13/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- O aluno deverá conhecer os princípios básicos que norteiam os movimentos do toque e da manchete.
- O aluno deverá relacionar os movimentos do toque e da manchete com os princípios da física.
- Vivenciar os fundamentos do toque e da manchete, experimentando as diferentes formas de execução em situações de jogo.
- Os alunos deverão ser estimulados a observar o movimento do toque e da manchete, utilizando-se de fotos e/ou filmes, ou mesmo durante um jogo na TV.
- É recomendável que os alunos tenham vivenciado as atividades de atenção, postura para uma rápida reação, deslocamento e posicionamento do corpo em relação à bola, conteúdos presentes na aula "Voleibol - saindo da inércia até a bola: atenção, reação, deslocamento.
- Os alunos deverão ser capazes de identificar os pontos em que devem bater na bola para conseguirem enviá-la na trajetória parabólica desejada.
1º momento:
Atividade 01:
O professor deverá reunir a turma para promover uma reflexão a respeito da das características principais dos fundamentos toque e manchete. Ele deve perguntar aos alunos:
- Em que situações o toque e a manchete são mais utilizados: ataque, defesa ou passe?
- Qual é o mais indicado para bolas altas e bolas baixas?
- Como deve ser a trajetória da bola após o toque ou a manchete, por que?
- Onde devemos tocar na bola de forma a conseguirmos enviá-la com a trajetória desejada?
Após os alunos apresentarem suas opiniões, o professor deverá concluir esclarecendo:
- O toque e a manchete são fundamentos essencialmente de passe e defesa, utilizados principalmente na recepção de saque, levantamento e defesa de cortadas. A manchete é adequada para recepção e passe de bolas baixas, enquanto o toque para bolas altas. Por serem fundamentos utilizados para passarmos a bola para nossos companheiros, devemos enviá-la em uma trajetória mais parabólica, de forma a facilitar a continuidade da jogada por nossa equipe. Para tal devemos tocar a bola em sua face inferior, o que exige um posicionamento adequado de nosso corpo em relação a mesma: no toque devemos colocar nosso corpo totalmente embaixo da bola; enquanto na manchete, devemos estar agachados próximos à bola para conseguirmos tocá-la por baixo.
Atividade 02:
Formar equipes, posicionadas em cada lado da quadra de vôlei. Estas deverão sacar a bola para a quadra oposta, de forma que a equipe adversária deverá devolvê-las rebatendo de forma livre, com uma ou duas mãos, em no máximo 3 toques. Antes do primeiro toque, ou entre eles, a bola poderá tocar o solo, devendo os jogadores darem prosseguimento à jogada. Não é permitido que a bola toque o chão por 2 vezes consecutivas. A cada jogada não devolvida, contabiliza-se um ponto para a equipe adversária.
Atividade 03:
Dividir a turma em 2 equipes de 6 jogadores, estando cada uma em uma quadra. Uma equipe deverá sacar no intuito de fazer a bola cair na quadra adversária. A equipe defensora por sua vez, deverá impedir que esta logre sucesso, rebatendo a bola com as duas mãos (toque ou manchete), segurando-a em seguida. Cada vez que a bola cair no chão, diretamente ou após uma rebatida, valerá um ponto para a equipe que a lançou.
2º momento:
Inicialmente o professor deverá reforçar aos alunos alguns aspectos relacionados à manchete, discutidos na aula anterior: Em que momento é indicada a utilização da manchete? Por ser um fundamento indicado para recepção de bolas baixas, como devo posicionar meu corpo em relação à bola? Em que parte da bola devo tocar, de forma a enviá-la numa trajetória parabólica? O professor deve então exibir o filme TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 (trecho - 2min30seg.)
Atividade 04:
Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre as linhas laterais opostas. Um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro desloque e a pegue com os braços esticados, à sua frente e próximo ao chão.
Atividade 05:
Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre as linhas laterais opostas. Um aluno deverá lançar uma bola para que seu companheiro desloque e realize uma manchete, jogando a bola para o alto e segurando-a em seguida.
Atividade 06:
Em duplas, um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro execute a manchete, jogando a bola para o alto e segurando-a em seguida.
Atividade 07:
Em duplas, um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro a devolva executando a manchete.
Atividade 08:
Em duplas, estando um aluno de cada lado da rede, trocar passes de manchete, buscando realizar o maior número de repetições ininterruptamente.
3º momento:
O professor deverá iniciar a aula reforçando alguns pontos relacionados ao toque: Em que situações devemos utilizar o toque? Como devemos posicionar nosso corpo para executar o toque com perfeição? Quais os segmentos do corpo são utilizados para impulsionar a bola? O professor deve exibir para a turma o filme TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 (trecho - 3min30seg.)
Atividade 09:
Posicionado dentro de um arco colocado no chão, o aluno deverá tocar consecutivamente a bola sobre sua cabeça, buscando realizar 10 repetições.
Atividade 10:
Em duplas, um de frente para o outro, um aluno deverá lançar uma bola para que seu companheiro dê 2 toques consecutivos.
Atividade 11:
Em duplas, um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro desloque, se coloque embaixo da bola, e a devolva de toque.
Atividade 12:
Em duplas, estando um aluno de cada lado da rede, trocar passes de toque, devendo o jogador, em cada ação, realizar 2 toques consecutivos.
4º momento:
Inicialmente o professor deverá reunir os alunos para assistirem ao vídeo da TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 (trecho - 7:00 min.), que trata sobre o jogo Mini-Voleibol.
Atividade 13:
Utilizando-se uma vara, ou a antena do voleibol, entrelaçada na rede, dividir a quadra em duas metades, direita e esquerda. Em cada uma dessas mini-quadras, realizar uma simulação do jogo de vôlei, com 3 jogadores de cada lado. Os jogadores deverão utilizar somente os fundamentos vistos anteriormente: o saque por baixo, a manchete e o toque. O objetivo do jogo é facilitar o lançamentoda bola, para que a outra equipe consiga devolvê-la, mantendo, assim, a bola o maior tempo no ar. Deve-se estimular os alunos a realizarem os 3 toques permitidos, valorizando a troca de passe entre os jogadores.
Nome | Tipo |
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TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 | Vídeo |
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 | Vídeo |
http://youtu.be/ZEI-_AyeTMM (Análise biomecânicado voleibol)
http://youtu.be/JajbG_1cSfM (Técnica voleibol - Pase colocación)
http://youtu.be/khL3RyljvSc (Voleibol 2010 - Toque de dedos)
Após a vivência das atividades apresentadas, o professor deverá reunir os alunos para um fórum de discussões e avaliação sobre o nível de importância da técnica na execução dos movimentos esportivos.
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