Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo, compartilhando e apreciando poemas - projeto colaborativo entre escolas

 

25/04/2012

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio da participação neste projeto os alunos aprenderão à:

 

  • Ler e apreciar poemas.

 

  • Se comunicar por correio eletrônico.

 

  • Discutir com a turma parceira a respeito da vida e da obra de um poeta.
Duração das atividades
Para essa sequência didática, serão necessárias 10 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação nesse projeto, é necessário que as crianças tenham construído as habilidades necessárias para ler com autonomia.  

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Mobilização das escolas para participação no projeto

 

            Sugerimos que a secretaria de Educação mobilize pelo menos duas escolas para participação no projeto. As turmas participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia.

            Nessa sequência didática, cada turma se responsabilizará por conhecer a vida e parte da obra de um poeta. Em seguida, os alunos criarão um podcast com a biografia do autor e o recital de alguns de seus poemas para a turma parceira escutar, apreciar e refletir.

            Antes de iniciar a sequência didática, sugerimos que os professores pesquisem o que é um podcast e quais as possibilidades pedagógicas de uso dessa ferramenta em sala de aula. Para isso, sugerimos, o vídeo: “O que é um podcast”, localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89

 

Podcast

 

Atividade 2: Apresentação do projeto às turmas

           

            Definida as turmas parceiras, os professores irão apresentar o projeto às crianças e iniciar o seu planejamento coletivo. Para isso, sugerimos as estratégias:

 

  • Previamente, os professores irão selecionar alguns escritores para apresentar às turmas. Cada uma deverá escolher o autor que deseja conhecer melhor. A seguir, nossas sugestões: 

    Turma 1:

              

       Poeta Elias José:

 

Poema

 

 

 

Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/04/poemas-de-elias-jose.html

               

             José Paulo Paes:

POema

 

Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html

               

     Henriqueta Lisboa :

     Poema

 

       

       Site com alguns poemas da autora: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/07/poemas-de-henriqueta-lisboa.html

 

               Turma 2:

               Vinícius de Morais:

 

POema

 

Site com alguns poemas do autor: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html

               

Sérgio Caparelli:

 

Poema

 

Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/07/poemas-de-sergio-capparelli_25.html

              

Pedro Bandeira:

 

 

 

 

POema

 Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/07/poemas-de-pedro-bandeira.html

 

  • Os professores irão ler um poema de cada autor, apresentar um pouco de sua vida, levar livros publicados e fazer questionamentos a fim de que os alunos escolham um deles para conhecer melhor. 

 

             Para isso, sugerimos as questões:

              

  •    Qual poema vocês mais gostaram?
  •    Qual autor vocês gostariam de conhecer melhor? Por que?

 

          Para decidir o poeta a ser estudado, o professor poderá conduzir uma votação. Cada aluno deverá escrever em uma folha de ofício qual é o  escritor de sua preferência e justificar sua escolha. Em seguida, o professor lerá a justificativa produzida por cada aluno e verificará qual será o autor da turma.

 

Atividade 3: Comunicando com a turma parceira

 

        Após cada turma escolher o autor que irá conhecer melhor, é necessário informar aos colegas parceiros a decisão tomada. Para isso, sugerimos que os professores criem junto com os alunos um e-mail da turma. Se possível, é importante fazer essa atividade de forma coletiva, na sala de informática, em um data show, de forma que as crianças visualizem os passos necessários para sua criação.

        Em seguida, cada turma irá elaborar, de forma coletiva, uma mensagem para ser enviada aos colegas da escola parceira. O texto deverá informar os poetas a que tiveram acesso e o escolhido para o projeto. Tanto a construção do texto como o envio do e-mail deverão ser feitos coletivamente.

 

 

Atividade 4: Conhecendo nosso poeta

 

            Para conhecer melhor a vida e a obra do autor escolhido, sugerimos as seguintes estratégias:

 

            4.1 ) Leitura e escuta de seus poemas. Sugerimos que todos os dias seja reservada uma parte da aula para leitura de um poema do autor. Além disso, os alunos poderão levar os poemas para casa e apreciá-lo melhor. Depois que o professor recitar diversos poemas (um por dia), os alunos podem assumir essa tarefa e no início de cada aula, por exemplo, recitar um poema do autor.

 

            4.2) Estudo da biografia do autor. Sugerimos que o professor prepare um texto com uma pequena biografia do autor e estude-o com as crianças. O texto pode ser afixado no mural da sala e sempre que necessário, a turma poderá conversar sobre a trajetória do poeta.

 

            4.3) Recital dos poemas aos pais ou responsáveis. Outra possibilidade é a organização de um recital para os pais ou responsáveis das crianças. Os alunos deverão ensaiar quantas vezes forem necessárias e recitar, em duplas ou individualmente, o poema que mais gostaram em uma reunião de pais. Nesse momento, a professora socializará o projeto colaborativo em desenvolvimento.

 

 

Atividade 5: Criando podcasts

           

            Nesta atividade, os alunos deverão criar  podcasts para divulgar a obra e a biografia do autor à turma parceira. Para isso, recomendamos os procedimentos:

 

            Dividir a tarefa entre os alunos da turma:

 

  • Um aluno ficará responsável por gravar a biografia do autor, lida e estudada na atividade anterior .

 

  • Os demais recitarão os poemas. Cada dupla de alunos ficará responsável por recitar um poema.

 

         Observação: Os alunos deverão ensaiar a leitura do poema e da biografia. O professor deverá chamar atenção para os seguintes aspectos: tom de voz, necessidade da leitura ser pausada e emotiva etc.

 

 

 

                                   a) Faça o download do software de edição gratuito. Para isso, é só clicar no ícone: Download Audacity.  http://audacity.sourceforge.net/?lang=.

                                   b) Assista a uma vídeo aula em português sobre como gravar e editar com o Audacity: http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q

                                   foto.

                                   c) Faça o download do Lame MP3 encoder para o Audacity (Para converter e exportar arquivos no formato MP3): http://audacity.sourceforge.net/help/faq?s=install&item=lame-mp3

                                   d) Confira um tutorial em vídeo de como baixar o Lame MP3  http://www.youtube.com/watch?v=36C1slF_YPE

                                   e) Conheça o portal PodcastOne (gerenciador e publicador de podcasts) http://www.podcast1.com.br/

                                   f) Acesse um Tutorial em PDF sobre como criar um podcast no site PodcastOne: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014530.pdf

                                  g) Se necessário, solicite auxílio do responsável pelo laboratório de informática para a gravação.  Serão necessários os seguintes itens: Computador, microfone, softwere para editar o áudio Audacity (pode ser instalado em Linux e Windows).

 

            O professor orientará o envio de um e-mail à turma parceira comunicando que os podcasts já estão disponíveis. Novamente, o texto deverá ser construído e enviado coletivamente. 

           

 

Atividade 5:  Apreciando os poemas da turma parceira

           

            Nesta atividade, os alunos deverão ouvir o podcast criado pela turma parceira. O professor poderá reservar um momento de cada dia para apreciação de um poema. Durante a atividade, o professor registrará as impressões dos estudantes em relação ao autor e sua obra.

 

 

Atividade 6: Avaliando os poemas conhecidos

            

            Nesta atividade, cada turma escreverá aos parceiros suas impressões sobre a vida e a obra do autor que conheceram por meio dos podcasts postados. Para isso, produzirão um texto coletivo abordando as seguintes questões:

 

 

  •  O que foi possível conhecer do autor?
  •  Quais poemas mais gostamos?
  •  Qual a nossa avaliação do projeto? Ficamos com o desejo de produzir mais podcasts? Sobre qual tema?

 

 

               Depois de os alunos revisarem o texto, poderão enviar o e-mail à turma parceira de forma coletiva, com orientação do professor. 

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar os aprendizados construídos, sugerimos que o professor, ao longo do ano:

 

  • Observe o interesse dos alunos pelo gênero poema.
  • Proponha aos alunos a leitura de poemas para os colegas e avalie se o desempenho nesse tipo de atividade avançou.    
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • celia, Escola Municipal prof Limirio Cardoso DÁvila , Rio Grande do Norte - disse:
    celialuiza23@gmail.com

    13/11/2014

    Quatro estrelas

    Muito boa atividade, estimulante para alunos e professores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.