24/05/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Esta sequência didática é orientada pelos seguintes objetivos:
- Ler e compreender gêneros textuais do suporte jornal.
- Identificar as características de gêneros textuais presentes no suporte jornal.
- Produzir gêneros textuais presentes no suporte jornal, respeitando suas características.
- Produzir textos de forma colaborativa.
Os alunos participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia.
Sugerimos que a secretaria de Educação mobilize pelo menos duas escolas para participação nessa sequência didática.
Cada professor deverá discutir com os alunos o produto a ser elaborado por meio do desenvolvimento do projeto:
Elaborar, em colaboração com a turma parceira, um jornal eletrônico.
Em um primeiro momento, cada turma conhecerá o jornal eletrônico produzido por alunos da Escola Municipal Papa João Paulo XXIII e localizado no site: http://www.papainforma.com.br/index.php. Se possível, o professor, com o uso do data show, deverá orientar a análise coletiva do jornal, a partir das perguntas:
Após esse debate inicial, sugerimos que cada professor oriente os alunos em uma análise mais detalhada dos textos presentes no jornal eletrônico. A seguir um exemplo:
NOTÍCIA:
Site: http://www.papainforma.com.br/noticia-138-Visita
Os alunos deverão, em duplas, ler a notícia e responder:
TEXTO INFORMATIVO:
Site: http://www.papainforma.com.br/noticia-143-Dia-do-Trabalhador
ENTREVISTA DA SEMANA
Site: http://www.papainforma.com.br/entrevista-13-Nutrio
Além desse jornal, há outros que também podem ser analisados. A seguir, listamos o nome do jornal, alguns de seus gêneros e possibilidades de análise:
Localizado no site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/de-olho-na-escola-tarde-04-dez-2011-plpe-ipojuca.pdf
ARTIGO DE OPINIÃO
PESQUISA DE OPINIÃO
Localizado no site: : http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/o-coracao-do-estudante-08-dez-2011-plce-russas.pdf
EDITORIAL
TIRINHA EM QUADRINHOS
CARTA DO LEITOR
VOCÊ SABIA
Após cada turma ter estudado os jornais escolares, deverão, de forma colaborativa, construir a pauta do jornal. Para isso, sugerimos os procedimentos:
NOTÍCIAS
TIRAS EM QUADRINHOS
ENTREVISTA
ANÚNCIO
ARTIGO DE OPINIÃO
EDITORIAL
CRÔNICA
RESENHA DE OBRA LITERÁRIAS
VOCÊ SABIA
CARTA DO LEITOR
O jornal deverá ser construído em formato de blog. Uma das turma parceiras ficará responsável por iniciar sua criação com os links necessários para os diversos gêneros textuais que o jornal terá. Se possível, o professor deverá criar o blog coletivamente, com o uso do data show. Dessa forma, os alunos poderão visualizar as etapas necessárias à criação de um blog.
Para construção do blog, sugerimos a consulta aos sites: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Após a construção do formato do jornal, as turmas deverão produzir os gêneros textuais. Alguns gêneros poderão ser elaborados por cada turma, de forma individual, e outros poderão ser produzidos de forma colaborativa pelas duas turmas.
5.1 Gêneros produzidos por cada turma
Sugerimos que textos como: notícias relativas à acontecimentos de cada escola, anúncios e tiras em quadrinhos, por exemplo, sejam produzidos por cada turma, de forma independente. Após a produção, os alunos, com o auxílio do professor, postarão o texto no blog.
5.2 Gêneros produzidos por meio da colaboração entre as duas turmas
Gêneros como texto informativo, editorial, artigo de opinião, resenha de obra literária serão produzidos de forma colaborativa pelas turmas parceiras.
Sugerimos que os alunos sejam divididos em pequenos grupos, de forma que cada um seja composto por alunos das duas turmas. Para que todos os alunos participem da produção, mais de um grupo deverá ficar responsável por cada gênero.
O texto deverá ser construído de forma colaborativa por meio da ferramenta google docs. O tutorial disponível no site http://www.scribd.com/doc/6060057/Tutorial-Google-Docs contém as orientações necessárias para a elaboração de textos coletivos. Disponibilizamos em seguida os principais passos necessários:
Para produção dos textos, sugerimos os procedimentos:
Para divulgação do jornal, sugerimos as seguintes estratégias, que poderão ser realizadas pelos alunos em grupos, em duplas ou de forma individual:
Para avaliar os aprendizados construídos pelos alunos, sugerimos que os professores solicitem a elaboração dos gêneros textuais trabalhados no projeto. Em seguida, é necessário observar se os aprendizes avançaram em relação à produção do gênero em questão.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/04/2015
Cinco estrelasexcelente.
09/04/2013
Quatro estrelasBacana o projeto e o bom mesmo é que esse tipo de metodologia pode ser aplicado em toda área do conhecimento, promove a produção textual do aluno e o lúdico, que é fundamental no processo ensino/aprendizagem.