Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte de driblar com as mãos

 

17/08/2012

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Matemática Álgebra/Geometria
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Médio Física Conhecimentos básicos e fundamentais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Possibilitar a exploração e vivência na manipulação da bola de basquetebol,

·         Aprofundar as vivências relacionadas ao drible nesse esporte,

·         Analisar a diferença entre drible, finta e manejo no basquetebol,

·         Buscar uma parceria com a física e a matemática para a pesquisa de conceitos importantes,

·         Buscar novas formas de drible sem interferir nas regras que regem esse fundamento.

Duração das atividades
Recomendam-se dois encontros/aulas, com duração de cinquenta minutos para cada aula a ser desenvolvido. 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aulas do portal abaixo citadas estabelecem uma sequência pedagógica, importante para reflexão deste tema. É importante que o professor trabalhe o conteúdo abordado na sequência abaixo antes de aprofundar no tema desta(s) aula(s).

  • Analisando a quadra de basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40544

  • As regras no basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40547

  • Jogos populares de arremesso que remetem ao basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes)
Estratégias e recursos da aula

Fundamentação ao professor:

Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

 

Os vídeos e atividades propostas fazem parte de uma sequência de aulas que aprofundam as questões abordadas nos vídeos lançados pela TV escola. Cada sequência trabalha e aprofunda um ponto específico abordado nos vídeos.

1º Momento – O professor poderá assistir com a turma o vídeo da tv escola abaixo relacionado:

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2

 

 

 

 

A partir das informações assimiladas no vídeo o professor deverá aprofundar as discussões em alguns pontos abordados pelo mesmo: informações gerais do jogo, o drible e a finta no basquete e o manejo de bola no basquete.

1º Momento – Associar os elementos coletados nos vídeos acima com o recurso abaixo, para enriquecer as discussões:

 

 

 

 

A bola é um elemento muito presente nos esportes criados pelo homem. Ela pode ter formatos, peso, consistência e tamanho variados. Sua estrutura vai variar de acordo com a função para qual ela se destina. Pela nossa vivência e capacidade raciocínio, já temos condição de descrever a estrutura de algumas bolas e, através de sua relação com o esporte para qual ela se destina, responder por que elas foram constituídas dessa forma.

Vamos pesquisar e aumentar nossos conhecimentos?

PESQUISA: De posse de diversos tipos de bolas, dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo pesquise:

  1. Características da bola (peso, volume, calibragem, forma, material que é constituída, etc.);
  2. Função que se destina (a qual esporte está ligada e se existem atividades alternativas que a mesma pode ser utilizada)
  3. Porque essa bola foi criada dessa forma? (sua relação particular com o esporte)
  4. Como forma de deixar a pesquisa mais interessante, os alunos poderão também pesquisar os processos de fabricação das bolas. No caso dessa aula específica, o professor poderá organizar uma excursão a uma fábrica de bolas.

 

O resultado da pesquisa poderá ser apresentado em eventos escolares.

 

Obs. A partir de uma aula conjunta com a matemática e física os professores poderão explorar aspectos importantes para todas as disciplinas como cálculo do peso de objetos, circunferência, raio, volume, pressão, entre outros.

2º Momento – O Drible no basquetebol

O professor deverá levantar algumas questões importantes para o tema.

Antes de qualquer coisa, é fundamental analisarmos algumas questões:

 

O que é o drible no basquetebol?

“Driblar consiste em atirar a bola contra o solo para que ela ressalte e volte para a mão de quem efetuou a ação, uma ou várias vezes seguidas sem agarra-la.”

 

Quais são as regras que estão relacionadas ao drible?

Duplo drible – “Segura a bola com ambas as mãos e voltar a driblar é uma violação ao regulamento de jogo. O jogador somente pode iniciar o drible e agarrar a bola uma só vez, tendo depois que efetuar um  passe, um lançamento, um arremesso, ou outro jogador tocar na bola, ou a bola tocar na tabela ou aro para novamente possa voltar a executar um drible.
Driblar é o único modo permitido pelo regulamento de jogo, para que o jogador com bola se movimente, mantendo a posse desta”.

O máximo de passos que uma pessoa pode dar, de posse da bola sem driblar, é três.

 

Normalmente o drible está diretamente ligado à finta, que é o ato de ludibriar o adversário.

O manejo de bola: é o controle da bola sem driblar, também está intimamente ligado à finta.

Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.

 

Atividade 01: Manuseando a bola

Reunir a turma e com várias bolas de basquetebol pedir para que os alunos experimentem movimentos diversos com o manejo das bolas:

  • Girar a bola ao redor das pernas,
  • Girar a bola ao redor do tronco,
  • Girar a bola ao redor do pescoço,
  • Girar a bola entre as pernas em movimento de oito,
  • Girar a bola ao redor do corpo em espiral,
  • Girar a bola no dedo,
  • Manejo aliado ao drible,
  • Criação de novas possibilidades.

 

Obs. Para essa atividade o professor poderá passar o vídeo “Curso de Manejo de Bola em DVD – video2 – manejo de bola” (produzido pelo portal dos cursos) para turma ou apenas usá-lo como recurso na organização das vivências.

Link - http://www.youtube.com/watch?v=574mv8YCKJs&feature=related

 

(Em recursos complementares você encontra links que irão ajuda-lo)

 

Atividade 02: O drible e a finta

Separados em duplas (uma de posse da bola outro sem) e com uma área de ação delimitada, os alunos deverão tentar reter a bola um maior tempo possível sem que o colega consiga roubá-la. Para tal o aluno deverá usar do drible, finta e manejo de bola para evitar o adversário.

Para tornar a atividade mais interessante, um campeonato entre os alunos poderá ser organizado:

Objetivo – Ficar com a bola o maior tempo possível (cronometrado) evitando o colega em uma “arena” previamente traçada pelo professor.

Regras:

  • O aluno que sair da arena tem o tempo parado, e uma tentativa é perdida;
  • Quando a posse da bola é tomada o tempo é parado, e uma tentativa é perdida;
  • Cada aluno terá direito a três tentativas, vale o maior tempo;
  • A cada rodada o aluno que tiver o menor tempo é eliminado.

 

Atividade 03: O jogo da posse

Após vivenciar as atividades anteriores, o professor poderá propor um jogo com três times. O objetivo principal é reter o maior tempo possível a bola sem deixar que as outras duas equipes tomem sua posse. No final de três minutos as equipes que não tem a posse da bola tem um jogador eliminado, em contra partida, a equipe que terminou os três minutos coma a posse da bola pode recuperar um dos seus atletas que foi eliminado anteriormente.

O jogo será composto por várias rodadas de três minutos. Vence a equipe que conseguir eliminar todos os integrantes das outras duas.

Todas as regras anteriormente estudadas valerão nesse jogo, com exceção das ligadas ao arremesso, que não existe nesse jogo.

 

Atividade 04: Aliando física e basquetebol:

 Ouvir o áudio com a turma:

Áudio: A física e o cotidiano: As Leis de Newton e a vida – portal do professor.

 

 

 

O recurso deverá servir de orientação e elo de ligação na realização das entrevistas realizadas durante a avaliação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 Vídeo
A física e o cotidiano: As Leis de Newton e a vida Áudio
A bola [Visões do esporte] Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

http://www.fpb.com.br/_dynamics/federacao/downloads.asp

(Federação paulista de basquetebol – download das regras)

 

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/basquetebol.htm

(Brasil escola – Basquetebol: regras)

 

http://www.youtube.com/watch?v=jKJ5ONdTCTU

(Vídeo – manejo de bola no basquetebol)

 

http://www.youtube.com/watch?v=574mv8YCKJs&feature=related

(Vídeo 2 – manejo de bola no basquetebol)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139

(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 01)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 02)

Avaliação

Após as atividades realizadas durante a aula e utilizando o áudio da atividade 04 como base, os alunos deverão fazer uma entrevista com o professor de física da escola e de educação física de outras turmas ou de outras escolas da região visando responder as perguntas abaixo:

Perguntas: No seu ponto de vista, quais leis da física podem ser aplicadas durante o drible, finta e manejo de bola no basquetebol? De que forma elas atuam nesses fundamentos?

 

As respostas deverão ser debatidas em uma aula posterior, visando associar as vivências dos fundamentos e as discussões realizadas durante a aulas com conceitos importantes presentes no movimento.

Obs. Os professores de educação física e física deverão trabalhar conjuntamente para a realização dessa atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Célia Maria Ribeiro de Castro, CLARO CESAR DEPUTADO , São Paulo - disse:
    celiacastro555@gmail.com

    18/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom penso que todo professor deveria conhecer este espaço como oportunidade de trocar experiências e adquirir muitos conhecimento para que chegue até o aluno trazendo maior qualidade no ensino.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.