Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com propaganda

 

21/06/2012

Autor e Coautor(es)
Gleice Maria de Oliveira Moreira
imagem do usuário

RIO BRANCO - AC NTE - RIO BRANCO

Lucilene Feitoza de Amorim

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o gênero propaganda e interpretar diferentes formatos midiáticos e suas características principais (vídeo, imagem, aúdio);

·         Identificar distintos canais de veiculação de propagandas (revista, jornal, internet, busdoor, outdoor, TV);

·         Analisar com criticidade algumas propagandas;

·         Produzir propagandas;

Duração das atividades
4 aulas de 120 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário estabelecer diálogo com os alunos sobre a propaganda, saber qual a percepção deles sobre sua veiculação, pois a forma intensa como é usada no dia a dia, nos mais variados formatos e canais, com bombardeios de mensagens, nos remete ao fato de que podem ser usadas com finalidade de enredar o indivíduo em armadilhas de consumo. Acarretando daí, questões complexas para resolutividade com o passar do tempo, afinal ninguém se transforma em um consumidor voraz de um dia para o outro.

Por outro lado, esse gênero prenhe de criatividade, traduz arte, inventividade, perspicácia para persuadir os consumidores, nos fornecendo um vasto campo a ser explorado no trabalho escolar, seja na prevenção de hábitos de consumo saudável, seja em atividades de aprendizagem que enfoquem o desenvolvimento de competências que visem o exercício da criticidade, criatividade, mediadas pelas tecnologias digitais disponíveis no laptop UCA.

Estratégias e recursos da aula

1º  Momento

1 - Iniciar a aula dialogando com as crianças sobre quais propagandas mais apreciam, saber por quais motivos gostam ou não gostam, o que mais lhe chamam a atenção, quais são as mais interessantes, se as veiculadas na TV, rádio, em outdoors;

2 - Pedir que digitem no Kword, editor de texto do laptop UCA, o que acham que é propaganda e socializem com os colegas através de leitura;

3 - Orientar que acessem na internet o Google para perguntar que é propaganda;

4 - Pedir que ponderem se o que escreveram está diferente do que leram na internet;

Obs. Pedir que tragam na aula seguinte embalagens vazias de produtos que usam em casa.

2º Momento

1- Apresentar o vídeo do sapo da galinha Pintadinha (http://www.youtube.com/watch?v=deDLkcQZnYE), indagando às crianças sobre a possível razão do sapo não querer lavar o pé, considerando que mora numa lagoa e tem as condições devidas e ainda assim não adota esse costume saudável e quais as consequências advindas dessa atitude.

2 – Exibir o vídeo de uma propaganda de desodorante para os pés com o jogador de futebol Neymar, muito popular entre as crianças, no qual ele interage com o personagem sapo da Galinha Pintadinha (http://www.youtube.com/watch?v=lMOcihfngok). Em seguida, explorar o vídeo, perguntando às crianças aspectos que mais chamaram a atenção, se já conheciam os participantes, o produto, investigar qual seria a ligação do vídeo do Neymar com a da galinha Pintadinha, as idéias são convergentes ou divergentes? Enfatizar algumas questões: higiene pessoal, o estilo irreverente do jogador, se aquela troca de passes aconteceu de verdade ou apenas na imaginação, qual seria o slogan da campanha que aparece no vídeo?

3 – Orientar que fotografem os produtos que trouxeram de casa, usando a câmera do laptop UCA, salvem o arquivo de imagem;  

4 – Pedir que acessem o editor de imagem e desenho - KRITA (Metasys>Aplicações Gráficas>Editor de imagem e Pintura) e façam um desenho de produto, digitando como legenda um slogan que criaram;

3 º momento

1- Exibir a imagem da propaganda do desodorante dos pés, versão para outdoor.  Informar que essa propaganda está entre as 6 melhores na categoria outdoor (http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=190045). Perguntar o que há de interessante na imagem, se o que está apresentado tem sentido com a mensagem presente no vídeo já visto;

2- Mostrar propagandas em busdoor, por exemplo, a campanha do Alcool Zero na frota de ônibus de Rio Branco-AC, perguntar se já viram algumas dessas imagens;

3 – Pedir que fotografem, com a câmera do laptop os outdoors das proximidades da escola;

4 º momento

1- Fazer uma apresentação na sala dos trabalhos produzidos, mostrando para os visitantes sua produção e observar os trabalhos dos colegas; o registro do trabalho deve ser publicado no blog da turma.

Recursos Complementares

Álcool Zero – busdoor. Disponível em http://www.facebook.com/detranacre. Acesso em: 15mai.2012.

A propaganda e a persuasão. Disponível em  

http://www.brasilescola.com/redacao/a-propaganda-persuasao.htm. Acesso em: 15mai.2012.

Alcool Zero – busdoor. Disponível em http://www.facebook.com/detranacre . Acesso em: 15mai.2012.

Saiba mais sobre o editor Krita. Disponível em http://blogdodesenhador.blogspot.com.br/2009/12/voce-conhece-o-krita.html . Acesso em: 15mai.2012.

O gênero propaganda na escola: uma análise de aulas de leitura. Disponível em

http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/O-gnero-propaganda-na-escola-Artigo-Gatilho1.pdf. Acesso em: 15mai.2012.

Avaliação

A avaliação será dialógica e feita ao longo do desenvolvimento das atividades, considerando o empenho dos alunos, a participação nas discussões e envolvimento na elaboração e apresentação das atividades como as fotografias, desenhos e produção do texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cláudia Regina de Souza Gadelha, Escola Estadual Getulio Vargas , Acre - disse:
    claudia_e_carlos@hotmail.com

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Gleice, adorei sua, simples, focada, explorando gênero, Com certeza vou colocá-la em prática. Parabéns.


  • Rubeneide Barros, Escola Municipal Professora Esmeralda França , Rio Grande do Norte - disse:
    rubeneide.barros@gmail.com

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Aula dinâmica e com propostas atuais, tirando os alunos do tradicional. Show de aula!!!!


  • BERNADETE SOUSA, ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE , Pernambuco - disse:
    berna.sousa@hotmail.com

    25/06/2012

    Cinco estrelas

    aula dinâmica, suscita a participação do alunado. Parabéns! Instiga aos nossos pares a elaborar aulas desse porte.


  • Maria Eunice M Nei, Educação , São Paulo - disse:
    memn3@yahoo.com.br

    23/06/2012

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante ... vou aplicar com meus alunos. Wlw!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.