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Aquarela: luzes e transparências

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V.F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer as características da tinta aquarela e as especificidades da técnica

·         Exercitar as aguadas

·         Produzir uma paisagem em aquarela

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando o material próprio da técnica aquarela. Caso possa apresentá-lo pessoalmente tanto melhor, pois o grupo de alunos e alunas poderá se aproximar e manusear o material. Caso não seja possível, apresentar a imagem abaixo:

aquarela http://www.clickmoda.com.br/desenho-de-moda-com-aquarela/

Materiais fundamentais: Tubos de aquarelas, godê, pincéis e água

pincéis            papéis http://www.portalcursos.com/CursodeAquarela/curso/Lecc-5.htm

http://www.portalcursos.com/CursodeAquarela/curso/Lecc-2.htm

Pincéis especiais e papéis com alta gramatura apropriados à técnica da aquarela

 

Explique que a aquarela, o godê, os pincéis, os papéis mais encorpados (com maior gramatura, de preferência de 180g/m2 para cima), bem como a água são considerados os materiais tradicionais dessa técnica. No entanto, podemos improvisar outros instrumentos como esponjas no lugar dos pincéis e uma placa de vidro ou azulejo no lugar do godê. As tintas são encontradas no mercado em diversas marcas e preços, e o papel pode ser um canson gramatura 180g/m2, caso utilizar outro mais sofisticado fique muito dispendioso.

É bom ressaltar que também utilizar a técnica da aquarela em um papel sulfite, comum, não funciona porque o papel não suporta a quantidade de água, enruga muito e geralmente, rasga, destruindo o trabalho.

Após a apresentação dos materiais, os estudantes podem “matar a curiosidade” sobre eles, especialmente se não os conheciam, inicie uma etapa de demonstração de algumas possibilidades técnicas. Nessa etapa reúna o grupo em torno de uma mesa grande para que todos possam observar e execute as duas possibilidades tradicionais: úmido sobre papel seco e úmido sobre papel molhado. Desperte o grupo para os diferentes efeitos que se pode obter ao se escolher determinada técnica. Provoque-os a analisar que determinadas ideias e temas deverão ser escolhidos de acordo com as possibilidades técnicas, ou seja, ao se decidir qual tema trabalhar, é preciso também ter em mente o efeito que a técnica permite e os limites da mesma. Caso não possa executar as técnicas diante do grupo de estudantes, apresente as imagens abaixo e provoque o grupo a observar atentamente os resultados das duas possibilidades técnicas:

1.    Úmido sobre seco, é o mesmo que o pincel com aquarela sobre o papel seco. Essa técnica permite maior controle de formas e linhas.

umido s seco  http://taminogruber.com/serra/

 

1.    Úmido sobre úmido, é o mesmo que o pincel com aquarela sobre o papel molhado previamente. Essa técnica permite maior expansão das cores, sem grandes delimitações de espaços, gerando efeitos ao acaso, com menor controle.

umido s umido http://nilcatalano.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html

Ressalte que existem outras técnicas, inclusive aquelas mistas, ou seja, aquelas que se misturam dois ou mais materiais. Por exemplo, aquarela e nanquim, aquarela e lápis de cera, aquarela e pastel seco, entre outras.

 

Para enriquecer mais a aula e estimular o alunado a se arriscar no trabalho com a técnica da aquarela, apresente o vídeo onde o artista trabalha com a técnica úmido sobre seco, produzindo sem esboço. Acentue que para trabalhar sem esboço é preciso conhecer muito bem as formas e ter controle pleno do pincel e da quantidade de água em cada pincelada. Não é tarefa fácil, mas se adquire com a prática, ou seja, quanto mais se experimenta, mais controle e conhecimento das possibilidades, efeitos e resultados expressivos a aquarela é capaz de fornecer.

http://www.youtube.com/watch?v=TjCTK_oZL6E&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=kkSHgtmjSrU&feature=related (Este vídeo, caso não queira apresentá-lo por inteiro, até a metade é o suficiente para que o grupo perceba o diferencial da técnica)

 

Concluída a etapa de introdução das técnicas, é momento dos alunos exercitarem a aquarela. Distribua o material necessário, sendo que uma única aquarela pode ser utilizada por um grupo de quatro ou cinco alunos, não há necessidade de cada um ter uma. Na mesa é preciso ter ainda, um pote com água, pincéis, esponjas e paninhos para limpeza do material. Distribua um papel para cada aluno/a e peça que se arrisquem e experimentem livremente o material lembrando que ora podem umedecer também o papel para sentirem os efeitos da aquarela sobre o papel molhado.

Passada a etapa de observação, experimentação livre, é o momento de propor um tema, que nessa aula, será a paisagem. Portanto, apresente em slides ou imagens impressas fixadas no quadro, os trabalhos abaixo:

paisagemhttp://caiomartinelli.blogspot.com.br/2009/05/paisagens-em-aquarela.html

 

paisagem azulhttp://caiomartinelli.blogspot.com.br/2009/05/paisagens-em-aquarela.html

 

paisagem urbana http://sobreliquidos.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html

 

Explique que a proposta é realizar as técnicas da aquarela estudadas, podendo optar por uma ou outra, criando uma imagem que reflita a paisagem circundante, da cidade onde se vive, podendo ser uma paisagem rural ou urbana, como nos exemplos acima. O importante é que essa paisagem caracterize o local onde o aluno/a vive ou um local que seja do seu interesse e gosto. Pode ser inspiradora a paisagem em torno da escola, da casa do aluno/a ou de outros espaços da cidade ou redondezas que sejam significativos para cada um.

Distribua mais uma folha para esse trabalho. Caso o aluno não aprove o resultado ou se sinta insatisfeito com seu próprio trabalho, incentive a produzir outro, mas antes analise cuidadosamente com ele ou ela o que não ficou bom, o que precisa ser refeito para obter um resultado satisfatório.

Ao terminarem, peça que mantenham o trabalho na horizontal, evitando que a tinta escorra em locais não planejados. Após a secagem, sugira uma exposição que pode ter o título “Olhares sobre a paisagem” ou um outro que possa ser sugerido pelo alunado. Convide a família e as demais turmas da escola para prestigiarem a mostra.

Recursos Complementares

Se quiser ampliar suas aulas sobre aquarela, acesse o site que encontrará várias possibilidades técnicas:  http://www.portalcursos.com/CursodeAquarela/curso/Programa.htm

Avaliação

A avaliação inicia na primeira etapa quando os alunos são convocados à observação das especificidades das técnicas de aquarela em destaque nessa aula. A observação precisa ser crítica, ou seja, é preciso verificar se o grupo está ligado na demonstração e consegue opinar ou realizar perguntas curiosas acerca do que está sendo demonstrado. Em seguida, é preciso avaliar se todos conseguiram, no exercício de experimentação, executar as duas possibilidades técnicas.  Por fim, a avaliação será individual baseada na proposta da realização de uma paisagem urbana ou rural que esteja diretamente relacionada ao universo perceptivo e afetivo do aluno ou aluna.

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