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Projeto de iniciação científica Discente: Descobrindo o Brasil – O turismo na região Nordeste - UCA

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

 

  • Definir o que é turismo e quais são as maneiras de se fazer turismo;

  • Conhecer os lugares turísticos da região Nordeste;

  • Perceber a necessidade e formas de preservar os locais turísticos;

  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;

  • Valorizar o turismo e produtos da região Nordeste;

  • Buscar as próprias respostas;

  • Construir aprendizagens significativas;

  • Realizar pesquisas;

  • Interpretar informações.

  • Trabalhar com diferentes gêneros textuais;

  • Produzir textos;

  • Ler com compreensão.

     

     

     

     

Duração das atividades
A previsão é de um semestre letivo, ou seja, em torno de 4 meses de duração. Porém, é possível haver variações, conforme a necessidade apresentada por cada turma e professor e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como WXcam e Mozilla Firefox ou possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Para a utilização da metodologia de pesquisa em sala de aula, é preciso ter clareza que seu principal objetivo é incentivar os alunos a exporem suas hipóteses, valorizar seus conhecimentos, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Para isso, como não podemos fornecer respostas prontas, foram elaboradas algumas sugestões de atividades, que poderão ser realizadas com os alunos ou adaptadas conforme a realidade de sua escola e alunos e/ou local que queira enfatizar.

Além disso, as atividades de um projeto de pesquisa devem ser organizadas em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”. Esse tem o intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

O que é a metodologia de pesquisa?

Antes de iniciarmos as pesquisas, esse questionamento deve ser apresentado aos alunos,  para que saibam seus procedimentos, etapas, o que e como fazer uma pesquisa.

Para isso, é importante que reúna seus alunos em uma rodinha e converse com eles sobre a metodologia que envolve a iniciação científica discente, como:

- Metodologia investigativa;

- Etapas;

- Dossiê ou portfólio.

Para isso, escreva na lousa essas três palavras e questione:

- Alguém sabe o quer dizer essas palavras?

- O que é metodologia investigativa?

- Vocês sabem o que são etapas?

- O que será um dossiê ou portfólio?

O segundo passo será contar aos alunos, que para desenvolver um projeto de pesquisa, é importante ter clareza de quais são suas etapas, da ordem dos acontecimentos e das estratégias que o compõe.

Esse é um momento importante, professor, para abrir um diálogo reflexivo e observar os conhecimentos prévios dos alunos, pois essas estratégias serão fundamentais ao longo de todo o projeto.

Logo após, converse com eles que vocês farão um projeto de pesquisa e que descobrirão muita coisa sobre o tema que irão pesquisar.  

Exponha aos alunos a sequência de etapas de uma pesquisa e o que significa cada uma delas, para que possam se organizar e tenham uma visão mais ampla do que é um projeto de pesquisa.

As etapas são:

1ª etapa: escolha do tema

2ª etapa: justificativa

3ª etapa: problematização

4ª etapa: levantamento de hipóteses

5º etapa: objetivos da pesquisa

6ª etapa: fontes de pesquisa

7ª etapa: execução e realização

8ª etapa: depuração de hipóteses

9ª etapa: Socialização (apresentação e exposição dos resultados)

10ª etapa: avaliação

Durante a apresentação das etapas, enfatize os números ordinais. Depois, anexe uma cópia dessa etapa ao dossiê do projeto  e solicite que façam um desenho sobre o que sabem de  cada uma das etapas. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta  TuxPaint, mas se não participam deste projeto, podem realizar a atividade em folha A4.

1ª etapa: Escolha do tema: uma aula de 60 min.

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá:

1-    Levar livros sobre o tema;

2-    Assistirem a um vídeo ou filme;

3-    Levar algo como uma comida típica da região Nordeste e degustá-la com os alunos e trabalhar a receita, dentre outras.

Para esse projeto, o “detonador” escolhido foi um vídeo, um recurso de multimídia do Portal do Professor, que mostra um pouco da vida na capital baiana, Salvador, por essa cidade fazer parte do cenário histórico nacional.

Lembre-se: você deve baixar e salvar o vídeo com antecedência, pois eles demoram um pouco para baixarem.

 

Após assistirem o vídeo, questione os alunos:

- Esse vídeo mostra alguns pontos bem conhecidos de Salvador, alguém lembra os nomes deles?

- Alguém já visitou algum desses lugares? Quais?

- Por que esses pontos da cidade foram mais destacados que os outros pontos?

- O que quer dizer a expressão “locais turísticos”?

- E se nós estudássemos o turismo na região Nordeste?

Caso você e sua turma morem na cidade de Salvador ou próximo a ela, poderão ilustrar essa parte da cidade enfatizada no vídeo.

Para isso, criem  um desenho representando a cidade alta (mostrando as igrejas, o Pelourinho, o Palácio do Governador, dentre outros) e um da cidade baixa ( mostrando a vila militar, o Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos, a feira de Água de Meninas, dentre outros).

Para unir os dois desenhos, assim como acontece na cidade de Salvador, poderão fazer o Elevador Lacerda e/ou o Plano Inclinado.

 

2ª etapa: Justificando o tema

Essa segunda etapa é importante para que os alunos possam refletir e dizer da importância de pesquisar determinado tema.

Esse é um questionamento que guiará essa etapa do projeto.

É interessante que os alunos justifiquem de forma escrita.

Sugestão de atividade para esse momento:

1)    Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE O TURISMO DO NORDESTE PORQUE...

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

                               ILUSTRE SUA JUSTIFICATIVA         

 

 

 

 

 

 

Depois da atividade, solicite que socializem suas justificativas com os colegas, para que um possa corrigir a do outro.  A partir disso, vocês poderão fazer uma síntese em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossiê do Projeto.

3ª etapa: Problematização

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente o seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao turismo na região  Nordeste:

 

O QUERO SABER SOBRE O TEMA?

QUAIS OS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR?

SÓ SALVADOR É CIDADE TURÍSTICA NO NORDESTE?

QUAIS AS VANTAGENS DO TURISMO PARA A REGIÃO?

O QUE O TURISMO TRAZ DE RUIM?

O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVAR OS PONTOS TURÍSTICOS?

Sugestão de atividade para esse momento:

1)    Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

O QUE EU QUERO SABER SOBRE O TURISMO DA REGIÃO NORDESTE?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

ILUSTRAÇÃO

 

 

 

 

4ª etapa: Hipóteses

Hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado tema. Isso poderá ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese. E esse argumento deve ser algo discutido com os alunos antes que possam criar suas hipóteses.

Conforme a história de cada aluno, é comum que alguns digam que não sabem, com medo de arriscar, de falar  “errado”, mas é importante que tentem.

Por isso, professor, essa é uma atividade que necessita ser individual, mesmo porque, todas as opiniões são importantes.

Para que os alunos possam compreender melhor o que é hipótese, se eles ainda estão nas fases iniciais do processo de alfabetização, você poderá realizar a seguinte atividade:

1)    Levar vários livros para a sala de aula;

2)    Organizar os livros sobre o chão, de modo que todos possam ser bem visualizados;

3)    Dizer o título de um dos livros ( exemplo: Os amores da bruxa Onilda);

4)    Perguntar a eles qual daqueles livros tem esse nome;

5)    Depois que encontrarem, pergunte:

- Como vocês sabiam que o livro que eu pedi era esse, mesmo sem saber ler?

Depois, conte a eles que foi por hipóteses que conseguiram descobrir qual era o livro certo, por observações, por deduções.

Então, conclua com eles que hipótese é o que você pensa sobre aquele assunto.

Depois, solicite que os alunos representem o que pensam, por meio de desenho ou escrita, sobre o que “já sabem” sobre o turismo no Nordeste, respondendo as questões do momento anterior.

Ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos, anotando em baixo o que desenharam.

Veja um exemplo a seguir:

QUAIS OS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR?

·         EU VOU COM A MINHA MÃE NA LAGOA DO ABAETÉ

SÓ SALVADOR É CIDADE TURÍSTICA NO NORDESTE?

·         NÃO, FERNANDO DE NORONHA TAMBÉM É.

QUAIS AS VANTAGENS DO TURISMO PARA A REGIÃO?

·         NENHUMA

O QUE O TURISMO TRAZ DE RUIM?

·         O CHÃO FICA SUJO.

O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVAR OS PONTOS TURÍSTICOS?

·         NÃO DEIXANDO OS TURISTAS IR LÁ.

 

5ª etapa: objetivos da pesquisa: uma aula de 60 min.

Professor, esse é o momento de observar as expectativas e anseios dos alunos em relação à pesquisa. O trabalho com a iniciação científica discente  pressupõe que os alunos participem de todo o trabalho, por isso, envolva-os no processo de construção dos objetivos da pesquisa.

Para isso, organize-os em uma rodinha, dialogue com eles, deixe que falem o acham que vão aprender sobre o turismo no Nordeste,  tais como:

·         Conhecer melhor a região Nordeste;

·         Conhecer mais sobre a cidade de Salvador;

·         Identificar os pontos turísticos da cidade;

·          Perceber a importância do turismo;

·         Descobrir os pontos negativos do turismo;

·         Aprender formas de fazer turismo com sustentabilidade.

Registre este processo e agregue ao Dossiê ou Portfólio do Projeto.

6ª etapa: Fontes de pesquisa e estratégias metodológicas. O que é isso?

Esse é mais um questionamento que, assim como os outros, serão os alunos que buscarão as respostas.

Para isso, primeiramente, esclareça o que é uma fonte de pesquisa e ressalte que, apesar da internet ser um meio muito utilizado atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado, pois nem todas as informações são verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa ou outras estratégias, como o trabalho de campo, por exemplo.

A sugestão é que você organize uma roda de conversa e promova uma tempestade de ideia com o seguinte questionamento:

Onde podemos procurar informações sobre o turismo no Nordeste? (Fontes)

- Internet;

- Livros;

- Revistas;

- Jornais;

- Fotos ou telas;

 

Quais outros recursos poderemos utilizar? (Estratégias)

 

- Trabalho de campo

- Entrevistas

- Palestras

- Trabalhos individuais e em grupos

- Experiências

- Observações

Se os alunos esquecerem-se de fontes importantes, você poderá dizê-las ou solicitar que façam uma pesquisa com seus familiares onde e como poderão descobrir mais sobre o turismo no Nordeste.

Sugestão de atividade para esse momento:

Por se tratar de um projeto de pesquisa, é preciso que os alunos tenham clareza que as informações advêm de pesquisas já realizadas ou de observações.

No caso das informações pesquisadas por outros pesquisadores, não podemos usá-las sem dizer quem escreveu /ou de onde tiramos essa informação, pois seria copiar indevidamente uma informação, ou seja, plágio.

Por isso, é importante que tenham também noções de como criar uma referência bibliográfica. 

Por se tratar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a sugestão é que esse momento seja visualizado por meio de exemplos, para facilitar a compreensão.

Para isso, a sugestão é imprimir em tamanho grande uma referência bibliográfica para expor aos alunos.

Exemplo:

BUSCH, Wilhelm. Juca e Chico: história de dois meninos em sete travessuras.(tradução: Olavo Bilac) 11ª edição. São Paulo: Melhoramentos.

Lembre-se: se seus alunos estão em fase de alfabetização e talvez não compreendam as letras minúsculas.

Por isso mostre a referência bibliográfica com os dois tipos de letra, mostrando que uma é a forma convencional e outra a que vamos utilizar.

Veja um texto com as orientações:

SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. TÍTULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO ITÁLICO. LOCAL DE PUBLICAÇÃO, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICAÇÃO.

SOBRENOME. Nome e outros sobrenomes. Título. Cidade: Editora, ano.

 

7ª etapa: Realização da pesquisa

uca- pesquisa

O papel do professor nessa etapa, assim como nas outras, é de mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos.

Além disso, o professor tem o papel de ampliar dúvidas e instiga-los.  Para isso, é preciso propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem, buscando solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa.

 

Questionamento 1: Quais os outros pontos turísticos de Salvador?

Primeiramente, professor,  é preciso esclarecer junto aos alunos: o que é turismo? Dessa forma, eles terão um conceito formado, o que ajudará na realização das atividades seguintes.

Isso poderá acontecer por meio de uma busca em sítios da internet e/ou dicionários.

Nesse caso, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, agende alguns horários no laboratório de informática.

O que é turismo?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=turismo

http://www.dicionarioweb.com.br/turismo.html

Acesso em 18/04/2012

Adote  juntamente com seus alunos uma definição do que é turismo, a partir de um texto síntese, elaborado por eles e escrito por você, na lousa.

Conforme exemplo abaixo:

ATIVIDADE QUE AS PESSOAS REALIZAM DURANTE VIAGENS OU PASSSEIOS.

IR A LUGARES DISTINTOS DOS QUE MORAM, POR UM PERÍODO DE TEMPO INFERIOR A UM ANO CONSECUTIVO, COM FINS DE LAZER.

 

 

Logo após, para buscarem respostas relativas a essa pergunta, se a sua  turma é da cidade de Salvador, solicite como tarefa de casa, que tragam fotos de locais visitados por eles na cidade.

Mas se não são de Salvador, as opções são: solicitar fotos de locais turísticos de sua cidade ou buscar na internet fotos de pontos turísticos de Salvador.

Posteriormente, socialize essas imagens e monte um painel na sala:

CONHECENDO OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE SALVADOR:

  

 

No caso das fotos desse painel demonstrativo, a fonte é o sítio Google Imagens, onde foi digitado: viagem + Salvador. http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Acesso em 18/04/2012

Depois, questione os alunos:

- Como as pessoas que olharem nosso painel saberão que lugar é aquele?

- O que acham de criarmos uma legenda para essas fotos?

Para motivá-los a escreverem a legenda, realize a seguinte atividade:

1)    Mostre o exemplo de uma foto sem legenda, de um lugar que você acredita que não conheçam.

Exemplo:

- Que foto é essa?

- Onde fica esse lugar?

- Esse lugar é no Brasil?

- Essa é uma paisagem de Salvador?

2)     Deixe que visualizem a legenda e percebam como ela facilitou na compreensão da foto.

As quatro colossais estátuas de Ramsés II na entrada do templo de Abu Simbel, símbolos da civilização do Antigo Egito, na África.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica  Acesso em 18/04/2012

Agora, questione-os novamente:

- Que foto é essa? As quatro colossais estátuas de Ramsés II na entrada do templo de Abu Simbel.

- Onde fica esse lugar? Na África, no país Egito.

- Esse lugar é no Brasil? Não.

- Essa é uma paisagem de Salvador? Não.

Para a criação da legenda, proponha a seguinte atividade:

CRIANDO UMA LEGENDA

QUEM ESTAVA NA FOTO: _________________________________________

LOCAL: __________________________

CIDADE:__________________________

PAÍS: ___________________________

DATA:______/_______/_________

AGORA, COM A AJUDA DOS DADOS ACIMA, MONTE SUA LEGENDA:

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

 

Depois, retome o mural de fotos e questione os alunos:

- Será que colocamos em nosso mural todos os pontos turísticos ou será que a cidade de Salvador possui outros lugares?

Sugira então, uma nova busca pela internet e/ou guias turísticos, para que possam ampliar seus conhecimentos.

Veja algumas sugestões de sítios:

http://www.bahia.com.br/

http://www.mercadomodelobahia.com.br/

http://www.museunauticodabahia.org.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_do_Abaet%C3%A9

http://patrimoniodesalvador.wordpress.com/category/fortes-de-salvador/

http://patrimoniodesalvador.wordpress.com/category/monumentos-de-salvador/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nosso_Senhor_do_Bonfim

http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=1

Acesso em 18/04/2012

 

Logo após, imprima algumas imagens, para que possam montar um mapa semelhante a esses:

Fonte das imagens: http://mapasblog.blogspot.com.br/2011/03/mapas-de-salvador-ba.html  Acesso em 18/04/2012

 

Como base, você poderá utilizar o seguinte mapa:

Fonte: http://maps.google.com.br/maps?q=%20Salvador&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=639&ie=UTF-8&sa=N&tab=il

Acesso em 18/04/2012

Professor, caso vocês morem na cidade de Salvador, uma sequência de atividades poderá enriquecer mais ainda esse projeto. Veja:

1)    Agora que já conhecem mais sobre a cidade, escolha, por meio de votação, um lugar para irem.

2)    Crie um bilhete solicitando a autorização dos pais;

3)    Crie um roteiro de observação;

4)    Se sua escola participa do programa UCA, solicite que levem seus classmates e utilizem a Webcam, localizada na área de trabalho para fotografarem o trabalho de campo, mas se não participa, registre esse momento com máquina fotográfica.

Modelos de atividades para esse momento:

a)    Locais que podemos ir, para a realização do nosso trabalho de campo:

Criar lista dos locais

PELOURINHO

MERCADO MODELO

LAGOA DO ABAETÉ

IGREJA DO SENHOR DO BONFIM

FORTE SANTA MARIA

PRAIA DO FORTE

b)    Votação:

PELOURINHO  I I I

MERCADO MODELO I I I I I I I I I

LAGOA DO ABAETÉ I I I I I I

IGREJA DO SENHOR DO BONFIM

FORTE  SANTA MARIA I I I

PRAIA DO FORTE I I I I I

c)    Gráfico:

Fonte: acervo da autora

d)    Modelo autorização:

Papai e mamãe,

No dia 15/04/2012, vamos à Lagoa do Abaeté, conhecer esse local turístico.

Para isso, precisamos de sua autorização e de R$ 3,00, para pagar o ônibus. Além disso, precisamos levar um lanche leve e água (individual).

Lembre-se: nesse dia todos devemos estar de uniforme.

Horário de saída: 14h30min

Previsão de chegada: 17h00min

Obrigado(a)

Assine: __________________________

 

e)    Desenho do local visitado:

FAÇA UM DESENHO DO LOCAL QUE VISITAMOS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questionamento 2: Só Salvador é cidade turística no Nordeste?

Para respondermos essa pergunta, dividiremos as atividades em dois momentos. No primeiro, veremos outras cidades históricas do Estado da Bahia e no segundo, outras cidades do Nordeste.

Para o primeiro momento, solicite que os alunos entrevistem seus pais ou outros familiares, questionando:

 

 Entrevista:

Nome:

Idade:

Você já visitou outra cidade turística da Bahia?

 

 

Qual ou quais são essas cidades?

 

 

Além dessa(s) cidade(s), você saberia dizer o nome de outras cidades turísticas desse Estado?

 

 

 

 

Depois, solicite uma pesquisa na internet, para descobrirem mais sobre o assunto. Veja alguns sítios:

http://www.setur.ba.gov.br/

http://www.guiademidia.com.br/cidades/bahia.htm

http://www.visiteabahia.com.br/visite/comochegar/index.php

http://www.guiadoturista.net/bahia/

Acesso em 18/04/2012

 

Trabalhando com texto publicitário: propaganda

Professor, este gênero textual é importante, pois faz parte do cotidiano dos alunos e representa um recurso para trabalharmos com o letramento. Para isso, explore as características e função deste tipo de texto.

Leve para sala revistas e jornais usados e mostre o tipo de linguagem utilizada e os recursos visuais que se utilizam em uma propaganda.

Após, divida os alunos em grupo e solicite que cada um deles, escolha uma cidade da Bahia para fazer uma propaganda, convidando os turistas  para visitarem a cidade.

 

http://www.youtube.com/watch?v=2b_Am4t0fWo  Acesso em 18/04/2012

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, agende alguns horários no laboratório de informática para acessarem o sítio.

Professor, apenas observe se as cidades não se repetem, pois essa atividade tem por principal objetivo mostrar a diversidade desse Estado.

Para esse momento, a sugestão é a seguinte atividade:

 

TRABALHO EM GRUPO:

 

VOCÊS DEVERÃO CRIAR UMA PROPAGANDA PARA CONVIDAR TURISTAS PARA VISITAREM UMA CIDADE. SUA PROPAGANDA DEVE CONTER OS SEGUINTES DADOS:

 

- CIDADE:

- QUAIS OS ATRATIVOS TURÍSTICOS DO LOCAL?

 

PARA ISSO, UTILIZE RECURSOS VARIADOS COM: PESQUISAS, VÍDEOS, FOTOS, IMAGENS DE REVISTAS, JORNAIS, DENTRE OUTROS.

 

Finalize esse momento com a apresentação da propaganda de cada aluno.

Depois, inicie o segundo momento questionando:

- Será que só o Estado da Bahia é local turístico da região Nordeste?

- Quais outros Estados compõem a região Nordeste?

- Quais as principais cidades turísticas de cada Estado?

Para isso, mostre aos alunos um mapa da região Nordeste e solicite uma busca na internet, para que possam listar as principais cidades turísticas de cada Estado.

Fonte: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste/  Acesso em 18/04/2012

 

Isso poderá ocorrer por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, ou utilizando o laboratório de informática para acessarem os sítios:

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste/

http://www.guiademidia.com.br/cidades/turisticas.htm

http://www.suapesquisa.com/turismo/pontos_turisticos_nordeste.htm

http://www.guiadasemana.com.br/search?contentType=TOURIST&render=region&destination=DESTINATION:631

Acesso em 18/04/2012

Exemplo de lista:

Obs: todos os itens dessa lista são links, onde mais detalhes sobre a cidade poderão ser encontrados.

MARANHÃO:

BARREIRINHAS

SÃO LUÍS

 PAULINO NEVES

TUTÓIA

CAROLINA

ILHA DO CAJU

IMPERATRIZ

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

ALCÂNTARA

ARAIOSES

 

PIAUÍ

PARNAÍBA

LUÍS CORREIA

TERESINA

PIRIPIRI

SÃO RAIMUNDO NONATO

PICOS

CRISTINO CASTRO

FLORIANO

ACAUÃ

BOM JESUS

 

CEARÁ

FORTALEZA

JERICOACOARA

 CANOA QUEBRADA

 BEBERIBE

CAMOCIM

UBAJARA

PARACURU

IGUAPE

 JUAZEIRO DO NORTE

JIJOCA DE JERICOACOARA

SERGIPE

ARACAJU

ESTÂNCIA

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

LAGARTO

LARANJEIRAS

PIRAMBU

PROPRIÁ

SALGADO

NEÓPOLIS

BARRA DOS COQUEIROS

 

ALAGOAS

MACEIÓ

BARRA DE SANTO ANTÔNIO

MARAGOGI

 SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

 PENEDO

 BARRA DE SÃO MIGUEL

PRAIA DO FRANCÊS

CORURIPE

JAPARATINGA

PORTO DE PEDRAS

 

PERNAMBUCO

FERNANDO DE NORONHA

TAMANDARÉ

RECIFE

PORTO DE GALINHAS

OLINDA

CABO DE SANTO AGOSTINHO

ITAMARACÁ

GRAVATÁ

 MARIA FARINHA

 IPOJUCA

 

PARAÍBA

JOÃO PESSOA

 JACUMÃ

PITIMBU

CONDE

CAMPINA GRANDE

CABEDELO

BAÍA DA TRAIÇÃO

LUCENA

SOUSA

BANANEIRAS

RIO GRANDE DO NORTE

NATAL

 PRAIA DA PIPA

 GENIPABU

MOSSORÓ

TIBAU DO SUL

 SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

TOUROS

MACAU

BAÍA FORMOSA

 PARNAMIRIM

Fonte utilizada para construção da tabela: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste/

 Acesso em 18/04/2012.

 

Professor, como a região Nordeste é muito grande e conhecida por ser rica em paisagens e locais turísticos, ficaria muito extenso, difícil e confuso conhecer todos esses lugares. Por isso, a sugestão é dividir os alunos em grupo e deixar que escolham a cidade que querem descobrir mais sobre ela, um grupo por Estado.

Entregue um fragmento da lista para cada grupo, para facilitar na escolha.

Depois, possibilite momentos aos alunos para que, com auxílio da internet, possam localizar informações sobre esses locais.

Solicite que montem um cartaz com as principais fotos e informações, para exporem para os amigos.

 

Questionamento 3: Quais as vantagens do turismo para a região?

Para essa etapa, a sugestão é, primeiramente, mostrar um pouco do cenário em que o turismo está inserido. Isso poderá acontecer, a partir do texto abaixo:

ATUALMENTE A INDÚSTRIA DO TURISMO ESTÁ OSCILANDO ENTRE O 2° E O 3° SETOR DE MAIOR MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA EM ESCALA MUNDIAL. O TURISMO EMPREGA 250 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O PLANETA, E É O MAIOR GERADOR DE RECEITAS DE IMPOSTOS, EQUIVALENDO ATUALMENTE A US$ 802 BILHÕES DE DÓLARES. É A MAIOR INDÚSTRIA DO MUNDO EM TERMOS DE PRODUÇÃO BRUTA, QUE PASSA DOS US$ 3,4 TRILHÕES DE DÓLARES SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO.

ESSES NÚMEROS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA QUE O TURISMO TEM PARA O MUNDO, PRINCIPALMENTE POR SER UM GERADOR DE RENDA E EMPREGOS.
NO BRASIL, A ATIVIDADE TURÍSTICA VEM APRESENTANDO UM CRESCIMENTO BASTANTE EXPRESSIVO PARA A ECONOMIA. COM UMA RECEITA DE US$ 3,678 BILHÕES DE DIVISAS PARA O PAÍS E ATUANDO SOBRE 53 DIFERENTES SEGMENTOS DA ECONOMIA, A INDÚSTRIA DO TURISMO VEM CRESCENDO DE MANEIRA EXTREMAMENTE VELOZ, GARANTINDO UM AVANÇO ECONÔMICO-SOCIAL NAS MAIS DIVERSAS REGIÕES E POSSIBILITANDO, ASSIM, A EXPANSÃO DO MERCADO DE TRABALHO.

Fragmento do texto disponível em: http://www.agitocampinas.com.br/materias/o-que-e-turismo/1498

Acesso em 18/04/2012.

 

E para entender mais sobre os benefícios do turismo no Nordeste, principalmente em relação à renda gerada por esse setor, alguns sítios serão remendados:

http://www.abrasil.gov.br/nivel3/index.asp?id=194&cod=PBRAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_na_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil

http://www.revistaturismo.com.br/artigos/fatorcrescimento.html

http://www.revistaecotour.com.br/novo/home/default.asp?tipo=noticia&id=1400

Acesso em 18/04/2012

Outro fator importante em relação ao turismo de uma região  é a difusão de sua cultura, difundida, sobretudo, por meio do artesanato. Por isso, faz-se necessário uma busca pelo artesanato da região Nordeste. Veja alguns sítios:

http://www.mercadomodelobahia.com.br/

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=326&Itemid=1

http://www.sebrae.com.br/setor/artesanato/sobre-artesanato/artesanato-no-brasil/regiao-nordeste

http://viagem.uol.com.br/album/artesanato_maceio_album.jhtm

 Acesso em 18/04/2012

Finalize essa etapa, solicitando que os alunos produzam algo do artesanato local.

Para isso, se você possuir alunos que os pais sejam dessa área, vocês poderão convidá-los para ensinar para os alunos o como fazer ou então solicite a ajuda do professor de Artes de sua escola, este é um importante momento para integrar o conteúdo de Artes ao projeto.

 

Se não, a sugestão é a pintura em azulejos, muito comum na região Nordeste. Veja um texto instrucional, que poderá ser trabalhado com os alunos:

PINTURA EM AZULEJO

MATERIAL

TINTA A ÓLEO

ÁLCOOL

DETERGENTE

ESPUMA MACIA

VERNIZ GERAL

SOLVENTE

PINCEL MODELADOR

PASSO A PASSO

1-     LIMPAR O AZULEJO COM ÁLCOOL;

2-    COMEÇAR A PINTAR O AZULEJO, USANDO O PINCEL;

3-    CASO A TINTA ESTEJA DURA OU SECA, UTILIZE O SOLVENTE;

4-       APÓS TOTAL SECAGEM, LIMPAR O PÓ DO AZULEJO E ENVERNIZAR COM O VERNIZ GERAL.

Texto adaptado de: http://www.dicasdeartesanato.com.br/ntc/default.asp?Cod=328

 Acesso em 18/04/2012.

 

Questionamento 4: O que o turismo traz de ruim?

Como nem tudo traz apenas benefícios, o mesmo acontece com o turismo. Mas quais são os malefícios que o turismo pode trazer para uma cidade ou região?

Para a busca dessa resposta, a sugestão é que os alunos entrevistem alguém que trabalhe diretamente com o turismo.

Mas, se não conhecerem ninguém, podem buscar na internet, esses dados.

Nesse caso, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do Mozilla Firefox  (metasys> favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de informática para acessarem sítios como:

http://www.revistaturismo.com.br/artigos/guaramiranga.html

http://leas.in/Benef%C3%ADcios+e+Malef%C3%ADcios+do+turismo-1401102.html

http://www.aprh.pt/rgci/pdf/RGCI-134_vasconcelos.pdf  Acesso em 18/04/2012 

Depois, solicite que listem os malefícios causados pelo turismo. Conforme exemplo:

AUMENTO DESCONTROLADO DO NÚMERO DE TURISTAS

AGRESSÕES NATURAIS E CULTURAIS

AUMENTO NO CUSTO DE VIDA

Logo após, questione-os?

- Após as pesquisas, vocês acreditam que o turismo traga mais benefícios ou malefícios para uma região?

- Você acredita que o turismo deve ser incentivado ou não?

Crie um texto síntese com as conclusões dos alunos.

 

Questionamento 5: O que podemos fazer para preservar os pontos turísticos?

Essa etapa da pesquisa será muito importante para que os alunos se conscientizem em relação à preservação ambiental e tenham uma postura crítica sobre o tema.

Para isso, as palavras chaves para realizar uma boa busca na internet são: turismo sustentável ou ecoturismo.

Veja algumas sugestões de sítios:

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/turismo-sustentavel-o-que-e-turismo-sustentavel/

http://www.ecobrasil.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=11&sid=5

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=869106

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo

Acesso em 18/04/2012

Posteriormente, distribua cópias do texto abaixo:

O ECOTURISMO, SEGUNDO A EMBRATUR, É UM "SEGMENTO DE ATIVIDADE TURÍSTICA QUE UTILIZA, DE FORMA SUSTENTÁVEL, O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL, INCENTIVA SUA CONSERVAÇÃO E BUSCA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTALISTA ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DO AMBIENTE, PROMOVENDO O BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES ENVOLVIDAS”.

O ECOTURISMO É O SEGMENTO TURÍSTICO QUE PROPORCIONALMENTE MAIS CRESCE NO MUNDO, ENQUANTO O TURISMO CONVENCIONAL CRESCE 7,5% AO ANO, O ECOTURISMO ESTÁ CRESCENDO ENTRE 15 A 25% POR ANO. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO (OMT) ESTIMA QUE 10% DOS TURISTAS EM TODO O MUNDO TENHAM COMO DEMANDA O TURISMO ECOLÓGICO. O FATURAMENTO ANUAL DO ECOTURISMO, A NÍVEL MUNDIAL, É ESTIMADO EM US$ 260 BILHÕES, DO QUAL O BRASIL SE APROPRIARIA COM CERCA DE US$ 70 MILHÕES.

EMBORA O TRÂNSITO DE PESSOAS E VEÍCULOS POSSA SER AGRESSIVO AO ESTADO NATURAL DESSES ECOSSISTEMAS, OS DEFENSORES DE SUA PRÁTICA ARGUMENTAM QUE, COMPLEMENTARMENTE, O ECOTURISMO CONTRIBUI PARA A PRESERVAÇÃO DOS MESMOS, É UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERMITE A INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DAS COMUNIDADES LOCAIS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

Fragmento do texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo

Acesso em 18/04/2012.

Depois, solicite que os alunos respondam:

- Qual o segmento turístico que mais cresce?

- O que o ecoturismo incentiva?

- O que o ecoturismo traz de contribuição?

Após esse momento, leia com os alunos o texto _ “Os 10 mandamentos do ecoturista”:

OS DEZ MANDAMENTOS DO ECOTURISTA

  1. AMARÁS A NATUREZA SOBRE TODAS AS COISAS.
  2. HONRARÁS E PRESERVARÁS O BOM HUMOR;
  3. ESTARÁS SEMPRE PRONTO A COLABORAR;
  4. SERÁS CAPAZ DE TE ADAPTARES AOS IMPREVISTOS;
  5. UTILIZARÁS OS SERVIÇOS DOS GUIAS CREDENCIADOS;
  6. NÃO RECLAMARÁS;
  7. NÃO INVOCARÁS O NOME DO GUIA EM VÃO, PARA PERGUNTAR SE FALTA MUITO PARA CHEGAR;
  8. NÃO CONSIDERARÁS CHUVAS, ATOLEIROS OU PONTES QUEBRADAS COMO IMPREVISTOS;
  9. NÃO POLUIRÁS O MEIO-AMBIENTE.
  10. PRESERVE E RESPEITE A BIODIVERSIDADE, NÃO POLUA AS NASCENTES, OS LEITOS E MARGENS, NÃO DESTRUA AS MATAS CILIARES, NÃO DEGRADE O MEIO AMBIENTE, E COMPARTILHE A SUSTENTABILIDADE.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo 

Acesso em 18/04/2012.

Agora que os alunos já conhecem as duas formas de turismo, a sugestão é a confecção do seguinte quadro:

Atitudes do turista ecologicamente correto

Atitudes do turista que não se preocupa com a natureza

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, solicite que escrevam:

QUAL DOS DOIS TIPOS DE TURISTA VOCÊ GOSTARIA DE SER? POR QUÊ?

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

 

Por fim, solicite que criem um desenho, em forma de propaganda ou símbolos, para incentivar os turistas a preservarem o meio ambiente.

Para isso, mostre aos alunos algumas placas em que o desenho transmite uma mensagem, como por exemplo:

Fonte: http://pedaleiro.com.br/2011/05/16/esta-vaga-nao-e-sua/

Fonte: http://www.artenosite.com.br/pareidefumar/pagcartazes.htm

Fonte: http://www.sinhores.org.br/samba/index.php?option=com_content&view=article&id=343:lei-antialcool-exige-que-estabelecimentos-coloquem-aviso-de-advertencia&catid=77:noticias&Itemid=119

 Acesso em 18/04/2012.

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

Com o encerramento das pesquisas, é hora de descobrir o que mudou, o que aprendemos com o projeto. Para isso, é preciso que os alunos retomem: seus objetivos, suas perguntas e hipóteses iniciais.

Eles poderão responder novamente seus questionamentos, comparando com o anterior (hipótese). São eles que verificarão se estava correto e/ou se foi possível ampliar os conhecimentos.

Veja um exemplo de atividade para esse momento:

PROBLEMA

QUAIS OS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR?

HIPÓTESE

EU VOU COM A MINHA MÃE NA LAGOA DO ABAETÉ

CONCLUSÃO

SALVADOR É UMA CIDADE COM DIVERSOS PONTOS TURÍSTICO COMO PRAIAS, FORTES E OUTROS.

COMO EXEMPLO DE LUGARES TURÍSTICOS  ELA TEM: PELOURINHO, MERCADO MODELO, LAGOA DO ABAETÉ, IGREJA DO SENHOR DO BONFIM, FORTE SANTA MARIA, PRAIA DO FORTE.

9ª etapa: Apresentação e exposição

Estamos  no final do projeto e as pesquisas já foram concluídas. Essa etapa  é um momento para os alunos mostrarem à comunidade e aos familiares o trabalho realizado, suas descobertas e o material confeccionado.

 Ela também é muito importante, para que os alunos percebam que os conhecimentos que adquirimos, devem ser socializados, para que tenha valor para a sociedade.

Existem muitas formas de se fazer isso, mas a sugestão para o momento é a montagem de um cenário, é a exposição das fotos, cartazes e todo o material produzido, o que inclui o portfólio.

Vocês poderãocriar um cenário com argila, com a ajuda do professor de Artes, em que os alunos representem alguns dos diversos pontos turísticos estudados. Depois, de secos, solicite que pintem.

Professor, para que você não fique sobrecarregado e também envolva os alunos, organize-os em equipes de trabalho e delegue funções para cada grupo. Convidem as famílias e as outras turmas para visitarem a exposição. Os alunos deverão apresentar todo trabalho. Com certeza terão um excelente evento!

 

10ª etapa: Avaliando

Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:

  1. EMPENHO E PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA
  2. FOI BOM ESTUDAR ESSE TEMA?
  3.  O QUE DESSE TEMA FOI MELHOR DE ESTUDAR?
  4. O QUE NÃO FOI BOM ESTUDAR?
  5. O QUE PODERIA MUDAR EM OUTRO PROJETO?
  6.  AGORA SEI FAZER PESQUISA?

Para isso, solicite que escrevam no portfólio as respostas, mas se seus alunos ainda não escrevem com autonomia, poderão desenhar e você será o escriba.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Salvador (BA) [Breve História das Capitais Brasileiras] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Durante todo o trabalho, processualmente, procure perceber se os alunos estão motivados, se compreenderam o que foi solicitado e se há ou não necessidade de ajustes no planejamento. Esses são princípios fundamentais e devem permear todas as etapas do projeto. Verifique ainda se compreenderam como se realiza uma pesquisa, suas etapas, utilização de diferentes fontes, as diferentes estratégias de pesquisa e se agora conhecem mais sobre o turismo no Nordeste. Por fim, é preciso observar se as estratégias utilizadas contribuíram no processo de alfabetização de seus alunos, se desenvolveram habilidades de leitura e produção de textos.

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