25/04/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Por meio da participação neste projeto os alunos aprenderão à:
Para a participação nesse projeto, é necessário que as crianças tenham construído as habilidades necessárias para ler com autonomia.
Sugerimos que a secretaria de Educação mobilize pelo menos duas escolas para participação no projeto. As turmas participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia.
Nessa sequência didática, cada turma se responsabilizará por conhecer a vida e parte da obra de um poeta. Em seguida, os alunos criarão um podcast com a biografia do autor e o recital de alguns de seus poemas para a turma parceira escutar, apreciar e refletir.
Antes de iniciar a sequência didática, sugerimos que os professores pesquisem o que é um podcast e quais as possibilidades pedagógicas de uso dessa ferramenta em sala de aula. Para isso, sugerimos, o vídeo: “O que é um podcast”, localizado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89
Definida as turmas parceiras, os professores irão apresentar o projeto às crianças e iniciar o seu planejamento coletivo. Para isso, sugerimos as estratégias:
Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/04/poemas-de-elias-jose.html
Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html
Site com alguns poemas da autora: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/07/poemas-de-henriqueta-lisboa.html
Site com alguns poemas do autor: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html
Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/07/poemas-de-sergio-capparelli_25.html
Site com alguns poemas do autor: http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com.br/2010/07/poemas-de-pedro-bandeira.html
Para isso, sugerimos as questões:
Para decidir o poeta a ser estudado, o professor poderá conduzir uma votação. Cada aluno deverá escrever em uma folha de ofício qual é o escritor de sua preferência e justificar sua escolha. Em seguida, o professor lerá a justificativa produzida por cada aluno e verificará qual será o autor da turma.
Após cada turma escolher o autor que irá conhecer melhor, é necessário informar aos colegas parceiros a decisão tomada. Para isso, sugerimos que os professores criem junto com os alunos um e-mail da turma. Se possível, é importante fazer essa atividade de forma coletiva, na sala de informática, em um data show, de forma que as crianças visualizem os passos necessários para sua criação.
Em seguida, cada turma irá elaborar, de forma coletiva, uma mensagem para ser enviada aos colegas da escola parceira. O texto deverá informar os poetas a que tiveram acesso e o escolhido para o projeto. Tanto a construção do texto como o envio do e-mail deverão ser feitos coletivamente.
Para conhecer melhor a vida e a obra do autor escolhido, sugerimos as seguintes estratégias:
4.1 ) Leitura e escuta de seus poemas. Sugerimos que todos os dias seja reservada uma parte da aula para leitura de um poema do autor. Além disso, os alunos poderão levar os poemas para casa e apreciá-lo melhor. Depois que o professor recitar diversos poemas (um por dia), os alunos podem assumir essa tarefa e no início de cada aula, por exemplo, recitar um poema do autor.
4.2) Estudo da biografia do autor. Sugerimos que o professor prepare um texto com uma pequena biografia do autor e estude-o com as crianças. O texto pode ser afixado no mural da sala e sempre que necessário, a turma poderá conversar sobre a trajetória do poeta.
4.3) Recital dos poemas aos pais ou responsáveis. Outra possibilidade é a organização de um recital para os pais ou responsáveis das crianças. Os alunos deverão ensaiar quantas vezes forem necessárias e recitar, em duplas ou individualmente, o poema que mais gostaram em uma reunião de pais. Nesse momento, a professora socializará o projeto colaborativo em desenvolvimento.
Nesta atividade, os alunos deverão criar podcasts para divulgar a obra e a biografia do autor à turma parceira. Para isso, recomendamos os procedimentos:
Dividir a tarefa entre os alunos da turma:
Observação: Os alunos deverão ensaiar a leitura do poema e da biografia. O professor deverá chamar atenção para os seguintes aspectos: tom de voz, necessidade da leitura ser pausada e emotiva etc.
a) Faça o download do software de edição gratuito. Para isso, é só clicar no ícone: Download Audacity. http://audacity.sourceforge.net/?lang=.
b) Assista a uma vídeo aula em português sobre como gravar e editar com o Audacity: http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q
foto.
c) Faça o download do Lame MP3 encoder para o Audacity (Para converter e exportar arquivos no formato MP3): http://audacity.sourceforge.net/help/faq?s=install&item=lame-mp3
d) Confira um tutorial em vídeo de como baixar o Lame MP3 http://www.youtube.com/watch?v=36C1slF_YPE
e) Conheça o portal PodcastOne (gerenciador e publicador de podcasts) http://www.podcast1.com.br/
f) Acesse um Tutorial em PDF sobre como criar um podcast no site PodcastOne: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014530.pdf
g) Se necessário, solicite auxílio do responsável pelo laboratório de informática para a gravação. Serão necessários os seguintes itens: Computador, microfone, softwere para editar o áudio Audacity (pode ser instalado em Linux e Windows).
O professor orientará o envio de um e-mail à turma parceira comunicando que os podcasts já estão disponíveis. Novamente, o texto deverá ser construído e enviado coletivamente.
Nesta atividade, os alunos deverão ouvir o podcast criado pela turma parceira. O professor poderá reservar um momento de cada dia para apreciação de um poema. Durante a atividade, o professor registrará as impressões dos estudantes em relação ao autor e sua obra.
Nesta atividade, cada turma escreverá aos parceiros suas impressões sobre a vida e a obra do autor que conheceram por meio dos podcasts postados. Para isso, produzirão um texto coletivo abordando as seguintes questões:
Depois de os alunos revisarem o texto, poderão enviar o e-mail à turma parceira de forma coletiva, com orientação do professor.
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem08pdf/sm08ss01_03.pdf
Para avaliar os aprendizados construídos, sugerimos que o professor, ao longo do ano:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2014
Quatro estrelasMuito boa atividade, estimulante para alunos e professores.