Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Publicidade: a propaganda estampada na rede (UCA)

 

04/05/2012

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Conhecer estratégias de leitura do texto publicitário;

Notar a importância da linguagem mista (texto verbal e não verbal) em propagandas;

Identificar as ideologias difundidas pelo discurso publicitário;

Comentar criticamente textos publicitários.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seja na rua, seja em casa, seja na rede, somos constantemente impactados por propagandas que, sem pedir licença, entram em nossa vida nos oferecendo seus produtos e suas ideias. Diante disso, é importante desde cedo analisarmos esse impacto inevitável para que consigamos entendê-lo e, sobretudo, evitar que o processo de alienação consumista seja promovido por esse mundo tão sedutor da publicidade. É nesse ponto que a escola tem um significativo papel, no sentido de formar cidadãos preparados a lidar com as armadilhas do mundo publicitário que invade nosso cotidiano nos oferecendo seu próprio estilo de vida. Os alunos sem dúvida já perceberam ou pelo menos se sentiram impactados pelo bombardeio de anúncios e imagens muitas vezes profundamente agressivas. A consciência de que todos estamos imersos nesse sistema é essencial para o desenvolvimento desta sequencia didática, em que se busca, principalmente, analisar esse cenário de compra e venda, para que os alunos se tornem cada vez mais conscientes do quão estão sujeitos às artimanhas do uso da linguagem nesse mundo.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 01

 

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o quanto somos impactados pelas propagandas e pelos produtos por elas oferecidos diariamente. Para tanto, o professor pedirá aos alunos que façam em seu caderno ou aparelho UCA uma “Lista de Desejos”, com todos os produtos que gostariam de possuir.

 

Provavelmente, os alunos perguntarão que tipo de produtos eles podem anotar. Ao que o professor responderá que realmente eles podem anotar todo e qualquer tipo de produto: desde os mais baratos, aos mais caros; desde os que podem ser consumidos no momento, aos que são para consumo futuro; desde os que são necessários, aos que são inteiramente supérfluos. 

 

Essa atividade ratificará o comportamento muitas vezes genérico de todo e qualquer consumidor que se vê inserido no mundo das propagandas e consumos, disposto a comprar tudo aquilo que lhe é ofertado, sem que muitas vezes, realmente precise do produto almejado. 

 

O professor pedirá aos alunos que lhe enviem a lista para que ele possa analisar e sondar o perfil de consumidor de seus alunos. Em outras palavras, perceber os desejos e sonhos que eles manifestaram, ao listar os produtos que tanto almejam. Esta é, por enquanto, uma lista preliminar, apenas para notar o quanto somos ludibriados pela necessidade consumista causada pelo mundo propagandístico. Ao longo dessa aula, essa lista será retomada para análises e futuras alterações.

Sugerir outra opção: entrevista em que os alunos tenham sujeitos da escola ou do bairro como alvo de sua pesquisa.

A partir dessa pesquisa, devem elaborar categorias, de desejos, de  gêneros e desejos, por exemplo...

 

Atividade 02

 

Após a realização dessa lista prévia, o professor iniciará a análise interpretativa de algumas propagandas comuns a seus alunos, que são recorrentemente divulgadas na rede. O objetivo nessa atividade é perceber não apenas que tipo de produto está sendo veiculado, como também as estratégias utilizadas pela publicidade, a fim de seduzir seu consumidor. 

 

A seguir, apresentamos uma lista com algumas propagandas que podem ser analisadas juntamente com a turma. É importante que o professor lembre que essa lista é apenas uma sugestão, cabendo a ele, se quiser, utilizar outras propagandas que julgar convenientes para análise. 

 

12

3

7654

 

Sites de onde as propagandas foram retiradas:

http://www.joee.hu/index.php/2010/04/

http://galodoporao.blogspot.com.br/2011/02/brasil-onde-publicidade-se-sente-em.html

 

Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para os alunos possam interpretar cada uma dessas propagandas. Essas perguntas servirão como base para o professor promover a discussão.

 

1. A propaganda é criativa? O que leva você a pensar isso? O que mais chama a sua atenção na propaganda em análise? 

2. Qual o produto que é veiculado em cada propaganda? Qual o grau de necessidade os produtos apresentam na vida de um cidadão comum?

3. O item veiculado pela propaganda é realmente necessário à sobrevivência do consumidor? Poderíamos viver sem esse item? Por quê?

4. Você se sente convencido a comprar o produto mencionado pela propaganda? Por quê?

5. Quais estratégias a propaganda usa para convencer o consumidor a comprar o produto?

6. Que características a propaganda atribui ao produto veiculado? Qual o efeito delas sobre a imagem do produto? 

7. Que contribuição o texto não verbal aliado ao verbal confere à propaganda? Por que essa junção é extremamente necessária no contexto?

8. O texto verbal é apresentado de acordo com as regras da norma padrão da língua? Por quê?

9. Quem é o responsável pela produção da propaganda? Como podemos identificar quem é esse enunciador?

10. A quem o produto apresentado se destina? Como podemos caracterizar seu público-alvo? Que elementos apresentados na propaganda denotam isso?

 

 

Essas perguntas são apenas uma base para que o professor norteie a atividade de análise das propagandas. Nesse ponto, fica a critério do professor a produção de outras questões ou exercícios que se enquadrem melhor nas propagandas que ele escolher analisar.

 

 

Atividade 03

 

Nessa atividade, o professor deverá pedir que os alunos retomem a “Lista de Desejos” inicial com os produtos desejados por eles ou pelas pessoas pesquisadas, para que eles mesmos façam alguns cortes. Tendo discutido na atividade anterior algumas propagandas bem como as estratégias utilizadas por elas, a fim de conquistar o consumidor, os alunos já terão a capacidade de notar o que lhes é mais útil e necessário.  

 

Nessas condições, o professor vai orientá-los a cortar da lista todos os produtos que não são necessários para a sua sobrevivência ou para a sobrevivência de qualquer pessoa entrevistada. A lista, a partir desse momento, só deverá apresentar aqueles produtos que realmente constituam itens essenciais para a sobrevivência. Os alunos deverão arquivar a lista novamente e enviar ao professor, para que ele a analise.

 

Com essa atividade, os alunos se tornarão ainda mais cientes de que nem tudo que é ofertado pelo maravilhoso mundo da publicidade é de fato necessário, seja na escola, seja em casa, seja em quaisquer outras instâncias da vida. Essa lista ainda sofrerá mais cortes, conforme nos aprofundarmos na análise do papel do consumidor imiscuído no contexto propagandístico.

 

 

Atividade 04

 

Após a revisão da lista feita na atividade anterior, os alunos junto ao professor procederão a uma análise mais profunda de como se dá a imersão do indivíduo no mundo das propagandas. Para tanto, o professor pedirá aos seus alunos que acessem o texto “O papel da publicidade na sociedade de consumo”, disponível no link a seguir:

 

 

8

Disponível em: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/o-papel-da-publicidade-na-sociedade-de-consumo-667584.html. Acesso em: 20 mar. 2012.

 

Após a leitura conjunta do texto, o professor procurará fazer uma análise atenta das ideias defendidas pelo autor e dos objetivos pretendidos pelo texto. Nessa análise, algumas perguntas podem nortear a discussão:

 

1. De que forma o ser humano é impactado pelas propagandas publicitárias?

2. Quais são os efeitos desses impactos sobre ele?

3. Qual a diferença entre a necessidade e o supérfluo?

4. Como as pessoas tornam o supérfluo uma necessidade?

5. Qual a importância de se ter um produto de marca, mesmo que falsificado?

6. O que o autor define como um indivíduo pseudo-intelectual?

7. Qual a diferença entre ser intelectual e parecer intelectual?

8. É possível viver apenas com as necessidades básicas? Por quê?

9. O que o autor define como fútil?

10. O que é necessário fazer para não se deixar levar pela onda do mercado consumista?

 

Essas perguntas são apenas uma sugestão ao professor, o qual pode ou não se valer delas em sua análise conjunta com os alunos. Ele pode até utilizar outro tipo de abordagem para análise. Pode, inclusive, incluir mais textos a serem analisados de forma semelhante. Afinal, quanto mais se discutir a questão do consumismo de forma crítica, mais aptos os alunos estarão a perceber a necessidade de um consumo consciente.

 

Atividade 05

 

A partir da discussão do papel do consumidor frente ao mundo das propagandas feitas na atividade anterior, os alunos darão início a uma pesquisa de campo. Essa pesquisa deverá ser feita com seus próprios familiares não só para saber o que seus familiares andam comprando, mas também para saber como tem sido feita a administração dos recursos familiares. 

 

Antes da pesquisa de campo, o professor deverá trabalhar com os alunos o artigo a seguir, disponível no site Brasil Escola, no qual a Profª. Vânia Duarte trata de questões importantes do gênero entrevista, de forma a ampliar o horizonte de conhecimento dos alunos e também norteá-los sobre como proceder na entrevista.

9

 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/um-genero-textual-cotidiano-jornalistico.htm. Acesso em: 20 abr. 2012.

 

 

Observação: Para demais informações sobre o gênero, entrevista, o professor pode se embasar no seguinte artigo “Os matizes do gênero entrevista: o contexto de produção”, de José Marcos Rosendo de Souza, disponível no seguinte site: http://meuartigo. brasilescola.com/portugues/os-matizes-genero-entrevista-contexto-producao.htm. 

 

 

A partir da discussão do texto, os alunos deverão perceber o quanto é importante nos prepararmos para uma entrevista a fim de alcançar o objetivo desejado. Nesse caso, o objetivo é traçar um perfil de consumidor de cada membro da família, que, junto ao aluno, dividem o espaço de uma casa ou apartamento.

 

Para isso, o professor junto à turma deve elaborar algumas perguntas divididas em categorias e gêneros de compras a serem feitas para seus familiares, de forma a traçar o perfil de consumidores em que podem se enquadrar. É muito importante que o professor prime pela autonomia do aluno nesse processo, pois é ele quem deverá perceber o que perguntar. De qualquer forma, eis um exemplo de possíveis perguntas para nortear esse processo:

 

1. O que você comprou nos últimos tempos para seu próprio consumo?

2. Em média quanto você gastou nessas compras? Acha que gastou bem o seu dinheiro?

3. De que forma pagou?

4. Chegou a ficar com dificuldade de pagar ou endividado por causa das compras?

5. Quando você compra alguma coisa, com que mais se preocupa: com a qualidade ou com a quantidade? Por quê?

6. Qual a importância desses objetos na sua vida?

7. Você realmente precisa desses objetos comprados?

8. Acha que alguma coisa poderia ser descartada? O quê? Por quê?

 

Ao fazer a entrevista, os alunos devem estar cientes de que não basta apenas perguntar sistematicamente e anotar as repostas. Eles devem propor uma situação de diálogo com a pessoa, de forma que o entrevistado se sinta à vontade para corresponder aos objetivos pretendidos. Uma forma de praticar isso seria reservar um pequeno horário das aulas para que os alunos pratiquem entre si, ora como entrevistadores, ora como entrevistados.

 

Para capturar as repostas dos entrevistados, os alunos podem não apenas utilizar uma folha ou papel para registro, como também, preferencialmente, um gravador, que pode ser o próprio celular. Dessa forma, entrevistador e entrevistados estarão mais a vontade para conversarem a repeito do tema, revelando, de forma mais natural seus pensamentos e interesses de consumo.

 

 

Atividade 06

 

Após as entrevistas, os alunos terão de trabalhar com os dados obtidos para montagem de gráficos que apresentem devidamente o perfil de consumidor de seus familiares. Para alcançar isso, os alunos, se assim acharem mais adequado, podem transcrever o conteúdo das entrevistas realizadas, ou simplesmente, ouvi-las novamente atentando-se às repostas que dialoguem estreitamente com o seu objetivo.

 

A fim de auxiliar seus alunos nesse processo, o professor poderá ajudá-los a montar uma tabela para início da interpretação dos dados. Essa tabela é bastante simples e deve ser feita para cada um dos entrevistados da família. Eis um exemplo de como ela pode ser feita.

 

Entrevista – Perfil de Consumidor

 

Entrevistador:____________________________________________________________

Entrevistado: ______________________________________ Grau de parentesco: ______

 

10

11

12

 

Após a elaboração e preenchimento das tabelas e fichas, os alunos, poderão, enfim, construir gráficos para melhor analisar os dados obtidos, procurando perceber, não só com o que se gasta e como se gasta, mas também, se o item comprado é de fato de necessidade de seu comprador ou não.

 

Com auxílio do professor, os alunos deverão abrir, dentre os programas do BRoffice do Linux, o Calc, programa equivalente ao Microsoft Excel. Lá os alunos poderão fazer inúmeros gráficos conjugando os mais variados dados da pesquisa obtida. Podem por exemplo, fazer um gráfico de pizza ou de barra para cada entrevistado contendo o total de compras, as compras de alta necessidade ou as de baixa necessidade, e até mesmo, o valor que poderia ter sido economizado se nem tudo fosse comprado.

 

A seguir, há um exemplo de um gráfico (na forma de pizza) para ilustrar como esses gráficos poderão ser feitos a partir dos dados recolhidos nas pesquisas. Este gráfico pertence a uma fatura de cartão de crédito fictícia e mostra os valores e as porcentagens gastos de acordo com os tipos de compras.

 

13

 

 

A partir da construção dos gráficos, os alunos poderão visualizar e entender de forma melhor como são feitos os gastos do orçamento familiar, podendo, inclusive, participar das compras da casa, como será feito em uma atividade posterior.

 

Para finalizar, a análise dos gráficos, o professor deverá pedir para que os alunos produzam um pequeno texto apresentando o perfil de consumidor de sua família em geral. Para tanto, eles devem se valer dos dados obtidos, bem como da interpretação dada a eles. Em suma, eles terão de esclarecer como o orçamento é gasto, o que é necessário e o que é dispensável, bem como o que pode ser evitado para que se possa economizar alguma quantia.

 

 

Atividade 07

 

A partir das entrevistas feitas, dos perfis e gráficos construídos, bem como da análise conjunta dos dados materializada em um texto, os alunos provavelmente já estarão aptos a se envolverem ativamente do controle das finanças da família. Para tanto, eles deverão comparecer a uma das compras mensais para a casa (ou de alguma compra semanal) que provavelmente seus pais fazem.

 

Os alunos serão instruídos a participar desde o início do processo, com a elaboração da lista de compras, em que, juntos, seus pais e eles deverão listar o que deverá ser comprado, de acordo com o orçamento previsto e com as reais necessidades da casa. Em seguida, todos de posse da lista deverão iniciar a pesquisa de preços.

 

 

14

Disponível em: http://hacerdinerodesdecasa.com/page10.html. Acesso em: 20 abr. 2012.

 

 

A pesquisa dos preços pode ser feita tanto em folhetos de supermercados próximos à casa dos alunos, quanto, de forma mais prática, pela Internet. A maioria das grandes redes de supermercado possuem sites atualizados constantemente e que informam os produtos, os preços e as promoções. Eis alguns exemplos:

http://www.extra.com.br/

• http://www.grupopaodeacucar.com.br

http://www.carrefour.com.br/

/http://www.walmartbrasil.com.br/

 

A partir da pesquisa de preço, os alunos e seus pais podem enfim ir às compras. Nesse processo, eles deverão levar em consideração, onde o produto está mais barato e até onde se compensa ir para obter o melhor preço. Em muitos casos, pode compensar dividir as compras em mais de um supermercado; em outros, pode ser melhor ir a um supermercado que cubra as ofertas dos outros, o que não é raro de se acontecer.

 

O importante aqui é se prender aos itens da lista, não se ludibriar por promoções enganosas e nem por propagandas sedutoras. Lembrando que, na hora de pagar, segundo muitos economistas, a melhor opção é à vista, pois, de quebra, pode-se conseguir um bom desconto no valor total das compras. É dessa forma que a família conseguirá economizar seus gastos e ainda, conseguir fazer planos melhores e mais amplos para o futuro.  

 

As listas feitas, as pesquisas realizadas e até mesmo o dia de compras poderão ser registrados com fotos e filmagens, para se postar no Blog da turma ou até mesmo em outras redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut. É importante também que os alunos levem esses arquivos para a aula e discutam suas experiências desse dia com a turma. Esse é um momento de interação bastante significativo para todos não só para se discutir o que funcionou e o que não funcionou, como também para se aprender desta vez para fazer na próxima.

 

 

Atividade 08

 

Para finalizar a sequência didática, chega o momento de os próprios alunos fazerem suas compras. Para tanto, o professor pedirá aos alunos que retomem a “Lista de Desejos”, já com as últimas alterações, para ser concluída. Na última modificação na lista, os alunos deixaram apenas os produtos necessários à sobrevivência, agora a tarefa é separar apenas os produtos que eles teriam condições de comprar de acordo com o próprio orçamento de cada um, advindo de mesadas, semanadas, estágios, etc.

 

Nesse sentido, o professor deverá orientar os seus alunos a analisar os produtos que restam na lista, para verificar e demarcar apenas aqueles que, segundo suas condições socioeconômicas, teriam possibilidade de comprar. Assim, restando apenas um pequeno número de produtos em relação à lista inicial, o professor levará os alunos a perceber que, de fato, muito do que se deseja não se pode ter ou não é verdadeiramente necessário. E muito do que é necessário, não temos condições de adquirir.

 

A fim de finalizar as aulas dessa sequência, o professor pode sugerir aos alunos que se empenhem o suficiente para a compra daqueles produtos que restam na lista. Para tanto, o professor orientará os alunos para que economizem todo e qualquer dinheiro recebido, de forma a juntar uma pequena poupança ou cofre para a aquisição daqueles produtos. Provavelmente alguns já terão pensado nisso a partir do momento em que se conscientizaram dos gastos de seus familiares.

 

As compras poderão ser feitas numa data à escolha da turma que, junto ao professor, marcará um local em consenso com a turma para que todos possam comparecer. No dia das compras, os alunos deverão proceder assim como fizeram na atividade anterior de compra em família. A lista, eles já terão, mas é imprescindível que procurem por locais em que o preço é menor, pesquisando em folhetos e até mesmo, de forma mais prática, na internet. Só depois de uma pesquisa devidamente realizada, os alunos deverão ir às compras.

 

Até o dia da compra, o trabalho com publicidades e propagandas bem como com perfil de consumidor deve continuar com a análise não só de outras propagandas, como também de outros textos teóricos, para que os alunos se conscientizem ainda mais de seu lugar de consumidores na realidade em que se encontram. Para agregar essas demais atividades às aulas, o professor pode verificar na sessão “Recursos Complementares”, outras sugestões de materiais e de aulas a serem trabalhados e desenvolvidos.

 

Observação:

Todas as atividades realizadas nessa sequência didática poderão ser postadas no blog da turma. Por exemplo, as listas de desejos em seus vários momentos, os textos e as propagandas analisados, os gráficos e perfis de consumidores bem como as compras realizadas pelos alunos no dia marcado, fato que pode ser fotografado, filmado e até mesmo noticiado no jornal local, para que todos se lembrem da atividade de recreação desse dia.

 

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles. Na próxima seção desta aula, há a o passo a passo para a produção do blog da turma.

 

 

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

 

7

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube:

 

8

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A

Acesso em: 17 mar. 2011.

Recursos Complementares

 

Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre propagandas, inclusive, exercitar análises e comentários a respeito:

 

Comunidades de Orkut

Propagandas Inesquecíveis: 

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=157611

Eu Analiso Propagandas: 

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=16030074

Melhores Propagandas: 

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=7286922 

Eu Acredito em Propagandas: 

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=397057 79 

Propagandas bem Boladas: 

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=6485979 

Propagandas Criativas: 

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3649490 

Blogs

Propagando a Propaganda: 

http://www.propagandopropaganda.com/ 

Dez Propagandas: 

http://www.dezpropaganda.com.br/blog/

G&G Comunicação Interativa: 

http://propaganda-e-marketing.blogspot.com/ 

Brainstorm9: 

http://www.brainstorm9.com.br/ 

Midiáticos: 

http://midiaticos.blogspot.com/ 

Propaganda Sustentável: 

 

http://www.propagandasustentavel.com.br/site/ 

Sites do Cannes

Sobre o Festival de Cannes: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Cannes

Sobre a Cidade de Cannes: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cannes

Nas referências a seguir, o professor encontrará uma base teórica para auxiliá-lo no desenvolvimento do tema:

 

AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal. São Paulo: UNESP, 2004.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Editora Ática, 2001.

MACHADO, Ida L. et alli (Org). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

BRAIT, Beth. Poesia e Publicidade. In: Revista Língua portuguesa. São Paulo: Editora Segmento. Ano 5. n° 6. Out. de 2010.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral. 

 

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 

 As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

 

O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico do texto;

O registro da língua utilizado, visto que esta sequência apresenta atividades que ora se pautam na variante padrão ora se valem da variante coloquial.

 

Os trabalhos em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e audiência da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de falar e ouvir dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da oralidade de cada um deles, lembrando que, diferentemente das ocasiões anteriores, nesta, eles tiveram tempo de preparar suas próprias falas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniela Carvalho, Colégio Madre Cecília , São Paulo - disse:
    danicrica@yahoo.com.br

    07/05/2012

    Cinco estrelas

    Sequência Didática adequada.


  • christian carla andrade melo, EE MAJOR JOSE ELIAS TRINDADE , Minas Gerais - disse:
    christiancarlalsp@gmail.com

    05/05/2012

    Quatro estrelas

    As aulas são muito criativas, vale a pena trabalhar com as crianças de forma critica , interdisciplinar, usando generos tão familiares, de forma inteligente.Faremos um planejamento com estas sugestões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.