01/08/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
· Estudar as origens e evolução da fotografia, bem como suas propriedades artísticas;
· Trabalhar a narrativa dos alunos através de imagens;
· Produzir um trabalho fotográfico artístico acerca do cotidiano dos alunos.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema levantando, entre os alunos, seus conhecimentos e envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas norteadoras como as exemplificadas abaixo:
· Você tem o hábito de fotografar o quê?
· Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?
· Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?
· E seus avôs?
· Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?
· Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?
Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto técnica de registro de imagens. Para tanto, os siteshttp://visaoglobal.org/2008/01/08/origens-e-evoluo-histrica-da-fotografia/ e http://futuro22.blogspot.com.br/2010/05/historia-da-fotografia.html trazem um apanhado histórico e bem ilustrado das invenções que possibilitaram a criação da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.
Abaixo constam imagens de alguns aparelhos citados no site que visam ilustrar melhor a evolução dos aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.
Câmera escura
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg
Câmera lúcida
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA
Película
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V
Havendo a possibilidade, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem como negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los.
Aula 2:
Retomando a aula anterior, o professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:
· Onde vemos imagens fotográficas hoje?
· Quais as funções dessas imagens?
· Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?
Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.
Fotografia documental:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ
Fotografia jornalística:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f
Fotografia científica:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSoIbST5gvOQyq0AcdORmQXU8AdogNslFG8jUpX7yv8kbzF8qMD
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW
Fotografia publicitária:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ
Fotografia Artística:
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSj--xHqt04NSr_zo_Mpz9AkujakcEnVbKyEpgYOXNzkQKZTuVf
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSpWx6tqQiuUaRyqbFSdBcCCfcxiu7dm9z7Uvi9oa4JbFewJTAZd2dAUB0t
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg
Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre Fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto “Fotografia e História” de Ana Maria Mauad, presente no site http://bndigital.bn.br/redememoria/fotografia.html
Aula 3:
Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, O professor iniciará a parte prática do trabalho. Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema será o cotidiano pessoal de cada um.
Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o site http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar artístico.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR_nIUW6OPLVfJGjT6Q50vTIPTHW2kADj-ei9GshsAA1dxY5wEC
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRrxcJRkaoLUwWxeqWwyHdQCCUmd7BOTBSpk7UiN9JtyOE1F_My
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnT_7yiqVZlPGZHrdXLawoxFj6-0NOZYgK6OyD0s5_CbtW0spk
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTEC2NeuA4TkXEY3jQV87ZJbcv4gxgjn25c0mpUsA39s9B4Q4e-
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRPC0d6csJcfHMVHKr2dQh8TriAOZcNJJzyYRIacYxI7PRzaqEsCA
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRmmzbLZiKkJV913KeEDghhTPIuf1ko_tGCT6ZDw77RHyy1-HpQ
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRj0ibSki9jp-cVbbhHwcGkv_Ajg2M-vvcMekU1VeYquf-SSVT1
Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.
Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.
Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles montem grupos para se auxiliarem.
As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas fotográficas ou celulares.
Aula 4
Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola. Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor disposição para a apresentação de seus trabalhos.
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado nos ensaios apresentados pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!