13/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
- Conhecer os campeonatos/ competições de alto nível que ocorrem na região do aluno;
- Pesquisar sobre os princípios físicos que permitem rotações, lançamentos, escapadas e impulsos das fitas, bolas, cordas e arcos.
- Explorar a manipulação de fitas, bolas, cordas e arcos (tradicionais), os relacionando com os elementos corporais da ginástica geral no momento de uma interpretação artística;
- Compreender os limites e potencialidades corporais e de aparelhos na ginástica geral, aplicando conhecimentos de física nos movimentos coreográficos com uso de materiais tradicionais;
- Diferenciar o esporte na escola do esporte da escola.
Conhecimentos trabalhados nas aulas de ginástica geral organizadas pela professora no Ensino Médio.
Conhecer os campeonatos de alto nível da região, identificando as particularidades (organização, técnicas, espaço físico) deste evento em relação aos eventos escolares, propondo a execução de movimentos corporais e de aparelhos da ginástica geral, além de uma discussão coletiva sobre as ginásticas da escola.
Atividade 1: Analisando um campeonato de ginástica geral de alto nível
O professor deverá iniciar a aula questionando as diferentes exigências de movimento corporal e de aparelhos nos eventos de alto nível bem como de nível escolar, pedindo que os alunos observem as leis da física envolvidas nos movimentos dos dois vídeos.
Por se tratar de uma apresentação em alto nível, os movimentos realizados têm um grau de complexidade maior, fazendo com que a resistência do ar, gravidade e atrito dificultem a realização dos mesmos. A partir disso assistir os vídeos (o da TV escola dos 9'30" aos 12'40"), :
; Ginástica rítmica do Brasil e Apresentação de ginástica rítmica de mãos livres
O professor anota as observações dos alunos em um computador para organizar um blog, acompanhando as sugestões do Aprendendo a criar um blog.
Atividade 2: Vivenciando movimentos com os aparelhos tradicionais da ginástica.
O professor comenta que no treino com bolas, a força aplicada pela mão vai determinar a altura de lançamento e o tempo que o atleta dispõe para desenvolver a pirueta.
Nos lançamentos oblíquos existe uma variável que é a distância de queda da bola. O atleta deve coordenar o movimento para que ele se posicione no local de aterrissagem da bola no instante exato. Neste caso o atleta tem sua eficácia testada pela capacidade de conjugar duas variáveis, tempo e distância. A elasticidade da bola não é muito grande justamente para que ela não quique demais, evitando que escape da mão do atleta.
No caso do aro, a perspicácia do atleta não está na intensidade da força efetuada, mas sim no ritmo. É preciso que a força aplicada seja exercida em um intervalo de tempo determinado, sempre fazendo um movimento com as costas da mão sobre o aro no sentido de sua rotação. O efeito desta oscilação forçada é um movimento de rotação uniforme, dando graça e beleza ao movimento
Pedir que os alunos explorem os aparelhos da ginástica geral.
Atividade 3: Sinalizando as diferenças e semelhanças entre o esporte da escola e na escola
Conversar com os alunos sobre a possibilidade de realizar determinadas práticas na escola, sinalizando o que há de diferente e de semelhante no esporte realizado na escola e o esporte reproduzido, segundo padrões competitivos externos, da escola. A partir das falas sintetizar com os alunos o que poderia abrir uma discussão em um blog, marcando datas, horários e local do tutorial para esta efetivação.
Ver: Aprendendo a criar um blog
Atividade4: Vivenciando movimentos corporais com o uso de aparelhos tradicionais da ginástica.
Exercícios realizados com a bola:
- Caminhar com soltura da bola;
- Correr lançando a bola para cima;
- Caminhar lançando a bola para o alto, trocando de mãos.
Exercícios realizados com a corda:
- Ficar parado, rotacionando a corda lateralmente ao corpo com uma das mãos;
- Segurar a corda com as duas mãos fazendo o movimento de balanceio;
- Estático, segurando as extremidades da corda com uma das mãos, fazer movimentos de oito.
Exercícios realizados com o arco:
- Rotacionar o arco em um dos braços lateralmente;
- Colocar o arco na cintura, rotacionando-o com o quadril;
- Lançar o arco para o alto, invertendo as mãos.
Exercícios realizados com a fita:
- Realizar movimentos frontais circulares;
- Realizar saltos, invertendo as mãos;
- Caminhar realizando movimentos circulares, com o braço abaixado.
Marcar horário, dia e local para aulas tutoriais de organização e manutenção de um blog sobre opiniões discentes que dicutam a ginástica geral escolar.
Atividade 5: Analisando as opiniões discentes da escola sobre a ginástica geral escolar
Na sala de computador analisar as respostas dos alunos postadas no blog, sinalizando as possibilidades de vivência desta modalidade na escola. Após este momento, imprimir as sínteses e divulgar o resultado do debate no intervalo escolar.
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2 | Vídeo |
Referências:
Aprendendo a criar um blog: http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/ (Acessado em 21/05/2012)
Apresentação de ginástica rítmica de mãos livres: http://www.youtube.com/watch?v=iK-JUT0j7x0 (Acessado em 21/05/2012)
Ginástica Rítmica do Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=3yCiS5Y_gg8 (Acessado em 16/05/2012)
TV Escola - Série Atividade - Ginástica para todos - parte 2: objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20500/VTS_06_1.flv?sequence=3 (Acessado em 15/05/2012).
Discussão crítica sobre as exigências corporais e de aparelhos presentes no esporte de alto nível e do esporte escolar (construído no chão da escola) para confeccionar panfletos:
Em relação ao texto que constará nos panfletos:
- Os esportes de alto nível podem ser realizados na escola?
- Qual a importância das ginásticas serem divulgadas na escola?
- Quais modificações seriam necessárias?
- Essas mudanças descaracterizariam a modalidade ou dariam visibilidade à prática, mostrando possibilidades de movimento para os alunos se interessarem? Por quê?
Em relação ao momento de divulgação:
- Argumentação crítica;
- Organização de ideias;
- Aceitação coletiva de novas propostas;
- Organização coletiva no momento da divulgação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!