21/06/2012
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Compreender o papel da resistência das organizações armadas no movimento de luta contra a Ditadura Militar.
- Entender as formas de ações dos COLINA contra a Ditadura Militar.
- Identificar as ideias e mapear a composição social dos COLINA.
A Ditadura Militar no Brasil entre 1964 a 1985.
Introdução
Em 1964, o Governo João Goulart foi interrompido por um Golpe Civil-Militar que instaurou uma ditadura que perdurou até 1985, colocando em prática uma política de supressão das liberdades públicas, com o fim das garantias constitucionais, censura e tortura. Os Comandos de Libertação Nacional (COLINA) nasceram em Minas Gerais, em 1967, como resultado da cisão ocorrida durante o IV Congresso da Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-POLOP). Os COLINA divergiam de sua organização matriz quanto à questão da relutância na preparação armada do confronto com a ditadura e da hesitação entre a luta de massas e a adesão à guerrilha. Os COLINA receberam a adesão dos dissidentes da POLOP, no Rio de Janeiro, do Partido Comunista Brasileiro, em Niterói, e de ex-militares de baixa patente, cuja principal referência de esquerda vinha do trabalhismo reformista e radical liderado por Brizola. Sua originalidade vinha tanto da estrutura interna distinta do partido político e composta de células independentes – sabotagem, inteligência e expropriação urbana – quanto do projeto capaz de combinar a perspectiva nacionalista de inspiração brizolista com o legado da Revolução Cubana.
Primeiro momento
Desenvolvimento
A proposta é que o educador, a princípio, ofereça aos estudantes a possibilidade da construção de uma visão dos traços gerais da vida política da época de formação e atuação dos COLINA. A construção do contexto vai acontecer em dois momentos.
Primeiramente, o professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre a Ditadura Militar brasileira, por meio da exibição de um vídeo explicativo, com duração de 29 minutos, chamado “Regime Militar”, disponível em: Regime Militar (acesso em: 10 de maio de 2012).
O professor deverá destacar, de forma expositiva, algumas das fases, características e eventos essenciais da Ditadura Civil-Militar, estimulando a participação dos alunos.
Segundo momento
Em uma segunda etapa, continuando a proposta anterior, o professor deverá trabalhar a conjuntura política específica em que nasceu e agiu os COLINA.
Para tanto, é imprescindível o estudo do Ato Institucional nº. 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, durante o Governo do General Costa e Silva. O AI-5 definiu o momento mais duro do regime, dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem considerados os inimigos do regime.
O professor, então, deverá organizar a turma em dois grupos distintos.
Os alunos do Grupo 1 deverão ler, na íntegra, o texto do AI-5, decretado em 13 de dezembro de 1968, cujo conteúdo está no link abaixo. Depois, eles deverão selecionar e anotar seus pontos principais (com destaque para o artigo 5, com seus parágrafos e incisos, e o artigo 10).
Link: http://www.acervoditadura.rs.gov.br/legislacao_6.htm. Acesso em: 10 de maio de 2012.
Em seguida, deverão realizar uma pesquisa de imagens da época que ilustrem os pontos principais destacados por eles no AI-5. O site a seguir fornece um bom acervo para a pesquisa das imagens:
http://www.armazemmemoria.com.br/cdroms/producaocdrom/01/00ArmazemMemoria/Tema/imagens.html (acesso em: 10 de maio de 2012).
Os alunos do Grupo 2 deverão ler, na íntegra, o texto da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, cujo conteúdo está no link abaixo. Depois, eles deverão selecionar e anotar seus pontos principais.
Link: http://www.direitoshumanos.gov.br/biblioteca/declacao-universal-dos-direitos-humanos (acesso em: 10 de maio de 2012).
Por fim, o professor irá propor a criação de um blog virtual. Os alunos dos dois grupos se unirão nessa fase e criarão um blog no qual irão expor as imagens e o conteúdo levantado nas pesquisas acima. O tema doBlog será: “O AI-5 e como o Ato Institucional feriu a Declaração dos Direitos Humanos”. O professor deverá dar tarefas distintas para cada aluno, como, por exemplo: unir o conteúdo levantado pelos grupos; alimentar o Blog com imagens; alimentar o Blog com textos; divulgar o Blog entre os estudantes da escola e fora do ambiente da escola por meio da própria Internet; e cuidar do layout do Blog.
Dica: o Blog poderá ser hospedado no domínio wordpress (link: http://pt-br.wordpress.com/). Uma fonte ampla e rica de conteúdos para uso na construção do Blog, para além do conteúdo levantado na pesquisa anterior, poderá ser encontrada na parte de conteúdos multimídia do Blog
http://ditaduraportalprofessor.wordpress.com/conteudos-multimidia/ (acesso em: 10 de maio de 2012).
Terceiro momento
O segundo passo será a leitura individual de dois textos que oferecem um panorama sobre os Comandos de Libertação Nacional (COLINA). O primeiro texto (página 474) encontra-se disponível no site:
http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf (acesso em: 10 de maio de 2012).
O segundo texto se encontra no link a seguir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comando_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_Nacional (acesso em: 10 de maio de 2012).
Os alunos deverão ler os textos, seguindo o roteiro abaixo, que servirá como base para um debate que terá o professor como mediador e incentivador. O debate deverá envolver a troca de opiniões entre todos os presentes, tendo como base temas que são tratados nos textos, tais como:
- O surgimento dos COLINA;
- A fonte e as influências externas das suas ideias;
- O perfil das ações armadas;
- O justiçamento;
- A tortura.
Quarto momento
A partir das informações do artigo lido anteriormente, com base nas discussões travadas e nos tópicos discutidos, os estudantes irão interpretar as imagens a seguir em uma análise oral, utilizando fotografias como fontes de pesquisa e informação histórica. O professor deverá incentivar os estudantes: primeiro, a destacarem personagens, cenário, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo, a cruzarem as informações do artigo com os dados das imagens.
- Imagem 1
Panfleto distribuído na greve operária de Contagem, de 1968, que contou com a presença de militantes na fábrica da Belgo-Mineira. Acervo: DOPS/Arquivo Público Mineiro.
- Imagem 2:
Corpo do alemão Major Edward Von Westernhagen. Local: Rio de Janeiro. Data: 1968. Fonte: http://joanisval.com/2011/03/09/vitimas-do-terrorismo-no-brasil-iv-justicamentos/ .
- Imagem 3:
Trecho inicial do Documento de Linhares. Foi escrito por integrantes dos COLINA, presos na Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora-MG. Data: dezembro de 1969. Fonte: De Fato, abr. 1978.
- Imagem 4:
Imagem do Banco Mercantil, em Sabará. Data: 14 de janeiro de 1969. Fonte: Estado de Minas, 15 jan. 1969.
- Imagem 5:
Cartaz da organização Latino-Americana de Solidariedade. Data: 1976. S.N.T.
Conclusão
Os alunos deverão ser incentivados a perceber como se deu a resistência armada contra a Ditadura Militar, por meio do estudo da organização Comandos de Libertação Nacional (COLINA), compreendendo sua formação, suas ações e ideias.
Sugestões de links para os alunos:
- Texto sobre o AI-5, disponível no site do CPDOC: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 10 de maio de 2012.
- Edição especial da Revista Veja sobre a Ditadura Militar. Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/regime_militar/abre.html. Acesso em: 10 de maio de 2012.
- Entrevista ao Estado de São Paulo de um ex-militante da luta armada, sobre Justiçamento. Disponível em:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasileiro-lamenta-nao-ter-sido-o-vingador-de-che,62274,0.htm. Acesso em: 10 de maio de 2012.
Sugestão de link para o Professor:
- Monografia sobre os COLINA. Disponível em:
http://www.cedema.org/uploads/Isabel_Cristina_Leite.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2012.
Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconográfica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade crítica em relação às fontes audiovisual e escrita. Deverão ser avaliados quanto à sua interpretação de fontes históricas impressas, assim como na apresentação das suas conclusões.
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