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Publicidade: a propaganda e a arte (UCA)

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•    Conhecer e interpretar as relações existentes entre a propaganda e a arte;
•    Perceber as apropriações que a arte faz das propagandas e seus efeitos sobre a recepção estética do texto;
•    Identificar e pesquisar textos artísticos que estabelecem um diálogo com a publicidade.
 

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A consciência de que todos estamos imersos nesse sistema é essencial para o desenvolvimento desta sequencia didática, em que se busca, principalmente, analisar esse cenário de compra e venda, para que os alunos se tornem cada vez mais conscientes do quão estão sujeitos às artimanhas do uso da linguagem nesse mundo.

Seja na rua, seja em casa, seja na rede, somos constantemente impactados por propagandas que, sem pedir licença, entram em nossa vida nos oferecendo seus produtos e suas ideias. Diante disso, é importante desde cedo analisarmos esse impacto inevitável para que consigamos entendê-lo e, sobretudo, evitar que o processo de alienação consumista seja promovido por esse mundo tão sedutor da publicidade. É nesse ponto que a escola tem um significativo papel, no sentido de formar cidadãos preparados a lidar com as armadilhas do mundo publicitário que invade nosso cotidiano nos oferecendo seu próprio estilo de vida. Os alunos sem dúvida já perceberam ou pelo menos se sentiram impactados pelo bombardeio de anúncios e imagens muitas vezes profundamente agressivas. 

Estratégias e recursos da aula

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Durante muito tempo o Festival de Cannes teve uma única categoria (Filmes), até que novas categorias surgiram, por exemplo, a de publicidade e propaganda. O Festival , do qual muitas nações participam, é hoje considerado um dos mais renomados da área. Os prêmios são divididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze.

Observação: Professor, dada a importância do Festival, é salutar que em algum momento da sequencia didática, o Festival e as suas principais peças publicitárias sejam abordadas.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/55-festival-internacional-de-publicidade-de-cannes,19204.htm. Acesso em: 05 abr. 2012.

 

 

Atividade 01


O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o quanto somos impactados pelas propagandas e pelos produtos por ela oferecidos diariamente. Para tanto, ele deve promover uma discussão que procure sondar quais publicidades eles conhecem, quais são as de maior interesse e por que eles se interessaram por elas.

Para essa discussão inicial, essas propagandas podem ser buscadas em sites de pesquisa da Internet como o Youtube, o Google, o Ask.com, o Bing, ou em outros suportes, como material impresso. O objetivo aqui é apenas perceber o quanto estamos imersos no mundo da publicidade, ou seja, como somos impactados diariamente por esse mundo e o que poderíamos fazer para minimizar esse impacto. Eis algumas sugestões para análise:






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As imagens foram retiradas dos links abaixo:
•    http://www.achadoseperdidosblog.com/2010/04/arte-publicidade-e-criatividade.html
•    http://publicidadeftc.com.br/2009/11/12/publicidade-arte-ou-tecnica/
•    http://olhevejaenxergue.blogspot.com.br/2011/02/publicidade-ou-arte.html
•    http://tocadasanta2.blogspot.com.br/2008/11/photoshop-arte-e-publicidade.html
•    http://galodoporao.blogspot.com.br/2011/07/publicidade-e-arte-uniao-perfeita.html


Nessa análise preliminar, o professor fará as seguintes perguntas:
1.    Que propagandas vocês acham interessantes?
2.    O interesse é pelo produto ou pela criatividade do texto?
3.    O que é a criatividade dentro de uma propaganda? Onde está a criatividade desses textos?
4.    Por ser uma propaganda criativa, podemos dizer que o produto se torna mais interessante por isso? Por quê?

Por meio dessa atividade, levando o aluno a procurar e analisar as propagandas de seu interesse, o professor poderá perceber o nível de interpretação dos alunos, suas escolhas e preferências em relação aos textos publicitários e, principalmente, o perfil de consumidor que são produzidos. Essa atividade será retomada ao final das aulas, quando os alunos poderão recriar as propagandas analisadas nessa atividade de forma artística e poética.

 

Atividade 02

Em seguida às atividades sobre as propagandas preferidas pelos alunos, o professor deve continuar o trabalho crítico relacionado às publicidades, procurando analisar as interfaces entre a propaganda e a arte. Para tanto, ele apresentar à turma o poema “Clichetes” , de autoria do poeta Philadelfo Menezes:

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Disponível em: http://luz.cpflcultura.com.br/clichetes,3.html.
Acesso em: 17 mar. 2012.
    
Inicialmente o texto deve ser lido pelos alunos e o professor precisa estar atento às primeiras impressões deles com a leitura. Provavelmente, terão um estranhamento, uma vez que o poema, por se vincular a uma estética concretista, não apresenta linearidade em sua leitura. Dessa forma, além de ser observado como o poema concretista é construído, o professor abordará as possibilidades e direções de leitura do poema. E, por fim, ainda deve se atentar à crítica direcionada à publicidade em geral, apresentada pelo poeta em seu texto.

Para auxiliar os alunos na interpretação e na compreensão do poema, o professor fará algumas perguntas que poderão norteá-los ao longo do processo:

1.    Que tipo de texto é esse? Uma narração? Um poema? Vocês já viram textos desse tipo? Vocês se lembram de algum deles?
2.    Observem novamente o poema e em seguida, a figura a seguir:

 

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Disponível em: http://forum.clubedohardware.com.br/msi-fx420-intel/920113?p=5058626. Acesso em: 17 mar. 2012.

Com base na observação atenta das duas imagens, o que podemos dizer sobre as semelhanças e diferenças entre elas? Estabeleça a comparação.
3.    Vocês leram o texto 1 em qual direção? Como esse texto pode ser lido? Há mais de uma possibilidade de direção de leitura?
4.    Qual o assunto principal do texto 1? Sobre o que ele fala? É sobre um produto?
5.    O que o texto 1 diz em relação ao produto? O texto 1 faz uma crítica que leva à construção de uma imagem positiva ou negativa do produto apresentado?
6.    Como podemos perceber essa imagem? Quais palavras comprovam isso?
7.    O texto 1 apresenta palavras ou expressões utilizadas com frequência em textos publicitários?
8.    Atentando-se ao texto verbal presente no poema, o que podemos inferir sobre a crítica pretendida pelo autor com os seguintes dizeres: “Clichetes*: Goma de mascarar – Sabor mental”?
9.    O texto só faz referência ao Chiclets ou podemos expandir sua crítica a outros textos? Como podemos confirmar isso?  

A partir dessa atividade, o aluno perceberá as nuances que perpassam o texto publicitário e a arte, procurando perceber o papel crítico da arte nesse contexto. É por meio de poemas e textos semelhantes a esses que se consegue, por exemplo, alertar o consumidor às armadilhas e artimanhas do mundo publicitário.


 

Atividade 03

Em seguida, de forma análoga à atividade anterior, o professor deve continuar o trabalho crítico relacionado às publicidades. Para tanto, ele deve postar no blog e apresentar à turma o poema “Beba Coca-cola” (1957), de autoria do poeta concretista Décio Pignatari:

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Disponível em: http://www.jornale.com.br/afonso/2008/06/26/ze-beto/

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Disponível em: <http://acasadevidro.files.wordpress.com/2010/06/decio.png>.
Acesso em: 17 mar. 2011.
    
Inicialmente o texto deve ser lido pelos alunos e o professor precisa estar atento às primeiras impressões deles sobre o texto. Provavelmente, terão um estranhamento, uma vez que o poema, por se “enquadrar” em uma tendência concretista, não apresenta linearidade em sua leitura. Dessa forma, além de ser observado como poema concretista é construído, o professor abordará as inúmeras possibilidades e direções de leitura do poema. E, por fim, ainda deve se atentar à crítica sarcástica direcionada à Coca-cola e à publicidade em geral, apresentada pelo poeta em seu texto.

Para auxiliar os alunos na interpretação e compreensão do poema, o professor fará algumas perguntas que poderão norteá-los ao longo do processo:

1.    Que tipo de texto é esse? Uma narração? Um poema? Vocês já viram textos desse tipo? Vocês se lembram de algum deles?
2.    Ele é composto por versos? É fácil saber por quantos?
3.    Vocês leram o texto em qual direção? Como o texto pode ser lido? Há mais de uma possibilidade de direção de leitura?
4.    Cada leitura apresenta um mesmo sentido? Qual ou Quais?
5.    Qual o assunto principal do texto? Sobre o que ele fala? É sobre um produto?
6.    O texto apresenta algum slogan? Qual?
7.    O que ele diz em relação ao produto? Ele faz uma crítica? O texto faz uma imagem positiva ou negativa do produto apresentado?
8.    Como podemos perceber essa? Quais palavras comprovam essa imagem?
9.    O texto apresenta palavras ou expressões utilizadas com frequência em textos publicitários? Quais?
10.    Qual o tempo e o modo dos verbos presentes no texto? Por que o modo imperativo foi utilizado?
11.    O texto só faz referência à Coca-cola ou podemos expandir sua crítica a outros textos? Como podemos confirmar isso?  


Atividade 04

Após a análise conjunta dos poemas presentes nesta aula, o professor proporá uma atividade de recriação com seus alunos. Para isso, ele deverá retomar as propagandas analisadas na atividade 01, a fim de que os alunos produzam textos artísticos, que busquem, de forma semelhante aos poemas analisados, fazer uma crítica ao consumismo em geral.

Nessa atividade final, os alunos poderão produzir cartazes, poemas, gravuras, imagens, enfim, qualquer trabalho que remonte sua criatividade e crítica perante o processo do consumismo ofertado pelas propagandas em geral. Essa atividade deverá ser realizada em grupo, em média 04 a 05 alunos, para incentivar o trabalho em equipe e a conscientização coletiva entre eles.

Cada grupo se incumbirá de procurar uma das propagandas apresentadas anteriormente para aplicar a elas o processo de criação artístico. Para tanto, eles podem utilizar os programas artísticos disponíveis no equipamento UCA como o BROffice (equivalente ao Microsoft Power Point, ou ainda o Paint).

Durante a elaboração dos trabalhos, o professor percorrerá os grupos para auxiliá-los no processo de criação, dando ideias, sugerindo modificações, respondendo as questões e auxiliando de forma geral, para que os alunos consigam executar um bom trabalho.

Ao final, os trabalhos poderão ser expostos dentro da sala de aula, no blog da turma, ou até mesmo na Internet, em redes sociais (como Orkut, Facebook, Twitter) e em e-mails, como forma de compartilhar os trabalhos entre os alunos da turma. A divulgação nesse caso é extremamente necessária, de forma a mostrar a importância dos trabalhos realizados pelos próprios alunos, no sentido de conscientizar a todos de forma bastante criativa sobre as artimanhas do mundo consumista.

Observação:
Todas as atividades realizadas nessa sequência didática poderão ser postadas no blog da turma. Os textos e propagandas analisados e também os trabalhos realizados em grupo, que podem até mesmo ser fotografados ou noticiados no jornal local para que todos se lembrem da atividade de recreação desse dia.

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles. Na próxima seção desta aula, há a o passo a passo para a produção do blog da turma.
    

Passo a Passo
Fazendo o Blog da Turma

 
passo
Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube:

  blog
Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.
Acesso em: 17 mar. 2011.
    
 

Recursos Complementares

    Nos links a seguir, os alunos poderão acessar maiores informações sobre propagandas, inclusive, exercitar análises e comentários a respeito:

•    Comunidades de Orkut
Propagandas Inesquecíveis:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=157611
Eu Analiso Propagandas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=157611

Melhores Propagandas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=7286922
Eu Acredito em Propagandas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=397057 79
Propagandas bem Boladas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=6485979
Propagandas Criativas:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3649490

•    Blogs
Propagando a Propaganda:
http://www.propagandopropaganda.com/
Dez Propagandas:
http://www.dezpropaganda.com.br/blog/
G&G Comunicação Interativa:
http://propaganda-e-marketing.blogspot.com/
Brainstorm9:
http://www.brainstorm9.com.br/
Midiáticos:
http://midiaticos.blogspot.com/
Propaganda Sustentável:
http://www.propagandasustentavel.com.br/site/

•    Sites do Cannes
Sobre o Festival de Cannes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Cannes
Sobre a Cidade de Cannes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cannes


Nas referências a seguir, o professor encontrará uma base teórica para auxiliá-lo no desenvolvimento do tema:

AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não-verbal. São Paulo: UNESP, 2004.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Editora Ática, 2001.
MACHADO, Ida L. et alli (Org). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
BRAIT, Beth. Poesia e Publicidade. In: Revista Língua portuguesa. São Paulo: Editora Segmento. Ano 5. n° 6. Out. de 2010.
 

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.
    
Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação dos alunos, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas em suas falas. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

•    O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;
•    Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico do texto;
•    O registro da língua utilizado, visto que esta sequência apresenta atividades que ora se pautam na variante padrão ora se valem da variante coloquial.
    
Os trabalhos em grupo ressaltarão a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e audiência da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de falar e ouvir dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da oralidade de cada um deles, lembrando que, diferentemente das ocasiões anteriores, nesta, eles tiveram tempo de preparar suas próprias falas.
 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Maria Deivinete, EEFM Dep. fco. de Almeida Monte , Ceará - disse:
    deivinete@yahoo.com.br

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    Uma aula muito bem elaborada e com objetivos muito pertinentes ao momento em que vivemos com tanta informação consumida


Sem classificação.
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