03/07/2012
Edson Luís Nunes; José Higino Dias Filho; Emerich Michel de Sousa; José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Saber como ocorre as trocas de calor nos fluidos.
Representar o movimento de fluidos de diferentes temperaturas em um mesmo recipiente.
Entender fisicamente o porque das correntes de convecção .
Temperatura , calor.
Veja as imagens da figura 1 e 2, onde são indicadas correntes ascendentes e descendentes em líquidos e no ar (fluidos).
Figura 1. Correntes ascendentes e descendentes que se formam em líquidos e gases, denominadas correntes de convecção.
Imagem obtida no endereço: http://rogeriofisica.files.wordpress.com/2010/03/corrente_conveccao.jpg
Figura 2. Correntes ascendentes e descendentes na formação dos ventos, que fluem do litoral para o continente durante o dia, devido a diferença entre as temperaturas das superfícies sobre o oceano e sobre o continente. Os ventos são formados devido a diferença de temperatura existente entre locais. Vento forte-nuvens. Imagem obtida no endereço: http://www.aeronline.com.br/artigo/t28.jpg
1. O calor nos fluidos é transportado instantaneamente para todo ele?
2. Nos fluidos, o calor é passado de uma região para outra pelo deslocamento de partículas do meio?
3. Na panela contendo líquido, a região em contato com a chama aquece e o calor flui ao longo do líquido de que maneira?
4. A região mais quente de um fluido fica menos densa e sobe?
5. Nos fluidos sempre existirão correntes ascendentes e descendentes?
6. O que provoca a movimentação dos fluidos? É causada pela diferença entre os volumes, ou seja, das densidades distintas das partes quente e fria do fluido?
http://www.youtube.com/watch?v=dkZaiedR_ww
D1 Material:
Item |
Descrição |
Quantidade |
01 |
Recipiente transparente de 5 litros |
1 |
02 |
Vidro de remédio pequeno vazio |
2 |
03 |
corante alimentício (2 cores) vermelho e azul preferencialmente |
2 |
04 |
Água (fria, ambiente e quente) |
1 |
05 |
Gelo |
200 g |
06 |
Ebulidor |
1 |
a) Encha o béquer com água a temperatura ambiente.
b) Prepare em um copo um pouco de água com gelo de forma que fique bem mais fria que a água do béquer.
c) Mergulhe lentamente, para não agitar o líquido do recipiente, o vidro contendo água gelada colorida (com corante 1 - azul).
com o dedo na tampa do vidro para que a água não saia antes de chegar ao fundo do recipiente.
d) Ao deixar o vidro no fundo do béquer tombado, retire a mão devagar para não perturbar a água, figura 3.
Figura 3. Ilustração da inserção do recipiente transparente com o vidro contendo água gelada colorida (com corante 1). Imagem do próprio autor.
a) Houve deslocamento da água mais fria contida inicialmente no vidrinho?...............
b) De que maneira?
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c) lustre na figura 3 acima.
d) Como se chamam as correntes de líquido formadas devido à diferença de temperatura?
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A) Após ser observado como se dá o movimento das correntes de líquido ou ar frio, coloque no mesmo recipiente que contém o primeiro vidro e seu corante 1, um outro vidro contendo água quente e corante 2.
B) Deve ser colocado lentamente e destampado somente quando estiver no fundo do recipiente.
C) Este vidro pode ser deixado em pé, como ilustrado na figura 4.
Figura 4. Ilustração do recipiente transparente, com os vidros contendo água gelada colorida com corante 1 e o vidro contendo água quente com corante 2. Imagem do próprio autor.
A) Para onde se deslocou o líquido 2?
B) Ilustre na figura acima, com cores diferentes, como ficaram os líquidos nos recipientes.
C) Qual dos líquidos tem maior densidade?....................................
D) Explique fisicamente o motivo para tal deslocamento.
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E) Explique também, porque numa geladeira o congelador deve ser colocado na parte superior.
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Figura 5. Movimentação do ar. Representação que ar quente sobe e ar frio desce. Imagem obtida de: http://www.desconversa.com.br/fisica/wp-content/uploads/2009/03/arquenteargelado.jpg
Um experimento simples usando dois termômetros, um suporte e uma vela acesa pode exemplificar a convecção, de acordo com a figura 6.
Apresente o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0V6_imnbJJQ
Figura 6. Montagem do experimento simples, usando dois termômetros, um suporte e uma vela acesa para exemplificar a convecção. Imagem obtida do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0V6_imnbJJQ
Tempo (min) | Temperatura 1 (oC) | Temperatura 2(oC) |
2 | ||
4 | ||
6 | ||
8 | ||
10 | ||
12 | ||
14 | ||
16 | ||
18 | ||
20 | ||
22 |
Explicando a convecção:
http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/propaga.htm#conveccao
No endereço a seguir é explicado como funciona o ar condicionado:
http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/arcondi.htm
No filme a seguir, um balão contendo gás é resfriado com nitrogênio líquido e se murcha. Logo depois ele se aquece com a temperatura do ambiente e aumenta de volume o que podemos concluir que o ar frio é mais denso, pois ocupa menor volume, pois a densidade é a razão entre a massa e o volume, d = m/V. O filme pode ser acessado em:
http://www.youtube.com/watch?v=aqvXzpwV6OA&feature=endscreen&NR=1
Após a realização destes experimentos o aluno deve ser capaz:
Explicar porque o congelador de uma geladeira fica na parte superior.
Explicar porque a chama do queimar de um forno de fogão doméstico fica debaixo do tabuleiro.
Porque as diferenças de temperatura formam os ventos.
Cinco estrelas 1 classificações
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28/10/2013
Cinco estrelasQueria ter visto aulas como essas na escola. Muito bom!