Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo o Brasil – Diferenças dialetais no Nordeste - UCA

 

01/06/2012

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Utilizar diferentes estratégias de pesquisa;
  • Interpretar informações;
  • Conhecer a região Nordeste;
  • Identificar as diferenças dialetais da região Nordeste;
  • Construir seus próprios conhecimentos;
  • Interagir com as linguagens de diferentes culturas;
  • Evoluir nas hipóteses de escrita.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre ou mais, ou seja, no mínimo 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ética, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que os alunos tenham apresentado interesse em relação à conhecimentos que envolvam questões linguísticas, como diferenças dialetais. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização dos programas   do laptop Classmate do Projeto UCA ou tablet.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

A metodologia de pesquisa é algo que, para ser realizada com alunos em fase inicial da alfabetização, é preciso ter clareza que seu principal objetivo é incentivar os alunos a exporem suas hipóteses, valorizar seus conhecimentos, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas, sendo o erro visto com importante e construtivo.

Para isso, foram elaboradas algumas sugestões de atividades, que poderão ser realizadas com os alunos ou adaptadas conforme a realidade de sua escola e alunos.

Vale lembrar, que é importante organizar essas atividades em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e desenvolvimento dos alunos em relação ao tema. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

1ª ETAPA: DETONANDO O TEMA

Professor, em um projeto de pesquisa a primeira fase precisa ser a detonação do tema, ou seja, deixar os alunos curiosos para buscarem mais informações. Para isso, vários recursos podem ser utilizados, mas o detonador escolhido para esse tema foi a origem da nossa língua.

A origem da nossa língua é o português de Portugal, mas como temos interferências de outras culturas, sobretudo indígena e africana, nossa Língua Portuguesa se caracteriza de forma diferente.

Para mostrar isso aos alunos e detonar o tema “diferenças dialetais”, a sugestão é o seguinte vídeo:

 

 

 

Após apresentar o vídeo, explore-o com os alunos da seguinte forma:

Quais palavras foram apresentadas como sendo de significados diferentes?

Será que também existem palavras iguais ou com o mesmo significado?

Será que existem outras palavras com significados diferentes?

Como poderíamos descobrir isso?

Esses questionamentos iniciais, professor, já despertarão seus alunos não só para as diferenças dialetais, mas também para a necessidade da pesquisa.

Logo após, convide-os a ilustrarem o vídeo e realizar tentativa de escrita das palavras que nele apareceram.

Veja um exemplo:

                                                           AOTO (GAROTO)

PORTUGAL

BRASIL

xicara  

 

garoto

Fontes das imagens: http://www.educolorir.com/paginas-para-colorir-xicara-de-cafe-i22766.html

http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2011/09/27/amigo-lobato/  Acesso em 15/05/2012

2ª ETAPA: JUSTIFICANDO O TEMA

Inicie essa etapa questionando os alunos se eles realmente gostaram de conhecer o que as palavras significam em outros lugares.

Depois, indague por que é importante estudar esse tema?

Esses questionamentos que guiarão essa etapa do projeto. É preciso que os alunos justifiquem o porquê desse interesse de forma escrita.

Sugestão de atividade para esse momento:

1)    Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE DIFERENÇAS DIALETAIS NO NORDESTE PORQUE...

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

ILUSTRE SUA JUSTIFICATIVA

 

 

 

  

 

 
 

Depois da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Vocês poderão fazer uma síntese em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossiê do Projeto.

Nesse caso, os alunos serão os autores do texto e você, professor, o escriba.

Obs: se em sua sala existem muitos alunos alfabéticos, uma boa forma de fazer a atividade anterior é separando-os em duplas produtivas, ou seja, colocar um alfabético com um silábico. Nesse caso, o aluno que está no nível silábico, dita para que o alfabético escreva. Ambos ganharão com essa junção, pois um treinará a escrita e o outro verá como se escreve convencionalmente, mas valorizando as capacidades de cada um.

3ª ETAPA: PROBLEMATIZAÇÃO

Problematizar significa levantar as dúvidas e curiosidades dos alunos.

Essa etapa é fundamental, pois, inicialmente, os questionamentos partiram da iniciativa do professor, na realização de sua função de mediador. Entretanto, como a proposta é a participação efetiva dos alunos, nesse momento do projeto os alunos irão levantar suas próprias dúvidas e curiosidades: o que eles querem descobrir sobre o tema.

Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber as respostas, que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Você poderá dar exemplos para que eles entendam bem o que é uma problematização.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns possíveis questionamentos:

Obs: vale ressaltar que, como é um projeto de pesquisa, não é possível prever o que surgirá em sua sala de aula.

SÓ AS PALAVRAS QUE VIMOS NO VÍDEO SÃO DIFERENTES NO BRASIL E EM PORTUGAL?

UMA PESSOA QUE MORA LONGE DAQUI, FALA DIFERENTE DA GENTE?

SÓ SE A PESSOA MORAR EM OUTRO ESTADO QUE ELA VAI FALAR DIFERENTE?

MEU VÔ MORA NA MINHA CASA, MAS FALA UMAS PALAVRAS DIFERENTES, POR QUÊ?

AS PESSOAS QUE MORAM NO NORDESTE FALAM DIFERENTE DA GENTE?

 

Como tarefa de casa, os alunos deverão representar sua curiosidade por meio de desenho e escrita, que pode ser tentativa de escrita (por isso é importante o professor ter essa informação anotada em seu caderno).

Sugestão de atividade para esse momento:

Atividades de casa

O QUE QUERO DESCOBRIR SOBRE DIFERENÇAS DIALETAIS NA REGIÃO NORDESTE?

___________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

ILUSTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

4ª ETAPA: HIPÓTESES

Essa é a etapa que oportuniza aos alunos sistematizarem o que pensam ou acreditam saber sobre determinado assunto, o que pode ser verdadeiro ou não. Ela também ressaltará com os alunos a real necessidade da pesquisa: temos que estudar e pesquisar, para comprovar ou não as hipóteses.

 E esse argumento deve ser algo discutido com os alunos antes que possam criar suas hipóteses.

Professor, é comum que alguns digam que não sabem, com medo de arriscar, de falar “errado”, mas esclareça junto à eles que o importante não é acertar e sim, tentar.

Por isso, professor, essa é uma atividade que necessita ser individual, mesmo porque, todas as opiniões são importantes.

Para isso, os alunos devem descrever o que pensam, por meio de desenho ou escrita, sobre o que “já sabem”, tanto sobre o problema levantado por ele quanto os problemas levantados pelos amigos.  Isso porque, ao final da pesquisa, eles irão confrontar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio das pesquisas.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá mandar essa atividade para casa, mas ressalte por meio de um bilhete que os pais não podem interferir na opinião da criança.

Veja um exemplo de bilhete:

Senhores pais e/ou responsáveis,

Hoje, a tarefa de casa é responder os questionamentos feitos pelos alunos, sobre diferenças dialetais, tema da nossa pesquisa.

A etapa que estamos agora é o levantamento de hipóteses, ou seja, cada aluno dizer o que acha sobre determinado assunto.

Nós adultos, podemos saber a resposta e pensar que o aquilo que a criança diz, está errado. Porém, o objetivo é que esteja escrito o que eles pensam, independentemente de ser “certo” ou “errado”. Isso porque, é fundamental que eles descubram sozinhos as suas verdades, o que acontecerá apenas em momentos posteriores.

Por isso, sua participação no projeto é muito importante, tanto como a pessoa que escreve (faz o que eu ainda não sei fazer sozinho), quanto para fornecer informações (o que acontecerá também em momentos posteriores, em entrevistas).

Por enquanto, para cada um dos questionamentos, apenas anote o que a criança ditou para você, do jeito dela.

Obrigada.

Veja o exemplo a seguir:

SÓ AS PALAVRAS QUE VIMOS NO VÍDEO SÃO DIFERENTES NO BRASIL E EM PORTUGAL?

SIM, SÓ ESSAS PALAVRAS QUE SÃO DIFERENTES.

UMA PESSOA QUE MORA LONGE DAQUI, FALA DIFERENTE DA GENTE?

SÓ SE ELA MORAR MUITO LONGE, NOS ESTADOS UNIDOS.

SÓ SE A PESSOA MORAR EM OUTRO ESTADO QUE ELA VAI FALAR DIFERENTE?

MESMO SE ELA MORAR EM OUTRO ESTADO ELA VAI FALAR IGUAL, PORQUE OUTRO ESTADO TAMBÉM É NO BRASIL.

MEU VÔ MORA NA MINHA CASA, MAS FALA UMAS PALAVRAS DIFERENTES, POR QUÊ?

PORQUE A PROFESSORA DELE ENSINOU DIFERENTE PRA ELE.

AS PESSOAS QUE MORAM NO NORDESTE FALAM DIFERENTE DA GENTE?

É LÓGICO QUE NÃO, ELES MORAM NO BRASIL TAMBÉM!

5ª ETAPA: OBJETIVOS DA PESQUISA

Assim como em todas as etapas, envolva os alunos também no processo de construção dos objetivos da pesquisa.

Mas o que são objetivos?

Converse com seus alunos que precisamos definir o que queremos com as pesquisas. Até o final da pesquisa, deveremos saber o que?

Organize-os em uma rodinha, dialogue com eles, deixe que falem suas hipóteses, dê alguns exemplos para que compreendam, tais como:

Quando conto uma história para vocês, vocês gostam?

E qual o objetivo de vocês em escutar uma história, por que vocês querem ouvir histórias?

 Lembre aos alunos que objetivos são ações, coisas para fazer. Por isso, começam com verbos.

- Saber o que aconteceu com o personagem;

- Descobrir sobre muitos assuntos legais;

- Imaginar lugares e pessoas diferentes.

Então, o que queremos aprender ao realizarmos esta pesquisa sobre diferenças dialetais?

Veja alguns exemplos de objetivos elaborados:

·         Conhecer mais palavras;

·         Descobrir se em outros lugares existem as pessoas falam diferente da gente;

·         Aprender novas palavras para quando a gente viajar não ficar perdido.

·         Descobrir se as pessoas do Nordeste falam igual a gente.

 

6ª ETAPA: FONTES DE PESQUISA E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Certamente, se perguntarmos aos alunos, quais fontes de pesquisa e quais estratégias metodológicas utilizarão, eles não saberão responder.

Mas se questionarmos: onde ou de que forma poderão procurar informações sobre o tema pesquisado, saberão.

Esse é o questionamento guia desse momento.

É importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado, pois nem todas as informações são corretas. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa ou outras estratégias, como entrevistas, por exemplo, ou seja, resgate da história oral.

Para isso, organize uma roda de conversa e instigue-os a dizerem:

Onde podemos procurar as informações que precisamos? (Fontes)

- Internet;

- Livros;

- Revistas;

- Jornais;

 

Quais outros recursos poderemos utilizar? (Estratégias)

 

- Trabalho de campo

- Entrevistas

- Palestras

- Trabalhos individuais e em grupos

- Observações

Caso os alunos não digam fontes importantes, você poderá dizê-las ou solicitar que façam uma pesquisa com seus familiares de como poderão descobrir mais sobre o tema, ou seja, mais fontes de pesquisa.

Sugestão de atividade para esse momento:

Por se tratar de um projeto de pesquisa, é preciso que os alunos tenham clareza que as informações advêm de pesquisas já realizadas por outras pessoas ou de observações.

No caso das informações pesquisadas por outros pesquisadores, não podemos usá-las sem dizer quem escreveu /ou de onde tiramos essa informação, pois seria cópia (plágio).

Por isso, é importante que tenham também noções de como criar uma referência bibliográfica. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAÉ UM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE UMA OBRA ESCRITA (COMO TÍTULO, AUTOR, EDITORA, LOCAL DE PUBLICAÇÃO E OUTRAS) QUE PERMITE A SUA IDENTIFICAÇÃO.

A UM CONJUNTO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, NORMALMENTE APRESENTADAS NO FINAL DE UMA OBRA, DÁ-SE O NOME DE "REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS" OU APENAS "REFERÊNCIAS".

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Refer%C3%AAncia_bibliogr%C3%A1fica  Acesso em 15/05/2012

 

Por se tratar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a sugestão é que esse momento seja visualizado por meio de exemplos, para facilitar a compreensão.

Para isso, a sugestão é imprimir, em tamanho grande, uma referência bibliográfica para expor aos alunos.

Veja alguns exemplos:

JAPIASSU, C. (2007), A Criança é a Bola da Vez. Referência obtida na Internet em: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=701. Acesso em maio de 2012.

 

MEIRELES, Cecília. Obra completa.3.ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1977.

Além disso, é importante conversar com os alunos que esse modelo é o correto, mas como o trabalho com letras minúsculas seria muito difícil, vamos colocar tudo com letras maiúsculas, pois é o jeito que conseguimos.

SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAIÚSCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. TÍTULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO ITÁLICO. LOCAL DE PUBLICAÇÃO, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICAÇÃO.

SOBRENOME. Nome e outros sobrenomes. Título. Cidade: Editora, ano.

 VAMOS CRIAR UMA REFERÊNCIA COM O SEU NOME?

PARA ISSO, PRIMEIRAMENTE, PENSE E ESCREVA OS SEGUINTES DADOS:

NOME: ________________________

DEMAIS SOBRENOMES: __________________

ÚLTIMO SOBRENOME: ___________________

UM TÍTULO IMAGINÁRIO: ________________

CIDADE:________________________

EDITORA IMAGINÁRIA: _______________________

ANO:____________________________

UTILIZE AS INFORMAÇÕES PRA CRIAR SUA REFERÊNCIA. LEMBRE-SE QUE VOCÊ PODERÁ ESCREVER COM LETRAS MAIÚSCULAS.

 ______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 

7ª etapa: Execução e realização

Essa etapa, professor, consiste na busca por respostas para os problemas levantados pelos alunos, ou seja, confirmar ou não as hipóteses deles. Ela consiste nas pesquisas e/ou experimentação.

Vamos às pesquisas?

Questionamento 1: SÓ AS PALAVRAS QUE VIMOS NO VÍDEO SÃO DIFERENTES NO BRASIL E EM PORTUGAL?

Na verdade, existem muitas outras palavras que são diferentes no Brasil e em Portugal. Mas, para que seus alunos descubram isso, a sugestão é uma busca pela internet.

Alguns sítios trazem essas informações de forma muito clara.

Depois de organizá-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.

Para isso, sugira aos alunos que façam um quadro comparativo, conforme o modelo abaixo, com pelo menos 20 palavras diferentes.

Veja o modelo:

tabela linguas

Fonte: http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm  Acesso em 15/05/2012

Outros sítios: http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/Port_brasil_port_portugal.php

http://meucantinho.org/miscelaneas/vocabulario/sinonimos.htm

http://joaoxms.sites.uol.com.br/port-angola-br.htm

http://falabonito.wordpress.com/2006/09/30/diferencas-entre-o-portugues-do-brasil-e-o-de-portugal/

Acesso em 15/05/2012

Depois, solicite que os alunos compartilhem uns com os outros os resultados de suas pesquisas.

Posteriormente, diga a eles que descubram o que significa a frase:

O QUE SIGNIFICARIA EM PORTUGAL DIZER:

O MENINO PEGOU O COMBÓIO PARA IR EMBORA.

PASSE PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL:

____________________________________________________________

____________________________________________________________

AGORA, PASSE DO PORTUGUÊS DO BRASIL PARA O PORTUGUÊS DE PORTUGAL:

O ENCANADOR ESTACIONOU O CARRO CONVERSÍVEL.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

 

Por fim, apresente e explore as bandeiras de cada país, a fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre as diferenças entre esses dois países. Veja um modelo:

  

bandeiras

OBSERVE AS BANDEIRAS DO BRASIL E DE PORTUGAL E RESPONDA:

         

QUAIS CORES SÃO IGUAIS NAS DUAS BANDEIRAS?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

QUAL COR É DIFERENTE?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

QUAL BANDEIRA TEM MAIS CORES?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

QUAIS FORMAS GEOMÉTRICAS APARECEM NA BANDEIRA DO BRASIL?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

E NA BANDEIRA DE PORTUGAL?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

QUAL BANDEIRA VOCÊ ACHA MAIS BONITA? ESCREVA O NOME DO PAÍS AO QUAL ELA PERTENCE.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Fontes das imagens: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Portugal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil  Acesso em 15/05/2012

 

Questionamentos 2 e 5: UMA PESSOA QUE MORA LONGE DAQUI, FALA DIFERENTE DA GENTE?

AS PESSOAS QUE MORAM NO NORDESTE FALAM DIFERENTE DA GENTE?

 

Esse é um momento, professor, que a expressão musical de uma região pode ser explorada como reflexo de uma cultura e de um vocabulário típico.

Para isso, primeiramente, mostre uma música típica da região Nordeste. Como sugestão, segue a música Nordeste pra frente, de Luiz Gonzaga.

NORDESTE PRA FRENTE

LUÍZ GONZAGA

(REFRÃO) :
SR. RÉPORTER JÁ QUE TÁ ME ENTREVISTANDO
VA ANOTANDO PRA BOTAR NO SEU JORNAL
QUE MEU NORDESTE TÁ MUDADO
PUBLIQUE ISSO PRA FICAR DOCUMENTADO

QUALQUER MOCINHA HOJE VESTE MINI-SAIA
JÁ TEM HOMEM COM CABELO CRESCIDINHO
O LAMBE-LAMBE NO SERTÃO JÁ USA FLASHE
CARRO DE PRAÇA COBRA PELO RELOGINHO

JÁ TEM CONJUNTO COM GUITARRA AMERICANA
JÁ TEM HOTEL QUE SERVE WHISKY ESCOCÊS
E TEM MATUTO COM GRAVATA ITALIANA
OUVINDO JOGO NO RADINHO JAPONÊS

(REFRÃO)

CARUARU TEM SUA UNIVERSIDADE
CAMPINA GRANDE TEM ATÉ TELEVISÃO
JABOATÃO FABRICA JIPE À VONTADE
LÁ DE NATAL JÁ TÁ SUBINDO FOGUETÃO
LÁ EM SERGIPE O PETRÓLEO TÁ JORRANDO
EM ALAGOAS SE CAVAREM VAI JORRAR
PUBLIQUEM ISSO QUE EU ESTOU LHE AFIRMANDO
O MEU NORDESTE DESSA VEZ VAI DISPARAR

(FALADO)
HAHAI... E AINDA DIZIAM QUE MEU NORDESTE NÃO IA PRA FRENTE
FALAVAM ATÉ QUE A SUDENE NÃO FUNCIONAVA
MAS DR. JOÃO CHEGOU LÁ
COM FÉ EM DEUS E NO MEU PADIM CIÇO
E TODO MUNDO PASSOU A ACREDITAR NO SERVIÇO
ESSA É QUE É A HISTÓRIA

(REFRÃO)

Fonte (letra e vídeo): http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/94890/

Acesso em 15/05/2012

Depois questione:

- Qual o assunto abordado pela música?

- É fácil compreender o que é dito na música?

-Existem muitas palavras que você não conhece o significado? Caso exista alguma, colora de vermelho.

Obs: se necessário, leia a letra com os alunos, para que consigam localizar as palavras.

Logo após, apresente uma de um lugar bem diferente, como a música gaúcha. Veja uma sugestão:

BAGUAL BARBARIDADE

GAÚCHO DA FRONTEIRA

NÃO ME CHAMA DE BENZINHO QUE EU FICO MEIO BISQUEIRO
ME CHAMA DE TEU BAGUAL QUE É MEU JEITÃO CAMPEIRO
CASAR CONTIGO EU NÃO CASO, POSSO SER TEU COMPANHEIRO
PELEGO EU TENHO PRA CAMA E LOMBILHO PRA TRAVESSEIRO.

MESMO ASSIM PRA VIVER JUNTO TE PONHO MINHA CONDIÇÃO
TU TEM QUE SALTAR CEDINHO E PREPARAR MEU CHIMARRÃO
ENQUANTO EU VOU ME ENTRETENDO COM OS GOLPES DOS REDOMÃO
NASCI PRA LIDAR COM OS POTROS DE RÉDEA E BUÇAL NA MÃO.

DESTE OFICIO PERIGOSO SEI BEM QUE NÃO VOU DEIXAR
SE TU QUISERES SER MINHA TU TENS QUE ME ACOMPANHAR
O QUE NÃO SABE TE ENSINO, SÓ NÃO PODE TE ASSUSTAR
NEM TE FAZER DE APORREADA NA HORA QUE EU TE MANDAR.

NÃO SOU LOUCO EU TE GARANTO O POVO É QUE JULGA E DIZ
NO LOMBO DOS APORREADOS PROEZAS ARRISCADAS EU FIZ
POIS GINETEANDO EU ASSUSTO LAGARTO, COBRA E PERDIZ
SE EU ME ESTROPIAR DESSE JEITO JURO QUE MORRO FELIZ.

MULHER E TERNEIRO NOVO NUNCA SE CORRE ATRÁS
SE TU RESOLVER IR EMBORA TE ESCAPA E NÃO VOLTA MAIS
QUE EU SIGO DO MESMO JEITO LIDANDO COM AS ANIMAIS
ENSINANDO O QUE APRENDI E APRENDENDO MUITO MAIS.

SE TE AGRADOU DO MEU JEITO TE DOU RESPALDO E CARINHO
MULHER SÉRIA E DE RESPEITO ALEGRA EM QUALQUER RANCHINHO
CASO CONTRÁRIO, EU TE JURO PREFIRO FICAR SOZINHO
SE TE AGRADOU AJUNTA AS TROUXAS QUE EU JÁ TE MOSTRO O CAMINHO.

Fonte: http://letras.terra.com.br/gaucho-da-fronteira/1745351/

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=G9678XwMW6g

Acesso em 15/05/2012

Logo em seguida, retome os questionamentos acima e proponha que reflitam se existem diferenças dialetais, conforme a região que vivemos.

Depois, diga aos alunos que coloram de amarelo as palavras que não conhecem.

Com as palavras destacadas, solicite uma buscar pela internet, para que descubram o significado de cada uma ou, pelo menos, de algumas delas. Para isso solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.

Para isso, seguem algumas sugestões:

http://www.dicionarioinformal.com.br/

http://www.significadodepalavras.com.br/

http://www.dicio.com.br/

http://www.significadodepalavras.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fot%C3%B3grafo_lambe-lambe

Acesso em 15/05/2012

Monte um dicionário com o significado das palavras até então desconhecidas.

Além disso, se possível for, seria interessante levar alguém de outra região até a sala de aula, para relatar aos alunos, possíveis dificuldades de compreensão que teve, quando se mudou para o Nordeste.

Outra opção seria os sítios que trazem informações específicas sobre os dialetos regionais. Veja a seguir a sugestão:

O FALAR DO NORDESTE

MAPA BRASIL

(Dialeto do Nordeste, Dialetos regionais)

 

FOI NO NORDESTE DO PAÍS QUE PRIMEIRAMENTE A LÍNGUA PORTUGUESA SE FIXOU EM NOSSO TERRITÓRIO. O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA SE DEU JUSTAMENTE ENTRE OS ESTADOS DE PERNAMBUCO E BAHIA, ENQUANTO OUTRAS PARTES DO PAÍS SÓ VIRIAM A RECEBER A INFLUÊNCIA LUSITANA BEM MAIS ADIANTE.

“QUANDO FOMOS COLONIZADOS PELOS PORTUGUESES, AS DUAS PRIMEIRAS VERTENTES DA LÍNGUA, PODE-SE DIZER ASSIM, FORAM PERNAMBUCO E BAHIA, PORQUE FICAVAM MAIS PRÓXIMAS DO VELHO CONTINENTE. HAVIA UM PORTO EM RECIFE, OUTRO EM SALVADOR. MAS ERAM DIVIDIDOS POR UMA BARREIRA NATURAL, QUE ERA O RIO SÃO FRANCISCO. SALVADOR SE TORNOU A CAPITAL DO BRASIL. O RIO DE JANEIRO TEVE O PROBLEMA DA INVASÃO FRANCESA LOGO NO COMEÇO E SÃO PAULO FOI COLONIZADO PELOS JESUÍTAS, QUE NÃO LEVARAM A LÍNGUA PORTUGUESA – ELES ANTES LEVARAM O LATIM E PROCURARAM APRENDER O TUPI-GUARANI” – EXPLICA NELLY CARVALHO, PROFESSORA DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.

A MODALIDADE DE PORTUGUÊS FALADA NESSA REGIÃO FOI SE ARCAIZANDO DURANTE A EVOLUÇÃO DO PAÍS. “EM PORTUGAL O PORTUGUÊS AVANÇOU. O QUE VEIO PARA O BRASIL FOI O PORTUGUÊS DOS COLONOS, DOS DEGREDADOS,  JESUÍTAS QUE FORAM PARA O SUL E QUE NA MAIORIA ERAM ESPANHÓIS”.

SOBRE AS DIFERENÇAS CARACTERÍSTICAS ENTRE A FORMA DE FALAR DOS BAIANOS E DOS PERNAMBUCANOS, POR EXEMPLO, É DESTACADO A EXISTÊNCIA DA BARREIRA NATURAL ENTRE OS ESTADOS, QUE ERA O RIO SÃO FRANCISCO, IMPEDINDO QUE, ANTES DA CONSTRUÇÃO DE PONTES SOBRE O RIO, HOUVESSE UMA TROCA CULTURAL MAIS INTENSA.

PERNAMBUCO MANDAVA DO LADO ESQUERDO DO SÃO FRANCISCO E A BAHIA, DO DIREITO. PERNAMBUCO, ENTÃO, LEVOU A LÍNGUA PARA TODO O NORDESTE ATÉ O RIO PARNAÍBA, QUE ERA OUTRA BARREIRA NATURAL. COM O TEMPO TIVEMOS OUTRAS MUDANÇAS (QUE INFLUENCIARAM O FALAR LOCAL): VIERAM OS HOLANDESES; NÓS ÉRAMOS UM PORTO ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX BASTANTE MOVIMENTADO.

QUER DIZER: OS PERNAMBUCANOS TIVERAM UMA HISTÓRIA DIFERENTE DA BAHIA E DO RESTO DO BRASIL. DURANTE OS DOIS PRIMEIROS SÉCULOS DE COLONIZAÇÃO, A BAHIA E PERNAMBUCO FORAM OS DOIS MAIORES CENTROS. TANTO QUE O MOVIMENTO LITERÁRIO BARROCO FOI NA BAHIA E PERNAMBUCO. DEPOIS A EXPLORAÇÃO DAS MINAS DE OURO, E DESLOCOU-SE O CENTRO DOS INTERESSES PARA MINAS GERAIS, QUANDO SURGIU O ARCADISMO. DEPOIS DISSO, O INTERESSE SE DESLOCA PARA O RIO DE JANEIRO, PORQUE EM 1808 A FAMÍLIA REAL VEM PARA O BRASIL TRAZENDO 15 MIL CORTESÃOS QUE SE INSTALARAM ALI. O RIO DE JANEIRO PASSOU A SER O MODELO DA LÍNGUA EM TODO O BRASIL – E AINDA OSTENTA ESSE TÍTULO QUE FOI RECONHECIDO EM DOIS CONGRESSOS DE LÍNGUA FALADA. E SÃO PAULO VEM DEPOIS, COM 1922 (A SEMANA DE ARTE MODERNA). O NORDESTE DEIXOU DE SER O FOCO DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Fonte: http://linguagemcontemporanea.wordpress.com/category/dialetos-regionais/dialeto-do-nordeste/  Acesso em 15/05/2012

 

Outra sugestão é assistirem ao vídeo do Cordel do Fogo encantado, postado no Sítio a seguir e anotarem as palavras típicas do dialeto nordestino.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet,  mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem o Link para assistirem ao vídeo:

video cordel encantado

 

Fonte: http://linguagemcontemporanea.wordpress.com/category/dialetos-regionais/dialeto-do-nordeste/   Acesso em 15/05/2012

Depois de assistirem ao vídeo proponha uma atividade na qual eles comparem o dialeto nordestino com de outra região e elaborem um texto no qual utilizem as palavras do dialeto nordestino.. Veja a seguir uma sugestão de algumas palavras que poderão ser apresentada aos alunos:

CONHEÇA TERMOS CARACTERÍSTICOS DO NORDESTE DO PAÍS:

MANGAR = ZOMBAR DE ALGUÉM

APERREADO = ANGUSTIADO, ESTRESSADO

Ó XENTE = INTERJEIÇÃO QUE DEMONSTRA ESPANTO, DESCONTENTAMENTO, CURIOSIDADE

PITOCO = BOTÃO

BIGU = CARONA

BIZU = DICA DE VESTIBULAR

VÔTE = VOU TE ESCONJURAR, COU TE AMALDIÇOAR

IXI MARIA = INTERJEIÇÃO DE ESPANTO, CONTRAINDO O TERMO: VIRGEM MARIA

JERIMUM = ABÓBORA

MACAXEIRA = MANDIOCA, AIPIM

CANJICA = CURAL DE MILHO

LARANJA-CRAVO = MEXERICA

Fonte: http://linguagemcontemporanea.wordpress.com/category/dialetos-regionais/dialeto-do-nordeste/

 Acesso em 15/05/2012

 

Questionamento 3: SÓ SE A PESSOA MORAR EM OUTRO ESTADO QUE ELA VAI FALAR DIFERENTE?

Outra forma de a diferença dialetal ser apresentada aos alunos e promover a ampliação deles sobre o tema, é mostrar que: a região é a mesma, mas uma pessoa vive na cidade (zona urbana) e outro na fazenda (zona rural).

Para isso, a sugestão é mostrar um vídeo do personagem Chico Bento, de Maurício de Sousa.

O vídeo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0  Acesso em 15/05/2012

Nele, o Chico Bento e o seu primo se encontram e conversam de uma forma bem diferente.

Algumas palavras ditas pelo Chico Bento, não estão adequadas em relação ao português formal ou a norma culta.

Mas é importante mostrar essa diferença e, que embora ela exista, eles se comunicam e se entendem.

Nesse momento, professor, aproveite para reunir os alunos em uma roda de conversa e ressaltar a importância de respeitar as todas as diferenças, inclusive em relação à linguagem.

Mas será que só existe essa diferença dentro de uma mesma cidade?

Deixe que reflitam sobre a questão das gírias, normalmente apropriadas por alguns grupos.

Para isso, dê exemplo dos surfistas, questionando se eles falam como nós, se eles possuem palavras específicas, etc.

Para motivar ainda mais os alunos a buscarem essas informações, você pode apresentar o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=gpn9iOj4bD4  Acesso em 15/05/2012

Depois, solicite que busquem, pelo menos, 10 ( dez) gírias de determinado grupo. Mas para isso, primeiro divida os alunos em grupo e solicite que cada grupo, fique responsável por pesquisar as gírias de um grupo específico.

Veja sugestões de sítios e de grupos (acesso em 15/05/2012):

Surfistas:

http://360graus.terra.com.br/surf/default.asp?did=382&action=reportagem

http://www.reidacocadapreta.com.br/2008/05/03/dicionarioegiriasdesurfistasdeaaz/

http://desciclopedia.org/wiki/Surfista

Internet:

http://www.spbalada.com.br/girias/girias-de-internet.html

http://www.variedadesedicas.com/2011/09/as-girias-e-abreviacoes-mais-usadas-na.html

http://www.habbid.com.br/forum/significados-das-girias-da-internet-x-aprenda-a-usa-las-corr/219443/id/page/1

Moda:

http://giriasdetodasastribos.blogspot.com.br/2009/01/para-vc-que-e-fashionista.html

http://vvitrine.blogspot.com.br/2009/03/abc-termos-e-girias-de-moda.html

http://www.bolsademulher.com/estilo/dicionario-fashion-10072.html

Skatistas:

http://atrevida.uol.com.br/Edicoes/148/artigo37223-1.asp

http://blogdojuca.com.br/geral/dicionario-de-girias-de-skatista/

http://esportesk8.blogspot.com.br/2009/09/algumas-girias-do-skate.html

Após as pesquisas, proponha que cada grupo se caracteriza conforme a “tribo” que escolheu e apresente aos colegas as gírias e seus significados.

Uma forma de enriquecer esse momento é fazer isso a partir de um teatro.

 

Questionamento 4: MEU VÔ MORA NA MINHA CASA, MAS FALA UMAS PALAVRAS DIFERENTES, POR QUÊ?

O tempo é outro fator que influencia diretamente na linguagem.

As mudanças trazidas por ele afetam não só as gírias, como também o português formal.

Algumas palavras conhecidas por nós, já foram bem diferentes. Um bom exemplo disso é a palavra: VOCÊ.

Veja um texto, que pode ser trabalhado com os alunos, para aguçar a curiosidade:

NO FINAL DA IDADE MODERNA, POR VOLTA DO SÉCULO 14, PARA SE DIRIGIR A ALGUÉM, OS PORTUGUESES UTILIZAVAM DUAS PALAVRAS: VOSSA MERCEDES. TRATAVA-SE DE UMA LOCUÇÃO PRONOMINAL.

AO LONGO DO TEMPO, TAL EXPRESSÃO TORNOU-SE MENOS FORMAL, REDUZINDO-SE AO TERMO VOSSA MERCÊ.

DURANTE O PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO, COM O ENCONTRO DAS LÍNGUAS E A MISTURA DAS RAÇAS, HAVENDO TRATAMENTO MAIS COMUM E ABERTO, AS DUAS PALAVRAS SE REDUZIRAM A APENAS UMA: VOSSEMECÊ, QUE POSTERIORMENTE SE TRANSFORMOU EM VOSMECÊ.

POR FIM, FINALIZANDO O PROCESSO EVOLUTIVO, JÁ NO FINAL DO SÉCULO 19, SURGE O CONHECIDO VOCÊ.

VALE DESTACAR TAMBÉM AS VARIAÇÕES POPULARES, UTILIZADAS POR ÍNDIOS E ESCRAVOS, COMO MECÊ, VANCÊ, VASSUNCÊ E OCÊ.

HOJE, COM O ADVENTO DA INTERNET E O SURGIMENTO DO “INTERNETÊS”, A ABREVIAÇÃO VC É EMPREGADA PARA O MESMO SIGNIFICADO.

Fragmento do texto disponível em: http://donodaverdade.com.br/educacao/a-origem-da-palavra-voce/ Acesso em 15/05/2012

 

Após a leitura do texto, solicite que o anexem ao portfólio e pesquisem:

Atividades de casa

EXISTEM OUTRAS PALAVRAS, QUE TAMBÉM MUDARAM A PRONÚNCIA OU O SIGNIFICADO CONFORME O TEMPO?

CITE TRÊS PALAVRAS QUE SOFRERAM MUDANÇAS. PARA ISSO, BUSQUE ESSA INFORMAÇÃO COM FAMILIARES, DICIONÁRIOS E OU INTERNET.

1-    __________________________

2-    __________________________

3-    __________________________

 

Caso seja necessário, seguem opções de sítio para sugerir aos alunos:

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/382345

http://herminio-bezerra.blogspot.com.br/2010/07/palavras-que-mudaram-de-sentido.html

http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/girias_antigas.php

http://bagarai.com.br/girias-antigas.html

Acesso em 15/05/2012

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

Nesse momento, as pesquisas já possibilitaram aos alunos muitas descobertas, satisfazendo suas curiosidades, por isso encerram-se. Porém, o projeto de pesquisa, não.

Esse é o momento de descobrir o que mudou, o que aprendemos com as pesquisas. Para isso, é preciso que os alunos retomem: seus objetivos, suas perguntas e hipóteses iniciais.

Eles poderão responder novamente seus questionamentos, comparando com o anterior (hipótese). São eles que verificarão se estava correto e/ou se foi possível ampliar os conhecimentos.

Veja um exemplo de atividade para esse momento:

PROBLEMA

SÓ AS PALAVRAS QUE VIMOS NO VÍDEO SÃO DIFERENTES NO BRASIL E EM PORTUGAL?

HIPÓTESE

SIM, SÓ ESSAS PALAVRAS QUE SÃO DIFERENTES.

CONCLUSÃO

NÃO, EXISTEM MUITAS OUTRAS PALAVRAS QUE NO BRASIL SIGNIFICA UMA COISA E EM PORTUGAL, OUTRA.

Além disso, a produção de um texto síntese é muito interessante para que os alunos mostrem o que aprenderam.

Veja uma sugestão:

lingua

Fonte da imagem: http://usaralingua.blogspot.com.br/p/sobre-o-blog.html  Acesso em 15/05/2012

A LÍNGUA É A MESMA, MAS PODE HAVER MUITAS VARIAÇÕES:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

Essa é a etapa que os alunos poderão mostrar aos demais alunos, à comunidade e aos familiares o trabalho realizado, suas descobertas e o material confeccionado. Ela também é muito importante, pois o aluno percebe que o conhecimento que adquirimos deve ser socializado, para que tenha valor para a sociedade.

Existem muitas formas de se fazer isso, mas a sugestão para expor as diferenças dialetais é montar cenários, como se as pessoas estivessem em Portugal, no Nordeste, na roça, nos anos 80, etc.

Os alunos responsáveis por aquele espaço, seriam também responsáveis por mostrar as diferenças dialetais.

Para decorar os espaços, vocês poderão colar nas paredes, teto e chão, diferentes palavras e significados.

Dessa forma, os visitantes poderão conhecer o trabalho desenvolvido e algumas curiosidades da nossa Língua Portuguesa.

Lembre-se também de expor os textos, os portfólios e, principalmente, as fotografias e vídeos, pois mostrarão o processo.

Nesse, serão expostos: atividades, portfólio, experiências, fotos, dentre outros.

Professor, para que você não fique sobrecarregado e também envolva os alunos, organize-os em equipes de trabalho e delegue funções para cada grupo. Com certeza terão um excelente evento!

 

10ª etapa: Avaliando

Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:

TIVE EMPENHO E BOA PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA E NOS TRABALHOS EM GRUPO?

 

 

O QUE GOSTEI DE ESTUDAR?

 

 

O QUE NÃO GOSTEI DE ESTUDAR?

 

 

O QUE PODERIA MUDAR EM OUTRO PROJETO?

 

 

FAZER PESQUISA AJUDOU A COMPREENDER MAIS SOBRE O TEMA ESCOLHIDO?

 

 

 

Para isso, solicite que escrevam as respostas, mas se seus alunos ainda não escrevem com autonomia, poderão desenhar e você será o escriba.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Português do Brasil, português de Portugal Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, sendo a avaliação processual, durante todo o projeto,  observe se os alunos estão motivados, se compreenderam o que foi solicitado e se há ou não necessidade de ajustes no seu planejamento.

Esses são questionamentos fundamentais e que devem permear todos os momentos.

Além disso, observe os conhecimentos construídos em relação diferenças dialetais, a construção histórica e geográfica dessas diferenças e a importância de respeitá-las.

Verifique ainda se compreenderam a pesquisa, suas etapas, utilização de diferentes fontes ou se detiveram à internet.

Por fim, observe se as estratégias utilizadas contribuíram no processo de alfabetização de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.