26/04/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Para participação neste projeto, é necessário que os alunos participem de práticas de leitura e de escrita com autonomia.
Para este projeto, será necessária a participação de diversas escolas de uma mesma cidade e de comunidades diferentes. As turmas participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia. A sequencia didática é indicada para estudantes a partir do segundo ciclo do ensino fundamental.
1.1 Nosso objetivo
Após a definição das escolas participantes, os professores de cada turma deverão conversar com seus alunos sobre os objetivos do projeto:
1.2 Nossa metodologia
Cada professor deverá acordar com os alunos de sua turma as ferramentas necessárias para realização do projeto. Sugerimos as seguintes:
1.3 Nossas primeiras ideias
Para os alunos levantarem suas ideias sobre a temática, sugerimos que você selecione alguns vídeos que retratem grupos culturais de diversos culturas e idades. Em seguida, oferecemos nossas sugestões:
a) Grupo Capoeira Abolição
http://www.youtube.com/watch?v=skLZAUEOBeM
b)
c) Teatro na Laje 2010
http://www.youtube.com/watch?v=hpMHEzV2NIs&feature=relmfu
A partir dos vídeos, os alunos poderão discutir as questões:
O professor mediará o debate e registrará as posições apresentadas pelos alunos. Sugerimos que, ao longo do projeto, os alunos confrontem suas ideias iniciais com as observações que farão dos grupos culturais que irão conhecer. Assim, poderão problematizá-las e enriquecê-las.
2.1 Conversando com meus colegas de sala
Em cada turma, os professores deverão iniciar um debate com os alunos a respeito dos grupos culturais existentes na comunidade. Sugerimos que as questões abaixo pautem a conversa:
Antes de iniciar o debate, algumas tarefas poderão ser acordadas e distribuídas entre os alunos de cada turma:
2.2 Conversando com os colegas da escola parceira
Para iniciar o diálogo a respeito dos grupos culturais de cada comunidade, sugerimos os procedimentos:
Cada turma deverá discutir como pesquisará os grupos culturais de sua comunidade. Nesse momento, o professor retomará com os alunos o objetivo do trabalho: conhecer, mapear e divulgar os grupos da comunidade.
Sugerimos que, no laboratório de informática, em um data show, seja apresentado à cada turma o site que será usado para mapear e divulgar os grupos: http://www.mapascoletivos.com.br/.
Entre no link: “Galeria de mapas” e visite os mapas já criados com os alunos.
Em outro dia, cada turma iniciará a pesquisa dos grupos culturais de sua comunidade. Para isso, sugerimos os procedimentos:
4.1 Criando o mapa
Uma das turmas ficará responsável por criar o mapa coletivo. Se possível, a atividade poderá ser feita coletivamente, com o uso do data show, para que todos participem do processo de criação do mapa.
Abaixo, as instruções:
4.2 Editando os grupos culturais
Cada turma irá se cadastrar e editar os grupos culturais pesquisados. Para isso, sugerimos um roteiro:
No laboratório de informática, cada turma, então, irá navegar no mapa para conhecer os grupos culturais da cidade. Sugerimos que essa navegação seja coletiva e cada ponto seja debatido.
Ao final, os alunos serão dividos em duplas para construção de um texto com as impressões dos grupos culturais de sua cidade. Antes da produção escrita, a turma discutirá coletivamente as questões que o texto deverá abordar. Sugerimos as seguintes:
Sugerimos que os grupos culturais da comunidade sejam convidados para um evento na escola que terá como finalidade apresentar o Mapa Coletivo. Os alunos poderão elaborar, de forma coletiva, uma carta convidando os grupos. Para esse evento, poderão ser planejadas as seguintes atividades:
Dois alunos poderão se responsabilizar por registrar o evento por meio de fotos.
Após o evento, dois alunos de cada turma ficarão responsáveis por postar as fotos no facebook. Além disso, cada estudante fará comentários individuais e trocará experiência com os colegas da turma parceira a respeito de como ocorreu o evento e qual a sua importância para escola e para comunidade.
A atividade não será feita em tempo real e o professor poderá organiza-la da melhor forma.
Nome | Tipo |
---|---|
Danças folclóricas do litoral catarinense: parte 1: farinhada | Vídeo |
Documento a respeito da pluralidade cultural produzido pelo MEC:
O professor deverá avaliar a participação dos alunos no projeto e a produção escrita de cada dupla. Deverá comparar o desempenho nessas atividades com a atuação em projetos anteriores e verificar se houve avanços tanto em relação ao envolvimento nas atividades quanto no que diz respeito aos textos elabroados.
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