Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Comandos de Libertação Nacional (COLINA)”

 

21/06/2012

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Compreender o papel da resistência das organizações armadas no movimento de luta contra a Ditadura Militar.

- Entender as formas de ações dos COLINA contra a Ditadura Militar.

- Identificar as ideias e mapear a composição social dos COLINA.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

A Ditadura Militar no Brasil entre 1964 a 1985.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

 

Em 1964, o Governo João Goulart foi interrompido por um Golpe Civil-Militar que instaurou uma ditadura que perdurou até 1985, colocando em prática uma política de supressão das liberdades públicas, com o fim das garantias constitucionais, censura e tortura. Os Comandos de Libertação Nacional (COLINA) nasceram em Minas Gerais, em 1967, como resultado da cisão ocorrida durante o IV Congresso da Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-POLOP). Os COLINA divergiam de sua organização matriz quanto à questão da relutância na preparação armada do confronto com a ditadura e da hesitação entre a luta de massas e a adesão à guerrilha. Os COLINA receberam a adesão dos dissidentes da POLOP, no Rio de Janeiro, do Partido Comunista Brasileiro, em Niterói, e de ex-militares de baixa patente, cuja principal referência de esquerda vinha do trabalhismo reformista e radical liderado por Brizola. Sua originalidade vinha tanto da estrutura interna distinta do partido político e composta de células independentes – sabotagem, inteligência e expropriação urbana – quanto do projeto capaz de combinar a perspectiva nacionalista de inspiração brizolista com o legado da Revolução Cubana.

 

 

Primeiro momento

 

Desenvolvimento

 

A proposta é que o educador, a princípio, ofereça aos estudantes a possibilidade da construção de uma visão dos traços gerais da vida política da época de formação e atuação dos COLINA. A construção do contexto vai acontecer em dois momentos.

Primeiramente, o professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre a Ditadura Militar brasileira, por meio da exibição de um vídeo explicativo, com duração de 29 minutos, chamado “Regime Militar”, disponível em: Regime Militar  (acesso em: 10 de maio de 2012). 

 

 

O professor deverá destacar, de forma expositiva, algumas das fases, características e eventos essenciais da Ditadura Civil-Militar, estimulando a participação dos alunos.

 

 

Segundo momento

 

Em uma segunda etapa, continuando a proposta anterior, o professor deverá trabalhar a conjuntura política específica em que nasceu e agiu os COLINA.

Para tanto, é imprescindível o estudo do Ato Institucional nº. 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, durante o Governo do General Costa e Silva. O AI-5 definiu o momento mais duro do regime, dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem considerados os inimigos do regime.

O professor, então, deverá organizar a turma em dois grupos distintos.

Os alunos do Grupo 1 deverão ler, na íntegra, o texto do AI-5, decretado em 13 de dezembro de 1968, cujo conteúdo está no link abaixo. Depois, eles deverão selecionar e anotar seus pontos principais (com destaque para o artigo 5, com seus parágrafos e incisos, e o artigo 10).

 

 

Link: http://www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_6.htm. Acesso em: 10 de maio de 2012.

 

 

Em seguida,  deverão realizar uma pesquisa de imagens da época que ilustrem os pontos principais destacados por eles no AI-5. O site a seguir fornece um bom acervo para a pesquisa das imagens:

 

 

http://www.armazemmemoria.com.br/cdroms/producaocdrom/01/00ArmazemMemoria/Tema/imagens.html (acesso em: 10 de maio de 2012).

 

 

Os alunos do Grupo 2 deverão ler, na íntegra, o texto da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, cujo conteúdo está no link abaixo. Depois, eles deverão selecionar e anotar seus pontos principais.

 

 

Link: http://www.direitoshumanos.gov.br/biblioteca/declacao-universal-dos-direitos-humanos (acesso em: 10 de maio de 2012).

 

 

Por fim, o professor irá propor a criação de um blog virtual. Os alunos dos dois grupos se unirão nessa fase e criarão um blog no qual irão expor as imagens e o conteúdo levantado nas pesquisas acima. O tema doBlog será: “O AI-5 e como o Ato Institucional feriu a Declaração dos Direitos Humanos”. O professor deverá dar tarefas distintas para cada aluno, como, por exemplo: unir o conteúdo levantado pelos grupos; alimentar o Blog com imagens; alimentar o Blog com textos; divulgar o Blog entre os estudantes da escola e fora do ambiente da escola por meio da própria Internet; e cuidar do layout do Blog.

 

Dica: o Blog poderá ser hospedado no domínio wordpress (linkhttp://pt-br.wordpress.com/). Uma fonte ampla e rica de conteúdos para uso na construção do Blog, para além do conteúdo levantado na pesquisa anterior, poderá ser encontrada na parte de conteúdos multimídia do Blog 

http://ditaduraportalprofessor.wordpress.com/conteudos-multimidia/ (acesso em: 10 de maio de 2012).

 

 

Terceiro  momento

 

O segundo passo será a leitura individual de dois textos que oferecem um panorama sobre os Comandos de Libertação Nacional (COLINA). O primeiro texto (página 474) encontra-se disponível no site:

 

http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf  (acesso em: 10 de maio de 2012).

 

O segundo texto se encontra no link a seguir:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comando_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_Nacional (acesso em: 10 de maio de 2012).

 

Os alunos deverão ler os textos, seguindo o roteiro abaixo, que servirá como base para um debate que terá o professor como mediador e incentivador. O debate deverá envolver a troca de opiniões entre todos os presentes, tendo como base temas que são tratados nos textos, tais como:

 

- O surgimento dos COLINA;

- A fonte e as influências externas das suas ideias;

- O perfil das ações armadas;

- O justiçamento;

-  A tortura.

 

 

Quarto momento

 

A partir das informações do artigo lido anteriormente, com base nas discussões travadas e nos tópicos discutidos, os estudantes irão interpretar as imagens a seguir em uma análise oral, utilizando fotografias como fontes de pesquisa e informação histórica. O professor deverá incentivar os estudantes: primeiro, a destacarem personagens, cenário, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo, a cruzarem as informações do artigo com os dados das imagens.

- Imagem 1

 

Panfleto

 

Panfleto distribuído na greve operária de Contagem, de 1968, que contou com a presença de militantes na fábrica da Belgo-Mineira. Acervo: DOPS/Arquivo Público Mineiro.

 

 

- Imagem 2:

 

Major Edward Von Westernhagen

 

Corpo do alemão Major Edward Von Westernhagen. Local: Rio de Janeiro. Data: 1968. Fonte: http://joanisval.com/2011/03/09/vitimas-do-terrorismo-no-brasil-iv-justicamentos/ .

 

 

- Imagem 3:

 

Carta Linhares

 

Trecho inicial do Documento de Linhares. Foi escrito por integrantes dos COLINA, presos na Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora-MG. Data: dezembro de 1969. Fonte: De Fato, abr. 1978. 

 

 

- Imagem 4:

 

Expropriação

 

Imagem do Banco Mercantil, em Sabará. Data: 14 de janeiro de 1969. Fonte: Estado de Minas, 15 jan. 1969. 

 

 

- Imagem 5:

 

OLAS

 

Cartaz da organização Latino-Americana de Solidariedade. Data: 1976. S.N.T.

 

 

Conclusão

 

Os alunos deverão ser incentivados a perceber como se deu a resistência armada contra a Ditadura Militar, por meio do estudo da organização Comandos de Libertação Nacional (COLINA), compreendendo sua formação, suas ações e ideias.

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para os alunos:

- Texto sobre o AI-5, disponível no site do CPDOC: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 10 de maio de 2012.

- Edição especial da Revista Veja sobre a Ditadura Militar. Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/regime_militar/abre.html. Acesso em: 10 de maio de 2012.

- Entrevista ao Estado de São Paulo de um ex-militante da luta armada, sobre Justiçamento. Disponível em:

 http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasileiro-lamenta-nao-ter-sido-o-vingador-de-che,62274,0.htm. Acesso em: 10 de maio de 2012.

Sugestão de link para o Professor:

- Monografia sobre os COLINA. Disponível em:

http://www.cedema.org/uploads/Isabel_Cristina_Leite.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2012.

Avaliação

 

Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconográfica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade crítica em relação às fontes audiovisual e escrita. Deverão ser avaliados quanto à sua interpretação de fontes históricas impressas, assim como na apresentação das suas conclusões.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.