03/08/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
- Compreender a passagem do amadorismo à profissionalização esportiva do voleibol;
- Conhecer as modalidades de texto acadêmico resumo, resenha e fichamento;
- Diferenciar as três fases do voleibol no contexto histórico do esporte no Brasil;
- Vivenciar fundamentos técnicos e adaptados do voleibol.
Conhecimentos prévios sobre a história do voleibol, interpretação e análise de texto.
Essa aula aborda a evolução do voleibol masculino na Liga Mundial de Voleibol, esporte hoje considerado a segunda modalidade na preferência dos espectadores brasileiros, atrás apenas do futebol. |
Contextualizando |
|
Seleção Brasileira na conquista da Liga Mundial de 2010 |
Em 1990 a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) lançou a Liga Mundial de Voleibol, que consiste em um torneio de nível mundial, sendo considerado o mais longo e o que mais gera investimentos dentro os eventos organizados por esta Federação. O voleibol no Brasil era pouco valorizado, e possuía pouca expressão no cenário internacional, considerando como maior feito até então a conquista do segundo lugar nos jogos Olímpicos de Los Angeles, pela seleção masculina de voleibol em 1984. |
Fonte da imagem: http://www.esportefino.net/wp-content/uploads/2010/07/brasilvoleiliga2010.jpg acessado em 08/05/2012 |
Ano | Local das Finais | Campeão - Vice-campeão |
1993 | São Paulo (BRA) | Brasil - Rússia |
2001 | Katowice (POL) | Brasil - Itália |
2003 | Madri (ESP) | Brasil - Sérvia e Montenegro |
2004 | Roma (ITA) | Brasil - Itália |
2005 | Belgrado (SER) | Brasil - Sérvia e Montenegro |
2006 | Moscou (RUS) | Brasil - França |
2007 | Katowice (POL) | Brasil - Rússia |
2009 | Belgrado (SER) | Brasil - Sérvia |
2010 | Córdoba (ARG) | Brasil - Rússia |
- Fair Play | - Período Amador | - Romantismo ao Profissionalismo | - Marketing Esportivo | - Profissionalização e Espetacularização |
Ficha Técnica
|
|
![]() |
Educação Superior: Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Técnicas de Recuperação de Informação.
Educação Básica: Ensino Médio: Língua Portuguesa: Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal.
Educação Superior: Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Biblioteconomia.
Educação Superior: Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação: Língua Portuguesa.
Objetivo: mostrar as modalidades de texto acadêmico resumo, resenha e fichamento.
Descrição: aborda uma breve introdução sobre as modalidades de texto resumo, resenha e fichamento. Traz exercícios e dicas de leitura para o aprofundamento do assunto.
Observação: para o melhor funcionamento no Internet Explorer 7 marque a opção "Permitir conteúdo bloqueado". Este recurso foi elaborado pela equipe do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (CESPE) da Universidade de Brasília com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Autor Silva, Suellen Viriato Leite da.
Acessado em: 26/04/2012
|
Grupo 1 - Regras de Voleibol | Grupo 2 - Rede e Postes | Grupo 3 - Formato do Jogo |
Grupo 4 - Ações de Jogo
|
Grupo 5 - O jogador Líbero |
Área de Jogo
Dimensões
Superfície de jogo
Linhas da quadra
Zonas e áreas
|
Altura da rede
Estrutura
Faixas laterais
Antenas
Postes
|
Para marcar um ponto, vencer um set e a partida
Para marcar um ponto
Para ganhar um set
Para ganhar a partida
|
Situações de jogo
Bola em jogo
Bola fora de jogo
Bola "dentro"
Bola "fora"
|
Designação do Líbero
Uniforme
Ações permitidas envolvendo o líbero
|
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 e 2
|
||
Ficha Técnica Objetivo: conhecer o voleibol como elemento da cultura do movimento humano, a partir de sua criação e evolução; reconhecer as principais regras do jogo de voleibol, sua contextualização e adaptabilidade em situações específicas; identificar os fundamentos do jogo do voleibol e suas variadas formas de execução, vivenciando e aplicando em situações de jogo. Descrição: o professor necessita utilizar-se sempre da exposição dialogada, apresentando algumas questões que precedem a aprendizagem dos fundamentos técnicos do voleibol. Este fator torna-se importante para salientar aspectos que contextualizam o voleibol na perspectiva educacional do esporte. Entre vários, podemos citar os seguintes conteúdos: Voleibol como processo de cultura do movimento humano - O esporte como elemento de cultura. O homem cria e recria formas de utilização do movimento por meio de suas relações com o meio (físico, social e político). Assim surgiu e tem evoluído a prática do voleibol. Regras do voleibol e sua evolução - O aspecto fundamental das regras, oportunizando aos alunos o entendimento de que elas servem para sistematizar e, até mesmo, tornar o jogo do voleibol mais dinâmico. Apreensão das técnicas de movimentos Os fundamentos básicos do voleibol: toque, saque, recepção de saque ou manchete, levantamento, cortada, bloqueio. Interação social - O voleibol como exemplo de atividade social, por ser um esporte essencialmente coletivo, e a importância deste princípio para o sucesso da equipe. Data de publicação: 16/02/2012 |
||
![]() |
![]() |
|
Parte 1 - Tamanho: 43,715 MB
|
Parte 2 - Tamanho: 40,238 MB
|
Regras do Voleibol | |
![]() |
Para serem implementadas em todas as competições a partir de 1º de Janeiro de 2010 e em todas as competições que forem concluídas em 2010. |
Disponível em: http://www.cbv.com.br/v1/cobrav/regras.asp acessado em: 26/04/2012 |
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 | Vídeo |
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 | Vídeo |
Resumo, resenha e fichamento: definição e diferenças | Hipertexto |
- Lendo.org. Como fazer uma resenha. Disponível em: http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ acessado em: 26/04/2012.
- Ranking Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Veja o Ranking Masculino. Disponível em: http://www.fivb.org/en/volleyball/VB_Ranking_M_2011-10.asp acessado em: 26/04/2012.
- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação na elaboração da resenha, nos debates, as dúvidas ou respostas dos mesmos.
- Apresentação dos trabalhos, leitura e análise do artigo, resenha em grupo, o desenvolvimento, a organização, a forma de apresentação do grupo, e a interação nos debates.
- Durante as atividades práticas, verificar a interação entre os colegas bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento das atividades em grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2013
Cinco estrelasMARAVILHOSO