01/06/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.
Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estratégias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.
É importante lembrar que não há um método ou uma fórmula pronta para desenvolver projetos de iniciação científica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho é necessário estabelecer uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.
Alguns trabalhos contribuem com esta concepção de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que “a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).
Partindo deste pressuposto, optamos por uma organização do trabalho que propõe algumas etapas, que envolvem "uma variedade de ações de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo". (Hernández, 2000, p. 184), são elas:
Professor, para organizar, acompanhar e avaliar as aprendizagens dos alunos ao longo do projeto podemos utilizar o “Dossiê do projeto”, ele pode ser montado em uma pasta catálogo, ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante é a construção do “portfólio”, pelos alunos, pois eles vão acompanhando e avaliando o seu próprio crescimento.
Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre “pesquisa”, pois a ideia de iniciação científica é mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos prévios que eles têm sobre o assunto, quais são as hipóteses deles. Organize-os na rodinha e questione-os:
_ Quem sabe o que é pesquisa?
_Será que somente os cientistas que ficam em laboratórios são pesquisadores?
_Como os cientistas fazem para descobrir alguma coisa?
_Como podemos pesquisar sobre o queremos saber?
_ Quem já viu algum filme ou desenho animado sobre “pesquisa”. Como era este filme?
Depois de ouvi-los, diga-lhes que nós seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes. Mas, para isso temos que organizar nosso trabalho em algumas etapas.
Professor, se quiser pode apresentar as etapas, mas sem detalhar, pois eles vão compreender a medida que a pesquisa for acontecendo.
Registre este momento, você poderá pedir que escrevam o que compreenderam e depois solicite que procurem no dicionário o significado de “pesquisa” para que possam confrontar com a hipótese que levantaram. Veja uma sugestão:
EU PENSO QUE PESQUISAR É ...... _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ DESCOBRI QUE PESQUISAR É...... ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ |
---|
Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html ACESSO EM 01/05/2012
Professor, o tema pode ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como a visita de um cãozinho, veja um exemplo: CONTEXTUALIZANDO A LEITURA E A ESCRITA: TRANSFORMANDO A VISITA DE UM CÃOZINHO EM FONTE DE APRENDIZAGEM, postada no Portal do Professor, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27075.
Mas, o projeto também pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do currículo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas e na escolha do tema é fundamental.
Se surgirem diversos temas, você poderá utilizar o sistema de votação para proceder a escolha, para isso, poderá utilizar atividades interdisciplinares que surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição, contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos, proporciona autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:
Ética: debates, diálogos, valores, respeito;
Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, relatórios);
Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;
Portanto, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Como o tema “Brinquedos e brincadeiras é muito amplo”, vamos utilizar um recurso para direcionar o interesse dos alunos para que possamos delimitá-lo, para “Brinquedos e brincadeiras da região Sul”, mas para que aponte para esta delimitação verifique se seus alunos conhecem as regiões do país, ou como o Brasil se divide.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o recurso do Portal que traz um joguinho interessante com os estados e regiões do Brasil
Depois de explorar com os alunos as regiões brasileiras ressalte a região Sul, posteriormente organize-os em uma rodinha e questione-os:
Professor se a sua escola está na região Sul este questionamento deve ser adaptado, como exemplo:
Para que fiquem curiosos você poderá utilizar diferentes recursos:
Neste caso nós utilizamos uma música, pois a sua linguagem poética e lúdica é um grande atrativo para as crianças. Além disso, este gênero textual é muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produção de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o vídeo a seguir:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WS2DlLLm8wQ vídeo com a música Brincadeira de criança. Acesso em 30/04/2012.
-Quais são as brincadeiras citadas na música? Anote na lousa o que os alunos disserem.
-Vocês conhecem essas brincadeiras? Quais vocês não conhecem? Como vocês imaginam que são essas brincadeiras?
Brincadeiras de Criança (Flávio Almeida Patrocínio) |
|
"Tem sempre uma criança brincando dentro da gente. Sua lembrança aliança entre passado e presente. Par ou ímpar, estátua, totó, pipa, aviãozinho de papel. Corrida de saco, dominó, amarelinha e passa-anel. Adivinhas, jogo de botão, cabra-cega e queimada. Palitinhos, dama, pião, morto vivo e charada. Quem um dia não brincou não sabe o que perdeu. Pela infância da vida passou, só passou mas não viveu. Danças, cantigas, patinete, boca de forno, bilboquê. Caça palavras, detetive e bete, barra-manteiga, bambolê. Peteleco, mímica, carrinho e chicotinho-queimado. Bolinha de gude, corda, trenzinho, rolimã e marcha-soldado. Quem um dia não brincou não sabe o que perdeu. Pela infância da vida passou, só passou mas não viveu. Quebra-cabeça, parlendas, peteca, |
pelada de rua, escolinha. Trava-língua, memória, boneca, ioiô, salva-latinha. Caça-tesouro, forca, casinha, gol a gol, fincas no rio. Caiu no poço, cozinhadinha e telefone sem fio. Quem um dia não brincou não sabe o que perdeu. Pela infância da vida passou, só passou mas não viveu. Faz-de-conta, polícia e ladrão, perna de pau, rei e rainha. Médico, visita, assombração, prenda e ciranda-cirandinha. Estilingue, dado, sô lobo, pique de pegar e de esconder, vaca-amarela, enganou o bobo... Por que é que eu fui crescer? Por que é que eu fui crescer? Por que é que eu fui crescer? Por que é que eu fui crescer? Viva seu lado criança, a pura felicidade, encha a vida de esperança e o coração de saudade. Tem sempre uma criança brincando dentro da gente, brincando dentro da gente..." |
Professor, algumas atividades podem ser sugeridas a partir da letra da música, veja a seguir:
Produção de texto
Ouça a música novamente com os alunos, depois solicite que façam uma releitura trocando as brincadeiras citadas por outras do cotidiano deles ou por brinquedos. Se necessário dê exemplos para eles entenderem.
Professor, esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a importância em pesquisarmos sobre os brinquedos e as brincadeiras das crianças do Sul do país. Para envolver os alunos nesta construção, explique-lhes que para que nosso projeto de pesquisa seja importante, temos que saber o motivo que devemos pesquisar sobre ele. Solicite que registrem suas justificativas e depois faça um texto coletivo consolidando suas ideias.
|
Pesquisar sobre brinquedos e brincadeiras na região Sul é importante porque.... __________________________________________________ __________________________________________________ _________________________________________________ |
4ª Etapa: CONSTRUINDO OS OBJETIVOS - Uma aula de 60 minutos.
Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua mediação, os objetivos que pretendem alcançar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situações do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:
_Qual é o objetivo de vocês virem para a escola? Possivelmente eles vão responder:
_Então o que queremos com este projeto? Veja alguns dos objetivos elencados:
Professor, registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossiê ou ao Portfólio do projeto. Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem sua ideia.
Veja uma sugestão:
Escola de Educação Básica da UFU Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul |
|
Objetivos do projeto: o que nós queremos com esta pesquisa ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Ilustre o que você pensou
|
Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensarem sobre suas curiosidades sobre o tema.
Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1º ano que estejam na fase silábica da escrita, utilize esta atividade para que façam a tentativa de escrita e depois faça a reescrita com eles. Outra possibilidade é solicitar a colaboração de um monitor ou estagiário para que faça o registro das questões que eles forem apresentando e depois você faz um consolidado com todas as questões levantadas e quem foi o autor da pergunta. Lembre-se! Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize no “Dossiê do Projeto” ou solicite que os alunos anexem no “Portfólio”
Veja o exemplo de uma problematização dos alunos do 2º ano da Eseba:
Escola de Educação Básica da UFU Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul |
|
Alunos |
Problematização |
1-Henrique Brito |
|
2- Diogo Campos |
|
3- Carol Ribeiro |
|
4- Vitor Hugo Pereira |
|
5-Tiago Silveira |
|
Professor, as hipóteses dos alunos são referenciais importantes, pois além de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema pesquisado.
Uma interessante forma de explicar sobre o que são “hipóteses” é por meio de exemplos. Você pode usar diferentes recursos, trazer algo em uma caixa surpresa ou até mesmo utilizar a borracha ou o lápis que eles utilizam e questione-os:
Vocês sabem do que é feito este lápis?
Possivelmente vão responder que é de madeira e grafite ou de carvão. Diga-lhes que o que eles disseram são as hipóteses que eles têm, mas que para sabermos se realmente ele é feito destes materiais, nós temos que pesquisar, investigar, estudar sobre ele e que ao final da pesquisa nós vamos descobrir se nossa hipótese é verdadeira ou não.
Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hipótese sobre sua problematização (sua pergunta) ou se preferir troque a problematização para que os colegas tentem responder a questão do outro. Veja um exemplo:
Escola de Educação Básica da UFU – Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul |
||
Alunos |
Problematização |
Hipótese |
1-Henrique |
|
Diogo- Eles brincam diferente por que eles são diferentes. |
2- Diogo |
|
Henrique- Os brinquedos de todo mundo do Brasil são iguais por que as crianças são iguais no Brasil. |
3- Carol |
|
Vitor Hugo- Lógico que elas brincam de boneca, né! Menina é menina! |
4- Vitor Hugo |
|
Tiago- Acho que eles fazem um pouco de brinquedo e compram outro pouco. |
5-Tiago |
|
Carol- As brincadeiras que eles mais gostam deve ser de pique-pega igual a gente. |
Professor, a ordem das etapas não é rígida, você pode alterá-la de acordo com o envolvimento dos alunos e as necessidades do projeto. O cronograma pode ser construído depois de iniciado o trabalho, assim você terá um parâmetro sobre o andamento do mesmo.
Outra questão importante que você deve prever é a sua duração, se ele será desenvolvido em um semestre ou ao longo do ano. Assim, vocês poderão determinar se vão utilizar uma aula por semana ou se precisarão de mais, sabendo que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contraturno.
Como o projeto tem caráter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma área do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Veja um exemplo:
QUANDO |
O QUE |
QUEM |
Março |
1ª aula: aprender o que é pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
2ª e 3ª aula: Definição do Tema. |
||
4ª aula: Justificativa. |
||
Abril |
5ª aula: Construção dos objetivos. |
Professor orientador e alunos |
6ª aula: Elaboração da problematização. |
||
7ª aula: Levantamento das hipóteses. |
||
8ª aula: Cronograma das ações. |
||
Maio/junho |
9ª e 10ª aula: Definição das fontes de pesquisa. |
Professor orientador e alunos |
11ª aula: organizando o índice |
||
12ª a 21ª aula: Realização de diferentes estratégias de pesquisa |
||
Julho |
22ª aula: Confrontação das hipóteses e dos dados pesquisados |
Professor orientador e alunos |
23ª aula: Socialização dos resultados/culminância do projeto 24ª aula: Avaliação do projeto. |
Professor, como os alunos estão envolvidos com o projeto, com certeza o assunto já chegou até as famílias. O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as fontes de pesquisa.
Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram. A partir das respostas você pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:
Matemática- tratamento da informação: gráficos, tabelas, situações-problemas envolvendo as operações que está trabalhando.
Para isso, à medida que forem relatando, tabule na lousa o resultado. Veja um exemplo
FONTES DE PESQUISA |
NÚMERO DE PAIS QUE CITARAM |
01-Jornais |
13 |
02-Livros |
15 |
03-Revistas |
09 |
04-Internet |
14 |
05-Entrevista |
07 |
06-Excursão |
03 |
07-Fotos |
07 |
08-Conversando |
01 |
Para elaborar o gráfico, verifique se eles já conhecem. Se necessário leve para sala jornais ou revistas usadas que tenham gráficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gráfico. Outra possibilidade é pedir que acessem na internet um sitio sobre gráficos.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx Acesso em 12/05/2012.
Veja a seguir um exemplo de gráfico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabulação dos dados, na tabela. Você pode utilizar também uma folha quadriculada.
Imagem: Acervo da autora
Situações-problema elaboradas a partir do gráfico:
Estimativa Resolução
|
Estimativa Resolução
|
Estimativa Resolução
|
Professor, após estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as questões e organize-as de acordo com o tema. Você pode utilizar um índice para proceder esta organização. Leve para sala diversos livros ou solicite que observem nos livros didáticos que utilizam no dia a dia, como o índice ou sumário é organizado. Veja um exemplo de como organizamos o índice de nosso projeto:
Escola de Educação Básica da UFU – Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul ÍNDICE
2.1- Como são nossos brinquedos. 2.2- Brinquedos de meninas e de meninos. 2.3- Brinquedos das crianças da região Sul. 2.4- Tipos de brinquedos: comprados e feitos por eles.
|
9.1- BRINCADEIRAS - Entrevista
Professor, questione os alunos:
-Como vamos pesquisar sobre as brincadeiras? Conduza o debate para que apontem para a entrevista. Que tal entrevistarem as crianças das outras salas. Cada aluno da turma entrevistará pelo menos três crianças de outras turmas. Para isso elabore com eles o roteiro da entrevista.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que levem seus laptops e utilizem a Webcam localizada na área de trabalho para filmarem as entrevistas, mas se não fazem parte deste projeto, podem registrar por meio de fotos.
Veja um exemplo:
|
Escola de Educação Básica da UFU Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul Entrevistas com as crianças Objetivo: descobrir sobre as brincadeiras das crianças. Entrevistador (aluno):________________________________________________ Entrevistado (aluno): _________________________________________________ Data:____/____/_____ Turma:_______
________________________________________________________________
_________________________________________________________________ _________________________________________________________________
_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ |
Professor, depois de coletadas estas informações, faça um consolidado. Liste na lousa ou utilize um quadro para organizar as informações:
Brincadeiras preferidas |
Brincadeiras de meninas |
Brincadeiras de meninos |
Brincadeiras das crianças da região Sul |
|
|
|
|
Professor, o resultado desta atividade pode ser trabalhado em diferentes áreas do conhecimento:
Matemática: gráfico, tabelas, operações, situações-problemas, estimativas, números ordinais, dentre outros;
Língua Portuguesa: relatório, produção de texto;
Ética: diálogo, respeito ao próximo, cidadania;
História: resgate das brincadeiras que fazem parte do cotidiano infantil.
9.2- BRINQUEDOS; Exposição de brinquedos.
Para investigarem sobre os brinquedos, os alunos podem optar por realizar uma exposição, para isso é necessário redigirem um comunicado. Veja a seguir:
Escola de Educação Básica da UFU – Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul Vamos realizar uma exposição sobre os brinquedos das crianças, por isso, devemos trazer para escola os três brinquedos que temos e que mais gostamos. Data: ___/___/___ Horário:____ Local:___________ Atenção! Cada criança ficará responsável por cuidar e explicar sobre os seus brinquedos. |
Fonte da imagem: http://www.qdivertido.com.br/verdesenho.php?codigo=220 Acesso em 01/05/2012
Professor, esta atividade possibilita o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, tais como:
Língua Portuguesa: Produção de texto: elaboração do bilhete, elaboração de um convite para as crianças de outras turmas visitarem a exposição, produção de cartazes divulgando o evento;
Matemática: Contagem da quantidade de brinquedos expostos, classificação e seriação;
Ética: diálogo, respeito ao outro;
História: resgate da história do brinquedo que ele trouxe: quando ganhou, sua importância.
Registre este momento utilizando uma máquina digital ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, leve seu laptop e utilize a Webcam localizada na área de trabalho.
9.3- BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DA REGIÃO SUL
9.3.1-Pesquisando na internet
Para responder as questões relativas às crianças da região Sul, os alunos podem optar por uma pesquisa na internet, mas para isso é necessário algumas orientações quanto a utilização de informações de outras fontes. Lembre-os de registrar: o sítio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informação coletada.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.
Veja a seguir alguns recursos do Portal, de autoria da Secretaria de Educação do Paraná. TV Paulo Freire e que podem ser utilizados para pesquisa, pois apresentam as brincadeiras das crianças do Paraná:
Carriolinha e peão [Tempo de brincar] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27899
Neste sítio: Rede de brincadeiras regionais do Brasil, você clica no estado e aparecem as brincadeiras típicas do Estado. http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/zbrinquetrad.htm
Sitio temático: traz uma série de sugestões sobre aulas relativas as brincadeiras de crianças: http://criancaportalprofessor.wordpress.com/
Acesso em 01/05/2012.
Para organizar melhor a pesquisa divida a turma em grupos de trabalho. Distribua a pesquisa para que cada equipe pesquise e registre duas brincadeiras e depois socialize com a turma.
|
Escola de Educação Básica da UFU – Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul Sítio pesquisado:___________________________________________________________________________ Autor ou autora do documento:________________________________________________________________ Data de acesso:____________________________________________________________________________ Brincadeiras pesquisadas:___________________________________________________________________ Nossa opinião sobre as brincadeiras:___________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________
|
Ao final elaborem um relatório e ilustrem com imagens das brincadeiras ou solicite que desenhem.
Fonte –imagem: Adoleta - http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/palmas/374-adoleta_3
Fonte – imagem: carrinho de rolimã - http://pcpinheiro.dihitt.com.br/noticia/carrinho-de-rolimaepoca-boa
9.3.2-Trabalhando com Artes/Língua Portuguesa
Professor, você poderá solicitar a colaboração do professor de Artes, ou de algum pai ou mãe que tem habilidades artísticas para que trabalhem com as crianças a confecção de brinquedos a partir do resultado da pesquisa, utilizando materiais recicláveis.
Os brinquedos produzidos devem ser guardados para a apresentação na culminância do projeto. Veja a seguir a sugestão de um Recurso do Portal que apresenta um projeto de construção de brinquedos com materiais recicláveis: Brincando com lixo: Bichinhos e personagens - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24470 acesso em 01/05/2012.
Produzindo texto instrucional
Aproveite esta atividade para trabalhar com texto instrucional. Este tipo de texto é muito utilizado em nosso cotidiano e tem a função de orientar e informar o leitor.
Segundo artigo publicado pela Revista Nova Escola, “Mergulhar nos textos expositivos e instrucionais é o caminho para que a garotada compreenda a linguagem da ciência, seu método de produção e seus limites”. Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/conhecer-questionar-textos-expositivos-instrucionais-525607.shtml acesso em 07/05/2012
Depois de confeccionar os brinquedos, solicite que os alunos registrem o passo a passo de sua confecção, para isso mostre para eles como é um texto instrucional. Leve para sala de aula alguns exemplos deste tipo de texto: manuais de eletrodomésticos, receitas culinárias, rótulos de embalagens, bulas de remédios, entre outros. Veja alguns exemplos a seguir:
Imagem 1- http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/08/como-lavar-as-maos-texto-instrucional.html
Imagem 2- receita caldo de feijão: fonte- http://marilda-cantinhodasatividades.blogspot.com.br/2011/03/textos-instrucionais.html
9.3.3-Pesquisando: intercâmbio virtual entre escolas.
Depois de socializarem o resultado da pesquisa, questione-os se todas as perguntas foram respondidas. Conduza o debate para que apontem para um intercâmbio entre crianças da nossa escola e de outras escolas da região Sul. Para esta atividade vamos utilizar os laptops, UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se a sua escola não participa deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática, agende alguns horários semanais.
O Sítio a seguir da Fundação Educarede, ensina como utilizar a internet para promover o intercâmbio entre as escolas. Por isso, vamos utilizá-lo como subsídio.
Tão longe, tão perto – intercâmbio virtual de escolas.
Comunicar-se, trocar informações, conhecer novas pessoas, socializar produções e ampliar horizontes são algumas das atividades potencializadas pelo uso da Internet. Na escola, essas práticas do meio digital podem ser apropriadas de forma significativa para a aprendizagem dos alunos.
Uma proposta de uso pedagógico da Internet é o intercâmbio virtual. Seu principal objetivo é a promoção da interação entre professores e alunos de diversos lugares e realidades. Nesse intercâmbio, o que articula o grupo são os assuntos, as práticas, os problemas, os objetivos, as tarefas e as pesquisas em comum. A interação se dá a partir de interesses mútuos e pouco importam distância, barreiras geográficas e fuso horário, pois o objetivo é a formação de uma teia de realidades distintas que constitui a rede de comunicação e produção de conhecimento.
PÚBLICO-ALVO
Ciclo I e Ciclo II do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA
OBJETIVOS
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computadores conectados à Internet, webcam e máquina digital.
PROGRAMAS UTILIZADOS
Navegador de Internet, programa de apresentação (Power Point), provedores de e-mail e sites de criação de blogs.
ANTES
Planejando um intercâmbio
O primeiro passo para a realização de um intercâmbio é a definição do tema, do parceiro e o planejamento das ações. Veja “Planejamento do Intercâmbio Virtual” no final da atividade.
Atividades do intercâmbio
Um intercâmbio é um projeto que abrange várias dimensões, portanto, o planejamento, a organização e o compromisso são fundamentais para o bom desenvolvimento dessa proposta. Antes de iniciar as atividades, defina um plano de trabalho e um cronograma com os alunos.
Para começar o intercâmbio, o grupo precisa ser apresentado. Você pode iniciar com um bate-papo virtual (veja atividade “Hora da conversa” deste Caderno) ou a troca de e-mails. Outra possibilidade é a indicação do blog da turma (veja atividade “No mundo dos blogs” neste Caderno) para o parceiro visitar. Nessas tarefas, oriente a comunicação com os parceiros, sugerindo algumas perguntas e informações a serem trocadas.
No caso do intercâmbio acontecer com outro Estado do Brasil ou país com fuso horário diferente, aproveite para trabalhar com os alunos a questão da diferença de horários e decidam juntos qual o melhor horário para se comunicarem virtualmente.
Após esse primeiro contato pessoal, proponha que cada aluno escolha um parceiro virtual para a troca de informações sobre o tema (essa divisão também pode ser feita por grupos ou duplas). Para iniciar essa troca, os alunos podem registrar:
Esse pode ser um bom início para a troca. Quando o aluno receber a resposta do colega virtual, ele pode fazer pesquisas nas fontes indicadas pelo colega e procurar responder as dúvidas do colega.
Cada aluno (dupla ou grupo) deve ter uma pasta de trabalho para salvar os arquivos e imagens pesquisados e as mensagens trocadas.
Para estimular a pesquisa e a colaboração, lance situações-problema dentro de cada atividade, oriente a pesquisa e selecione sites para os alunos.
Esse movimento de troca de informações pode se estender conforme o ritmo da classe e o objetivo do professor. Não esqueça: além do e-mail, é possível utilizar bate-papos agendados e blogs.
Combine bate-papos para a troca de informações sobre o que estão fazendo nos projetos. Salve os bate-papos para que eles possam revisitar os registros. Relembre os alunos sobre a postura que devem que ter em um bate-papo e participe, interagindo com eles.
É muito importante que você esteja sempre em contato com o(s) professor(es) parceiro(s) virtual(is), acordando etapas, avaliando e reorganizando a proposta.
Dependendo do produto final que foi acordado com o outro parceiro, trabalhe o recurso a ser utilizado (blogs, apresentação em Power Point e site). Acompanhe os alunos na sua produção e publicação.
Fonte: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=627 – Acesso em 01/05/2012
Depois de selecionarem a escola, planeje com os alunos sobre as questões que vão pesquisar com as crianças da escola escolhida:
Ao final, elabore um relatório coletivo resgatando o que consideraram mais relevante.
Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
Escola de Educação Básica da UFU – Projeto de Iniciação Científica Discente: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul |
|
Hipóteses |
Descobertas |
|
|
|
|
|
|
Retome com eles se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida busquem outras fontes e concluam o trabalho.
Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:
É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:
Planejamento
Campanha de doação de brinquedos
Professor, outra possibilidade seria realizar uma campanha de doação de brinquedos. Os próprios alunos poderão organizar a campanha, mas seja o mediador da atividade. Oriente-os:
Como farão a divulgação: cartazes, mural, jornal da escola, sítio da escola;
Quem serão os doadores: alunos dos 1°, 2º e 3º anos;
Que tipos de brinquedos serão coletados: de meninas e meninos, mas que estejam em bom estado de conservação;
Para quem serão doados os brinquedos: para creches ou instituições que cuidam de crianças carentes.
Professor, a avaliação permeia todo processo, mas ao final do trabalho é importante avaliar o projeto para que você obtenha informações especificas sobre o que foi bom e o que não foi. Esta avaliação contribuirá para que redirecione o próximo trabalho. Uma sugestão interessante é anexar ao Dossiê uma ficha para os alunos e pais registrem sua avaliação:
Avaliando o projeto: Brinquedos e Brincadeiras na Região Sul |
||
Que bom
|
Que pena |
Que tal |
Nome | Tipo |
---|---|
Vareta e elefante colorido [Tempo de brincar] | Vídeo |
Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
Fui lá na horta e peteca [Tempo de brincar] | Vídeo |
Rolimã [Tempo de brincar] | Vídeo |
Ameba e pau de sebo [Tempo de brincar] | Vídeo |
Andoleta e bandeirinha [Tempo de brincar] | Vídeo |
Rolimã e bate figurinha [Tempo de brincar] | Vídeo |
Professor, para maiores esclarecimentos sobre as possibilidades de estruturação do trabalho com projetos consulte http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm
A professora Mary Lins, aborda em seu artigo, de forma clara, o que é Portfólio “É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem” Fonte: http://www.marylins.eev.com.br/?area=texto&pg=O+QUE+%C9+PORTF%D3LIO%3F
Professor, para compreender melhor o trabalho com projetos leia: (HERNÁNDES, Fernando e VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
Sobre a utilização de textos instrucionais, consulte a aula postada no Portal, na qual você poderá verificar a utilização deste gênero textual em outras situações: ELABORANDO RECEITAS INTELIGENTES: APRENDENDO COM A CULINÁRIA ALTERNATIVA http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19141
O sítio idealizado pelo Jornal Folha de São Paulo: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/ faz um resgate das brincadeiras de crianças pelas diferentes regiões do país, apresenta as brincadeiras, como brincar, o vocabulário típico das brincadeiras e sua origem.
Para os alunos:
http://meninas-do-sul.blogspot.com.br/2009/05/as-brincadeiras-da-regiao-sul.html brincadeiras de criança da região Sul: estatua e mímica.
Avaliação
A avaliação deve ser processual, ou seja, ela deverá ocorrer ao longo do trabalho de Iniciação Científica. Por isso, é fundamental a observação e o acompanhamento de todas as ações desenvolvidas, para isso, registre estas observações: o envolvimento, a participação, as aprendizagens e as dificuldades encontradas, elas oferecem subsídios para o planejamento. Atingimos nosso objetivo quando o aluno compreende o processo de buscar seu próprio conhecimento, por meio de diferentes estratégias de pesquisa, pois o sucesso do trabalho de iniciação científica, não se mede pelo acúmulo de informações, mas pelas descobertas, pela apropriação das diferentes estratégias de pesquisa e as novas dúvidas que surgem no decorrer do trabalho. Portanto, verifique se os alunos se envolveram com a temática e se estabeleceram relações entre as brincadeiras e os brinquedos das crianças da região Sul, se resolveram as situações-problema, produziram textos e as outras atividades propostas.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2015
Cinco estrelasMuito bom esse material. Achei rico e completo. Parabéns!!!!
22/10/2014
Cinco estrelasComo alfabetizadora o projeto é excelente e nos dá sugestões maravilhosas a serem adaptadas às nossas realidades. Adorei as idéias. Abraços.
05/02/2013
Cinco estrelasMuito bem elaborada,gostaria de receber ajuda com modelos de planos de aula para 3°ano,séries iniciais,com objetivos, estratégias avaliação,tenho dificuldades para elaborar planejamentos,sei como lecionar,mas na hora de escrever dentro das normas certinhas me perco e acabo confundindo recursos, estratégias,objetivos.Estamos fazendo um curso sobre isto,mas não consigo entender ainda.Sempre planejei minhas aulas, mas com esses novos modelos de planejamento não.