06/07/2012
Claudia Regina Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Química | Energia química no cotidiano |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Noções básicas de Química e Biologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2 e 3,utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Disponível <http://asduasfacesdoetanol.blogspot.com.br/p/alcool-combustivel.html > acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 2
Disponível <http://www.brasilescola.com/quimica/producao-biocombustivel.htm> acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 3
Disponível <http://www.brasilescola.com/brasil/o-petroleo-no-brasil.htm> acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download das Imagens 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-las durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, e 3, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:
1.O que as imagens apresentadas representam para vocês?
2. Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?
3. Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?
4. Cite alguns combustíveis não renováveis. Justifique.
5. Cite alguns combustíveis renováveis. Justifique.
6. Qual a sua opinião a respeito do biodiesel?
7. Você sabe de que forma pode ser utilizado o gás natural?
Finalizada a problematização, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2, 3 e 4. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1, 2, 3 e 4 se encontram disponíveis.
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=nBfzBLyEQCM > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=ZlPYmSTnccI > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=slw0kgHLAhg > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=r9UjrpsF4zk > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos Vídeos 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a retomar as questões utilizadas anteriormente na problematização, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conteúdo dos Vídeos 1, 2, 3 e 4.
A atividade 1 é de extrema importância para o início da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as terão mais subsídios para desenvolver as atividades seguintes.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos para acessar a internet com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre diferentes tipos de combustíveis.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por coletar dados sobre um tipo de combustível, consultando, para tanto, sites específicos.
Grupo 1: Petróleo
Disponível < http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/ > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/ > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 2: Gás Natural
Disponível < http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/gas-natural/ > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.bahiagas.com.br/gas-natural/o-que-e-gas-natural > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 3: Álcool/Etanol
Disponível < http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u431940.shtml > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 4: Biodiesel
Disponível < http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.biodieselbr.com/ > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.reporterbrasil.com.br/agrocombustiveis/clipping.php?id=98 > acesso feito dia 14/05/2012
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados, as quais serão utilizadas na atividade seguinte.
Nessa atividade da aula, serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manter nos mesmos grupos.
Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos deverão organizar um seminário de pesquisa.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.
O seminário de pesquisa pode assumir diversas formas, mas deverá consistir da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibição de filmes ou documentários, etc.
Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.
Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.
Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as o passo a passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs, o qual será um importante meio de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.
O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistir o Vídeo 1, no qual é apresentado o passo a passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs. O Vídeo 1 se encontra disponível no site abaixo:
Vídeo 1 - Tutorial sobre o Google Docs (Motivação)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar os/as alunos/as na criação de um texto colaborativo no Google Docs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo para a elaboração do texto colaborativo será constituído pelos dados coletados na segunda e organizados na terceira atividade da aula.
O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer sua inscrição no Google Docs com um e-mail e senha.
Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo<mpl=homepage > acesso feito dia 14/05/2012
Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão do Google Docs das informações e imagens previamente selecionadas e organizadas conforme. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
Quando os textos colaborativos estiverem concluídos, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus Google Docs os contatos dos demais grupos. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos textos colaborativos uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.
Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos textos colaborativos dos/as colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus textos colaborativos para explorar mais esse recurso digital.
OSERVAÇÃO: A criação dos textos colaborativos do Google Docs poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a trabalharem em duplas para acessar a internet com o intuito de realizar uma pesquisa junto às mídias sociais para consolidar o conteúdo da aula. Para tanto, os links abaixo podem ser indicados.
Essa atividade se justifica tendo em vista que as mídias sociais são populares entre a faixa etária na qual os/as alunos/as do ensino médio se encontram.
Disponível < https://www.facebook.com/pages/Semana-de-protesto-contra-o-aumento-dos-combust%C3%ADveis/137226252999626 > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível < http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5596127058506182866&cmm=699798&hl=pt-BR> acesso feito dia 14/05/2012
Tabela de Preço dos Combustíveis
Disponível < http://www.precodoscombustiveis.com.br/ > acesso feito dia 14/05/2012
Finalizada a pesquisa nas mídias sociais, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:
1. Qual é a sua opinião sobre a atitude dos internautas?
2. Você acredita que esse tipo de manifestação nas mídias sociais é relevante? Justifique.
3. Você conhece algum outro tipo de manifestação que envolve as mídias sociais?
4. O que você achou da tabela de preço dos combustíveis? Você acha que ela pode ajudar a prevenir abusos nos preços? Justifique.
Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de combustíveis. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo:
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download das apresentações nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-las durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Vale destacar que, caso necessite de maiores esclarecimentos sobre as apresentações, o/a professor/a pode previamente visualizar os guias didáticos de cada uma delas nos links abaixo
Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19410/guiaDidatico.pdf?sequence=48 > acesso feito dia 06/07/2012
Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14377/Guia_COMBUSTVEIS-A%20QUMICA_29.10.09.pdf?sequence=9 > acesso feito dia 06/07/2012
Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14379/Guia_COMBUSTVEIS-A%20QUMICA_29.10.09.pdf?sequence=10 > acesso feito dia 06/07/2012
Finalizada a visualização das apresentações, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo das apresentações. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
1 – Quais são as fontes de energia renovável?
2 – Como o vento pode gerar energia?
3 – O que significa o regime dos ventos?
4 – Qual a vantagens de se usar biomassa?
5 – Qual a origem do petróleo?
6 – Por que o petróleo é um recurso natural não renovável?
7 – Quais produtos são derivados do petróleo?
8 – Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
9 – Como ocorre o processo de fermentação?
10 – O que é sacarose?
11 – Quais são os processos químicos sofridos pelas leveduras até se transformarem em etanol?
12 – Qual a importância do mosto no processo de fermentação do etanol?
Nome | Tipo |
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A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas | Vídeo |
Combustíveis: A química que move o mundo - Etanol | Animação/simulação |
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra | Vídeo |
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.suapesquisa.com/pesquisa/combustiveis.htm > acesso feito dia 12/05/2012
Sugestão de leitura para o/a professor/a <http://www.tecmundo.com.br/692-aprenda-a-utilizar-o-google-docs.htm > acesso feito dia 12/05/2012
Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://www.tecmundo.com.br/692-aprenda-a-utilizar-o-google-docs.htm#ixzz1uh0Pm8rL > acesso feito dia 12/05/2012
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 3 classificações
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08/04/2013
Cinco estrelasAula maravilhosa, sublime como todas as aulas deveriam ser...
13/07/2012
Cinco estrelasExcelente aula, dinâmica e criativa. Adorei e vou utilizar.
10/07/2012
Cinco estrelasDiferente e criativo