Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nossa alimentação: uma conversa necessária - projeto colaborativo entre escolas

 

24/05/2012

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa sequência didática é orientada pelos seguintes objetivos:

 

- Ler, compreender e produzir o gênero textual história em quadrinhos.

- Construir conhecimentos relacionados à alimentação e à promoção da saúde.

Duração das atividades
Para essa sequência didática serão necessárias dez aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Os alunos participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Mobilizando as escolas parceiras

Para este projeto, será necessária a participação de pelo menos duas escolas.

            Em primeiro lugar, os professores de cada turma deverão conversar com seus alunos sobre os objetivos do projeto:

  •             Estudar sobre o tema Saúde e Alimentação.
  •             Ler histórias em quadrinhos sobre o tema Alimentação.
  •             Participar de jogos da web que envolvam a temática alimentação.
  •             Construir história em quadrinhos na web sobre o tema alimentação.

 

            A comunicação entre os alunos ocorrerá por meio da participação em uma rede social. Dessa forma, sugerimos que os professores criem um grupo de discussão no facebook ( ou outra rede social) com o nome: “Projeto: Nossa alimentação”.  Nas redes sociais, há a possibilidade de criar grupos fechados de debate. Tendo em vista que há uma idade mínima para participação autônoma nas redes sociais, todos os aprendizes deverão entrar no grupo com o login criado pelos professores.

 

Atividade 2: E a nossa saúde: como vai?

            Esta atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos iniciar o debate sobre as relações entre alimentação e a construção de uma vida saudável. Para isso, os professores de cada turma pedirão aos aprendizes que analisem as imagens abaixo por meio das seguintes perguntas:

 

  •             O que vocês estão vendo nessas imagens?
  •             As pessoas levam uma vida saudável? Por que?
  •             O que significa ter uma alimentação saudável?

            

 

Imagem 1:

 

Alimentação

http://boanoticia.com/dicas-para-manter-a-alimentacao-saudavel-da-crianca.html

Imagem 2:

 

Alimentação

http://nutrircrescer.blogspot.com.br/2010/12/obesidade-infantil.html

 

Imagem 3:

 

Pirâmide alimentar

http://www.4moms.com.br/index.php/2012/02/sugestao-de-cardapio-mensal/piramide-alimentar-2/

 

Imagem 4:

Alimentação

 

Essa atividade tem como principal objetivo diagnosticar os conhecimentos e percepções dos alunos sobre o tema. O professor deverá registrar as dúvidas e questões levantadas e procurar abordá-las durante o projeto.

           

Atividade 3: Aprendendo com a leitura de Gibis

           

           No laboratório de informática, os alunos de cada turma irão ler a história em quadrinho: “A importância da nutrição”, recurso disponibilizado pelo portal do professor.

 

           

HIstória em quadrinhos           

 

Além de debater sobre o conteúdo da história, é importante que cada professor sistematize com a turma as características desse gênero textual:

 

  • O modo de escrever é muito próximo do jeito que falamos em nosso dia a dia.
  • Utiliza-se o texto escrito a e a ilustração para construção da história.
  • Usa-se balões para a fala dos personagens.
  • Não há parágrafos e travessões.
  • Há diferentes sinais para representar movimentos, sentimentos, onomatopéias etc.

           

Em seguida, tendo como base a história lida, as crianças dialogarão com os colegas da turma parceira a partir de perguntas lançadas por um dos professores na rede social. Abaixo, um exemplo:

 

  • Como podemos ter uma alimentação saudável?
  • Qual a importância da atividade física?

 

Sugerimos que os alunos façam a atividade em duplas e procurem dialogar com as opiniões apresentadas pelos colegas, apresentando argumentos contrários ou favoráveis à posição de cada um. A atividade não ocorrerá em tempo real. Dessa forma, cada professor irá organizá-la da melhor forma.

Essa mesma sequência didática pode ser realizada com a história em quadrinhos: “O papel dos nutrientes”, recurso também disponibilizado pelo portal.

 

O papel dos nutrientes

 

 

Após a discussão do tema abordado e a retomada das características do gênero textual HQ, os aprendizes irão conversar com seus colegas parceiros por meio das perguntas lançadas na rede social por um dos professores:

 

  • Em nossa alimentação, as proteínas estão presentes? Qual a sua importância para nosso corpo?
  • E os carboidratos, para que eles servem? Em que momento do dia comemos alimentos que contém esse nutriente?
  • As vitaminas, os minerais e as fibras também devem estar presentes em nossa refeição. Por que?

 

Sugerimos que a cada dia, os alunos discutam uma pergunta. Além da consulta à história em quadrinho, as crianças poderão apoiar suas reflexões no material disponibilizado pelo site: http://www.canalkids.com.br/alimentacao/grupos/index.htm.  

 

Alimentação

 

 

 

Atividade 4: Aprendendo sobre a alimentação por meio de jogos e brincadeiras

           

            Nesta atividade, os alunos ampliarão seus conhecimentos a respeito de nossa alimentação por meio de jogos e brincadeiras. Os saberes envolvidos em cada jogo deverão ser sistematizados pelo professor após a sua realização.

            Cada turma jogará dois jogos e escolherá um deles para sugerir à turma parceira. As crianças deverão construir um texto coletivo indicando o objetivo do jogo e o que é possível aprender com ele. Em seguida, dois alunos ficarão responsáveis por postar a indicação na rede social. Para isso, um professor deverá criar o link: “ Experimente o jogo indicado por nossa turma”

 

 

JOGOS PARA TURMA 1:

 

            4.1 Jogo da Pirâmide alimentar. Nesse jogo, os alunos deverão colocar cada alimento em seu local correto na pirâmide. Ao final, cada professor deverá sistematizar com a turma o papel de cada tipo de alimento em nosso organismo e a quantidade adequada a ser consumida em cada dia.

 

 

          

         

 

              4.2 Memória da Pipoca. Antes de iniciar o jogo, o professor lerá com os alunos as “Dicas de Alimentação” referente à cada legume. Nesse momento, deverá esclarecer dúvidas de termos desconhecidos pela turma.

 

 

 

 

 

 

JOGOS PARA TURMA 2:

 

            4.3 Los alimentos. Nesse jogo, os alunos aprenderão sobre a origem dos alimentos. O professor poderá fazer a atividade coletivamente com a turma, sistematizando os conhecimentos envolvidos em cada uma. 

 

 

 

           

 

           Obs: O jogo está em espanhol. Se possível, o professor poderá, com o auxílio do dicionário ou da ferramenta http://translate.google.com.br/, traduzir palavras desconhecidas pelos aprendizes. Caso contrário, indicamos outra possibilidade: “O jogo dos alimentos”, localizado no site:http://www.sonutricao.com.br/jogos.php# . Nesse jogo, os alunos deverão identificar a composição química dos alimentos. É importante que o professor discuta com os alunos sobre a função de cada componente.

 

            4.4 O poder dos alimentos. Nesse jogo, os alunos necessitarão da ajuda de alguns alimentos para vencer os problemas causados pela má alimentação. Em cada fase, há informações importantes sobre o alimento em questão.

 

 

 

 

 

DIALOGANDO SOBRE NOSSOS APRENDIZADOS:

            Ao final, cada turma terá participado de três jogos.  Os alunos poderão comentá-los na rede social, destacando os aprendizados que construíram em cada um. Sugerimos que a atividade seja feita de forma individual e um dos professores crie o link: “O que aprendemos com os jogos”. Cada aprendiz deverá procurar dialogar com os comentários dos colegas.

 

 

Atividade 5: Construção de nossa história em quadrinhos

 

Cada professor deverá propor aos alunos a elaboração de uma história em quadrinhos que tenha como temática a construção de uma vida saudável. A história será construída com o uso das ferramentas oferecidas pelo site: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Privado/Login.aspx?ReturnUrl=%2fPrivado%2fEditorQuadrinhos.aspx. Ao final do trabalho, será possível ler e apreciar a história construída pela turma parceira.

            Para essa atividade, sugerimos os seguintes procedimentos:

 

5.1 Construção coletiva da história em quadrinho. 

 

Ao elaborar a história com toda a turma, os alunos aprenderão as características do gênero textual em questão e os passos necessários para  montagem da história na web.

Sugerimos que, em uma primeira etapa, o professor explore os recursos disponíveis para construção da história e, a partir deles, elabore com a turma o roteiro que a história terá.   

Para construção da história em quadrinho, deve-se seguir as seguintes orientações:

 

  • Clicar no link: “Criar história” 
  • Clicar no link: “Cadastre-se agora”
  • Inserir login e senha
  • Escolher um dos seguintes formatos de HQ:

 

 

História em quadrinhos

 

  • Selecionar um quadrinho e, em seguida, clicar na seta abaixo dos quadrinhos (Ferramenta de seleção) para escolher personagens, cenários, balões etc.

 

 

HQ

 

  • Em seguida, é só digitar o texto e salvar a história.

 

5.2 Construção da história em quadrinhos em duplas

            Nesta atividade, os alunos criarão, em duplas, uma história em quadrinhos com a temática “Alimentação”.  Para isso, assim como na atividade anterior, registrarão no caderno um roteiro que irá orientá-los na produção. O professor deverá estar disponível para esclarecer dúvidas e auxiliar na elaboração da história.

 

5.3 Apreciando as histórias dos colegas

            No laboratório de informática, em duplas, os alunos irão ler as histórias produzidas pelos colegas e escolher a que mais lhes agradaram. Um dos professores criará um link na rede social com título: ”Apreciando nossas histórias em quadrinhos” e os aprendizes irão comentar o que lhes chamou atenção na história escolhida e o que foi possível aprender com a sua leitura. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A importância da nutrição Imagem
O poder dos alimentos Animação/simulação
O papel dos nutrientes Imagem
Los alimentos Software Educacional
Memória da Pipoca Animação/simulação
Jogo da Pirâmide dos Alimentos Hipertexto
Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do livro: “Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.” Editora Contexto. Autores: Angela Rama e Waldomiro Vergueiro (org). Abaixo, o link com o primeiro capítulo do livro:

http://www.editoracontexto.com.br/produtos/pdf/COMO_USAR_HQ_NA_SALA_DE_AULA_CAP1.PDF

Avaliação

Para verificar os aprendizados construídos pelos alunos, sugerimos as seguintes atividades:

 

  • Construção, em duplas, de uma história em quadrinhos com outra temática trabalhada pela turma.
  • Análise dos comentários inseridos pelos alunos na rede social a fim de identificar os conhecimentos por eles apropriados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.