20/08/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Professor, salve nos computadores os endereços das simulações que serão utilizadas ao longo da aula.
Inicie a aula levando os alunos para o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, ou se tiver mais computadores forme grupos menores.
Escreva no quadro do laboratório de informática as seguintes palavras: CO2, dióxido de carbono e gás carbônico. Caso o laboratório de informática não tenha quadro fale essas palavras para os alunos. Em seguida, pergunte aos alunos o que essas palavras têm em comum? É provável que os alunos digam que essas palavras representam a mesma substância. Caso os alunos não respondam, informe isso para eles.
Após isso peça para os alunos abrirem a simulação abaixo:
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Carbono
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9068
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Carbono
Figura 1 – retirada da simulação Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Carbono
Informe para eles que ao longo da simulação deverão responder as questões abaixo:
1 – Onde está presente o gás carbônico?
2 – Como o gás carbônico é utilizado na fotossíntese? Escreva a equação química apresentada na simulação.
3 – Explique como ocorre o ciclo terrestre e o ciclo marinho do carbono.
Reserve aproximadamente 20 (vinte) minutos para que eles respondão as questões.
Em seguida, peça para que os alunos observem as informações presentes na parte superior da simulação:
Figura 2 – retirada da simulação Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Carbono
Solicite aos alunos para que eles calculem a diferença entre a emissão de CO2 e a absorção do CO2 nos continentes, oceanos e na atmosfera. Feito isso, os alunos perceberão que a atividade humana não absorve CO2 e por isso, a emissão de CO2 é superior a absorção de CO2.
Logo após isso, os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Intervenção humana no ciclo do carbono
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12644
Intervenção humana n o ciclo do carbono
Figura 2 – retirada da simulação Intervenção humana no ciclo do carbono
Essa simulação mostra, através de um gráfico, como as ações do homem influenciam no ciclo do carbono. Os alunos deverão inserir no cenário os objetos e observar os efeitos causados na concentração total de CO2 na atmosfera. Eles deverão inserir os objetos um a um e em seguida, observar o comportamento do gráfico.
Professor, verifique com o professor de Matemática a possibilidade de manter um trabalho interdisciplinar utilizando o gráfico dessa simulação.
Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre o que eles entenderam sobre o ciclo do carbono, para isso, eles poderão rever as duas simulações. Esse relatório poderá ser em grupo ou individual.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações e as imagens aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Carbono | Animação/simulação |
Intervenção humana no ciclo do carbono | Animação/simulação |
Simulações:
1 – Super microscópio virtual
Os alunos poderão verificar como é a representação da molécula do gás carbônico:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1414
2 – O efeito estufa
Os alunos poderão aprender mais sobre uma das consequências do aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9762
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido. Além disso, o professor poderá sugerir a criação de um blog pelos alunos, onde eles deverão colocar as informações abordadas na aula.
Para saber como criar o blog clique no link abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!