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Impressão: a reprodutibilidade da imagem

 

04/07/2012

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer as diferenças entre as técnicas de impressão artística: xilogravura, gravura em metal e litogravura

·         Diferenciar a impressão manual da impressão off-set

·         Produzir uma impressão manual a partir de uma placa de isopor (isogravura)

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula, expondo um desenho e uma gravura. Se tiver originais, ainda melhor. Caso não tenha, apresente as imagens sugeridas abaixo, mas não mencione nada ainda sobre os trabalhos. Peça ao alunado que observe e pergunte quem já ouviu falar de gravura; se alguém sabe qual a diferença entre um desenho e uma gravura ou uma pintura e uma gravura; se das duas imagens apresentadas abaixo, qual é desenho e qual é gravura:

xilogravura http://www.ead.pt/blog/?p=268

   Xilogravura

 

desenho http://migueldibessas.blogspot.com.br/

         Desenho com caneta esferográfica

 

Possivelmente, o grupo terá dificuldade de identificar qual é uma técnica e qual é a outra. Explique, então, que a primeira imagem é uma xilogravura e a segunda é um desenho realizado com caneta esferográfica. Ambos foram realizados em preto e branco, o que dificulta, às vezes, identificar a técnica. No entanto, quando temos em nossas mãos uma xilo original, e se sabemos do que se trata, não é difícil identificar, pois a impressão da xilo e de outras técnicas de gravura, costuma deixar marcas no papel que nos ajudam a distinguir uma gravura de um desenho ou pintura. Outra pista importante é que as gravuras, geralmente, levam o número de cópias e número da tiragem, além da assinatura do artista abaixo da imagem.

Em seguida, explique que a gravura, no entanto, necessita de um desenho prévio ou esboço, antes de se tornar gravura. Ou seja, a gravura “é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, etc.” http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=4626&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

Após essa explicação, distribua ao grupo um pequeno texto com os termos xilogravura, gravura em metal e litogravura:

Xilogravura: “Etimologicamente, a palavra xilogravura é composta por xilon, do grego, e por grafó, também do grego. Xilon significa madeira e grafó é gravar ou escrever. Assim, xilogravura é uma gravura feita com uma matriz de madeira. Simplificando, pode-se dizer que é um processo de impressão com o uso de um carimbo de madeira.”  http://www.casadaxilogravura.com.br/xilo.html

Gravura em metal: “é o processo de gravura feito numa matriz de metal, geralmente o cobre. Pode também ser feita em alumínio, aço, ferro ou latão amarelo. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (...). A palavra encavo pretende ressaltar que o depósito de tinta para impressão é feito dentro dos sulcos gravados e não sobre a superfície da matriz, como no caso da xilogravura." http://www.gravura.art.br/calcogravura.asp

Litogravura: “Trata-se de um método de impressão a partir de imagem desenhada sobre base, em geral de calcário especial, conhecida como "pedra litográfica". Após desenho feito com materiais gordurosos (lápis, bastão, pasta etc.), a pedra é tratada com soluções químicas e água que fixam as áreas oleosas do desenho sobre a superfície. A impressão da imagem é obtida por meio de uma prensa litográfica que desliza sobre o papel.” http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5086&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

Lance a pergunta: O que diferencia, fundamentalmente, as três técnicas de gravura? A resposta precisa ser: o material de que é feita a matriz, ou seja, xilo é madeira, gravura em metal, o nome já diz, metal e litogravura é a pedra.

Veja com o alunado, agora, os vídeos sobre as técnicas, indicados abaixo. É bastante curioso observar os procedimentos e as características de cada material. Ressalte ao grupo que a gravura é uma técnica sofisticada e bem trabalhosa.

http://www.youtube.com/watch?v=Yj-0jkelXLE

http://www.youtube.com/watch?v=L3HdGf1IVCk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=1dH53n0-hyY

 

Peça aos alunos para observarem bem como funciona o sistema off-set de impressão no vídeo abaixo, para que percebam como a tecnologia permite outros recursos de impressão. Se for possível, proponha uma visita a uma gráfica. É uma experiência muito interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=5h2cqcLPK_g&feature=related

 

Após esse processo de aproximação e conhecimento sobre a gravura e suas técnicas, proponha um exercício de impressão utilizando um material muito simples, como o isopor. Pode-se aproveitar as bandejinhas de isopor que sobram na cozinha ou mesmo pedaços que sobram de maquetes e outros trabalhos feitos na escola. Ainda vai precisar de caneta esferográfica com uma ponta mais grossa ou até mesmo um lápis comum, bem como tinta guache em cores variadas e rolinhos de espuma.

Convide os alunos a assistirem o vídeo abaixo que explica todas as etapas da confecção da matriz de isopor antes de partirem para a confecção de seus trabalhos.

http://www.youtube.com/watch?v=aJODGw9MeV4&feature=related

 

Após a compreensão das etapas da isogravura, é hora do grupo experimentar a técnica produzindo impressões que usem a inventividade pessoal como os exemplos abaixo:

isogravura http://2.bp.blogspot.com/_IYgQcwNAmds/SZmIXoi4QAI/AAAAAAAAFsA/tWZXPH8ABDg/s400/DSC01343-6.jpg

 

isogravura 1 http://renatanunes.files.wordpress.com/2008/11/img_2990_2.jpg?w=1024

 

menina http://farm2.staticflickr.com/1114/5121651886_d6950d9f35_z.jpg

 

Depois que os alunos vivenciaram a experiência de produzirem suas próprias gravuras, coloque as mesmas para secar. Depois, monte junto com o grupo um painel com os resultados conquistados.

Complemente as informações sobre gravura, mencionando os artistas brasileiros que se destacam nessa modalidade artística:

“O Brasil conhece uma série de artistas, de distintas gerações, que têm seus nomes associados diretamente à gravura, como Oswaldo Goeldi (1895-1961), Lívio Abramo (1903-1992), Marcelo Grassmann (1925), Evandro Carlos Jardim (1935), Carlos Oswald (1882-1971), entre outros. Lasar Segall (1891-1957), responsável por uma obra ampla e variada, possui significativa produção no campo da gravura. Além disso, a gravura aparece como meio de expressão privilegiado em contextos precisos: no Clube de Gravura de Porto Alegre, dirigido por Carlos Scliar (1920-2001) - em que a técnica é exercitada a partir de temáticas sociais e políticas - e no Ateliê Coletivo, criado e dirigido pelo escultor Abelardo da Hora (1924), em Recife, que produz, sobretudo, xilogravuras, inspiradas diretamente na cultura popular nordestina.” http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=4626&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação inicia na primeira etapa quando os alunos são convocados à observação das especificidades das técnicas da gravura a partir dos conceitos e vídeos apresentados. A observação precisa ser crítica, ou seja, é preciso verificar se o grupo está ligado nos procedimentos da xilo, lito e gravura em metal e consegue opinar ou realizar perguntas curiosas acerca do que está sendo visto.  

Em seguida, é preciso avaliar se todos conseguiram, no exercício de experimentação, executar adequadamente as etapas de criação sobre o isopor. Nesta última etapa, a avaliação será individual baseada na proposta da realização da gravura em isopor.

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