02/08/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
- Estudar o Cubismo, seu papel no movimento modernista e seus principais artistas.
- Incentivar a produção artística individual dos alunos.
- Produzir obras na temática Cubista com uso de materiais de fácil acesso para instituição.
- Proporcionar um debate acerca dos temas considerados pertinentes pelos alunos.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, com texto “Cubismo – Artes Plásticas” Disponível no site http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cubismo/.
É necessário que o professor atente ao rompimento com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza, ao uso das formas geométricas, e a organização das figuras que permitiam que um mesmo objeto fosse visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
Também nesse texto o professor encontrará as origens do movimento, seus principais artistas e a influência de seus conceitos na Arte desde o século XX.
É importante que os alunos tenham acesso à imagens, impressas ou projetadas, de obras dos maiores representantes do Cubismo.
Guernica – Pablo Picasso (1937)
http://1.bp.blogspot.com/_KAq91X34Rt0/TG22WDPhBSI/AAAAAAAAF2k/ydkJhfmA5iI/s1600/155+Violino-ocre.jpg
O Violino - Georges Braque (1910)
http://bertdekkers.nl/klassiek/stravinsky_bestanden/strav_gleizes.jpg
Retrato de Igor Stravinsky -Albert Gleizes (1914)
http://4.bp.blogspot.com/_P3BvaDvVAyk/TUxb_m_rPjI/AAAAAAAAENQ/scDc30yt_g0/s1600/leger.jpg
Composição com vaso azul - Fernand Léger (1918)
http://www.artexpertswebsite.com/pages/artists/artists_l-z/picabia/Picabia_Udnie1913.jpg
UDNIE - Francis Picabia (1913)
A Cantora - Juan Gris (1926)
Aulas 2 e 3:
Retomando a aula anterior, o professor lembrará que as imagens projetadas tinham, propositalmente, a intenção de sugerir que os elementos representados haviam sido desmembrados e depois reorganizados de maneira a fugir da representação clássica do real.
Tal ideia era uma representação plástica da situação caótica onde a Europa e o mundo se encontravam durante a 1ª Guerra Mundial.
Trazendo para nossa realidade, o professor pedirá que cada aluno realize uma colagem com os elementos estudados na composição cubista tendo como tema qualquer assunto, por eles considerado, polêmico.
Em diálogo durante o planejamento, poderão surgir assuntos como legalização da maconha, casamento gay, descriminalização do aborto etc.
Para realização deste trabalho o professor deve disponibilizar duas aulas e os materiais abaixo citados:
- Folhas de papel colorset ou outro papel colorido
- Tesouras
- Colas
Imagens dos trabalhos apresentados pelos alunos do ensino médio (Arquivo pessoal):
Aulas 4 e 5:
Com os trabalhos prontos, o professor deve organizá-los na sala por temas ao centro de um círculo com cadeiras onde ficará com os alunos.
Antes de iniciar o debate, o professor avaliará o entendimento das questões levantadas pelo cubismo, pedindo que os alunos falem suas impressões sobre o papel filosófico das temáticas cubistas no movimento modernista.
Feito isso, os olhares devem ser direcionados para os trabalhos dos alunos e as temáticas escolhidas. Para cada tema o professor iniciará um debate deixando que os alunos deem suas opiniões sobre cada assunto, sua função será a de mediador do debate e de provocador de questões. Para isso ele deve se inteirar de todos os temas abordados com antecedência buscando argumentos e contra-argumentos para fomentar o debate.
O objetivo aqui não é mudar a opinião de ninguém, e sim a de desenvolver no aluno a capacidade de argumentar em prol de suas ideias.
Texto explicativo sobre o cubismo:
http://www.brasilescola.com/literatura/cubismo.htm
Guia de sites sobre o cubismo:
http://www.mundosites.net/artesplasticas/cubismo.htm
Site sobre Pablo Picasso, principal artista cubista:
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos e os temas debatidos. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização de todas as etapas da atividade, bem como o entendimento do tema abordado.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2013
Cinco estrelasmuito bom
03/09/2013
Cinco estrelasmuito bom gostei bastante da ideia