Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você conhece a África? - projeto colaborativo entre escolas

 

03/05/2012

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer questões históricas, sociais e culturais relativas à países africanos.
  • Elaborar sínteses e resumos.
  • Registrar em um blog o projeto realizado.
  • Ler e discutir os textos postados pela turma parceira. 
Duração das atividades
Para essa sequência didática estão previstas 10 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O projeto é indicado para alunos a partir do final do segundo ciclo. Esses estudantes deverão ler e escrever com autonomia e ter experiência de trabalho em equipe.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Mobilizando escolas parceiras

 

Sugerimos que a secretaria de Educação mobilize pelo menos duas escolas para participação no projeto. 

Cada professor deverá explicar aos seus alunos os objetivos do projeto e a metodologia proposta:

Objetivo: Conhecer e refletir a respeito da questão histórica,  social e cultural de países africanos.

Metodologia:  O projeto deverá ser registrado em um blog. Cada turma irá desenvolver as seguintes ações:

                           Decidir qual país africano deseja conhecer melhor e registrar no blog a escolha.

                           Levantar as perguntas para investigação com a colaboração dos colegas parceiros.

                           Ler e resumir reportagens relacionadas às questões levantadas. Ao final, postar o trabalho no blog para apreciação da turma parceira.                           

                           Elaborar sínteses a partir da pesquisa na biblioteca. Ao final, postar o trabalho no blog para apreciação da turma parceira.

                           Pesquisar e debater com a turma parceira sobre os dados econômicos e sociais dos países pesquisados.

                           Assistir vídeos sobre os países pesquisados e debater a realidade de cada um. 

                           Participar de sites interativos que trabalhem com a temática África.

                           Socializar com a turma parceira os aprendizados construídos durante a realização do projeto.

 

Antes do início do projeto, sugerimos que os professores assistam e discutam o vídeo: “Novas bases para o ensino da história da África no Brasil”, localizado no site: http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me003700.mp4.  Por meio dele, será possível debater a respeito das bases teóricas e metodológicas para o ensino da história da África.

 

           

Atividade 2:  Construção do blog

 

            Após o projeto ser apresentado aos estudantes, uma das turma ficará responsável pela  criação do blog para o registro das atividades. Sugerimos dois possíveis procedimentos:

 

                        1o) Criação do blog de forma coletiva. No laboratório de informática, o professor usa o data show para mostrar aos alunos as etapas necessárias à criação do blog. Para isso, sugerimos a consulta aos sites abaixo: 

 

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf

                      

 

                        2o ) Criação do blog por uma equipe. A turma discute o formato do blog e um grupo de alunos fica responsável por elaborá-lo. Em outro dia, o grupo irá mostrar o blog aos colegas para avaliação. Caso necessário, a equipe responsável efetuará as mudanças indicadas.

 

Os alunos deverão criar links para possibilitar às turmas o envio dos trabalhos relativos às ações previstas para o projeto, listadas na atividade 1. É interessante criar um nome para cada uma dessas ações. 

 

 

Atividade 3: O que iremos pesquisar?

 

          Os professores  farão a apresentação do continente africano aos alunos. Em seguida, cada turma definirá o país que irá estudar. Para essa atividade, sugerimos os seguintes procedimentos:

 

3.1 ) Exibição e discussão de vídeos para os alunos se aproximarem do continente africano. Abaixo, algumas sugestões:

 

 África: um elo perdido na história: O vídeo, localizado no site http://www.youtube.com/watch?v=YxBwWHLF694 , traz uma apresentação geral do continente africano. A partir do debate a respeito de seu conteúdo, a turma levantará questões que poderiam ser pesquisadas sobre a história e a cultura de um país. Abaixo, sugestões de perguntas:

 

  • Esse país sofreu processo de colonização? Como ocorreu?
  • Como foi o processo de sua independência? Que mudanças ocorreram?
  • Que danos a colonização provocou?
  •  Quais são as ocupações das pessoas?
  • Quais são os desafios vivenciados pelo país para construção de uma sociedade mais igualitária?
  • Como é a culinária e a produção cultural do país?

            

África

 

3.2) Visita aos países africanos:

 Por meio da visita ao site http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=es&rurl=translate.google.es&sl=es&tl=pt&u=http://www.ikuska.com/Africa/index.htm&usg=ALkJrhijyorJnEclh10cXDIaz-ZBs1NNmQ, os alunos poderão navegar nos países africanos e conhecer algumas de suas características. Sugerimos que, se possível, essa atividade seja feita de forma coletiva. O professor poderá apresentar o site em um data show e, à medida que navegar, discutir com a turma sobre cada país.

 

A partir da visita ao site, o professor orientará os alunos na elaboração de mais perguntas para investigação.

 

3.3) Escolha do país a ser pesquisado. Após essas atividades, os alunos de cada turma irão optar por um país para pesquisar e construir um texto coletivo justificando a escolha. O texto deverá ser postado no blog.

 

3.4) Colaborando com a pesquisa da turma parceira. Em duplas e no laboratório de informática, a turma parceira irá ler o texto postado e comentá-lo, sugerindo uma questão de pesquisa para ser incluída na investigação. Como a atividade não será feita em tempo real, o professor poderá organizar a melhor forma de realizá-la.

 

3.5) Finalização do roteiro de pesquisa  Em data marcada previamente, a turma lerá, coletivamente, as sugestões das questões postadas pelos parceiros e construirá o roteiro final da pesquisa. Em seguida, dois alunos ficarão responsáveis por postar esse roteiro no blog a fim de que a outra turma possa apreciá-lo.

 

 

Atividade 4: Pesquisando sobre país eleito

           

            Decidido o país a ser pesquisado e as perguntas a serem investigadas, sugerimos que o professor oriente os alunos para realização da pesquisa  nas fontes sugeridas a seguir:

 

4.1) Reportagens sobre os países do continente africano. O site da Revista Nova Escola traz diversas reportagens sobre o continente. A reportagem a seguir intitula-se: “O que foi o apartheid na África do Sul”:  http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/foi-apartheid-africa-sul-533369.shtml. Basta clicar nos links à sua direita para ter acesso à outras reportagens sobre países africanos. Além dessa possibilidade, o site http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,LS0-15457-70050,00.html  também traz reportagens sobre alguns países africanos.

           

            Sugerimos que, a partir da leitura e análise das reportagens (ou de outras selecionadas por cada turma sobre o país eleito), o professor oriente os alunos na elaboração do gênero textual resumo, por meio das estratégias listadas abaixo. Caso seja a primeira vez em que os alunos estejam desenvolvendo esse tipo de atividade, a sua realização deverá ser coletiva.

 

  • Registrar o tema do texto.

 

  • Registrar as informações principais trazidas pelo texto

                        

  • Discutir com os alunos o registro feito.

                        

  • A partir do registro, construir com as próprias palavras um texto que resuma a reportagem.

                        

  • Em outro dia, realizar a leitura coletiva do resumo e discutí-lo a partir das questões: “O resumo aborda as principais informações do texto?”;  “É necessário acrescentar mais alguma informação ao texto?”; “É possível que um leitor compreenda o assunto da reportagem somente pela leitura do resumo?”

 

  • Após a realização coletiva do resumo, os alunos deverão fazer o resumo de outra reportagem em duplas. O professor deverá ler o texto e apontar os aspectos que necessitam ser revisados.

 

  •   Ao final do trabalho, cada turma deverá postar os resumos no blog. Os colegas parceiros, orientados pelo professor, irão ler o texto e debatê-lo.

 

 

4.2) Pesquisa na biblioteca e na web

 

  • Na biblioteca: Nesta atividade, os alunos deverão pesquisar as questões levantadas no item 3.1 em fontes fora da web. Para isso, sugerimos que o professor selecione  livros e outras fontes disponíveis na biblioteca e divida a turma em grupos de modo que cada um pesquise uma questão.  É importante decidir com os alunos o produto final que deverão elaborar. Indicamos que os grupos elaborem uma síntese com as ideias principais construídas a partir da leitura.

 

  • Recomendamos ao professor a leitura do site http://www.scribd.com/doc/6671400/Fazer-Uma-sintese-Ou-Sintetizar9, que apresenta orientações para elaboração de uma síntese. Ele oferecerá subsídios para discutir com os alunos a forma como deverão construir sua síntese. Após a elaboração da síntese, três alunos de cada turma ficarão responsáveis por postar o material no blog. Em outra aula, os colegas parceiros irão ler e discutir os textos, sob orientação do professor.

 

  • Na webPropomos que os alunos deem continuidade à investigação em fontes presentes na web. Para isso, os professores deverão selecionar  previamente os sites relevantes para pesquisa. Abaixo, algumas possibilidades:

 

 

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-idh-dos-paises-africanos.htm,

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/petroleo-minerio-sao-destaques-economia-africana-606263.shtml?page=2,

http://www.alunosonline.com.br/geografia/paises-africanos.html

http://www.suapesquisa.com/paises/paises_africa.htm

 

         Sugerimos algumas estratégias didáticas para o trabalho com esses sites:  

 

                                a) Análise comparativa de dados Os sites sugeridos trazem diversas informações relativas aos países africanos, tais como : IDH, PIB, acesso à água potável, mortalidade infantil, população, idioma, clima, governo etc. Em primeiro lugar, cada turma deverá levantar, coletivamente,  dados sobre o país que está sendo pesquisado. Durante a atividade, a professora irá explicar o significado de cada dado e as informações que ele nos oferece sobre as questões sociais, políticas, ambientais e culturais do país. É importante, nesse momento, trazer dados de outros países para os alunos compará-los e significarem mais as informações. Tais dados serão tabulados e a turma construirá um texto coletivo analisando-os. Em seguida, dois alunos postarão o texto no blog.

 

                                Em outra aula, cada turma se dividirá em duplas para dialogar sobre os dados dos dois países. Os alunos produzirão um pequeno texto a partir das questões abaixo, que deverão ser postadas anteriormente por um dos professores:

 

                                Quais as semelhanças e diferenças entre os dados dos dois países?

                                Que informações esses dados nos oferecem sobre a qualidade de vida de cada população?

                                Comparando esses dados com dados de países desenvolvidos, o que é possível concluir?

                                

                               Cada aluno deverá procurar dialogar com o comentário dos colegas da turma parceira, apresentando argumentos favoráveis ou contrários às suas posições. Além disso, cabe ao professor orientar os alunos na produção do texto. Uma sugestão, é que o escrevam, primeiramente, no caderno e façam a revisão. Em seguida, deverão revisá-lo e postá-lo.   

 

                                 b) Indicação de vídeos Nesta atividade, os alunos de cada turma irão pesquisar um vídeo que aborde um pouco da história, da cultura ou das questões sociais do país estudado. Indicamos duas possibilidades de encaminhamento da atividade:

              

                                  - Primeira possibilidade: O professor pré-seleciona alguns vídeos sobre o país pesquisado e os apresenta aos alunos. Após assistí-los e debatê-los, os estudantes deverão selecionar um para indicar à turma parceira.

 

                                   - Segunda possibilidade: Em pequenos grupos, alunos fazem uma pesquisa no site:  http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt e selecionam vídeos sobre o país pesquisado. Em seguida, os apresentam à turma, que deverá assistí-los, debatê-los e escolher um para indicar à turma parceira. 

 

                                    A turma construirá, de forma coletiva, um pequeno resumo sobre o vídeo. Em seguida, dois alunos indicarão o link do vídeo no blog e postarão o texto construído.

                                  

                                    Os colegas parceiros assistirão o vídeo e, em seguida, participarão de um fórum de debate a fim de estabelecer relações entre a realidade dos dois países. Cada aluno, individualmente, irá fazer seu comentário a partir das perguntas abaixo, postadas anteriormente por um dos professores:

 

                                   O que você aprendeu sobre o país pesquisado pela turma parceira?

                                   Quais as semelhanças e diferenças entre os países que os vídeos nos possibilitam perceber?

 

                                   A  seguir indicamos possibilidades de vídeos sobre alguns países africanos:

 

                                   - “Moçambique, uma cultura rica e uma história de vida sofrida”. Localizado no site: http://www.youtube.com/watch?v=c3S_lzeRmWI                                       

                                   - O Site “Diário da África” traz vídeos que abordam questões sociais, políticas e históricas de diversos países africanos:  http://www.diariodaafrica.com/

 

 

4.3) Interação com animações. A pesquisa poderá ser completada com a participação dos alunos em sites interativos.   

 

 “África: berço da humanidade e do conhecimento” traz uma animação a respeito da cultura de povos africanos no início do período colonial : http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?187_africa_info.swf

África

 

Sus países e sus bandeiras. Este é um site que propõe atividades interativas envolvendo países da África. Sugerimos que após conhecer as bandeiras dos países africanos, os alunos investiguem o significado da bandeira relativa ao país que estão pesquisando. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=34365

 

África

 

Atividade 5: Nosso depoimento: O que aprendemos com o projeto?

           

            A fim de que os alunos sistematizem os aprendizados construídos com o desenvolvimento do projeto e troquem experiências com a turma parceira a esse respeito, sugerimos que um dos professores insira um link no Blog com o título: “O que aprendemos com esse projeto”. Cada aluno deverá fazer um texto que sintetize, em um parágrafo, o que aprendeu com o projeto.

            Ao final, o professor de cada turma lerá com os alunos alguns textos dos colegas parceiros para analisar as semelhanças e diferenças em relação aos conhecimentos construídos por cada aluno.  

Recursos Complementares

Sugestão de link para o professor

O site Domínio Público traz outros vídeos importantes relativos ao Ensino da história da África: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do

 

Além disso, o site: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ traz textos e vídeos que abordam a temática África.

Avaliação

Para avaliar os aprendizados construídos pelos alunos durante o projeto, sugerimos as atividades:

 

  • Solicitar aos alunos o resumo de uma reportagem. Assim, você poderá comparar essa produção com o texto elaborado no projeto.
  • Avaliar o texto elaborado pelos alunos na última atividade e analisar se o que eles listaram como aprendizados corresponde aos objetivos do projeto.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edsandro Santana, Milton Dortas , Sergipe - disse:
    edsandro.santana@hotmail.com

    25/06/2012

    Três estrelas

    A aula é bastante interessante,gostei muito,alias as pessoas devem conhecer a Africa um pais rico em cultura e em economia mas,essa mal dividida.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.