Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fotografia: Um olhar sobre o cotidiano

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Estudar as origens e evolução da fotografia, bem como suas propriedades artísticas;

·         Trabalhar a narrativa dos alunos através de imagens;

·         Produzir um trabalho fotográfico artístico acerca do cotidiano dos alunos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema levantando, entre os alunos, seus conhecimentos e envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas norteadoras como as exemplificadas abaixo:

·         Você tem o hábito de fotografar o quê?

·         Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?

·         Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?

·         E seus avôs?

·         Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?

·         Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?

Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto técnica de registro de imagens. Para tanto, os siteshttp://visaoglobal.org/2008/01/08/origens-e-evoluo-histrica-da-fotografia/ e http://futuro22.blogspot.com.br/2010/05/historia-da-fotografia.html trazem um apanhado histórico e bem ilustrado das invenções que possibilitaram a criação da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.

Abaixo constam imagens de alguns aparelhos citados no site que visam ilustrar melhor a evolução dos aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.

Câmera escura

11111111111                                                                                         

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ

 

     2222222222222

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg

 

Câmera lúcida

333333333333333333333

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz

 

444444444444444444444444

 

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA

 

Película

555555555555555555555

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V

 

Havendo a possibilidade, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem como negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los. 

 

Aula 2:

Retomando a aula anterior, o professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:

·         Onde vemos imagens fotográficas hoje?

·         Quais as funções dessas imagens?

·         Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?

Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.

Fotografia documental:

66666666666666666666666

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ

 

7777777777777777777777

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ

 

88888888888888888888

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ

 

Fotografia jornalística:

99999999999999999

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6

 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn

 

bbbbbbbbbbbbbbbb

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f

 

Fotografia científica:

ccccccccccccccc

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0

 

dddddddddddddd

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSoIbST5gvOQyq0AcdORmQXU8AdogNslFG8jUpX7yv8kbzF8qMD

 

eeeeeeeeeeeeeeee

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW

 

Fotografia publicitária:

ffffffffffffffffffffff

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw

 

gggggggggggggggggg

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA

 

hhhhhhhhhhhh

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ

 

Fotografia Artística:

iiiiiiiiiiiiiiiiii

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSj--xHqt04NSr_zo_Mpz9AkujakcEnVbKyEpgYOXNzkQKZTuVf

 

jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

 

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSpWx6tqQiuUaRyqbFSdBcCCfcxiu7dm9z7Uvi9oa4JbFewJTAZd2dAUB0t

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg

 

Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre Fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto “Fotografia e História” de Ana Maria Mauad, presente no site http://bndigital.bn.br/redememoria/fotografia.html

 

Aula 3:

Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, O professor iniciará a parte prática do trabalho. Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema será o cotidiano pessoal de cada um.

Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o site http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar artístico.

llllllllllllllllllll

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR_nIUW6OPLVfJGjT6Q50vTIPTHW2kADj-ei9GshsAA1dxY5wEC

 

mmmmmmmmmmm

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRrxcJRkaoLUwWxeqWwyHdQCCUmd7BOTBSpk7UiN9JtyOE1F_My

 

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnT_7yiqVZlPGZHrdXLawoxFj6-0NOZYgK6OyD0s5_CbtW0spk

 

oooooooooooooooo

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTEC2NeuA4TkXEY3jQV87ZJbcv4gxgjn25c0mpUsA39s9B4Q4e-

 

pppppppppppppppppp

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRPC0d6csJcfHMVHKr2dQh8TriAOZcNJJzyYRIacYxI7PRzaqEsCA

 

qqqqqqqqqqqqqqqqqq

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRmmzbLZiKkJV913KeEDghhTPIuf1ko_tGCT6ZDw77RHyy1-HpQ

 

rrrrrrrrrrrrrrrrr

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRj0ibSki9jp-cVbbhHwcGkv_Ajg2M-vvcMekU1VeYquf-SSVT1

 

Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.

Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.

Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles montem grupos para se auxiliarem.

As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas fotográficas ou celulares.

 

Aula 4

Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola. Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor disposição para a apresentação de seus trabalhos.

Recursos Complementares

 

site com diversas imagens fotográficas:

http://1000imagens.com/

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado nos ensaios apresentados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.