24/05/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Essa sequência didática é orientada pelos seguintes objetivos:
- Ler, compreender e produzir o gênero textual história em quadrinhos.
- Construir conhecimentos relacionados à alimentação e à promoção da saúde.
Os alunos participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia.
Para este projeto, será necessária a participação de pelo menos duas escolas.
Em primeiro lugar, os professores de cada turma deverão conversar com seus alunos sobre os objetivos do projeto:
A comunicação entre os alunos ocorrerá por meio da participação em uma rede social. Dessa forma, sugerimos que os professores criem um grupo de discussão no facebook ( ou outra rede social) com o nome: “Projeto: Nossa alimentação”. Nas redes sociais, há a possibilidade de criar grupos fechados de debate. Tendo em vista que há uma idade mínima para participação autônoma nas redes sociais, todos os aprendizes deverão entrar no grupo com o login criado pelos professores.
Esta atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos iniciar o debate sobre as relações entre alimentação e a construção de uma vida saudável. Para isso, os professores de cada turma pedirão aos aprendizes que analisem as imagens abaixo por meio das seguintes perguntas:
Imagem 1:
http://boanoticia.com/dicas-para-manter-a-alimentacao-saudavel-da-crianca.html
Imagem 2:
http://nutrircrescer.blogspot.com.br/2010/12/obesidade-infantil.html
Imagem 3:
http://www.4moms.com.br/index.php/2012/02/sugestao-de-cardapio-mensal/piramide-alimentar-2/
Imagem 4:
Essa atividade tem como principal objetivo diagnosticar os conhecimentos e percepções dos alunos sobre o tema. O professor deverá registrar as dúvidas e questões levantadas e procurar abordá-las durante o projeto.
No laboratório de informática, os alunos de cada turma irão ler a história em quadrinho: “A importância da nutrição”, recurso disponibilizado pelo portal do professor.
Além de debater sobre o conteúdo da história, é importante que cada professor sistematize com a turma as características desse gênero textual:
Em seguida, tendo como base a história lida, as crianças dialogarão com os colegas da turma parceira a partir de perguntas lançadas por um dos professores na rede social. Abaixo, um exemplo:
Sugerimos que os alunos façam a atividade em duplas e procurem dialogar com as opiniões apresentadas pelos colegas, apresentando argumentos contrários ou favoráveis à posição de cada um. A atividade não ocorrerá em tempo real. Dessa forma, cada professor irá organizá-la da melhor forma.
Essa mesma sequência didática pode ser realizada com a história em quadrinhos: “O papel dos nutrientes”, recurso também disponibilizado pelo portal.
Após a discussão do tema abordado e a retomada das características do gênero textual HQ, os aprendizes irão conversar com seus colegas parceiros por meio das perguntas lançadas na rede social por um dos professores:
Sugerimos que a cada dia, os alunos discutam uma pergunta. Além da consulta à história em quadrinho, as crianças poderão apoiar suas reflexões no material disponibilizado pelo site: http://www.canalkids.com.br/alimentacao/grupos/index.htm.
Nesta atividade, os alunos ampliarão seus conhecimentos a respeito de nossa alimentação por meio de jogos e brincadeiras. Os saberes envolvidos em cada jogo deverão ser sistematizados pelo professor após a sua realização.
Cada turma jogará dois jogos e escolherá um deles para sugerir à turma parceira. As crianças deverão construir um texto coletivo indicando o objetivo do jogo e o que é possível aprender com ele. Em seguida, dois alunos ficarão responsáveis por postar a indicação na rede social. Para isso, um professor deverá criar o link: “ Experimente o jogo indicado por nossa turma”
JOGOS PARA TURMA 1:
4.1 Jogo da Pirâmide alimentar. Nesse jogo, os alunos deverão colocar cada alimento em seu local correto na pirâmide. Ao final, cada professor deverá sistematizar com a turma o papel de cada tipo de alimento em nosso organismo e a quantidade adequada a ser consumida em cada dia.
4.2 Memória da Pipoca. Antes de iniciar o jogo, o professor lerá com os alunos as “Dicas de Alimentação” referente à cada legume. Nesse momento, deverá esclarecer dúvidas de termos desconhecidos pela turma.
JOGOS PARA TURMA 2:
4.3 Los alimentos. Nesse jogo, os alunos aprenderão sobre a origem dos alimentos. O professor poderá fazer a atividade coletivamente com a turma, sistematizando os conhecimentos envolvidos em cada uma.
Obs: O jogo está em espanhol. Se possível, o professor poderá, com o auxílio do dicionário ou da ferramenta http://translate.google.com.br/, traduzir palavras desconhecidas pelos aprendizes. Caso contrário, indicamos outra possibilidade: “O jogo dos alimentos”, localizado no site:http://www.sonutricao.com.br/jogos.php# . Nesse jogo, os alunos deverão identificar a composição química dos alimentos. É importante que o professor discuta com os alunos sobre a função de cada componente.
4.4 O poder dos alimentos. Nesse jogo, os alunos necessitarão da ajuda de alguns alimentos para vencer os problemas causados pela má alimentação. Em cada fase, há informações importantes sobre o alimento em questão.
DIALOGANDO SOBRE NOSSOS APRENDIZADOS:
Ao final, cada turma terá participado de três jogos. Os alunos poderão comentá-los na rede social, destacando os aprendizados que construíram em cada um. Sugerimos que a atividade seja feita de forma individual e um dos professores crie o link: “O que aprendemos com os jogos”. Cada aprendiz deverá procurar dialogar com os comentários dos colegas.
Cada professor deverá propor aos alunos a elaboração de uma história em quadrinhos que tenha como temática a construção de uma vida saudável. A história será construída com o uso das ferramentas oferecidas pelo site: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Privado/Login.aspx?ReturnUrl=%2fPrivado%2fEditorQuadrinhos.aspx. Ao final do trabalho, será possível ler e apreciar a história construída pela turma parceira.
Para essa atividade, sugerimos os seguintes procedimentos:
5.1 Construção coletiva da história em quadrinho.
Ao elaborar a história com toda a turma, os alunos aprenderão as características do gênero textual em questão e os passos necessários para montagem da história na web.
Sugerimos que, em uma primeira etapa, o professor explore os recursos disponíveis para construção da história e, a partir deles, elabore com a turma o roteiro que a história terá.
Para construção da história em quadrinho, deve-se seguir as seguintes orientações:
5.2 Construção da história em quadrinhos em duplas
Nesta atividade, os alunos criarão, em duplas, uma história em quadrinhos com a temática “Alimentação”. Para isso, assim como na atividade anterior, registrarão no caderno um roteiro que irá orientá-los na produção. O professor deverá estar disponível para esclarecer dúvidas e auxiliar na elaboração da história.
5.3 Apreciando as histórias dos colegas
No laboratório de informática, em duplas, os alunos irão ler as histórias produzidas pelos colegas e escolher a que mais lhes agradaram. Um dos professores criará um link na rede social com título: ”Apreciando nossas histórias em quadrinhos” e os aprendizes irão comentar o que lhes chamou atenção na história escolhida e o que foi possível aprender com a sua leitura.
Nome | Tipo |
---|---|
A importância da nutrição | Imagem |
O poder dos alimentos | Animação/simulação |
O papel dos nutrientes | Imagem |
Los alimentos | Software Educacional |
Memória da Pipoca | Animação/simulação |
Jogo da Pirâmide dos Alimentos | Hipertexto |
Sugerimos a leitura do livro: “Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.” Editora Contexto. Autores: Angela Rama e Waldomiro Vergueiro (org). Abaixo, o link com o primeiro capítulo do livro:
http://www.editoracontexto.com.br/produtos/pdf/COMO_USAR_HQ_NA_SALA_DE_AULA_CAP1.PDF
Para verificar os aprendizados construídos pelos alunos, sugerimos as seguintes atividades:
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2015
Cinco estrelasParabéns!!! Essa situação didática junto com o material disponível me ajudou muito. Obrigada!
13/03/2014
Cinco estrelasmuuuuito interessante!!!
17/09/2013
Cinco estrelasExcelente aula
11/09/2013
Cinco estrelasadorei! a sequência é ótima! agradeço pelas dicas
30/08/2012
Cinco estrelasé uma sequencia maravilhosa para trabalhar alimentação com aulas dinamicas e atrativas para que os alunos aprendam brincando e sintam prazer em estudar
26/05/2012
Quatro estrelasMuito criativa. Gostei!