21/06/2012
Lucilene Feitoza de Amorim
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
· Conhecer o gênero propaganda e interpretar diferentes formatos midiáticos e suas características principais (vídeo, imagem, aúdio);
· Identificar distintos canais de veiculação de propagandas (revista, jornal, internet, busdoor, outdoor, TV);
· Analisar com criticidade algumas propagandas;
· Produzir propagandas;
É necessário estabelecer diálogo com os alunos sobre a propaganda, saber qual a percepção deles sobre sua veiculação, pois a forma intensa como é usada no dia a dia, nos mais variados formatos e canais, com bombardeios de mensagens, nos remete ao fato de que podem ser usadas com finalidade de enredar o indivíduo em armadilhas de consumo. Acarretando daí, questões complexas para resolutividade com o passar do tempo, afinal ninguém se transforma em um consumidor voraz de um dia para o outro.
Por outro lado, esse gênero prenhe de criatividade, traduz arte, inventividade, perspicácia para persuadir os consumidores, nos fornecendo um vasto campo a ser explorado no trabalho escolar, seja na prevenção de hábitos de consumo saudável, seja em atividades de aprendizagem que enfoquem o desenvolvimento de competências que visem o exercício da criticidade, criatividade, mediadas pelas tecnologias digitais disponíveis no laptop UCA.
1º Momento
1 - Iniciar a aula dialogando com as crianças sobre quais propagandas mais apreciam, saber por quais motivos gostam ou não gostam, o que mais lhe chamam a atenção, quais são as mais interessantes, se as veiculadas na TV, rádio, em outdoors;
2 - Pedir que digitem no Kword, editor de texto do laptop UCA, o que acham que é propaganda e socializem com os colegas através de leitura;
3 - Orientar que acessem na internet o Google para perguntar que é propaganda;
4 - Pedir que ponderem se o que escreveram está diferente do que leram na internet;
Obs. Pedir que tragam na aula seguinte embalagens vazias de produtos que usam em casa.
2º Momento
1- Apresentar o vídeo do sapo da galinha Pintadinha (http://www.youtube.com/watch?v=deDLkcQZnYE), indagando às crianças sobre a possível razão do sapo não querer lavar o pé, considerando que mora numa lagoa e tem as condições devidas e ainda assim não adota esse costume saudável e quais as consequências advindas dessa atitude.
2 – Exibir o vídeo de uma propaganda de desodorante para os pés com o jogador de futebol Neymar, muito popular entre as crianças, no qual ele interage com o personagem sapo da Galinha Pintadinha (http://www.youtube.com/watch?v=lMOcihfngok). Em seguida, explorar o vídeo, perguntando às crianças aspectos que mais chamaram a atenção, se já conheciam os participantes, o produto, investigar qual seria a ligação do vídeo do Neymar com a da galinha Pintadinha, as idéias são convergentes ou divergentes? Enfatizar algumas questões: higiene pessoal, o estilo irreverente do jogador, se aquela troca de passes aconteceu de verdade ou apenas na imaginação, qual seria o slogan da campanha que aparece no vídeo?
3 – Orientar que fotografem os produtos que trouxeram de casa, usando a câmera do laptop UCA, salvem o arquivo de imagem;
4 – Pedir que acessem o editor de imagem e desenho - KRITA (Metasys>Aplicações Gráficas>Editor de imagem e Pintura) e façam um desenho de produto, digitando como legenda um slogan que criaram;
3 º momento
1- Exibir a imagem da propaganda do desodorante dos pés, versão para outdoor. Informar que essa propaganda está entre as 6 melhores na categoria outdoor (http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=190045). Perguntar o que há de interessante na imagem, se o que está apresentado tem sentido com a mensagem presente no vídeo já visto;
2- Mostrar propagandas em busdoor, por exemplo, a campanha do Alcool Zero na frota de ônibus de Rio Branco-AC, perguntar se já viram algumas dessas imagens;
3 – Pedir que fotografem, com a câmera do laptop os outdoors das proximidades da escola;
4 º momento
1- Fazer uma apresentação na sala dos trabalhos produzidos, mostrando para os visitantes sua produção e observar os trabalhos dos colegas; o registro do trabalho deve ser publicado no blog da turma.
Álcool Zero – busdoor. Disponível em http://www.facebook.com/detranacre. Acesso em: 15mai.2012.
A propaganda e a persuasão. Disponível em
http://www.brasilescola.com/redacao/a-propaganda-persuasao.htm. Acesso em: 15mai.2012.
Alcool Zero – busdoor. Disponível em http://www.facebook.com/detranacre . Acesso em: 15mai.2012.
Saiba mais sobre o editor Krita. Disponível em http://blogdodesenhador.blogspot.com.br/2009/12/voce-conhece-o-krita.html . Acesso em: 15mai.2012.
O gênero propaganda na escola: uma análise de aulas de leitura. Disponível em
http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/O-gnero-propaganda-na-escola-Artigo-Gatilho1.pdf. Acesso em: 15mai.2012.
A avaliação será dialógica e feita ao longo do desenvolvimento das atividades, considerando o empenho dos alunos, a participação nas discussões e envolvimento na elaboração e apresentação das atividades como as fotografias, desenhos e produção do texto.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/06/2012
Cinco estrelasGleice, adorei sua, simples, focada, explorando gênero, Com certeza vou colocá-la em prática. Parabéns.
27/06/2012
Cinco estrelasAula dinâmica e com propostas atuais, tirando os alunos do tradicional. Show de aula!!!!
25/06/2012
Cinco estrelasaula dinâmica, suscita a participação do alunado. Parabéns! Instiga aos nossos pares a elaborar aulas desse porte.
23/06/2012
Cinco estrelasAchei a aula muito interessante ... vou aplicar com meus alunos. Wlw!!!