Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os diferentes ritmos e instrumentos da capoeira e sua relação com o movimento corporal

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
MONICA RODRIGUES MAIA DE ANDRADE
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luíz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os diferentes ritmos da capoeira (Angola, São Bento Grande de Bimba, São Bento Grande de Angola, São Bento Grande, São Bento, Pequeno, Iúna, Cavalaria, Samango, Santa Maria, Banguela, Amazonas, Idalina, Regional de Bimba).

- Identificar diferentes instrumentos presentes em cada ritmo.

- Perceber diferentes formas de movimentos que são características de cada um destes ritmos.

-Articular os conhecimentos específicos da capoeira com aqueles experimentados nas disciplinas de Música e de Informática.

- Estimular a pesquisa comparativa com elaboração de resultados por meio do tema da capoeira.

Duração das atividades
150 minutos (3 encontros com 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é importante que os alunos já tenham vivenciado a aula Capoeira: corporeidade e ancestralidade (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40654).

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO

É importante que este 1° momento da aula seja realizado no laboratório de informática da escola.

Atividade 1: Questionamento

O professor deverá iniciar a aula com a questão: Vocês sabem quais são os ritmos da capoeira?

As respostas a esta questão devem ser registradas em um painel (que pode ser construído em cartolina). É importante que este painel fique afixado em local visível. A partir deste registro, e ainda sem apresentar possibilidades de respostas para os alunos, o professor deverá seguir para a segunda atividade.

 

Atividade 2: Exibição do vídeo (fragmento entre 8’44” à 12’10”)

 

O professor deverá pedir que os alunos se atentem às possíveis respostas para o questionamento anterior. Outro ponto para o qual o professor deverá pedir atenção refere-se às semelhanças e diferenças entre os diferentes ritmos observados no vídeo. As observações feitas a partir do vídeo serão somadas àquelas registradas no painel durante a atividade anterior.

 

Atividade 3: O ritmo da pesquisa

Para esta atividade será necessária a existência de 13 computadores. O professor deverá solicitar à turma que se divida em duplas. Cada dupla terá a tarefa de pesquisar a respeito de um ritmo da capoeira. O nome do ritmo a ser pesquisado por cada dupla será sorteado.

Para o sorteio dos temas de pesquisa, o professor deverá preparar uma urna onde os diferentes nomes dos ritmos da capoeira serão depositados. Esses nomes devem ser apresentados aos alunos e depositados na medida em que forem lidos para que o sorteio seja realizado. Durante a leitura dos ritmos o professor deve chamar a atenção dos alunos para aqueles ritmos que possivelmente não foram elencados por eles ou demonstrados no vídeo exibido. Para conhecimento do professor, sugere-se a leitura prévia a respeito dos ritmos da capoeira (disponível em: http://www.arteculturacapoeira.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=88).

Para o sorteio da pesquisa, sugere-se a inclusão dos seguintes ritmos:

  • Angola
  • São Bento Grande de Bimba
  • São Bento Grande de Angola
  • São Bento Grande
  • São Bento Pequeno
  • Iúna
  • Cavalaria
  • Samango
  • Santa Maria
  • Banguela
  • Amazonas
  • Idalina
  • Regional de Bimba

Durante a realização da pesquisa é interessante que o professor de informática trabalhe em parceria com o professor de Educação Física. Nesse sentido, o professor de Educação Física terá o papel de sugerir as nomenclaturas utilizadas para designar cada ritmo da capoeira para que os alunos possam iniciar sua busca (feita através do sorteio). O professor de informática terá o papel de apresentar diferentes ferramentas de busca on line, bem como diferentes possibilidades de palavras-chave de pesquisa a partir do ritmo a ser investigado, objetivando que os alunos consigam explorar ao máximo a ferramenta digital. Este professor poderá ainda explorar questões relacionadas à resolução e qualidade das imagens, entre outras questões.

A partir dos dados coletados, os professores, juntamente com os alunos, terão a tarefa de agrupar todos os 13 fragmentos de vídeos em um único arquivo (em formato de clipe) para que seja utilizado na aula de Educação Física no momento subseqüente.

Para orientação da pesquisa, o professor de Educação Física deverá projetar com o auxílio de um Data Show um slide do Power Point com o seguinte roteiro:

ROTEIRO DA PESQUISA

1) Descreva o ritmo sorteado para sua equipe considerando as seguintes questões:

·         Quais os movimentos característicos deste ritmo?

·         Quem o pratica (todos, iniciantes, somente alunos graduado, etc)?

·         Qual a intencionalidade/significado deste ritmo?

·         Quais os instrumentos presentes neste ritmo da capoeira?

2) Busque fragmentos de vídeo on line que demonstrem os movimentos e instrumentos característicos do ritmo pesquisado. É importante que o vídeo selecionado para apresentação tenha, no máximo, 3 minutos.

3) Envie o vídeo selecionado para o seguinte email: (o professor deverá criar previamente uma conta de email específica para receber os materiais produzidos pela turma).

 

OBS: É importante lembrar que, caso não esteja disponível o número de computadores indicados para esta atividade na escola, o professor poderá formar grupos com maior número de alunos e redistribuir o número de ritmos (toques) da capoeira a serem pesquisados por cada grupo de acordo com os equipamentos disponíveis.

 

2° MOMENTO

Atividade 1: Apresentando e vivenciando os resultados da pesquisa

Parte-se da apresentação oral dos resultados encontrados pelas duplas, que deverá conter as respostas às questões propostas no roteiro. Esta apresentação permitirá que os alunos estabeleçam aproximações e distanciamentos entre os diferentes ritmos pesquisados. Os alunos devem ser estimulados a demonstrarem os movimentos e/ou sons característicos dos ritmos pesquisados. É importante que o professor estimule a reflexão de que os ritmos, chamados de toques no dialeto dos capoeiristas, vão além da Angola e Regional – que são toques mais populares. Essas reflexões devem ser registradas junto aos registros do primeiro momento.

 

3° MOMENTO

Atividade 1: O clip

O professor dará início à exibição do clip (montado no 2° momento) que contém todas as imagens dos ritmos pesquisados pelos alunos. A partir deste clip os alunos terão um momento de exploração/experimentação desses movimentos e dos instrumentos presentes em cada ritmo de forma livre. Deverá ser estimulado que os alunos não restrinjam suas experimentações às atividades individuais. Isto será importante na medida em que torna possível a observação da maturidade do jogo, considerando as experiências das aulas anteriores e a construção do conhecimento - tanto cognitivo quanto motor. Durante a experimentação o professor, com a ajuda dos alunos, deverá registrar esse momento em vídeo. Este vídeo deverá ser apresentado ao final da aula e possibilitará uma reflexão final buscando a discussão e a identificação  no que se refere à apropriação do conteúdo estudado.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 1 Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser processual. Assim, a cada nova atividade o professor terá a possibilidade de observar um grau de complexidade cada vez maior no que se refere ao conteúdo estudado. Parte-se do registro das respostas à questão inicial sobre quais são os ritmos da capoeira. Posteriormente, durante a atividade de pesquisa em duplas, será possível avaliar a capacidade de buscar respostas às questões propostas no roteiro de pesquisa bem como de estabelecer comparações entre seu tema de pesquisa e aquele pesquisado pelos demais colegas de turma. Posteriormente, soma-se a esta observação a apropriação dos movimentos característicos de cada ritmo da capoeira, bem como o contato com os instrumentos. É importante que o professor ressalte os pontos fortes da pesquisa e também aqueles que poderiam ter sido melhor explorados. Outra questão importante é a observação da apropriação corporal dos conteúdos tratados durante a pesquisa. Neste sentido será possível que o professor observe a maturidade dos alunos durante o jogo, observando a intencionalidade de seus movimentos. É muito importante que esta observação seja utilizada como auto-reflexão por parte dos alunos. O vídeo produzido e apresentado durante o último encontro deve ser utilizado como ponto final de reflexão buscando a discussão e a identificação  no que se refere à apropriação do conteúdo estudado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.