28/05/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Esta sequência didática é orientada pelos seguintes objetivos:
Os alunos participantes deverão fazer uso das habilidades de leitura e de escrita com autonomia.
Sugerimos que a coordenação da escola mobilize pelo menos duas turmas para participação no projeto.
Cada professor deverá discutir com os alunos os objetivos e as atividades a serem feitas nesta sequência didática:
Nesta atividade, uma das turmas parceiras irá construir o blog Portal das brincadeiras. Sugerimos que a atividade seja feita de forma coletiva, com o auxílio do data show, de forma que todos os aprendizes possam visualizar as etapas necessárias para sua criação.
Se necessário, peça auxílio ao professor de informática da escola ou consulte os sites: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Ao longo do projeto, indicaremos os trabalhos que deverão ser postados no blog pelas turmas participantes.
Nesta atividade, os alunos irão conhecer algumas brincadeiras, registrar suas regras e socializá-las no blog: “Portal das brincadeiras”, criado na atividade 2. Cada turma ficará responsável por seis brincadeiras.
BRINCADEIRAS DA TURMA 1:
Jacaré e Espirobol, recurso disponibilizado no site: Portal do Professor
Burguinha e roda disco, recurso disponibilizado no site Portal do Professor
Skate e buldogue, recurso disponibilizado no site Portal do Professor
BRINCADEIRAS TURMA 2:
Dança dos bancos e Careca Cabeludo, recurso disponibilizado no site Portal do Professor
Carriolinha e peão, recurso disponibilizado no site Portal do Professor
Bugalha e lenço atrás, recurso disponibilizado no site Portal do Professor
Sugerimos que a atividade seja desenvolvida por meio dos procedimentos abaixo. Ressaltamos que cada turma deverá desenvolver esses procedimentos com as três brincadeiras que ficaram sob sua responsabilidade:
Nesta atividade, cada turma lerá as regras das brincadeiras postadas pelos colegas parceiros para conhecê-las melhor. Em seguida, as turmas se encontrarão no pátio e cada uma ensinará ,na prática, as brincadeiras que sistematizaram na atividade 3. Sugerimos que seja explorada uma brincadeira por dia.
Após vivenciarem as brincadeiras, os alunos se dividirão em duplas e escolherão uma delas para comentar no blog. Os aprendizes poderão escrever se gostaram do jogo, de que forma o realizaram e quais são as atitudes necessárias para o seu sucesso. Para isso, abaixo do texto das regras da brincadeira postado na atividade 3 deverá ter um link que possibilite a inserção de comentários. Durante a atividade, incentive os aprendizes a lerem os comentários dos colegas da turma parceira.
Nesta atividade, as turmas participantes irão sistematizar as regras das brincadeiras que já conhecem (aquelas que aprenderam com familiares, com outras crianças etc.) e postarão o material produzido no blog. Para isso, sugerimos duas possibilidades de encaminhamento:
5.1 Escrita coletiva das regras das brincadeiras
Os alunos de cada turma elegerão três brincadeiras para escrever suas regras e relatar suas experiências em relação à elas. O professor será o escriba e as crianças ditarão o texto. Se possível, o texto deverá ser elaborado no computador, com o auxílio do data show. Caso contrário, três duplas de alunos ficarão responsáveis por digitar e postar o texto no blog, com o auxílio do professor.
5.2 Escrita em pequenos grupos das regras das brincadeiras
As turmas elegerão, de forma coletiva, as brincadeiras que serão socializadas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada um escreverá as regras de uma brincadeira e relatará sua experiência com ela. Ao final, deverão postar o texto no blog, com o auxílio do professor.
Cada turma lerá as brincadeiras postadas no blog pelos colegas parceiros na atividade 5. Em seguida, no pátio, os alunos de cada turma ensinarão suas brincadeiras aos colegas parceiros. Nesse momento, é necessário discutir sobre as regras e as atitudes necessárias durante a brincadeira.
Ao final, os aprendizes irão comentá-las no blog. Antes da escrita, o professor planejará os tópicos a serem abordados no texto com toda a turma. Sugerimos que os alunos escrevam se já conheciam a brincadeira, o modo como a vivenciaram e as atitudes necessárias para sua realização. A atividade poderá ser feita no laboratório de informática, de forma individual.
Atividade 7: Pesquisando jogos de outros países
Nesta atividade, cada turma ficará responsável por conhecer, vivenciar e socializar jogos de um determinado país. Em seguida, indicamos alguns sites que trazem jogos de alguns países, porém, fica à critério da turma a pesquisa de outros jogos.
JOGOS ANTIGOS
http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp
(Site com diversos jogos antigos de diferentes países)
PORTAL AUSTRÁLIA: EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO
http://www.portalaustralia.com.br/copy_of_curiosidades-australia/jogos-e-brincadeiras-australianas
(Site com jogos e brincadeiras australianos)
BRINCADEIRAS DO MUNDO TODO
http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm
(Site com brincadeiras de diversos países)
Sugerimos que, após a escolha do país a ser pesquisado, os alunos de cada turma se dividam em grupos e cada um fique responsável por conhecer uma brincadeira e ensiná-la aos colegas. Após a vivência, deverão se organizar em grupos novamente e escrever um texto que aborde as regras da brincadeira pela qual ficaram responsáveis e o que acharam dela. Em seguida, é necessário postar o texto no blog, com o auxílio do professor.
Para enriquecer o trabalho, sugerimos que a turma pesquise características gerais do país e escreva um texto coletivo para postar no blog.
Em outro dia, cada turma conhecerá as brincadeiras postadas pelos colegas parceiros. Os professores poderão organizar um novo encontro entre os alunos para que as turmas ensinem, na prática, cada brincadeira.
Após vivenciá-las, os alunos comentarão no blog, de forma individual, suas percepções em relação à elas.
Ao final, cada turma deverá pensar em modos de divulgar o Portal das Brincadeiras. Sugerimos as seguintes estratégias, que poderão ser implementadas pelas duas turmas:
Nome | Tipo |
---|---|
Carriolinha e peão [Tempo de brincar] | Vídeo |
Dança dos bancos e careca-cabeludo [Tempo de brincar] | Vídeo |
Bugalha e lenço atrás [Tempo de brincar] | Vídeo |
Jacaré e espirobol [Tempo de brincar] | Vídeo |
Burguinha e roda-disco [Tempo de brincar] | Vídeo |
Skate e buldogue [Tempo de brincar] | Vídeo |
Indicamos aos professores a leitura do site: http://www.labrimp.fe.usp.br/?action=brincadeira. Ele traz sugestões de diversas brincadeiras.
Sugerimos também o site: http://www.jogos.antigos.nom.br/apres.asp, que traz sugestões de jogos e brincadeiras.
Para verificar os aprendizados dos alunos, sugerimos que os alunos pesquisem junto aos familiares uma brincadeira, escrevam suas regras e as experiências que tiveram com ela. O professor deverá comparar a produção com as anteriores e verificar se os alunos tiveram um melhor desenvolvimento. Além disso, deve-se observar as atitudes dos aprendizes durante as brincadeiras e identificar se estão construindo relações mais cooperativas e solidárias.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/06/2012
Quatro estrelasGostei mto desta sugestão de aula, a professora soube resgatar as brincadeiras antigas por meio da tecnologia. Sucesso.
04/06/2012
Quatro estrelasGostei muito , legal a idéia de compartilhamento propósta! Abraços!