Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Romantismo – O teatro

 

14/06/2012

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as origens do teatro.
  • Reconhecer os principais atores e autores da dramaturgia nacional.
  • Desenvolver uma pesquisa científica.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Poesia e prosa do Romantismo.
Estratégias e recursos da aula
  • Uca (ou tablet) e datashow;
  • comunidades sociais;

  • pesquisa na Internet;

  • trabalhos individuais e em grupo.

 

INTRODUÇÃO AO TEMA

 1ª etapa- PROVOCANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PARA O TEMA

 

Com os alunos organizados em círculo, o professor deverá iniciar os trabalhos, apresentando para os estudantes em datashow ou cada um com seus tablets ou UCA as seguintes imagens:

MASCARAS Teatro Municipal do Rio  TEATRO MUNICIPAL DE MANAUS

Imagens disponíveis em:

http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1181201547_teatro.jpghttp://4.bp.blogspot.com/_Q_huTKtleWI/ScECS_Glc1I/AAAAAAAAEr4/i6LIjKr9YYI/s400/teatro_municipal.jpg

Acessado em 20-04-2012

http://farm6.static.flickr.com/5304/5691579265_63fd2e727c.jpg 

Acessado em 15-05-2012

http://4.bp.blogspot.com/_Q_huTKtleWI/ScECS_Glc1I/AAAAAAAAEr4/i6LIjKr9YYI/s400/teatro_municipal.jpg

Acessado em 20-04-2012 

www.theatromunicipal.rj.gov.br/visita_guiada.

 2ª etapa - FOCO NO TEMA

 Com o objetivo de continuar apresentando o tema da pesquisa, o professor proporá o quiz abaixo. Esse quiz contém uma definição e os alunos indicarão a palavra correta usada nas atividades teatrais. Esse quadro poderá ser xerocado e entregue aos alunos.

Texto próprio para teatro                                                                                        
Pessoa que escreve para teatro.  
Texto teatral que objetiva fazer rir.  
Texto teatral que objetiva fazer chorar ..  
Texto que é triste mas faz rir.  
Pessoa que assume o papel principal.  
Pessoas que fazem parte de um grupo de teatro.  
Lugar que esconde quem não está em cena.  

Professor, promova uma discussão sobre essas palavras e busque no conhecimento dos alunos ou no dicionário outras palavras próprias da arte de representar. Exemplo: didascália, palco, antagonista, Aristotélico, boca de cena, camarim, canhão seguidor, cenografia, coadjuvante, melodrama... O site abaixo é um dicionário de teatro.

http://fernandadegolin.blogspot.com.br/2010/09/dicionario-do-teatro.html   

Acessado em 20-04-2012

 

 3ª etapa - VAMOS DEFINIR O TEMA?

Como nosso trabalho é fazer uma pesquisa de iniciação científica, o primeiro passo será definirmos o tema de nossa pesquisa.  O que gostaríamos de saber sobre teatro?

- Origens, autores, atores?

- A evolução de teatro através dos tempos?

- Como se faz a montagem de uma peça e como conseguir a autorização do autor?

Quando os alunos decidirem sobre o que querem descobrir, o professor deverá sugerir as ações. Se preferiram conhecer a história, autores e atores, deverá indicar sites de busca. Se preferiram saber sobre montagem e autorização, sugerir entrevista com possíveis grupos de teatro de suas cidades. 

O professor poderá novamente criar um quiz para que os alunos socializem o que pensam. O professor poderá entregar uma cópia para cada aluno responder Falso ou Verdadeiro. Ao final o grupo discute e o professor fdiscute cada item e faz a correção.

1- Das origens do teatro não há registro de representações de lendas relacionadas a deuses e herois.  
2- Comédia basea-se no fato de o personagem ser enganado ao longo da peça. O público sabe de tudo.  
3- Os jesuítas escreveram muitas peças objetivando enganar os índios.  
4- O elevador hidráulico começou a ser usado no teatro no século XVIII.  
5- Bertolt Brech dizia que a emoção do espectador obscurece seu senso crítico.                     
6- Dramaturgia se refere a teatro, portanto cinema, novela e minisséries não são dramaturgia.  
7- Contra cenar é um ator se opor ao outro.  
8- Proscênio é a parte anterior do palco, projeta-se para fora da cortina.  
9- Frisas é o nome da série de camarotes situados no contorno da sala de espetáculo.  
10- No teatro musical  a orquestra tocando ao vivo, em um lugar específico que é a coxia.  

 

4ª etapa- POR QUE ESTUDAR ESSE TEMA? (JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA)

Professor, pergunte aos alunos: Vocês sabem que o teatro é conhecido como a 5ª Arte? Quais são as outras artes e como são conhecidas? (À guisa de conhecimentos gerais, convide os alunos a conhecerem a enumeração dada a cada uma das artes e conhecerem qual a importância atribuída ao teatro. Isso poderá auxiliá-los a elaborar a justificativa).

Antes da redação, discuta com a classe os assuntos explorados nos sites abaixo. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_das_arteshttp://www.infoescola.com/artes/historia-do-teatro/  

http://www.infoescola.com/artes/historia-do-teatro/ CC 

 Com perguntas como: Quais as artes que foram contempladas no primeiro texto? Vocês viram que há várias propostas de numeração? Qual a origem do teatro? O que se deve entender por "transformar o sagrado em profano"?

Em seguida, o professor deverá dividir a classe em cinco grupos e indicar a cada um deles a leitura de um dos endereços abaixo. Deverá dizer que a história do teatro, no Brasil, tem registrado nomes de atores de suma importância para que esse gênero concorra com a qualidade do teatro no mundo e dizer que, selecionamos abaixo alguns, entre os inúmeros nomes de vultos que, no passado, ou no presente, representaram e representam essa arte no Brasil. Os alunos deverão ler sobre o ator para apresentar à classe. Tal apresentação poderá ser feita em power point ou em forma de seminário, conforme for decidido entre alunos e professor.

 Dividirá a sala em cinco grupos para lerem e apresentarem sobre os cinco nomeEm seguidahttp://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/B_JoaoCaetano.htm

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/atores-do-brasil/biografia-de-bibi-ferreira/

http://www2.uol.com.br/fernandamontenegro/bio.htm

http://www.pauloautran.com.br/paulo-autran.php

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=708

Acessado em 20-04-2012 

5ª etapa- QUAIS SERÃO NOSSOS OBJETIVOS?

O professor deverá conversar com os alunos e explicar que, conforme o tema escolhido, conjuntamente, levantarão os objetivos da pesquisa que poderão ser, por exemplo:

•Identificar as origens do teatro.

•Conhecer sobre outros atores e principais autores da dramaturgia nacional.

•Informar-se sobre requisitos para montagem de peça teatral.

•Conseguir informações sobre direitos autorais.

O professor convidará os alunos para desenvolverem pesquisa científica, enfatizando a etapa da Revisão Bibliográfica.

 imagen teatro 1imagem 2  http://jc3.uol.com.br/blogs/blogsocial1/arquivo/2010/fevereiro/index.php  

Imagens disponíveis em:

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogsocial1/arquivo/2010/fevereiro/index.php

Acessado em 20-04-2012

http://teatrodecozinha.blogspot.com.br/2012/04/pesquisandoporai-teatro-romantico.html 

 Acessado em 20-04-2012

 

6ª etapa-    EM QUAIS FONTES VAMOS PESQUISAR? Revisão bibliográfica 

Professor, peça aos alunos que façam uma pesquisa em sites de busca sobre o tema. Você não precisa entregar tudo pronto, nessa faixa etária eles já sabem como e onde pesquisar. Diga que as leituras feitas nesse trabalho já lhes possibilitou um conhecimento abrangente e que eles deverão selecionar e registrar no trabalho as fontes realmente importantes na realização da atividade. Oriente-os a registrarem sempre onde estão pesquisando e que façam anotações para, ao final, ao fazerem a referência, não terem que procurar novamente. 

Professor, cite somente alguns sites como exemplo:

 http://www.colegioweb.com.br/literatura/o-teatro-romantico-martins-pena.htmlhttp://www.guiademidia.com.br/sites/teatro.htm      AA 

http://www.soliteratura.com.br/romantismo/romantismo20.php 

Acessado em 20-04-201AAAcessados em 20-04-2012

Depois que lerem sobre o assunto, os alunos deverão selecionar as informações que considerarem mais relevantes. Depois, copiá-las em seus cadernos ou em note/net ou tablet.

 Próximo passo, o professor deverá solicitar aos alunos que novamente acessem os links que selecionaram na etapa anterior. Lerão sobre Teatro, discutirão em grupo sobre o que leram.

 No link abaixo, seguirão as instruções descritas no roteiro.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32212 

Acessado em 20-04-2012

Arquivo principal

 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16682/A%20literatura%20vai%20ao%20teatro_Cap2.zip?sequence=1 

 Acessado em 20-04-2012 

 Deverão seguir o roteiro abaixo para leitura e resolução de questões.

1- Leitura do texto "Guia Final" página 8 e 9.

2- Seguir orientações para os alunos página 13. Seguir as anteriores ao vídeo, ver vídeo Web Epsódio, as posteriores ao vídeo.

3- Ler Suporte Teórico páginas 16 e 17

 

PESQUISANDO MAIS

imagem 3 

 Imagem disponível em: http://www.turismo.estilors.com.br/2011/03/10/diversao-e-arte-no-calendario-de-veneza/ 

Acessado em 20-04-2012 Acessado em 20-04-2012

Os alunos deverão acessar o link abaixo para lerem a peça 'O Noviço" com o objetivo de perceberem se:

  • na peça "O Noviço" aparece a preocupação com a natureza como elemento capaz de proporcionar ao homem a sensação de extensão da pátria, refúgio para o homem sufocado pelos centros urbanos, prolongamento do poeta?

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000282.pdf 

Acessado em 20-04-2012

Sugestão 1 - Os alunos salvam o texto e leem em casa.

Sugestão 2- O professor poderá selecionar um grupo para iniciar a leitura. Cada aluno assume o papel de um personagem. Após alguns minutos, o professor pedirá que outro grupo continue a tarefa e assim até o final. Trata-se de uma peça curta, 59 páginas em letras garrafais. O bom dessa forma de leitura é que ela funciona como um primeiro ensaio e a compreensão do texto é facilitada.  É importante que os alunos percebam:

 

  • Se entre as características apontadas como existentes nos textos do Romantismo, é frequente a propagação da preocupação com o nacionalismo, a exaltação da natureza pátria, a criação do herói nacional.

 

Atividade - REPRESENTANDO "O NOVIÇO"

O professor dividirá a turma em dois ou três grupos conforme o tamanho da turma que farão a representação do texto. Há alunos que têm dificuldade em assumirem papéis e, por essa razão, deverão ter outras funções como: 2 ou 3 diretores, conforme o número de grupos, 1 cenarista,1 sonoplasta,1 figurinista,1 iluminador. Portanto, tirando-se esses alunos, todo o restante da turma assumirá um dos dez personagens de "O Noviço".

O professor poderá pedir auxílio de professores de várias áreas como Artes, História, Física. O professor de Artes poderá se dispor a acompanhar aos ensaios da peça. O professor de História auxiliará a contextualizar a época e orientará quanto ao figurino.

Quando tudo estiver pronto, os alunos poderão apresentar a peça para os pais, alunos, professores e funcionários da escola. Tudo deverá ser filmado e colocado no youtube para divulgação.

 

 7ª etapa - COMO PODERÁ SER FEITA A APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS?

Os alunos, antes da apresentação da peça para a escola, poderão resumir para a plateia sobre o trabalho que desenvolveram além de informarem que alguns relatórios estão expostos em local determinado para conhecimento dos demais alunos.

O resultado pode ser apresentado em forma de relatório.

Roteiro para relatório da pesquisa:

1) Folha de rosto: nome dos pesquisadores e título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 

2) Sumário: títulos e número de página de cada parte do relatório. 

3) Introdução: apresentação do tema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa.

4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e dos procedimentos da pesquisa.

5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas.

6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, com respostas das questões da pesquisa. Reflexão sobre a experiência de representação com posicionamento crítico.

7) Referências Bibliográficas: citação de livros e sites consultados no desenvolvimento da pesquisa.

 

8ª etapa: SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA

Conforme for o número de grupos formados para apresentação da peça, eles poderão se organizar para distribuir as apresentações nos períodos de funcionamento da escola. 

 

Recursos Complementares

Textos para o professor:

HELIODORA, Bárbara. O Teatro explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008. 

BROOK, Peter. A porta aberta: Reflexões sobre a interpretação e o teatro. Tradução de Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
 http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/aorigemeevolucaodoteatro.htm

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=conceitos_biografia&cd_verbete=616



http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=conceitos_biografia&cd_verbete=13538 

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=conceitos_biografia&cd_verbete=13538 

Acessos em 20 abr.2012

http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/teatro_brasileiro.htm Acesso em 20 abr. 2012

SPOLIN, Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.

http://roma-antiga.blogspot.com.br/2005/12/o-teatro-romano.html Acesso em 20 abr. 2012

http://www.mafua.ufsc.br/orestes.html Acesso em 20 abr. 2012

  

 

Avaliação

O professor fará uma avaliação processual valorizando:

  • envolvimento e empenho para o sucesso da apresentação,
  • pontualidade na entrega do relatório.
  • o domínio do conteúdo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.