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O sapo não lava o pé... não lava porque... o clima mudou! Investigando os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade.

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
Ariane de Souza Siqueira
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar fatores naturais e antrópicos que contribuem para alterações no clima do planeta.
  • Identificar os impactos decorrentes das mudanças climáticas sobre a biodiversidade.
  • Investigar o papel dos anfíbios como bioindicadores das mudanças climáticas.
  • Elaborar relatórios de pesquisa científica.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Vertebrados: ecologia e fisiologia.
  • Cadeia alimentar.
  • Leitura, confecção e interpretação de tabelas e gráficos.
  • Noções básicas de informática: confecção de planilhas.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

A pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia  consagradas pela ciência. Em outras palavras, a pesquisa busca a solução de problemas através do emprego de processos científicos.

A proposta desta aula é utilizar a metodologia científica para investigação das causas e consequências das mudanças climáticas no planeta. Para isso, serão desenvolvidas atividades ao longo do processo que subsidiarão os alunos na elaboração de um relatório de pesquisa.

Para mais informações sobre a pesquisa científica e seu método de investigação acesse o endereço eletrônico http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf (Acesso em 22/05/2012).

Metodologia cientifica

 

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-o7wLdeHd4uM/T7vnh83yzJI/AAAAAAAAAIE/Ctv747oQn58/s1600/Metodologia+cientifica.jpg. Acesso em 22/05/2012.

Atividade 1- Mudanças climáticas: você sabe o quanto elas afetam a nossa vida? – leitura/debate

Para iniciar a atividade, propomos ao professor que estabeleça um diálogo com a turma no intuito de problematizar o tema da aula. Para isso, o professor deverá levantar a seguinte questão: “como uma mudança no clima pode afetar a vida no planeta?

Pensando

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-8Pp1QdRw2JQ/Tm_rcE-QGtI/AAAAAAAAAAQ/bydUPvfy094/s1600/interroga%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg. Acesso em 09/05/2012.

Em seguida, o professor deverá organizar a turma em quatro grupos, sendo que cada grupo receberá uma reportagem diferente sobre os efeitos das mudanças climáticas no planeta. Cabe ao professor providenciar as cópias necessárias das reportagens e disponibilizá-las aos alunos. Os endereços eletrônicos onde as reportagens estão disponíveis encontram-se listados abaixo.

REPORTAGENS – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

http://www.band.com.br/noticias/ciencia/noticia/?id=100000499820

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54179&op=all

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2448513&seccao=Europa

http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=28391

Depois de organizados os grupos e distribuídas as reportagens, os alunos deverão realizar uma leitura investigativa do texto. Para isso, o professor deverá apresentar aos grupos o seguinte roteiro de pesquisa:

a) A sua reportagem trata de mudanças no clima ocorridas em qual região do planeta?

b) Quais as principais mudanças observadas no clima dessa região?

c) De acordo com a reportagem, quais fatores estão envolvidos nessa mudança climática?

d) Como as mudanças no clima têm alterado a rotina de vida dessas pessoas?

e) Quais as perspectivas para o clima dessa região?

Dica: para distribuir as reportagens, o professor poderá realizar um sorteio com a turma ou fazê-lo de forma aleatória.

Finalizada a leitura investigativa, o professor deverá mediar um momento de debate onde as principais questões trazidas pelas reportagens serão discutidas pela turma. A dinâmica do debate poderá ocorrer da seguinte forma:

1º) A ordem de apresentação dos grupos é definida;

2º) Os integrantes do grupo fazem uma exposição oral das informações contidas no texto, procurando responder às questões propostas no roteiro de pesquisa.

3º) Os alunos ouvintes formulam questões para o grupo expositor;

4º) Os alunos ouvintes registram em seu material os principais pontos discutidos durante e após a exposição do grupo.

Todos os registros produzidos pelos alunos deverão ser arquivados para sua utilização no momento de elaboração do relatório de pesquisa (Atividade 5).

Atividade 2- Mudanças climáticas: fatores naturais x fatores antrópicos – pesquisa e tabulação de dados

Nesta atividade, propomos a realização de uma pesquisa para investigar os fatores que têm contribuído para a alteração do clima do planeta. Antes da pesquisa, o professor deverá estabelecer um diálogo com a turma resgatando a discussão estabelecida na atividade anterior e levantando a seguinte questão: “as mudanças no clima são causadas unicamente pelas as ações do ser humano?” O professor deverá permitir que os alunos se expressem, se posicionem e troquem informações acerca da questão levantada.

Mudanças climaticas

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-R5nuzrZ2c8s/T23X5Fb7sjI/AAAAAAAACyU/b7601knq-ow/s1600/4.gif. Acesso em 09/05/2012.

Finalizada esta etapa, os alunos deverão ser organizados em duplas para realizarem pesquisas na internet. Para isso, serão necessários computadores, tabletes ou notebooks que possuam conexão com a rede. Caso não haja disponibilidade de um computador por dupla/aluno, consideramos quatro, o número máximo de alunos por computador. Antes de iniciar a pesquisa, o professor deverá fornecer alguns endereços eletrônicos para que os alunos realizem suas buscas. As fontes para pesquisa deverão ser fornecidas pelo professor aos alunos, por escrito, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. 

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA PESQUISA

http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/652?page=0,0 . Acesso em 30/04/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mudan%C3%A7a_do_clima . Acesso em 01/05/2012.

http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2005/10/07/460472/mudanas-climaticas-e-aquecimento-global.html. Acesso em 02/05/2012.

http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima06.htm. Acesso em 02/05/2012.

Durante a pesquisa, os alunos deverão fazer um levantamento dos fatores relacionados às alterações do clima do planeta, categorizando-os em: fatores naturais, quando resultarem de fenômenos observados na natureza, como erupções vulcânicas, radiação solar, correntes oceânicas e circulação atmosférica; e fatores antrópicos, quando resultarem da ação humana, como desmatamento, queimadas e emissão de gases poluentes. Os dados levantados deverão ser registrados em uma planilha conforme modelo apresentado pelo professor. A planilha pode ser criada pelos próprios alunos utilizando um aplicativo do Microsoft Office (Excel) ou BrOffice (Calc), e deverá apresentar o seguinte modelo:

Planilha mudanças climaticas

Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/-GdkyKFbKKtY/T6HIaF3hazI/AAAAAAAAAEU/hqwsdzArY6o/s1600/Planilha_mudan%C3%A7a+climatica.jpg. Acesso em 02/05/2012.

Após a construção da planilha e o registro dos dados, o arquivo gerado deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd, pendrive) para que possa ser utilizado nas Atividade 3 e 5.

Atividade 3- Mudanças climáticas: fatores naturais x fatores antrópicos – apresentação e discussão dos dados da pesquisa

Para a realização dessa atividade é necessário que a sala/laboratório esteja equipada com um aparelho de projeção de imagens (data show).  Depois de tabulados os dados, o momento é de socialização. As duplas apresentarão os resultados de sua pesquisa para a turma projetando a planilha construída e fazendo uma exposição dos dados coletados.

apresentação planilha

Fonte da Imagem: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/carreira-dinheiro/interna-slideshow/mulher-apresentando-trabalho-11904.jpg. Acesso em 02/05/2012.

Observação: As duplas realizarão as pesquisas nos mesmos endereços eletrônicos, nesse sentido, muitos dados apresentados serão comuns a várias duplas. O objetivo dessa atividade é identificar os diferentes olhares que os alunos apresentam sobre uma mesma situação. Neste ponto da atividade, o professor desempenhará um importante papel, fazendo a mediação entre as informações trazidas e apresentadas por cada dupla e as possíveis dúvidas e interlocuções dos demais alunos.

Antes de iniciar a exposição dos trabalhos, o professor deverá orientar os alunos a acompanharem a apresentação dos colegas fazendo um registro em seu material das informações trazidas pela dupla que são comuns àquelas que levantaram e o que é diferente.  Ao final das exposições, todas as duplas deverão apresentar em suas planilhas todos os fatores (naturais e antrópicos) investigados pela turma. O professor deverá solicitar aos alunos que elaborem um texto registrando a conclusão da atividade. Caso o registro seja produzido no editor de texto do computador, o arquivo deverá ser enviado ao professor por e-mail.

Atividade 4 – Mudanças climáticas: impactos sobre a Biodiversidade – pesquisa

Após a investigação dos fatores naturais e antrópicos relacionados às mudanças climáticas em nosso planeta, propomos nesta atividade uma pesquisa científica dos impactos dessa mudança sobre a biodiversidade. Para a realização desta etapa da aula serão necessários computadores, notebooks ou tabletes que possuam acesso à internet.

O professor deverá solicitará aos alunos que acessem os textos disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt-br/paginas/novidades/detalhe/default.aspx?idNovidade=241 (Acesso em 01/05/2012) e http://pt.wikipedia.org/wiki/Decl%C3%ADnio_das_popula%C3%A7%C3%B5es_de_anf%C3%ADbios (Acesso em 01/05/2012) e façam uma leitura investigativa. Para proceder a esta etapa o professor deverá fornecer aos alunos um roteiro para a pesquisa.

ROTEIRO DE ESTUDO

a) Quais os fatores relacionados ao declínio da população de anfíbios no planeta?

b) De acordo com as projeções climáticas, qual região do Brasil apresentará o clima mais adequado para a ocorrência de anfíbios? Qual o impacto disso?

c) Quais características apresentadas pelos anfíbios tornam esse grupo de vertebrados tão vulneráveis às mudanças no ambiente?

d) Quais estratégias apontadas pelo texto deverão ser adotadas para a conservação das espécies de anfíbios?

e) Como a extinção de espécies de anfíbios poderá afetar o equilíbrio das cadeias ecológicas?Para a realização desta etapa da aula serão necessários computadores, notebooks ou tabletes que possuam acesso à internet.

termometro

Fonte da Imagem: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/07_09_05_temperatura_Brasil_sobe.jpg. Acesso em 02/05/2012.

Sapo

Fonte da Imagem:  http://www.movimentocyan.com.br/media/106046/78464225.jpg. Acesso em 02/05/2012.

Finalizada a investigação, o professor deverá mediar um momento de debate e discussão das questões apresentadas no roteiro. Os registros produzidos pelos alunos deverão ser arquivados para que possam ser utilizados na elaboração do relatório de pesquisa.

Atividade 5 – Mudanças climáticas e biodiversidade – elaboração de relatório e publicação dos dados

A proposta desta atividade é que os alunos possam organizar em um relatório todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. O termo relatório é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado. Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório de pesquisa é dado pelos fatos observados durante a realização da pesquisa e os resultados por ela alcançados.Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

relatorio

Fonte da Imagem:  http://herberthamaral.com/wp-content/uploads/2011/05/kowalski.gif. Acesso em 06/05/2012.

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, o(s) nome(s) do(s) aluno(s), o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros que produziram para elaborem o texto da introdução. 

3º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos, leitura de textos, pesquisas na internet, tabulação de dados, construção de planilhas, levantamento de hipóteses, confronto de hipóteses, resolução de roteiros de estudo/pesquisa, debates.

4º) Resultados e Discussão: deverão aparecer neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos, bem como a planilha construída e reformulada pelos alunos nas Atividades 2 e 3.

5º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os textos que eles mesmos produziram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões. A ciência se faz na medida em que outros pesquisadores se propõem a corrigir e a expandir o trabalho dos colegas, é fundamental, pois, que criemos essa oportunidade.

6º) Referências Bibliográficas: neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 (Acesso em 06/05/2012).

Após a confecção dos relatórios, os mesmos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviado ao professor para avaliação. Os relatórios deverão ser postados pelo professor no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, o professor deverá criar o blog.  Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 06/05/2012) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postados os relatórios, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe da pesquisa deixando seus comentários e opiniões no blog. Para divulgar oblog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sugestões de links para professores:


Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades assim como o relatório elaborado deverão ser utilizados pelo professor para avaliação. 

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