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Voleibol – Rebatendo a bola: a manchete e o toque

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
paulo roberto garcez oliveira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O aluno deverá conhecer os princípios básicos que norteiam os movimentos do toque e da manchete.

- O aluno deverá relacionar os movimentos do toque e da manchete com os princípios da física.

- Vivenciar os fundamentos do toque e da manchete, experimentando as diferentes formas de execução em situações de jogo.

Duração das atividades
Recomenda-se 04 momentos/encontros, com duração de uma hora/aula para cada temática a ser desenvolvida.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Os alunos deverão ser estimulados a observar o movimento do toque e da manchete, utilizando-se de fotos e/ou filmes, ou mesmo durante um jogo na TV. 

- É recomendável que os alunos tenham vivenciado as atividades de atenção, postura para uma rápida reação, deslocamento e posicionamento do corpo em relação à bola, conteúdos presentes na aula "Voleibol - saindo da inércia até a bola: atenção, reação, deslocamento.

- Os alunos deverão ser capazes de identificar os pontos em que devem bater na bola para conseguirem enviá-la na trajetória parabólica desejada.

 

 

 

 

 

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Atividade 01:

O professor deverá reunir a turma para promover uma reflexão a respeito da das características principais dos fundamentos toque e manchete.  Ele deve perguntar aos alunos: 

- Em que situações o toque e a manchete são mais utilizados: ataque, defesa ou passe?

- Qual é o mais indicado para bolas altas e bolas baixas? 

- Como deve ser a trajetória da bola após o toque ou a manchete, por que? 

- Onde devemos tocar na bola de forma a conseguirmos enviá-la com a trajetória desejada?

 Após os alunos apresentarem suas opiniões, o professor deverá concluir esclarecendo:

- O toque e a manchete são fundamentos essencialmente de passe e defesa, utilizados principalmente na recepção de saque, levantamento e defesa de cortadas.  A manchete é adequada para recepção e passe de bolas baixas, enquanto o toque para bolas altas. Por serem fundamentos utilizados para passarmos a bola para nossos companheiros, devemos enviá-la em uma trajetória mais parabólica, de forma a facilitar a continuidade da jogada por nossa equipe.  Para tal devemos tocar a bola em sua face inferior, o que exige um posicionamento adequado de nosso corpo em relação a mesma: no toque devemos colocar nosso corpo totalmente embaixo da bola; enquanto na manchete, devemos estar agachados próximos à bola para conseguirmos tocá-la por baixo.

 

 Atividade 02:

Formar equipes, posicionadas em cada lado da quadra de vôlei.  Estas deverão sacar a bola para a quadra oposta, de forma que a equipe adversária deverá devolvê-las rebatendo de forma livre, com uma ou duas mãos, em no máximo 3 toques.  Antes do primeiro toque, ou entre eles, a bola poderá tocar o solo, devendo os jogadores darem prosseguimento à jogada.  Não é permitido que a bola toque o chão por 2 vezes consecutivas.  A cada jogada não devolvida, contabiliza-se um ponto para a equipe adversária.

 

Atividade 03:

Dividir a turma em 2 equipes de 6 jogadores, estando cada uma em uma quadra.  Uma equipe deverá sacar no intuito de fazer a bola cair na quadra adversária.  A equipe defensora por sua vez, deverá impedir que esta logre sucesso, rebatendo a bola com as duas mãos (toque ou manchete), segurando-a em seguida.  Cada vez que a bola cair no chão, diretamente ou após uma rebatida, valerá um ponto para a equipe que a lançou.

 

 2º momento:

            Inicialmente o professor deverá reforçar aos alunos alguns aspectos relacionados à manchete, discutidos na aula anterior: Em que momento é indicada a utilização da manchete?  Por ser um fundamento indicado para recepção de bolas baixas, como devo posicionar meu corpo em relação à bola?  Em que parte da bola devo tocar, de forma a enviá-la numa trajetória parabólica?  O professor deve então exibir o filme TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 (trecho - 2min30seg.)

 

Atividade 04:

Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre  as linhas laterais opostas.  Um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro desloque e a pegue com os braços esticados, à sua frente e próximo ao chão.

 

Atividade 05:

Em duplas, um de frente para o outro e posicionados sobre  as linhas laterais opostas.  Um aluno deverá lançar uma bola para que seu companheiro desloque e realize uma manchete, jogando a bola para o alto e segurando-a em seguida.

 

Atividade 06:

Em duplas, um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro execute a manchete, jogando a bola para o alto e segurando-a em seguida.

 

Atividade 07:

Em duplas, um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro a devolva executando a manchete.

 

Atividade 08:

Em duplas, estando um aluno de cada lado da rede, trocar passes de manchete, buscando realizar o maior número de repetições ininterruptamente.

 

 

3º momento:

O professor deverá iniciar a aula reforçando alguns pontos relacionados ao toque:  Em que situações devemos utilizar o toque?  Como devemos posicionar nosso corpo para executar o toque com perfeição?  Quais os segmentos do corpo são utilizados para impulsionar a bola?  O professor deve exibir para a turma o filme TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 (trecho - 3min30seg.)

 

Atividade 09:

Posicionado dentro de um arco colocado no chão, o aluno deverá tocar consecutivamente a bola sobre sua cabeça, buscando realizar 10 repetições.

 

Atividade 10:

Em duplas, um de frente para o outro, um aluno deverá lançar uma bola para que seu companheiro dê 2 toques consecutivos.

 

 Atividade 11:

Em duplas, um aluno deverá lançar a bola para que seu companheiro desloque, se coloque embaixo da bola, e a devolva de toque.

 

Atividade 12:

Em duplas, estando um aluno de cada lado da rede, trocar passes de toque, devendo o jogador, em cada ação, realizar 2 toques consecutivos.

 

 

4º momento:

            Inicialmente o professor deverá reunir os alunos para assistirem ao vídeo da TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 (trecho - 7:00 min.), que trata sobre o jogo Mini-Voleibol.

 

Atividade 13:

Utilizando-se uma vara, ou a antena do voleibol, entrelaçada na rede, dividir a quadra em duas metades, direita e esquerda.  Em cada uma dessas mini-quadras, realizar uma simulação do jogo de vôlei, com 3 jogadores de cada lado.  Os jogadores deverão utilizar somente os fundamentos vistos anteriormente: o saque por baixo, a manchete e o toque.  O objetivo do jogo é facilitar o lançamentoda bola, para que a outra equipe consiga devolvê-la, mantendo, assim, a bola o maior tempo no ar.  Deve-se estimular os alunos a realizarem os 3 toques permitidos, valorizando a troca de passe entre os jogadores.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

 

http://youtu.be/ZEI-_AyeTMM  (Análise biomecânicado voleibol)

http://youtu.be/JajbG_1cSfM  (Técnica voleibol - Pase colocación)

http://youtu.be/khL3RyljvSc  (Voleibol 2010 - Toque de dedos)

Avaliação

Após a vivência das atividades apresentadas, o professor deverá reunir os alunos para um fórum de discussões e avaliação sobre o nível de importância da técnica na execução dos movimentos esportivos.

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