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Voleibol - Saindo da inércia até a bola: atenção, reação, deslocamento

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
paulo roberto garcez oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender e experimentar os principais fatores intervenientes na ação executada para se alcançar a bola em um jogo de vôlei.

Duração das atividades
Recomendam-se 02 momentos/encontros, com duração de uma hora/aula para cada temática a ser desenvolvida.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não há necessidade de se trabalhar antecipadamente algum tipo específico de conhecimento para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º momento (atenção, reação):

 - O professor deverá introduzir o tema chamando a atenção para uma característica do voleibol, comum também a alguns outros esportes: a velocidade exigida para a ação de alcançar a bola.  O tempo que um jogador tem para defender uma bola atacada em direção à sua quadra é de fração de segundos.  E quanto melhor o nível técnico dos jogadores, menor será o tempo que a bola levará para tocar o solo e, consequentemente, menor o tempo que o defensor terá para alcançá-la.  Desta forma é necessário que cada fração de segundo seja considerada para se iniciar uma ação de defesa, ou seja, o tempo de reação deve ser o menor possível.

O professor deverá então solicitar aos alunos que citem situações em que atletas de diferentes esportes devem adotar posturas corporais que facilitem uma reação mais rápida, frente a um estímulo em que o tempo para a ação seja uma fração de segundos.  Complementando as situações apresentadas pelos alunos, o professor pode citar como exemplo: a partida para uma corrida de velocidade do atletismo (100 mts rasos), a largada em uma prova de natação, a postura do lutador de boxe ou de um goleiro de futebol ao se preparar para defender um pênalti.

- O professor deverá apresentar as seguintes fotos e instruir os alunos a observarem os princípios que aproximam as posturas adotadas pelos atletas para obterem sucesso nestas ações que exigem o menor tempo possível para a execução.

fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTEc4emCy

 

 

 

fonte: carmenvolei.blogspot.com

 

fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ3t6GLzDHyUxf1hOCyhdXLza_YD7gB2jIT1bdln7gu8GLB-OJHBQ

 

fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ75wEzvZnOL614ZRmbogwzjvmlNAPJGQ727OlvLNd8WEvqCWhTAg

 

Nesta ações que exigem uma reação no menor tempo possível, os atletas devem adotar uma postura que facilite uma saída rápida em direção à bola.  nesta postura o corpo de estar ligeiramente desequilibrado à frente, com o peso do corpo transferido para a ponta dos pés. 

O professor deverá então levar os alunos a experimentarem as diferentes posturas possíveis para se partir para uma ação que exija velocidade, de forma que estes sintam as diferenças, vantagens e desvantagens que cada uma proporciona. 

 Recurso Educacional        Recomenda-se assistir aos vídeos

TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20506/Voleibol_1.zip?sequence=1

 

TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20507/Voleibol_2.zip?sequence=1

 

Nestes vídeos os alunos poderão observar o voleibol em diferentes aspectos técnicos, táticos e físico, suas características principais como velocidade de reação e execução dos movimentos, previsão e antecipação de jogadas, entre outras.  Sua exibição torna-se importante para uma visão geral e maior entendimento deste esporte.

 

Atividade 01:

De pé e dispersos pelo espaço de aula, os alunos deverão experimentar a transferência do peso de seu corpo para os calcanhares e para a ponta dos pés, realizando uma leve flexão das pernas, simulando sentar-se em uma cadeira imaginária e a largada para uma prova de natação, por exemplo.  Estes deverão perceber um ligeiro desequilíbrio de seus corpos para frente e para trás.

 

Atividade 02:

O professor deverá organizar diversas corridas de curta distância (9 a 12 mts), onde, a cada uma delas, os alunos deverão sair de posições distintas (com as pernas estendidas, de cócoras, com uma leve flexão das pernas e inclinação do tronco à frente, com as mãos e pés apoiados no chão, simulando a saída de um bloco de partida do atletismo).  Todos os alunos deverão experimentar as diferentes posições de partida, visando perceber se estas influenciam nos resultados alcançados. 

 

Atividade 03:

O professor deverá reunir a turma para fazer uma reflexão sobre as experiências vivenciadas na aula.  Os alunos deverão apresentar suas percepções sobre as diferentes posturas adotadas para se executar uma ação que exija uma reação rápida, identificar o princípio que as aproxima, e chegar a uma conclusão consensual sobre qual, ou quais, é a mais indicada para se conseguir sucesso neste tipo de ação.

 

 

2º momento (deslocamento):

 - Com a turma reunida, o professor deverá solicitar que os alunos citem os diferentes tipos de deslocamentos que conseguem identificar em um jogo de vôlei, e em que situações estes são utilizados. 

- O professor deverá então sugerir uma questão para reflexão: Para todo deslocamento existe um ponto de partida, que no caso do voleibol é iniciado com posturas que favoreçam uma reação mais rápida, já estudada no momento anterior.  Qual será o momento indicado para sua interrupção? 

- Após os alunos manifestarem suas opiniões, o professor deverá explanar sobre a importância de o jogador se colocar em uma posição favorável para executar um movimento com perfeição.  Esta posição exige um posicionamento adequado do corpo próximo à bola e em equilíbrio.  Para tal, o jogador deverá ter uma partida rápida em direção à bola, se deslocar com velocidade, de forma que tenha tempo de parar próximo a ela, para então, equilibrado, executar o movimento.

 

Atividade 04:

Em duplas, lado a lado e em cima da linha lateral da quadra de vôlei, os alunos deverão partir e se deslocar em velocidade, a fim de ultrapassar a bola rolada no chão por seu companheiro e interceptá-la, antes que esta ultrapasse a linha lateral oposta.

 

Atividade 05:

Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre as linhas laterais opostas.  Um aluno deverá soltar a bola de vôlei segura com seu braço esticado acima da cabeça.  Imediatamente após, o outro aluno deverá partir de sua posição, deslocar com velocidade e, em posição de equilíbrio, segurá-la antes que toque o solo pela segunda vez.

 

Atividade 06:

Em duplas, um de frente para o outro, colocados sobre as linhas laterais opostas.  Um aluno deverá lançar a bola verticalmente e o mais alto possível.  Imediatamente após, o outro aluno deverá partir de sua posição, posicionar-se sob a bola e, parado e equilibrado, segurá-la acima de sua cabeça, antes que ela toque o solo pela segunda vez.

           

Atividade 07:

Um aluno deverá estar no centro da quadra de vôlei, de costas para a rede.  Do fundo da quadra oposta, o professor, ou um aluno, deverá lançar a bola para que ele se vire e a segure antes que toque o solo.  Esta atividade poderá ser realizada por 2 grupos, estando um em cada lado da quadra.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Após a vivência das atividades, refletir com a turma:

- As diferentes posturas utilizadas pelos atletas para ações que exijam velocidade, realmente favorecem uma saída mais rápida e o alcance da bola?

- De que forma uma reação e deslocamento rápidos, favorecem a execução perfeita dos fundamentos do voleibol?   Após os alunos apresentarem suas considerações, caso se faça necessário, o professor deve complementá-las, esclarecendo que quanto mais rápido for o deslocamento, mais rapidamente o jogador se colocará na posição ideal para executar o movimento.  Desta forma ele terá melhores condições para, parado e equilibrado, executar o movimento com perfeição.

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