03/02/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Não há necessidade de conhecimento prévio.
Sugerimos que o professor assista com os alunos ao filme: "O diabo veste prada"
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=izNsf6fC0n8
Sinopse: Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.
Apesar de o filme focar mais nas questões referentes a moda, traz também uma discussão interessante acerca dos padrões de beleza impostos pela mídia, principalmente pelas grandes revistas de moda e beleza. Dessa forma o professor poderá direcionar o filme para várias questões, que não só estética. Como nosso tema está relacionado à beleza e saúde, sugerimos as seguintes reflexões, para após, na problematização relacioná-las ao tema proposto:
Reflexão sobre o filme:
Relacionando o filme ao nosso tema:
Contexto realizado pelo professor - situação problema: Situações que aparecem na TV, novelas e filmes, podem paracer apenas ficção, mas acontecem em nosso dia-a-dia com muita frequência. Revistas de moda e beleza, principalmente, estão a todo momento disseminando um tipo de beleza ilusória, um padrão de estética que só é possível alcançar por meio de plásticas, dietas desregradas, exercícios físicos exagerados, remédios, entre outros meios comumente perigosos a nossa saúde física e psicológica.
As mudanças que vêm ocorrendo no corpo de vocês, que é normal para esta idade, deve ser respeitada. Vocês devem saber que muitas mudanças ainda irão ocorrer com o corpo de vocês, mudando consequentemente, a aparência. É muito perigoso e prejudicial a saúde realizar mudanças precoces no corpo, por simples vaidade. Não há nada de errado em sermos vaidosos, contudo, se não tivermos um limite, estaremos prejudicando a nós mesmos.
CONVERSANDO SOBRE PUBERDADE:
A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência, circunstanciada por transformações biológicas de âmbito comportamental e corpóreo, c onferindo pelo surgime nto dos caracteres sex uais secundários difer enciados de acordo com o gênero.
No organismo masculino tais variações da mat uração geralmente ocor rem entre a faixa etár ia dos 12 aos 14 an o s de idade, e para o b iótipo feminino esse m arco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade.
As principais alterações ocorridas em meninos e meninas d urante este período se riam:
Nos meninos:
- surgimento de pêlos nas regiões axilares (axila), inguinais (pubianos) e torácicos (peito);
- aumento em volume dos testículos e tamanho do pênis;
- crescimento de pêlos faciais (barba);
- oscilação com posterior entonação da voz;
- alargamento da omoplata (escápula /ombros);
- desenvolvimento da massa muscular;
- aumento de peso e estatura;
- início da produção de espermatozóides.
Nas meninas
- expansão óssea da cintura pélvica (bacia);
- princípio do ciclo menstrual;
- surgimento de pêlos nas regiões axilares (axila) e inguinais (pubianos);
- depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
- desenvolvimento das mamas.
Discutir com os alunos todas estas mudanças, possibilitando que eles sanem as dúvidas acerca do tema. O importante aqui, é ressaltar que mudanças físicas são comuns na idade em que se encontram, e que é necessário respeitar estas alterações, que são naturais.
Textos e Imagens disponíveis no site: http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm
Beleza imposta pela mídia:
O professor poderá levar capas de revistas que expressem de alguma forma um padrão de beleza. A partir destas imagens, solicitar que os alunos, separados em grupos de meninas e meninos, identifiquem quais as caracterísitcas comuns encontradas nas pessoas expostas nas capas. Meninos devem descrever características masculinas e meninas, características femininas. O objetivo é identificar o padrão de beleza disseminado por estes meios de comunicação.
A identificação destas características possibilitará perceber o padrão de beleza estética atual reproduzido pela mídia. O professor poderá sucitar alguns questionamentos:
Relacionando saúde e beleza:
Os alunos deverão assistir ao episódio do programa Geração saúde, da TV Escola, que mostra os cuidados que se deve ter com a pele na adolescência. Dermatologista fala dos cuidados ao se usar maquiagem e ao se depilar. De uma forma bem interessante, consegue atingir meninos e meninas, com assuntos referentes ao cotidiano.
Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde]
Durante a exibição do vídeo, solicitar aos alunos que registrem:
Para complementar o professor poderá orientar uma pesquisa no laboratório de informática. Deverá solicitar previamente que os alunos pesquisem os seguintes temas:
A pesquisa poderá ser realizada em grupos, e como forma de registro, sugerimos que cada grupo crie um blog:
No blog cada grupo poderá inserir entrevistas, reportagens, vídeos, entre outros materiais. Sugerimos a criação de blog no:http://www.blogger.com
O professor poderá solicitar uma síntese da aula, uma espécie de relatório de tudo que foi discutido. O aluno deverá destacar a sua compreensão acerca das questões dicutidas (mínimo 20 linhas).
Nome | Tipo |
---|---|
Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde] | Vídeo |
Para orientar a avaliação, sugerimos os seguintes critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, Professora! gostei muitíssimo desta sugestão de aulas.