novamente criar um quiz para que os alunos socializem o que pensam. O professor poderá entregar uma cópia para cada aluno responder Falso ou Verdadeiro. Ao final o grupo discute e o professor fdiscute cada item e faz a correção.
1- Das origens do teatro não há registro de representações de lendas relacionadas a deuses e herois. | |
2- Comédia basea-se no fato de o personagem ser enganado ao longo da peça. O público sabe de tudo. | |
3- Os jesuítas escreveram muitas peças objetivando enganar os índios. | |
4- O elevador hidráulico começou a ser usado no teatro no século XVIII. | |
5- Bertolt Brech dizia que a emoção do espectador obscurece seu senso crítico. | |
6- Dramaturgia se refere a teatro, portanto cinema, novela e minisséries não são dramaturgia. | |
7- Contra cenar é um ator se opor ao outro. | |
8- Proscênio é a parte anterior do palco, projeta-se para fora da cortina. | |
9- Frisas é o nome da série de camarotes situados no contorno da sala de espetáculo. | |
10- No teatro musical a orquestra tocando ao vivo, em um lugar específico que é a coxia. |
4ª etapa- POR QUE ESTUDAR ESSE TEMA? (JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA)
Professor, pergunte aos alunos: Vocês sabem que o teatro é conhecido como a 5ª Arte? Quais são as outras artes e como são conhecidas? (À guisa de conhecimentos gerais, convide os alunos a conhecerem a enumeração dada a cada uma das artes e conhecerem qual a importância atribuída ao teatro. Isso poderá auxiliá-los a elaborar a justificativa).
Antes da redação, discuta com a classe os assuntos explorados nos sites abaixo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_das_artes
http://www.infoescola.com/artes/historia-do-teatro/
Com perguntas como: Quais as artes que foram contempladas no primeiro texto? Vocês viram que há várias propostas de numeração? Qual a origem do teatro? O que se deve entender por "transformar o sagrado em profano"?
Em seguida, o professor deverá dividir a classe em cinco grupos e indicar a cada um deles a leitura de um dos endereços abaixo. Deverá dizer que a história do teatro, no Brasil, tem registrado nomes de atores de suma importância para que esse gênero concorra com a qualidade do teatro no mundo e dizer que, selecionamos abaixo alguns, entre os inúmeros nomes de vultos que, no passado, ou no presente, representaram e representam essa arte no Brasil. Os alunos deverão ler sobre o ator para apresentar à classe. Tal apresentação poderá ser feita em power point ou em forma de seminário, conforme for decidido entre alunos e professor.
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/B_JoaoCaetano.htm
http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/atores-do-brasil/biografia-de-bibi-ferreira/
http://www2.uol.com.br/fernandamontenegro/bio.htm
http://www.pauloautran.com.br/paulo-autran.php
Acessado em 20-04-2012
5ª etapa- QUAIS SERÃO NOSSOS OBJETIVOS?
O professor deverá conversar com os alunos e explicar que, conforme o tema escolhido, conjuntamente, levantarão os objetivos da pesquisa que poderão ser, por exemplo:
•Identificar as origens do teatro.
•Conhecer sobre outros atores e principais autores da dramaturgia nacional.
•Informar-se sobre requisitos para montagem de peça teatral.
•Conseguir informações sobre direitos autorais.
O professor convidará os alunos para desenvolverem pesquisa científica, enfatizando a etapa da Revisão Bibliográfica.
Imagens disponíveis em:
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogsocial1/arquivo/2010/fevereiro/index.php
Acessado em 20-04-2012
http://teatrodecozinha.blogspot.com.br/2012/04/pesquisandoporai-teatro-romantico.html
Acessado em 20-04-2012
6ª etapa- EM QUAIS FONTES VAMOS PESQUISAR? Revisão bibliográfica
Professor, peça aos alunos que façam uma pesquisa em sites de busca sobre o tema. Você não precisa entregar tudo pronto, nessa faixa etária eles já sabem como e onde pesquisar. Diga que as leituras feitas nesse trabalho já lhes possibilitou um conhecimento abrangente e que eles deverão selecionar e registrar no trabalho as fontes realmente importantes na realização da atividade. Oriente-os a registrarem sempre onde estão pesquisando e que façam anotações para, ao final, ao fazerem a referência, não terem que procurar novamente.
Professor, cite somente alguns sites como exemplo:
http://www.colegioweb.com.br/literatura/o-teatro-romantico-martins-pena.html
http://www.soliteratura.com.br/romantismo/romantismo20.php
Acessados em 20-04-2012
Depois que lerem sobre o assunto, os alunos deverão selecionar as informações que considerarem mais relevantes. Depois, copiá-las em seus cadernos ou em note/net ou tablet.
Próximo passo, o professor deverá solicitar aos alunos que novamente acessem os links que selecionaram na etapa anterior. Lerão sobre Teatro, discutirão em grupo sobre o que leram.
No link abaixo, seguirão as instruções descritas no roteiro.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32212
Acessado em 20-04-2012
Acessado em 20-04-2012
Deverão seguir o roteiro abaixo para leitura e resolução de questões.
1- Leitura do texto "Guia Final" página 8 e 9.
2- Seguir orientações para os alunos página 13. Seguir as anteriores ao vídeo, ver vídeo Web Epsódio, as posteriores ao vídeo.
3- Ler Suporte Teórico páginas 16 e 17
PESQUISANDO MAIS
Imagem disponível em: http://www.turismo.estilors.com.br/2011/03/10/diversao-e-arte-no-calendario-de-veneza/
Acessado em 20-04-2012
Os alunos deverão acessar o link abaixo para lerem a peça 'O Noviço" com o objetivo de perceberem se:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000282.pdf
Acessado em 20-04-2012
Sugestão 1 - Os alunos salvam o texto e leem em casa.
Sugestão 2- O professor poderá selecionar um grupo para iniciar a leitura. Cada aluno assume o papel de um personagem. Após alguns minutos, o professor pedirá que outro grupo continue a tarefa e assim até o final. Trata-se de uma peça curta, 59 páginas em letras garrafais. O bom dessa forma de leitura é que ela funciona como um primeiro ensaio e a compreensão do texto é facilitada.
É importante que os alunos percebam:
Atividade - REPRESENTANDO "O NOVIÇO"
O professor dividirá a turma em dois ou três grupos conforme o tamanho da turma que farão a representação do texto. Há alunos que têm dificuldade em assumirem papéis e, por essa razão, deverão ter outras funções como: 2 ou 3 diretores, conforme o número de grupos, 1 cenarista,1 sonoplasta,1 figurinista,1 iluminador. Portanto, tirando-se esses alunos, todo o restante da turma assumirá um dos dez personagens de "O Noviço".
O professor poderá pedir auxílio de professores de várias áreas como Artes, História, Física. O professor de Artes poderá se dispor a acompanhar aos ensaios da peça. O professor de História auxiliará a contextualizar a época e orientará quanto ao figurino.
Quando tudo estiver pronto, os alunos poderão apresentar a peça para os pais, alunos, professores e funcionários da escola. Tudo deverá ser filmado e colocado no youtube para divulgação.
7ª etapa - COMO PODERÁ SER FEITA A APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS?
Os alunos, antes da apresentação da peça para a escola, poderão resumir para a plateia sobre o trabalho que desenvolveram além de informarem que alguns relatórios estão expostos em local determinado para conhecimento dos demais alunos.
O resultado pode ser apresentado em forma de relatório.
Roteiro para relatório da pesquisa:
1) Folha de rosto: nome dos pesquisadores e título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada.
2) Sumário: títulos e número de página de cada parte do relatório.
3) Introdução: apresentação do tema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa.
4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e dos procedimentos da pesquisa.
5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas.
6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, com respostas das questões da pesquisa. Reflexão sobre a experiência de representação com posicionamento crítico.
7) Referências Bibliográficas: citação de livros e sites consultados no desenvolvimento da pesquisa.
8ª etapa: SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA
Conforme for o número de grupos formados para apresentação da peça, eles poderão se organizar para distribuir as apresentações nos períodos de funcionamento da escola.
Textos para o professor:
HELIODORA, Bárbara. O Teatro explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
Acessos em 20 abr.2012
http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/teatro_brasileiro.htm Acesso em 20 abr. 2012
SPOLIN, Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
http://roma-antiga.blogspot.com.br/2005/12/o-teatro-romano.html Acesso em 20 abr. 2012
http://www.mafua.ufsc.br/orestes.html Acesso em 20 abr. 2012
O professor fará uma avaliação processual valorizando:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!