02/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Conhecimentos básicos e fundamentais |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
· Possibilitar a exploração e vivência no arremesso da bola no basquetebol,
· Compreender conceitos importantes para o sucesso do arremesso no basquetebol, bem como meios de análise do movimento para melhor desenvolvê-lo,
· Buscar uma parceria com a física e a matemática para o entendimento de conceitos próprios dessa disciplina.
As aulas do portal abaixo citadas estabelecem uma sequência pedagógica, importante para reflexão deste tema. É importante que o professor trabalhe o conteúdo abordado na sequência abaixo antes de aprofundar no tema desta(s) aula(s).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40544
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40547
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40549
Fundamentação ao professor:
Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
Os vídeos e atividades propostas fazem parte de uma sequência de aulas que aprofundam as questões abordadas nos vídeos lançados pela TV escola. Cada sequência trabalha e aprofunda um ponto específico abordado nos vídeos.
1º Momento – O professor poderá assistir com a turma o vídeo da TV escola abaixo relacionado:
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2
A partir das informações assimiladas no vídeo o professor deverá aprofundar as discussões em alguns pontos abordados pelo mesmo: informações gerais do jogo e o arremesso no basquete.
1º Momento – Relembrando e associando dados importantes:
A partir de um retrospecto rápido, o professor poderá expor pontos já trabalhados em aulas anteriores (conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno).
Quando falamos em arremesso no basquetebol, algumas informações são interessantes:
1º Dimensões da quadra:
Como já foi visto a tabela é formada por dois retângulos: o maior mede 1,80m por 1,05m e um menor 59 cm por 45 cm. Na base desse último encontra-se fixada o aro que tem 45 cm de diâmetro
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/regras-do-basquete-2.php
A bola não deve ter menos que 74,9 e não mais que 78 cm de circunferência (tamanho sete). Seu peso não deve ter menos que 567g e não mais de 650g.
Estando as dimensões da bola tão próximas das dimensões do aro, o que vai determinar o sucesso de um arremesso?
2º Eficiência e eficácia:
Um conjunto de fatores associados de forma complementares são determinantes para a diferença entre um arremesso eficiente ou eficaz, ou seja, aquele que simplesmente vai em direção à cesta ou o que realmente entra na cesta.
Para ajudar nessa questão podemos contar como aliado a própria estrutura da tabela. A região da tabela marcada com o retângulo menor é a parte da tabela com maior probabilidade da bola cair dentro da cesta (caso a bola a acerte antes nessa área).
Quais seriam então os fatores que influenciam o arremesso nesse jogo?
2º Momento – Entendendo a física no arremesso
Além da execução correta do gesto técnico mais indicado para se arremessar uma bola à cesta no basquetebol, gesto este já amplamente praticado durante as aulas de educação física em nossa trajetória acadêmica, outros aspectos ligados ao lançamento de projéteis na física devem ser levados em consideração durante um arremesso:
Tutorial do recurso - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11247/09_guia_professor.pdf
Após assistir ao vídeo, listar com os alunos todos os elementos que influenciarão no arremesso:
Peso, gravidade, força, ângulo, resistência do ar, etc.
Atividade 01: Vivenciando o arremesso
Reunir a turma e com várias bolas de basquetebol pedir para que os alunos experimentem o arremesso de diferentes posições na quadra. Algumas posições deverão ser marcadas como referência para atividades futuras:
Ex. Um ponto dentro do garrafão, outro fora dele, um terceiro na linha dos três pontos e um último ponto além dessa linha.
Atividade 02: Recolhendo dados e descobrindo variáveis
Será que conseguimos determinar algumas variáveis até então desconhecidas em nossos arremessos?
Considerando que o peso da bola, a força da gravidade e a resistência do ar são constantes em todos os arremessos.
Como podemos calcular a força que devemos lançar a bola para que mesma tenha mais chance de ser eficaz?
(considerando a distância da cesta nos pontos previamente marcados e medidos)
Como calcular o ângulo mais eficaz para essas distâncias?
Separados em grupos e com o assessoramento dos professores de física, matemática e educação física os alunos poderão tentar descobrir na prática como se determina valores em situações como essa e aliar essa vivência a outras situações onde variáveis podem ser encontradas da mesma forma.
Sugestões:
Atividade 03: A trilha
Depois de um trabalho puxado, nada melhor que uma atividade leve e divertida para descontrair. O jogo se chama trilha e pode ser feito de duas formas:
A base do jogo é marcar pontos numerados 01 a 12 da esquerda para direita, sendo o primeiro o ponto mais extremo a esquerda (Ex. a base da linha do garrafão à esquerda) e o décimo segundo bem abaixo do garrafão.
1ª forma: Os alunos em fila saem do primeiro ponto e, um a um realizam o arremesso. Caso acertem passam para o ponto dois e arremessam novamente até errar. Caso errem ficam presos na marca que estão, passam a vez, e esperam uma rodada para arremessar de novo.
Vence aquele que chegar primeiro na marca doze e acertar o arremesso.
Obs. Dois grupos podem ser formados em uma quadra para que o aluno não espere muito para realizar o seu arremesso.
2ª forma: Uma bola em cada marca, cada aluno tem um tempo pré-determinado (cronometrado) para fazer os doze arremessos vence aquele que for mais eficaz.
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2 | Vídeo |
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 | Vídeo |
Mecânica - A trajetória de projétil | Animação/simulação |
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/regras-do-basquete-2.php
(Portal São Francisco – Dimensões tabela, aro e bola)
(Texto: Scout como instrumento avaliativo do treinamento esportivo)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139
(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 01)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 02)
Trabalhando com estatística:
Como uma boa atividade avaliativa, o professor poderá mostrar para turma o que seria e como funciona o Scout.
O que é o Scout?
Uma forma particular de observação e análise que tem por objetivo relatar informações precisas sobre do desenvolvimento de um jogo é o "Scout". Para sua utilização, deve listar os aspectos que se quer observar colocando-os numa tabela, em que um anotador utilizará durante um jogo. Após o jogo, faz-se o levantamento estatístico do que ocorreu durante o jogo, considerando os pontos observados. estes dados servem para traçar estratégias para o treinamento e para os jogos que o time fará futuramente.
Os alunos poderiam se dividir em grupos e cada grupo decidir o que poderia ser observado na busca de se melhorar o arremesso. Os grupos se revezam na avaliação e na prática.
A atividade avaliativa poderá ser realizada após as atividades, em uma rodada de arremessos ou em um jogo entre os alunos da turma na quadra de basquetebol.
Como exemplo, podem ser utilizados observações do número de arremessos que cada jogador fez no jogo, quantos ele acertou, os locais em que foram realizados os arremessos (longa, média ou curta distância), dentre outros levantados pelo grupo.
No final, com o auxílio do professor de matemática, a turma poderia dar um tratamento estatístico aos dados recolhidos para depois decidir o que seria feito na busca de uma melhoria dos arremessos.
Com a atividade avaliativa os alunos poderão analisar estatisticamente o quanto seus cálculos e vivências foram produtivos para a evolução do arremesso.
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