08/05/2012
Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Definir o que é turismo e quais são as maneiras de se fazer turismo;
Conhecer os lugares turísticos da região Nordeste;
Perceber a necessidade e formas de preservar os locais turísticos;
Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
Valorizar o turismo e produtos da região Nordeste;
Buscar as próprias respostas;
Construir aprendizagens significativas;
Realizar pesquisas;
Interpretar informações.
Trabalhar com diferentes gêneros textuais;
Produzir textos;
Ler com compreensão.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como WXcam e Mozilla Firefox ou possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.
Para a utilização da metodologia de pesquisa em sala de aula, é preciso ter clareza que seu principal objetivo é incentivar os alunos a exporem suas hipóteses, valorizar seus conhecimentos, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.
Para isso, como não podemos fornecer respostas prontas, foram elaboradas algumas sugestões de atividades, que poderão ser realizadas com os alunos ou adaptadas conforme a realidade de sua escola e alunos e/ou local que queira enfatizar.
Além disso, as atividades de um projeto de pesquisa devem ser organizadas em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”. Esse tem o intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.
Antes de iniciarmos as pesquisas, esse questionamento deve ser apresentado aos alunos, para que saibam seus procedimentos, etapas, o que e como fazer uma pesquisa.
Para isso, é importante que reúna seus alunos em uma rodinha e converse com eles sobre a metodologia que envolve a iniciação científica discente, como:
- Metodologia investigativa;
- Etapas;
- Dossiê ou portfólio.
Para isso, escreva na lousa essas três palavras e questione:
- Alguém sabe o quer dizer essas palavras?
- O que é metodologia investigativa?
- Vocês sabem o que são etapas?
- O que será um dossiê ou portfólio?
O segundo passo será contar aos alunos, que para desenvolver um projeto de pesquisa, é importante ter clareza de quais são suas etapas, da ordem dos acontecimentos e das estratégias que o compõe.
Esse é um momento importante, professor, para abrir um diálogo reflexivo e observar os conhecimentos prévios dos alunos, pois essas estratégias serão fundamentais ao longo de todo o projeto.
Logo após, converse com eles que vocês farão um projeto de pesquisa e que descobrirão muita coisa sobre o tema que irão pesquisar.
Exponha aos alunos a sequência de etapas de uma pesquisa e o que significa cada uma delas, para que possam se organizar e tenham uma visão mais ampla do que é um projeto de pesquisa.
As etapas são:
1ª etapa: escolha do tema
2ª etapa: justificativa
3ª etapa: problematização
4ª etapa: levantamento de hipóteses
5º etapa: objetivos da pesquisa
6ª etapa: fontes de pesquisa
7ª etapa: execução e realização
8ª etapa: depuração de hipóteses
9ª etapa: Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
10ª etapa: avaliação
Durante a apresentação das etapas, enfatize os números ordinais. Depois, anexe uma cópia dessa etapa ao dossiê do projeto e solicite que façam um desenho sobre o que sabem de cada uma das etapas. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta TuxPaint, mas se não participam deste projeto, podem realizar a atividade em folha A4.
1ª etapa: Escolha do tema: uma aula de 60 min.
Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá:
1- Levar livros sobre o tema;
2- Assistirem a um vídeo ou filme;
3- Levar algo como uma comida típica da região Nordeste e degustá-la com os alunos e trabalhar a receita, dentre outras.
Para esse projeto, o “detonador” escolhido foi um vídeo, um recurso de multimídia do Portal do Professor, que mostra um pouco da vida na capital baiana, Salvador, por essa cidade fazer parte do cenário histórico nacional.
Lembre-se: você deve baixar e salvar o vídeo com antecedência, pois eles demoram um pouco para baixarem.
|
Após assistirem o vídeo, questione os alunos:
- Esse vídeo mostra alguns pontos bem conhecidos de Salvador, alguém lembra os nomes deles?
- Alguém já visitou algum desses lugares? Quais?
- Por que esses pontos da cidade foram mais destacados que os outros pontos?
- O que quer dizer a expressão “locais turísticos”?
- E se nós estudássemos o turismo na região Nordeste?
Caso você e sua turma morem na cidade de Salvador ou próximo a ela, poderão ilustrar essa parte da cidade enfatizada no vídeo.
Para isso, criem um desenho representando a cidade alta (mostrando as igrejas, o Pelourinho, o Palácio do Governador, dentre outros) e um da cidade baixa ( mostrando a vila militar, o Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos, a feira de Água de Meninas, dentre outros).
Para unir os dois desenhos, assim como acontece na cidade de Salvador, poderão fazer o Elevador Lacerda e/ou o Plano Inclinado.
Essa segunda etapa é importante para que os alunos possam refletir e dizer da importância de pesquisar determinado tema.
Esse é um questionamento que guiará essa etapa do projeto.
É interessante que os alunos justifiquem de forma escrita.
Sugestão de atividade para esse momento:
1) Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:
É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE O TURISMO DO NORDESTE PORQUE... __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ILUSTRE SUA JUSTIFICATIVA
|
Depois da atividade, solicite que socializem suas justificativas com os colegas, para que um possa corrigir a do outro. A partir disso, vocês poderão fazer uma síntese em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossiê do Projeto.
- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.
Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.
- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.
- Anote o nome de cada aluno e na frente o seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao turismo na região Nordeste:
O QUERO SABER SOBRE O TEMA? |
QUAIS OS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR? |
SÓ SALVADOR É CIDADE TURÍSTICA NO NORDESTE? |
QUAIS AS VANTAGENS DO TURISMO PARA A REGIÃO? |
O QUE O TURISMO TRAZ DE RUIM? |
O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVAR OS PONTOS TURÍSTICOS? |
Sugestão de atividade para esse momento:
1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:
O QUE EU QUERO SABER SOBRE O TURISMO DA REGIÃO NORDESTE?____________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ILUSTRAÇÃO
|
Hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado tema. Isso poderá ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese. E esse argumento deve ser algo discutido com os alunos antes que possam criar suas hipóteses.
Conforme a história de cada aluno, é comum que alguns digam que não sabem, com medo de arriscar, de falar “errado”, mas é importante que tentem.
Por isso, professor, essa é uma atividade que necessita ser individual, mesmo porque, todas as opiniões são importantes.
Para que os alunos possam compreender melhor o que é hipótese, se eles ainda estão nas fases iniciais do processo de alfabetização, você poderá realizar a seguinte atividade:
1) Levar vários livros para a sala de aula;
2) Organizar os livros sobre o chão, de modo que todos possam ser bem visualizados;
3) Dizer o título de um dos livros ( exemplo: Os amores da bruxa Onilda);
4) Perguntar a eles qual daqueles livros tem esse nome;
5) Depois que encontrarem, pergunte:
- Como vocês sabiam que o livro que eu pedi era esse, mesmo sem saber ler?
Depois, conte a eles que foi por hipóteses que conseguiram descobrir qual era o livro certo, por observações, por deduções.
Então, conclua com eles que hipótese é o que você pensa sobre aquele assunto.
Depois, solicite que os alunos representem o que pensam, por meio de desenho ou escrita, sobre o que “já sabem” sobre o turismo no Nordeste, respondendo as questões do momento anterior.
Ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.
Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos, anotando em baixo o que desenharam.
Veja um exemplo a seguir:
QUAIS OS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR? · EU VOU COM A MINHA MÃE NA LAGOA DO ABAETÉ |
SÓ SALVADOR É CIDADE TURÍSTICA NO NORDESTE? · NÃO, FERNANDO DE NORONHA TAMBÉM É. |
QUAIS AS VANTAGENS DO TURISMO PARA A REGIÃO? · NENHUMA |
O QUE O TURISMO TRAZ DE RUIM? · O CHÃO FICA SUJO. |
O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVAR OS PONTOS TURÍSTICOS? · NÃO DEIXANDO OS TURISTAS IR LÁ. |
Professor, esse é o momento de observar as expectativas e anseios dos alunos em relação à pesquisa. O trabalho com a iniciação científica discente pressupõe que os alunos participem de todo o trabalho, por isso, envolva-os no processo de construção dos objetivos da pesquisa.
Para isso, organize-os em uma rodinha, dialogue com eles, deixe que falem o acham que vão aprender sobre o turismo no Nordeste, tais como:
· Conhecer melhor a região Nordeste;
· Conhecer mais sobre a cidade de Salvador;
· Identificar os pontos turísticos da cidade;
· Perceber a importância do turismo;
· Descobrir os pontos negativos do turismo;
· Aprender formas de fazer turismo com sustentabilidade.
Registre este processo e agregue ao Dossiê ou Portfólio do Projeto.
Esse é mais um questionamento que, assim como os outros, serão os alunos que buscarão as respostas.
Para isso, primeiramente, esclareça o que é uma fonte de pesquisa e ressalte que, apesar da internet ser um meio muito utilizado atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado, pois nem todas as informações são verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa ou outras estratégias, como o trabalho de campo, por exemplo.
A sugestão é que você organize uma roda de conversa e promova uma tempestade de ideia com o seguinte questionamento:
Onde podemos procurar informações sobre o turismo no Nordeste? (Fontes)
- Internet;
- Livros;
- Revistas;
- Jornais;
- Fotos ou telas;
Quais outros recursos poderemos utilizar? (Estratégias)
- Trabalho de campo
- Entrevistas
- Palestras
- Trabalhos individuais e em grupos
- Experiências
- Observações
Se os alunos esquecerem-se de fontes importantes, você poderá dizê-las ou solicitar que façam uma pesquisa com seus familiares onde e como poderão descobrir mais sobre o turismo no Nordeste.
Sugestão de atividade para esse momento:
Por se tratar de um projeto de pesquisa, é preciso que os alunos tenham clareza que as informações advêm de pesquisas já realizadas ou de observações.
No caso das informações pesquisadas por outros pesquisadores, não podemos usá-las sem dizer quem escreveu /ou de onde tiramos essa informação, pois seria copiar indevidamente uma informação, ou seja, plágio.
Por isso, é importante que tenham também noções de como criar uma referência bibliográfica.
Por se tratar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a sugestão é que esse momento seja visualizado por meio de exemplos, para facilitar a compreensão.
Para isso, a sugestão é imprimir em tamanho grande uma referência bibliográfica para expor aos alunos.
Exemplo:
Lembre-se: se seus alunos estão em fase de alfabetização e talvez não compreendam as letras minúsculas.
Por isso mostre a referência bibliográfica com os dois tipos de letra, mostrando que uma é a forma convencional e outra a que vamos utilizar.
Veja um texto com as orientações:
SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. TÍTULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO ITÁLICO. LOCAL DE PUBLICAÇÃO, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICAÇÃO. SOBRENOME. Nome e outros sobrenomes. Título. Cidade: Editora, ano. |
O papel do professor nessa etapa, assim como nas outras, é de mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos.
Além disso, o professor tem o papel de ampliar dúvidas e instiga-los. Para isso, é preciso propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem, buscando solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa.
Primeiramente, professor, é preciso esclarecer junto aos alunos: o que é turismo? Dessa forma, eles terão um conceito formado, o que ajudará na realização das atividades seguintes.
Isso poderá acontecer por meio de uma busca em sítios da internet e/ou dicionários.
Nesse caso, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, agende alguns horários no laboratório de informática.
O que é turismo?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=turismo
http://www.dicionarioweb.com.br/turismo.html
Acesso em 18/04/2012
Adote juntamente com seus alunos uma definição do que é turismo, a partir de um texto síntese, elaborado por eles e escrito por você, na lousa.
Conforme exemplo abaixo:
ATIVIDADE QUE AS PESSOAS REALIZAM DURANTE VIAGENS OU PASSSEIOS. IR A LUGARES DISTINTOS DOS QUE MORAM, POR UM PERÍODO DE TEMPO INFERIOR A UM ANO CONSECUTIVO, COM FINS DE LAZER.
|
Logo após, para buscarem respostas relativas a essa pergunta, se a sua turma é da cidade de Salvador, solicite como tarefa de casa, que tragam fotos de locais visitados por eles na cidade.
Mas se não são de Salvador, as opções são: solicitar fotos de locais turísticos de sua cidade ou buscar na internet fotos de pontos turísticos de Salvador.
Posteriormente, socialize essas imagens e monte um painel na sala:
CONHECENDO OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE SALVADOR:
|
No caso das fotos desse painel demonstrativo, a fonte é o sítio Google Imagens, onde foi digitado: viagem + Salvador. http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Acesso em 18/04/2012
Depois, questione os alunos:
- Como as pessoas que olharem nosso painel saberão que lugar é aquele?
- O que acham de criarmos uma legenda para essas fotos?
Para motivá-los a escreverem a legenda, realize a seguinte atividade:
1) Mostre o exemplo de uma foto sem legenda, de um lugar que você acredita que não conheçam.
Exemplo:
- Que foto é essa?
- Onde fica esse lugar?
- Esse lugar é no Brasil?
- Essa é uma paisagem de Salvador?
2) Deixe que visualizem a legenda e percebam como ela facilitou na compreensão da foto.
|
As quatro colossais estátuas de Ramsés II na entrada do templo de Abu Simbel, símbolos da civilização do Antigo Egito, na África. |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica Acesso em 18/04/2012
Agora, questione-os novamente:
- Que foto é essa? As quatro colossais estátuas de Ramsés II na entrada do templo de Abu Simbel.
- Onde fica esse lugar? Na África, no país Egito.
- Esse lugar é no Brasil? Não.
- Essa é uma paisagem de Salvador? Não.
Para a criação da legenda, proponha a seguinte atividade:
CRIANDO UMA LEGENDA QUEM ESTAVA NA FOTO: _________________________________________ LOCAL: __________________________ CIDADE:__________________________ PAÍS: ___________________________ DATA:______/_______/_________ AGORA, COM A AJUDA DOS DADOS ACIMA, MONTE SUA LEGENDA: ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
|
Depois, retome o mural de fotos e questione os alunos:
- Será que colocamos em nosso mural todos os pontos turísticos ou será que a cidade de Salvador possui outros lugares?
Sugira então, uma nova busca pela internet e/ou guias turísticos, para que possam ampliar seus conhecimentos.
Veja algumas sugestões de sítios:
http://www.mercadomodelobahia.com.br/
http://www.museunauticodabahia.org.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_do_Abaet%C3%A9
http://patrimoniodesalvador.wordpress.com/category/fortes-de-salvador/
http://patrimoniodesalvador.wordpress.com/category/monumentos-de-salvador/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nosso_Senhor_do_Bonfim
http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=1
Acesso em 18/04/2012
Logo após, imprima algumas imagens, para que possam montar um mapa semelhante a esses:
Fonte das imagens: http://mapasblog.blogspot.com.br/2011/03/mapas-de-salvador-ba.html Acesso em 18/04/2012
Como base, você poderá utilizar o seguinte mapa:
Acesso em 18/04/2012
Professor, caso vocês morem na cidade de Salvador, uma sequência de atividades poderá enriquecer mais ainda esse projeto. Veja:
1) Agora que já conhecem mais sobre a cidade, escolha, por meio de votação, um lugar para irem.
2) Crie um bilhete solicitando a autorização dos pais;
3) Crie um roteiro de observação;
4) Se sua escola participa do programa UCA, solicite que levem seus classmates e utilizem a Webcam, localizada na área de trabalho para fotografarem o trabalho de campo, mas se não participa, registre esse momento com máquina fotográfica.
Modelos de atividades para esse momento:
a) Locais que podemos ir, para a realização do nosso trabalho de campo:
Criar lista dos locais
PELOURINHO |
MERCADO MODELO |
LAGOA DO ABAETÉ |
IGREJA DO SENHOR DO BONFIM |
FORTE SANTA MARIA |
PRAIA DO FORTE |
b) Votação:
PELOURINHO I I I |
MERCADO MODELO I I I I I I I I I |
LAGOA DO ABAETÉ I I I I I I |
IGREJA DO SENHOR DO BONFIM |
FORTE SANTA MARIA I I I |
PRAIA DO FORTE I I I I I |
c) Gráfico:
Fonte: acervo da autora
d) Modelo autorização:
Papai e mamãe, No dia 15/04/2012, vamos à Lagoa do Abaeté, conhecer esse local turístico. Para isso, precisamos de sua autorização e de R$ 3,00, para pagar o ônibus. Além disso, precisamos levar um lanche leve e água (individual). Lembre-se: nesse dia todos devemos estar de uniforme. Horário de saída: 14h30min Previsão de chegada: 17h00min Obrigado(a) Assine: __________________________
|
e) Desenho do local visitado:
FAÇA UM DESENHO DO LOCAL QUE VISITAMOS:
|
Questionamento 2: Só Salvador é cidade turística no Nordeste?
Para respondermos essa pergunta, dividiremos as atividades em dois momentos. No primeiro, veremos outras cidades históricas do Estado da Bahia e no segundo, outras cidades do Nordeste.
Para o primeiro momento, solicite que os alunos entrevistem seus pais ou outros familiares, questionando:
Entrevista: Nome: Idade: Você já visitou outra cidade turística da Bahia?
Qual ou quais são essas cidades?
Além dessa(s) cidade(s), você saberia dizer o nome de outras cidades turísticas desse Estado?
|
Depois, solicite uma pesquisa na internet, para descobrirem mais sobre o assunto. Veja alguns sítios:
http://www.guiademidia.com.br/cidades/bahia.htm
http://www.visiteabahia.com.br/visite/comochegar/index.php
http://www.guiadoturista.net/bahia/
Acesso em 18/04/2012
Trabalhando com texto publicitário: propaganda
Professor, este gênero textual é importante, pois faz parte do cotidiano dos alunos e representa um recurso para trabalharmos com o letramento. Para isso, explore as características e função deste tipo de texto.
Leve para sala revistas e jornais usados e mostre o tipo de linguagem utilizada e os recursos visuais que se utilizam em uma propaganda.
Após, divida os alunos em grupo e solicite que cada um deles, escolha uma cidade da Bahia para fazer uma propaganda, convidando os turistas para visitarem a cidade.
http://www.youtube.com/watch?v=2b_Am4t0fWo Acesso em 18/04/2012
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, agende alguns horários no laboratório de informática para acessarem o sítio.
Professor, apenas observe se as cidades não se repetem, pois essa atividade tem por principal objetivo mostrar a diversidade desse Estado.
Para esse momento, a sugestão é a seguinte atividade:
TRABALHO EM GRUPO:
VOCÊS DEVERÃO CRIAR UMA PROPAGANDA PARA CONVIDAR TURISTAS PARA VISITAREM UMA CIDADE. SUA PROPAGANDA DEVE CONTER OS SEGUINTES DADOS:
- CIDADE: - QUAIS OS ATRATIVOS TURÍSTICOS DO LOCAL?
PARA ISSO, UTILIZE RECURSOS VARIADOS COM: PESQUISAS, VÍDEOS, FOTOS, IMAGENS DE REVISTAS, JORNAIS, DENTRE OUTROS.
|
Finalize esse momento com a apresentação da propaganda de cada aluno.
Depois, inicie o segundo momento questionando:
- Será que só o Estado da Bahia é local turístico da região Nordeste?
- Quais outros Estados compõem a região Nordeste?
- Quais as principais cidades turísticas de cada Estado?
Para isso, mostre aos alunos um mapa da região Nordeste e solicite uma busca na internet, para que possam listar as principais cidades turísticas de cada Estado.
Fonte: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste/ Acesso em 18/04/2012
Isso poderá ocorrer por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, ou utilizando o laboratório de informática para acessarem os sítios:
http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste/
http://www.guiademidia.com.br/cidades/turisticas.htm
http://www.suapesquisa.com/turismo/pontos_turisticos_nordeste.htm
http://www.guiadasemana.com.br/search?contentType=TOURIST&render=region&destination=DESTINATION:631
Acesso em 18/04/2012
Exemplo de lista:
Obs: todos os itens dessa lista são links, onde mais detalhes sobre a cidade poderão ser encontrados.
MARANHÃO:
|
PIAUÍ
|
CEARÁ |
SERGIPE
|
ALAGOAS
|
PERNAMBUCO
|
PARAÍBA |
RIO GRANDE DO NORTE Fonte utilizada para construção da tabela: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste/ Acesso em 18/04/2012. |
Professor, como a região Nordeste é muito grande e conhecida por ser rica em paisagens e locais turísticos, ficaria muito extenso, difícil e confuso conhecer todos esses lugares. Por isso, a sugestão é dividir os alunos em grupo e deixar que escolham a cidade que querem descobrir mais sobre ela, um grupo por Estado.
Entregue um fragmento da lista para cada grupo, para facilitar na escolha.
Depois, possibilite momentos aos alunos para que, com auxílio da internet, possam localizar informações sobre esses locais.
Solicite que montem um cartaz com as principais fotos e informações, para exporem para os amigos.
Questionamento 3: Quais as vantagens do turismo para a região?
Para essa etapa, a sugestão é, primeiramente, mostrar um pouco do cenário em que o turismo está inserido. Isso poderá acontecer, a partir do texto abaixo:
ATUALMENTE A INDÚSTRIA DO TURISMO ESTÁ OSCILANDO ENTRE O 2° E O 3° SETOR DE MAIOR MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA EM ESCALA MUNDIAL. O TURISMO EMPREGA 250 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O PLANETA, E É O MAIOR GERADOR DE RECEITAS DE IMPOSTOS, EQUIVALENDO ATUALMENTE A US$ 802 BILHÕES DE DÓLARES. É A MAIOR INDÚSTRIA DO MUNDO EM TERMOS DE PRODUÇÃO BRUTA, QUE PASSA DOS US$ 3,4 TRILHÕES DE DÓLARES SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Fragmento do texto disponível em: http://www.agitocampinas.com.br/materias/o-que-e-turismo/1498 Acesso em 18/04/2012. |
E para entender mais sobre os benefícios do turismo no Nordeste, principalmente em relação à renda gerada por esse setor, alguns sítios serão remendados:
http://www.abrasil.gov.br/nivel3/index.asp?id=194&cod=PBRAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_na_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil
http://www.revistaturismo.com.br/artigos/fatorcrescimento.html
http://www.revistaecotour.com.br/novo/home/default.asp?tipo=noticia&id=1400
Acesso em 18/04/2012
Outro fator importante em relação ao turismo de uma região é a difusão de sua cultura, difundida, sobretudo, por meio do artesanato. Por isso, faz-se necessário uma busca pelo artesanato da região Nordeste. Veja alguns sítios:
http://www.mercadomodelobahia.com.br/
http://www.sebrae.com.br/setor/artesanato/sobre-artesanato/artesanato-no-brasil/regiao-nordeste
http://viagem.uol.com.br/album/artesanato_maceio_album.jhtm
Acesso em 18/04/2012
Finalize essa etapa, solicitando que os alunos produzam algo do artesanato local.
Para isso, se você possuir alunos que os pais sejam dessa área, vocês poderão convidá-los para ensinar para os alunos o como fazer ou então solicite a ajuda do professor de Artes de sua escola, este é um importante momento para integrar o conteúdo de Artes ao projeto.
Se não, a sugestão é a pintura em azulejos, muito comum na região Nordeste. Veja um texto instrucional, que poderá ser trabalhado com os alunos:
PINTURA EM AZULEJO
MATERIAL TINTA A ÓLEO ÁLCOOL DETERGENTE ESPUMA MACIA VERNIZ GERAL SOLVENTE PINCEL MODELADOR PASSO A PASSO 1- LIMPAR O AZULEJO COM ÁLCOOL; 2- COMEÇAR A PINTAR O AZULEJO, USANDO O PINCEL; 3- CASO A TINTA ESTEJA DURA OU SECA, UTILIZE O SOLVENTE; 4- APÓS TOTAL SECAGEM, LIMPAR O PÓ DO AZULEJO E ENVERNIZAR COM O VERNIZ GERAL. Texto adaptado de: http://www.dicasdeartesanato.com.br/ntc/default.asp?Cod=328 Acesso em 18/04/2012. |
Questionamento 4: O que o turismo traz de ruim?
Como nem tudo traz apenas benefícios, o mesmo acontece com o turismo. Mas quais são os malefícios que o turismo pode trazer para uma cidade ou região?
Para a busca dessa resposta, a sugestão é que os alunos entrevistem alguém que trabalhe diretamente com o turismo.
Mas, se não conhecerem ninguém, podem buscar na internet, esses dados.
Nesse caso, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de informática para acessarem sítios como:
http://www.revistaturismo.com.br/artigos/guaramiranga.html
http://leas.in/Benef%C3%ADcios+e+Malef%C3%ADcios+do+turismo-1401102.html
http://www.aprh.pt/rgci/pdf/RGCI-134_vasconcelos.pdf Acesso em 18/04/2012
Depois, solicite que listem os malefícios causados pelo turismo. Conforme exemplo:
AUMENTO DESCONTROLADO DO NÚMERO DE TURISTAS AGRESSÕES NATURAIS E CULTURAIS AUMENTO NO CUSTO DE VIDA |
Logo após, questione-os?
- Após as pesquisas, vocês acreditam que o turismo traga mais benefícios ou malefícios para uma região?
- Você acredita que o turismo deve ser incentivado ou não?
Crie um texto síntese com as conclusões dos alunos.
Questionamento 5: O que podemos fazer para preservar os pontos turísticos?
Essa etapa da pesquisa será muito importante para que os alunos se conscientizem em relação à preservação ambiental e tenham uma postura crítica sobre o tema.
Para isso, as palavras chaves para realizar uma boa busca na internet são: turismo sustentável ou ecoturismo.
Veja algumas sugestões de sítios:
http://www.ecobrasil.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=11&sid=5
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=869106
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo
Acesso em 18/04/2012
Posteriormente, distribua cópias do texto abaixo:
O ECOTURISMO, SEGUNDO A EMBRATUR, É UM "SEGMENTO DE ATIVIDADE TURÍSTICA QUE UTILIZA, DE FORMA SUSTENTÁVEL, O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL, INCENTIVA SUA CONSERVAÇÃO E BUSCA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTALISTA ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DO AMBIENTE, PROMOVENDO O BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES ENVOLVIDAS”. O ECOTURISMO É O SEGMENTO TURÍSTICO QUE PROPORCIONALMENTE MAIS CRESCE NO MUNDO, ENQUANTO O TURISMO CONVENCIONAL CRESCE 7,5% AO ANO, O ECOTURISMO ESTÁ CRESCENDO ENTRE 15 A 25% POR ANO. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO (OMT) ESTIMA QUE 10% DOS TURISTAS EM TODO O MUNDO TENHAM COMO DEMANDA O TURISMO ECOLÓGICO. O FATURAMENTO ANUAL DO ECOTURISMO, A NÍVEL MUNDIAL, É ESTIMADO EM US$ 260 BILHÕES, DO QUAL O BRASIL SE APROPRIARIA COM CERCA DE US$ 70 MILHÕES. EMBORA O TRÂNSITO DE PESSOAS E VEÍCULOS POSSA SER AGRESSIVO AO ESTADO NATURAL DESSES ECOSSISTEMAS, OS DEFENSORES DE SUA PRÁTICA ARGUMENTAM QUE, COMPLEMENTARMENTE, O ECOTURISMO CONTRIBUI PARA A PRESERVAÇÃO DOS MESMOS, É UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERMITE A INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DAS COMUNIDADES LOCAIS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Fragmento do texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo Acesso em 18/04/2012. |
Depois, solicite que os alunos respondam:
- Qual o segmento turístico que mais cresce?
- O que o ecoturismo incentiva?
- O que o ecoturismo traz de contribuição?
Após esse momento, leia com os alunos o texto _ “Os 10 mandamentos do ecoturista”:
OS DEZ MANDAMENTOS DO ECOTURISTA
Acesso em 18/04/2012. |
Agora que os alunos já conhecem as duas formas de turismo, a sugestão é a confecção do seguinte quadro:
Atitudes do turista ecologicamente correto |
Atitudes do turista que não se preocupa com a natureza |
|
|
|
|
|
|
|
|
Por fim, solicite que escrevam:
QUAL DOS DOIS TIPOS DE TURISTA VOCÊ GOSTARIA DE SER? POR QUÊ? ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
|
Por fim, solicite que criem um desenho, em forma de propaganda ou símbolos, para incentivar os turistas a preservarem o meio ambiente.
Para isso, mostre aos alunos algumas placas em que o desenho transmite uma mensagem, como por exemplo:
Fonte: http://pedaleiro.com.br/2011/05/16/esta-vaga-nao-e-sua/
Fonte: http://www.artenosite.com.br/pareidefumar/pagcartazes.htm
Acesso em 18/04/2012.
Com o encerramento das pesquisas, é hora de descobrir o que mudou, o que aprendemos com o projeto. Para isso, é preciso que os alunos retomem: seus objetivos, suas perguntas e hipóteses iniciais.
Eles poderão responder novamente seus questionamentos, comparando com o anterior (hipótese). São eles que verificarão se estava correto e/ou se foi possível ampliar os conhecimentos.
Veja um exemplo de atividade para esse momento:
PROBLEMA |
QUAIS OS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE SALVADOR? |
HIPÓTESE |
EU VOU COM A MINHA MÃE NA LAGOA DO ABAETÉ |
CONCLUSÃO |
SALVADOR É UMA CIDADE COM DIVERSOS PONTOS TURÍSTICO COMO PRAIAS, FORTES E OUTROS. COMO EXEMPLO DE LUGARES TURÍSTICOS ELA TEM: PELOURINHO, MERCADO MODELO, LAGOA DO ABAETÉ, IGREJA DO SENHOR DO BONFIM, FORTE SANTA MARIA, PRAIA DO FORTE. |
Estamos no final do projeto e as pesquisas já foram concluídas. Essa etapa é um momento para os alunos mostrarem à comunidade e aos familiares o trabalho realizado, suas descobertas e o material confeccionado.
Ela também é muito importante, para que os alunos percebam que os conhecimentos que adquirimos, devem ser socializados, para que tenha valor para a sociedade.
Existem muitas formas de se fazer isso, mas a sugestão para o momento é a montagem de um cenário, é a exposição das fotos, cartazes e todo o material produzido, o que inclui o portfólio.
Vocês poderãocriar um cenário com argila, com a ajuda do professor de Artes, em que os alunos representem alguns dos diversos pontos turísticos estudados. Depois, de secos, solicite que pintem.
Professor, para que você não fique sobrecarregado e também envolva os alunos, organize-os em equipes de trabalho e delegue funções para cada grupo. Convidem as famílias e as outras turmas para visitarem a exposição. Os alunos deverão apresentar todo trabalho. Com certeza terão um excelente evento!
Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:
Para isso, solicite que escrevam no portfólio as respostas, mas se seus alunos ainda não escrevem com autonomia, poderão desenhar e você será o escriba.
Nome | Tipo |
---|---|
Salvador (BA) [Breve História das Capitais Brasileiras] | Vídeo |
Vídeos sobre turismo no Nordeste:
Durante todo o trabalho, processualmente, procure perceber se os alunos estão motivados, se compreenderam o que foi solicitado e se há ou não necessidade de ajustes no planejamento. Esses são princípios fundamentais e devem permear todas as etapas do projeto. Verifique ainda se compreenderam como se realiza uma pesquisa, suas etapas, utilização de diferentes fontes, as diferentes estratégias de pesquisa e se agora conhecem mais sobre o turismo no Nordeste. Por fim, é preciso observar se as estratégias utilizadas contribuíram no processo de alfabetização de seus alunos, se desenvolveram habilidades de leitura e produção de textos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!