Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vaidade tem limites!

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
Suelen Fernanda Machado
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e discutir as mudanças que ocorrem em nosso corpo durante a adolescência;
  • Identificar e refletir os padrões de beleza impostos pela mídia;
  • Conhecer os riscos que certos produtos podem oferecer à nossa pele e saúde;
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que o professor assista com os alunos ao filme: "O diabo veste prada"

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=izNsf6fC0n8

Sinopse: Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Apesar de o filme focar mais nas questões referentes a moda, traz também uma discussão interessante acerca dos padrões de beleza impostos pela mídia, principalmente pelas grandes revistas de moda e beleza. Dessa forma o professor poderá direcionar o filme para várias questões, que não só estética. Como nosso tema está relacionado à beleza e saúde, sugerimos as seguintes reflexões, para após, na problematização relacioná-las ao tema proposto:

Reflexão sobre o filme:

  • Qual o padrão de beleza (homens e mulheres) pode ser identificado no filme?
  • Os funcionários da revista ficaram espantados com o visual de Andrea, por quê? Havia realmente algo errado com o visual de Andrea?
  • Apesar da aparência de Andrea, Miranda a aceita como secretária, quais seriam os motivos?
  • Andrea não gosta do trabalho, nem da maneira como Miranda leva sua vida. O que leva Andrea a se envolver tanto com o seu trabalho?
  • No final, Andrea, apesar das roupas elegantes e do visual alterado, não está feliz com a situação. Por quê?


Relacionando o filme ao nosso tema:


Contexto realizado pelo professor - situação problema: Situações que aparecem na TV, novelas e filmes, podem paracer apenas ficção, mas acontecem em nosso dia-a-dia com muita frequência. Revistas de moda e beleza, principalmente, estão a todo momento disseminando um tipo de beleza ilusória, um padrão de estética que só é possível alcançar por meio de plásticas, dietas desregradas, exercícios físicos exagerados, remédios, entre outros meios comumente perigosos a nossa saúde física e psicológica.
As mudanças que vêm ocorrendo no corpo de vocês, que é normal para esta idade, deve ser respeitada. Vocês devem saber que muitas mudanças ainda irão ocorrer com o corpo de vocês, mudando consequentemente, a aparência. É muito perigoso e prejudicial a saúde realizar mudanças precoces no corpo, por simples vaidade. Não há nada de errado em sermos vaidosos, contudo, se não tivermos um limite, estaremos prejudicando a nós mesmos.

CONVERSANDO SOBRE PUBERDADE:

A puberdade é um período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência, circunstanciada por transformações biológicas de âmbito comportamental e corpóreo, c onferindo pelo surgime nto dos caracteres sex uais secundários difer enciados de acordo com o gênero.

No organismo masculino tais variações da mat uração geralmente ocor rem entre a faixa etár ia dos 12 aos 14 an o s de idade, e para o b iótipo feminino esse m arco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade.

As principais alterações ocorridas em meninos e meninas d urante este período se riam:

Nos meninos:

- surgimento de pêlos nas regiões axilares (axila), inguinais (pubianos) e torácicos (peito);
- aumento em volume dos testículos e tamanho do pênis;
- crescimento de pêlos faciais (barba);
- oscilação com posterior entonação da voz;
- alargamento da omoplata (escápula /ombros);
- desenvolvimento da massa muscular;
- aumento de peso e estatura;
- início da produção de espermatozóides.

undefined


Nas meninas

- expansão óssea da cintura pélvica (bacia);
- princípio do ciclo menstrual;
- surgimento de pêlos nas regiões axilares (axila) e inguinais (pubianos);
- depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
- desenvolvimento das mamas.

undefined

Discutir com os alunos todas estas mudanças, possibilitando que eles sanem as dúvidas acerca do tema. O importante aqui, é ressaltar que mudanças físicas são comuns na idade em que se encontram, e que é necessário respeitar estas alterações, que são naturais.

Textos e Imagens disponíveis no site: http://www.brasilescola.com/sexualidade/puberdade.htm

Beleza imposta pela mídia:

O professor poderá levar capas de revistas que expressem de alguma forma um padrão de beleza. A partir destas imagens, solicitar que os alunos, separados em grupos de meninas e meninos, identifiquem quais as caracterísitcas comuns encontradas nas pessoas expostas nas capas. Meninos devem descrever características masculinas e meninas, características femininas. O objetivo é identificar o padrão de beleza disseminado por estes meios de comunicação.

                

A identificação destas características possibilitará perceber o padrão de beleza estética atual reproduzido pela mídia. O professor poderá sucitar alguns questionamentos:

  • Tudo que vemos nestas revistas é realmente verdadeiro?
  • Vocês sabiam que meninos e meninas têm recorrido a cirurgias plásticas e tratamentos estéticos cada vez mais cedo em busca de um corpo/rosto perfeito?
  • Vocês conseguem imaginar as consequências destas práticas precoces?

Relacionando saúde e beleza:

Os alunos deverão assistir ao episódio do programa Geração saúde, da TV Escola, que mostra os cuidados que se deve ter com a pele na adolescência. Dermatologista fala dos cuidados ao se usar maquiagem e ao se depilar. De uma forma bem interessante, consegue atingir meninos e meninas, com assuntos referentes ao cotidiano.

Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde]

Durante a exibição do vídeo, solicitar aos alunos que registrem:

  • Cenas mais importantes;
  • Registrar dúvidas na forma de pergunta que deverão s er realizadas após a exibição;
  • Registrar informações que passaram a conhecer após assistirem o vídeo;
  • O que gostariam de saber mais?

Para complementar o professor poderá orientar uma pesquisa no laboratório de informática. Deverá solicitar previamente que os alunos pesquisem os seguintes temas:

  • Cirurgias plásticas na adolescência;
  • Dietas e remédios para emagrecer;
  • Exercícios físicos exagerados;
  • Maquiagem e doenças da pele;
  • Depilação e seus riscos.

A pesquisa poderá ser realizada em grupos, e como forma de registro, sugerimos que cada grupo crie um blog:

undefined

No blog cada grupo poderá inserir entrevistas, reportagens, vídeos, entre outros materiais. Sugerimos a criação de blog no:http://www.blogger.com

O professor poderá solicitar uma síntese da aula, uma espécie de relatório de tudo que foi discutido. O aluno deverá destacar a sua compreensão acerca das questões dicutidas (mínimo 20 linhas).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida saudável com o sol: parte 2 [Geração saúde] Vídeo
Avaliação

Para orientar a avaliação, sugerimos os seguintes critérios:

  • Participação efetiva do aluno durante a reflexão sobre o filme;
  • Participação oral durante exposição de conteúdo;
  • Colaborar com o grupo, sugerindo questões, a fim de sanar as dúvidas durante exposição do conteúdo;
  • Participação nas pesquisar no laboratório de informática e construção do blog;
  • Entrega do relatório, a partir dos critérios solicitados;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.