Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nosso jornal eletrônico - projeto colaborativo entre escolas

 

24/05/2012

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta sequência didática é orientada pelos seguintes objetivos:

 

-  Ler e compreender gêneros textuais do suporte jornal.

- Identificar as características de gêneros textuais presentes no suporte jornal. 

- Produzir gêneros textuais presentes no suporte jornal, respeitando suas características.  

- Produzir textos de forma colaborativa.

Duração das atividades
Para essa sequência didática serão necessárias dez aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Os alunos participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia. 

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Mobilização das turmas e definição do projeto 

 

Sugerimos que a secretaria de Educação mobilize pelo menos duas escolas para participação nessa sequência didática. 

Cada professor deverá discutir com os alunos o produto a ser elaborado por meio do desenvolvimento do projeto:

Elaborar, em colaboração com a turma parceira, um jornal eletrônico.

 

Atividade 2: Conhecendo um jornal eletrônico

           

            Em um primeiro momento, cada turma conhecerá o jornal eletrônico produzido por alunos da Escola Municipal Papa João Paulo XXIII e localizado no site: http://www.papainforma.com.br/index.php.  Se possível, o professor, com o uso do data show, deverá orientar a análise coletiva do jornal,  a partir das perguntas:

  • Quem produziu o jornal?
  • Qual o formato do jornal? Que seções ele traz? Qual o objetivo de cada uma?
  • Quais as matérias produzidas pelo jornal? Que assunto abordam?
  • Podemos imaginar os objetivos pretendidos por alunos e professores ao produzir o jornal?
  • Que pessoas podem se interessar pela leitura do jornal? Por que?

           

            Após esse debate inicial, sugerimos que cada professor oriente os alunos em uma análise mais detalhada dos textos presentes no jornal eletrônico. A seguir um exemplo:

             

            NOTÍCIA:

 

Notícia

Site: http://www.papainforma.com.br/noticia-138-Visita            

 

Os alunos deverão, em duplas, ler a notícia e responder:

  • Qual o fato noticiado?
  •  Por que esse fato foi escolhido para constar no jornal eletrônico da escola?
  • Que informações uma notícia precisa oferecer ao leitor? (Os alunos devem identificar os elementos da notícia: o que, onde, como, por que aconteceu o fato e quem participou dele)

           

 

            TEXTO INFORMATIVO:

 

Texto informativo

Site: http://www.papainforma.com.br/noticia-143-Dia-do-Trabalhador

  •   Que informações o texto oferece?
  •    Por que essa informação foi eleita para constar no jornal eletrônico da escola?
  •    Qual o objetivo de um texto informativo? 

           

 

ENTREVISTA DA SEMANA

 

Entrevista

Site: http://www.papainforma.com.br/entrevista-13-Nutrio

 

  • Qual o tema da entrevista?
  • Quem foi entrevistado?
  • Para que serve uma entrevista?
  • Como se faz uma entrevista?

 

 

Além desse jornal, há outros que também podem ser analisados. A seguir, listamos o nome do jornal, alguns de seus gêneros e possibilidades de análise:

 

 

JORNAL DE OLHO NA ESCOLA

 

Localizado no site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/de-olho-na-escola-tarde-04-dez-2011-plpe-ipojuca.pdf           

 

ARTIGO DE OPINIÃO

 

 

Poluição

Site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/de-olho-na-escola-tarde-04-dez-2011-plpe-ipojuca.pdf

 

  • Qual o tema tratado pelo autor?
  • Que posição defende?
  • Que argumentos usa para defender sua opinião?
  • Para que serve um artigo de opinião?

 

PESQUISA DE OPINIÃO

 

Pesquisa de opinião

Site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/de-olho-na-escola-tarde-04-dez-2011-plpe-ipojuca.pdf

 

  • O que é uma pesquisa de opinião?
  • Qual o tema da pesquisa de opinião realizada pela escola?
  • Qual a conclusão da pesquisa?
  • Por que se veicula pesquisa de opinião em jornais?

 

 

JORNAL CORAÇÃO DE ESTUDANTE

 

Localizado no site: : http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/o-coracao-do-estudante-08-dez-2011-plce-russas.pdf

 

EDITORIAL

 

Editorial

Site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/o-coracao-do-estudante-08-dez-2011-plce-russas.pdf

 

  • Quem escreveu o editorial?
  • Qual é o assunto do texto?
  • Para que esse texto serve?

 

 

 

TIRINHA EM QUADRINHOS

 

HIstória em quadrinhos

Site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/o-coracao-do-estudante-08-dez-2011-plce-russas.pdf

 

  • Qual o tema da tirinha?
  • Que objetivos tem esse texto?

 

 

CARTA DO LEITOR

 

Carta do leitor

Site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/o-coracao-do-estudante-08-dez-2011-plce-russas.pdf

 

  • Com que objetivo os jornais reservam um espaço para o leitor escrever?
  • Que assuntos os leitores do jornal “Coração de Estudante” abordam?

 

 

VOCÊ SABIA

 

Você sabia?

Site: http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2012/05/o-coracao-do-estudante-08-dez-2011-plce-russas.pdf

 

  • Quais os objetivos do texto?
  • Que informações o texto nos oferece?
  • Por que se veicula esse gênero textual no suporte jornal?

 

Atividade 3: Construção da pauta do jornal

           

           Após cada turma ter estudado os jornais escolares, deverão, de forma colaborativa, construir a pauta do jornal. Para isso, sugerimos os procedimentos:

 

  • As duas turmas criarão uma conta no gmail para troca de informações sobre o projeto. A conta também será necessária para produção coletiva de determinados textos do jornal.
  • Cada turma faz uma lista dos gêneros que o jornal deverá ter. Abaixo, sugestões de gêneros:

    NOTÍCIAS

    TIRAS EM QUADRINHOS

    ENTREVISTA

    ANÚNCIO

    ARTIGO DE OPINIÃO

    EDITORIAL

    CRÔNICA

    RESENHA DE OBRA LITERÁRIAS

    VOCÊ SABIA

    CARTA DO LEITOR

     
  • Dois alunos ficam responsáveis por enviar por e-mail o material produzido.
  • O roteiro final será resultado das sugestões produzidas pelas duas turmas.

 

Atividade 4: Formatação do jornal eletrônico 

           

            

            O jornal deverá ser construído em formato de blog. Uma das turma parceiras ficará responsável por iniciar sua criação com os links necessários para os diversos gêneros textuais que o jornal terá. Se possível, o professor deverá criar o blog coletivamente, com o uso do data show. Dessa forma, os alunos poderão visualizar as etapas necessárias à criação de um blog.

            Para construção do blog, sugerimos a consulta aos sites: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf

 

 

Atividade 5: Elaboração dos textos do jornal

 

           Após a construção do formato do jornal, as turmas deverão produzir os gêneros textuais. Alguns gêneros poderão ser elaborados por cada turma, de forma individual, e outros poderão ser produzidos de forma colaborativa pelas duas turmas.

 

5.1 Gêneros produzidos por cada turma

            

            Sugerimos que textos como:  notícias relativas à acontecimentos de cada escola, anúncios e tiras em quadrinhos, por exemplo, sejam produzidos por cada turma, de forma independente. Após a produção, os alunos, com o auxílio do professor, postarão o texto no blog.

 

5.2 Gêneros produzidos por meio da colaboração entre as duas turmas

 

            Gêneros como texto informativo, editorial, artigo de opinião, resenha de obra literária serão produzidos de forma colaborativa pelas turmas parceiras.

            Sugerimos que os alunos sejam divididos em pequenos grupos, de forma que cada um seja composto por alunos das duas turmas. Para que todos os alunos participem da produção,  mais de um grupo deverá ficar responsável por cada gênero. 

            O texto deverá ser construído de forma colaborativa por meio da ferramenta google docs. O tutorial disponível no site http://www.scribd.com/doc/6060057/Tutorial-Google-Docs contém as orientações necessárias para a elaboração de textos coletivos. Disponibilizamos em seguida os principais passos necessários:

 

  • Os participantes devem ter uma conta de e-mail no google.
  • Em seguida, deve-se formar o grupo. É possível pode utilizar o chat como forma de comunicação.
  • Entre no site do www.google.com.br   faça o login. Caso não tenha cadastro no Google,  realize um cadastro.
  • Após entrar, clique em “Criar novo” e depois na opção “Documento”;
  • Agora, um dos participantes deverá compartilhar o documento com o restante dos membros do grupo na opção “Compartilhar”. Em seguida, clique em “Convidar pessoas”. Preencha os dados solicitados e clique em “Enviar”;
  • Quem foi convidado receberá por e-mail um link com o convite, que deverá ser aceito;
  • Em seguida, já é possível construir o texto;
  • Para gerar o arquivo no formato pdf,  clique na opção “Arquivo” e depois em “Fazer download como” e escolha “PDF”;
  • Salve o arquivo criado no seu computador e compartilhe no portfólio de cada integrante do grupo. Não se esqueça de "Liberar para publicação".

 

Para produção dos textos, sugerimos os procedimentos:

 

  • Reunião entre os professores para planejar as produções coletivas. Se for um artigo de opinião sobre um determinado tema, por exemplo, é necessário que as duas turmas estudem o assunto antes da elaboração conjunta do texto. Caso seja uma resenha de uma obra literária, é preciso que as duas turmas tenham lido e debatido o livro, etc.
  • Os alunos de cada turma deverão ler  produções do gênero em questão e estudar as características desse tipo de texto.
  • Os professores decidirão qual turma será responsável pela criação do documento no google e pelo convite aos colegas para compartilhá-lo.
  • Os professores combinarão o dia e o horário da  produção colaborativa dos textos.
  • Ao final, é só postar os textos no blog.

 

 

Atividade 6: Divulgação do jornal

         

              Para divulgação do jornal, sugerimos as seguintes estratégias, que poderão ser realizadas pelos alunos em grupos, em duplas ou de forma individual:

 

  • Enviar e-mail para outras escolas e instituições.
  • Elaborar cartazes convidando colegas e professores para visitar o jornal eletrônico.
  • Elaborar bilhetes para convidar os familiares à visitarem o jornal.
Recursos Complementares

Sugestão de link  aos professores:

 

Recomendamos a leitura do site: http://jornalescolar.org.br/

Avaliação

Para avaliar os aprendizados construídos pelos alunos, sugerimos que os professores solicitem a elaboração dos gêneros textuais trabalhados no projeto. Em seguida, é necessário observar se os aprendizes avançaram em relação à produção do gênero em questão.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.