Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Arte Cubista e os questionamentos Contemporâneos

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Estudar o Cubismo, seu papel no movimento modernista e seus principais artistas.

- Incentivar a produção artística individual dos alunos.

-  Produzir obras na temática Cubista com uso de materiais de fácil acesso para instituição.

-  Proporcionar um debate acerca dos temas considerados pertinentes pelos alunos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema, com texto “Cubismo – Artes Plásticas” Disponível no site http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cubismo/.

É necessário que o professor atente ao rompimento com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza, ao uso das formas geométricas, e a organização das figuras que permitiam que um mesmo objeto fosse visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.

Também nesse texto o professor encontrará as origens do movimento, seus principais artistas e a influência de seus conceitos na Arte desde o século XX.

É importante que os alunos tenham acesso à imagens, impressas ou projetadas, de obras dos maiores representantes do Cubismo.

 

1111111111111111111

http://1.bp.blogspot.com/-HpDQNsNO7kk/TrGNEi0iM4I/AAAAAAAAA2g/eEM_vEeRejc/s1600/ZF5NnFow3pjkawnK6e4d.jpg

Guernica – Pablo Picasso (1937)

 

2222222222222

http://1.bp.blogspot.com/_KAq91X34Rt0/TG22WDPhBSI/AAAAAAAAF2k/ydkJhfmA5iI/s1600/155+Violino-ocre.jpg

O Violino - Georges Braque (1910)

 

333333333333333333333

http://bertdekkers.nl/klassiek/stravinsky_bestanden/strav_gleizes.jpg

Retrato de Igor Stravinsky -Albert Gleizes (1914)

 

444444444444444444444444

http://4.bp.blogspot.com/_P3BvaDvVAyk/TUxb_m_rPjI/AAAAAAAAENQ/scDc30yt_g0/s1600/leger.jpg

Composição com vaso azul - Fernand Léger (1918)

 

555555555555555555555

http://www.artexpertswebsite.com/pages/artists/artists_l-z/picabia/Picabia_Udnie1913.jpg

UDNIE - Francis Picabia (1913)

 

dddddddddddddd

http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/09/le-chanteuse_1926_juan-gris_baixa.JPG

A Cantora - Juan Gris (1926)

 

Aulas 2 e 3:

Retomando a aula anterior, o professor lembrará que as imagens projetadas tinham, propositalmente, a intenção de sugerir que os elementos representados haviam sido desmembrados e depois reorganizados de maneira a fugir da representação clássica do real.

Tal ideia era uma representação plástica da situação caótica onde a Europa e o mundo se encontravam durante a 1ª Guerra Mundial.

Trazendo para nossa realidade, o professor pedirá que cada aluno realize uma colagem com os elementos estudados na composição cubista tendo como tema qualquer assunto, por eles considerado, polêmico.

Em diálogo durante o planejamento, poderão surgir assuntos como legalização da maconha, casamento gay, descriminalização do aborto etc.

Para realização deste trabalho o professor deve disponibilizar duas aulas e os materiais abaixo citados:

- Folhas de papel colorset ou outro papel colorido

- Tesouras

- Colas

 

Imagens dos trabalhos apresentados pelos alunos do ensino médio (Arquivo pessoal):

 

66666666666666666666666

7777777777777777777777

88888888888888888888

99999999999999999

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

bbbbbbbbbbbbbbbb

ccccccccccccccc

 

Aulas 4 e 5:

Com os trabalhos prontos, o professor deve organizá-los na sala por temas ao centro de um círculo com cadeiras onde ficará com os alunos.

Antes de iniciar o debate, o professor avaliará o entendimento das questões levantadas pelo cubismo, pedindo que os alunos falem suas impressões sobre o papel filosófico das temáticas cubistas no movimento modernista.

Feito isso, os olhares devem ser direcionados para os trabalhos dos alunos e as temáticas escolhidas. Para cada tema o professor iniciará um debate deixando que os alunos deem suas opiniões sobre cada assunto, sua função será a de mediador do debate e de provocador de questões. Para isso ele deve se inteirar de todos os temas abordados com antecedência buscando argumentos e contra-argumentos para fomentar o debate.

O objetivo aqui não é mudar a opinião de ninguém, e sim a de desenvolver no aluno a capacidade de argumentar em prol de suas ideias.

Recursos Complementares

Texto explicativo sobre o cubismo:

http://www.brasilescola.com/literatura/cubismo.htm

Guia de sites sobre o cubismo:

http://www.mundosites.net/artesplasticas/cubismo.htm

Site sobre Pablo Picasso, principal artista cubista:

http://www.suapesquisa.com/picasso/

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos e os temas debatidos. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização de todas as etapas da atividade, bem como o entendimento do tema abordado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.