01/08/2012
Nelson V.F. Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
· Conhecer as características da tinta aquarela e as especificidades da técnica
· Exercitar as aguadas
· Produzir uma paisagem em aquarela
Não há
Inicie a aula apresentando o material próprio da técnica aquarela. Caso possa apresentá-lo pessoalmente tanto melhor, pois o grupo de alunos e alunas poderá se aproximar e manusear o material. Caso não seja possível, apresentar a imagem abaixo:
http://www.clickmoda.com.br/desenho-de-moda-com-aquarela/
Materiais fundamentais: Tubos de aquarelas, godê, pincéis e água
http://www.portalcursos.com/CursodeAquarela/curso/Lecc-5.htm
http://www.portalcursos.com/CursodeAquarela/curso/Lecc-2.htm
Pincéis especiais e papéis com alta gramatura apropriados à técnica da aquarela
Explique que a aquarela, o godê, os pincéis, os papéis mais encorpados (com maior gramatura, de preferência de 180g/m2 para cima), bem como a água são considerados os materiais tradicionais dessa técnica. No entanto, podemos improvisar outros instrumentos como esponjas no lugar dos pincéis e uma placa de vidro ou azulejo no lugar do godê. As tintas são encontradas no mercado em diversas marcas e preços, e o papel pode ser um canson gramatura 180g/m2, caso utilizar outro mais sofisticado fique muito dispendioso.
É bom ressaltar que também utilizar a técnica da aquarela em um papel sulfite, comum, não funciona porque o papel não suporta a quantidade de água, enruga muito e geralmente, rasga, destruindo o trabalho.
Após a apresentação dos materiais, os estudantes podem “matar a curiosidade” sobre eles, especialmente se não os conheciam, inicie uma etapa de demonstração de algumas possibilidades técnicas. Nessa etapa reúna o grupo em torno de uma mesa grande para que todos possam observar e execute as duas possibilidades tradicionais: úmido sobre papel seco e úmido sobre papel molhado. Desperte o grupo para os diferentes efeitos que se pode obter ao se escolher determinada técnica. Provoque-os a analisar que determinadas ideias e temas deverão ser escolhidos de acordo com as possibilidades técnicas, ou seja, ao se decidir qual tema trabalhar, é preciso também ter em mente o efeito que a técnica permite e os limites da mesma. Caso não possa executar as técnicas diante do grupo de estudantes, apresente as imagens abaixo e provoque o grupo a observar atentamente os resultados das duas possibilidades técnicas:
1. Úmido sobre seco, é o mesmo que o pincel com aquarela sobre o papel seco. Essa técnica permite maior controle de formas e linhas.
http://taminogruber.com/serra/
1. Úmido sobre úmido, é o mesmo que o pincel com aquarela sobre o papel molhado previamente. Essa técnica permite maior expansão das cores, sem grandes delimitações de espaços, gerando efeitos ao acaso, com menor controle.
http://nilcatalano.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html
Ressalte que existem outras técnicas, inclusive aquelas mistas, ou seja, aquelas que se misturam dois ou mais materiais. Por exemplo, aquarela e nanquim, aquarela e lápis de cera, aquarela e pastel seco, entre outras.
Para enriquecer mais a aula e estimular o alunado a se arriscar no trabalho com a técnica da aquarela, apresente o vídeo onde o artista trabalha com a técnica úmido sobre seco, produzindo sem esboço. Acentue que para trabalhar sem esboço é preciso conhecer muito bem as formas e ter controle pleno do pincel e da quantidade de água em cada pincelada. Não é tarefa fácil, mas se adquire com a prática, ou seja, quanto mais se experimenta, mais controle e conhecimento das possibilidades, efeitos e resultados expressivos a aquarela é capaz de fornecer.
http://www.youtube.com/watch?v=TjCTK_oZL6E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=kkSHgtmjSrU&feature=related (Este vídeo, caso não queira apresentá-lo por inteiro, até a metade é o suficiente para que o grupo perceba o diferencial da técnica)
Concluída a etapa de introdução das técnicas, é momento dos alunos exercitarem a aquarela. Distribua o material necessário, sendo que uma única aquarela pode ser utilizada por um grupo de quatro ou cinco alunos, não há necessidade de cada um ter uma. Na mesa é preciso ter ainda, um pote com água, pincéis, esponjas e paninhos para limpeza do material. Distribua um papel para cada aluno/a e peça que se arrisquem e experimentem livremente o material lembrando que ora podem umedecer também o papel para sentirem os efeitos da aquarela sobre o papel molhado.
Passada a etapa de observação, experimentação livre, é o momento de propor um tema, que nessa aula, será a paisagem. Portanto, apresente em slides ou imagens impressas fixadas no quadro, os trabalhos abaixo:
http://caiomartinelli.blogspot.com.br/2009/05/paisagens-em-aquarela.html
http://caiomartinelli.blogspot.com.br/2009/05/paisagens-em-aquarela.html
http://sobreliquidos.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html
Explique que a proposta é realizar as técnicas da aquarela estudadas, podendo optar por uma ou outra, criando uma imagem que reflita a paisagem circundante, da cidade onde se vive, podendo ser uma paisagem rural ou urbana, como nos exemplos acima. O importante é que essa paisagem caracterize o local onde o aluno/a vive ou um local que seja do seu interesse e gosto. Pode ser inspiradora a paisagem em torno da escola, da casa do aluno/a ou de outros espaços da cidade ou redondezas que sejam significativos para cada um.
Distribua mais uma folha para esse trabalho. Caso o aluno não aprove o resultado ou se sinta insatisfeito com seu próprio trabalho, incentive a produzir outro, mas antes analise cuidadosamente com ele ou ela o que não ficou bom, o que precisa ser refeito para obter um resultado satisfatório.
Ao terminarem, peça que mantenham o trabalho na horizontal, evitando que a tinta escorra em locais não planejados. Após a secagem, sugira uma exposição que pode ter o título “Olhares sobre a paisagem” ou um outro que possa ser sugerido pelo alunado. Convide a família e as demais turmas da escola para prestigiarem a mostra.
Se quiser ampliar suas aulas sobre aquarela, acesse o site que encontrará várias possibilidades técnicas: http://www.portalcursos.com/CursodeAquarela/curso/Programa.htm
A avaliação inicia na primeira etapa quando os alunos são convocados à observação das especificidades das técnicas de aquarela em destaque nessa aula. A observação precisa ser crítica, ou seja, é preciso verificar se o grupo está ligado na demonstração e consegue opinar ou realizar perguntas curiosas acerca do que está sendo demonstrado. Em seguida, é preciso avaliar se todos conseguiram, no exercício de experimentação, executar as duas possibilidades técnicas. Por fim, a avaliação será individual baseada na proposta da realização de uma paisagem urbana ou rural que esteja diretamente relacionada ao universo perceptivo e afetivo do aluno ou aluna.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/05/2015
Cinco estrelasGostei muioto.