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Descobrindo o Brasil – origens da população no Nordeste do país: UCA

 

01/06/2012

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Laís de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer pesquisa científica;

  • Utilizar diferentes estratégias de pesquisa;

  • Descobrir o prazer pela leitura;

  • Reconhecer a importância do conhecimento historicamente acumulado;

  • Valorizar a cultura popular;

  • Ler com compreensão;

  • Ler com entonação e fluência;

  • Pesquisar e conhecer aspectos culturais da região Nordeste;

  • Observar a ressonância de algumas culturas na formação da cultura brasileira;

  • Valorizar as diferentes culturas;

  • Aprender com as diferenças.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre ou mais, ou seja, no mínimo 5 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar aWebcam, o Tux Paint,o KRecord, o KWord e/ou o KolourPaint.  Estar inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Trabalhar com projetos significa oportunizar, que a partir da metodologia de pesquisa, os alunos possam construir seus conhecimentos, de forma rica, atrativa e interdisciplinar.

Para isso, algumas ideias foram reunidas para contribuir nesse processo.

As atividades poderão ser adaptadas conforme sua realidade e o interesse de seus alunos.

Vale ressaltar ainda, que o ideal é organizar as atividades desenvolvidas ao longo do projeto em um portador exclusivo para ele, como uma pasta, um caderno, um lugar para montar o “Dossiê do projeto” e/ou o “Portfólio”, no intuito de registrar todo o processo de realização do projeto.

Além disso, por se tratar de um projeto de pesquisa, estará subdividido em etapas e não por momentos. Nesse caso, cada etapa, poderá ser trabalhada em vários momentos, conforme a carga horária que você disponibilizará para o projeto em seu planejamento.

 

Agora, vamos ao projeto?

 

O processo de colonização do Brasil proporcionou ao nosso país uma diversidade cultural e populacional inigualável. A origem do nosso povo trouxe características, passíveis de serem vistas ainda nos dias de hoje e que, como são aspectos já incorporados à nossa cultura, permanecerão por muitas gerações.

Porém, estudar esse processo pode ser difícil ou desinteressante aos alunos, se ocorrer de forma descontextualizada ou abstrata demais.

Por isso, acreditamos que um trabalho, utilizando a metodologia de pesquisa, pode proporcionar não só uma maior facilidade de compreensão como também criticidade aos alunos.

 

1ª etapa: o que é a metodologia de pesquisa?

Esse é um questionamento inicial que você, professor, deverá realizar com seus alunos para que, antes de desenvolverem o trabalho, saibam seus procedimentos ou etapas, ou seja, tenham uma visão global do que é uma pesquisa.

Para isso, é importante que reúna seus alunos em uma rodinha e discuta com eles sobre a prática (metodologia) que envolve a iniciação científica discente, como:

- Metodologia investigativa;

- Etapas;

- Dossiê.

Para isso, divida os alunos em duplas e solicite que cada dupla diga o que acreditam significar essas palavras.

Possibilite um tempo para que possam discutir e sistematizar suas respostas, que poderá acontecer por meio de desenhos ou escrita, conforme o desenvolvimento dos alunos.

Depois, retome a roda e peça que exponham aos amigos o que acreditam significar cada uma dessas palavras e o porquê da resposta.

Anexe essas primeiras explicações dos alunos ao portfólio ou dossiê.

Posteriormente, conte a eles, que para desenvolver um projeto de pesquisa, é importante ter clareza de quais são suas etapas, da ordem dos acontecimentos e das estratégias que o compõe.

Logo após, converse com eles que vocês farão um projeto de pesquisa e que descobrirão muita coisa sobre o tema que irão pesquisar.  

Exponha aos alunos as etapas de uma pesquisa e o que significa cada uma delas, para que possam se organizar e tenham uma visão global do projeto.

As etapas são:

1ª etapa: escolha do tema;

2ª etapa: justificativa;

3ª etapa: problematização;

4ª etapa: levantamento de hipóteses;

5ª etapa: objetivos da pesquisa;

6ª etapa: fontes de pesquisa;

7ª etapa: execução e realização;

8ª etapa: depuração de hipóteses;

9ª etapa: Socialização (apresentação e exposição dos resultados);

10ª etapa: avaliação.

Ao apresentar as etapas, enfatize os números ordinais. Depois, e anexe uma cópia dessa etapa ao dossiê do projeto e solicite que ilustrem o registro livremente.

 

2ª etapa: Escolha do tema

Para a realização de um projeto de pesquisa é preciso que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante a participação ativa deles, desde o primeiro momento, ou seja, a escolha.

E como esse tema é bem amplo, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer turma, pois basta que o professor adapte as ideias ao contexto de sua sala de aula e ao interesse dos alunos.

Se o tema foi sugestão sua, é preciso “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Para isso, seguem algumas sugestões:

1-    Cantar uma música;

2-    Assistirem a um vídeo ou filme;

3-    Contar uma lenda;

4-     Dentre outros.

 

Nesse projeto em específico o detonador escolhido foi a história: “Uma arara e os sete papagaios”, de Ana Maria Machado e Cláudius.

Para ouvir a história utilize o recurso:

 

livro

UMA ARARA E SETE PAPAGAIOS

DE ANA MARIA MACHADO E CLÁUDIUS

 

O MENINO POTI SAIU DA TABA A PÉ E FOI ATÉ A MATA.

LÁ VIU UMA ARARA MUITO BONITA NO PÉ DE GUARANÁ.

COM O PEITO AMARELO E PENA COLORIDA NA ASA E NO RABO, A ARARA FALAVA:

_ ARARA, ARARA...

 

POTI SUBIU NO PÉ DE GUARANÁ E PEGOU A ARARA PARA ELE.

DEPOIS, VEIO PARA A TABA, COM SUA ARARA BONITA.

A MÃE DELE ASSAVA COMIDA.

A AVÓ DELE, AMASSAVA A MASSA DE TAPIOCA PARA O BEIJU.

E A CADA MINUTO, A ARARA FALAVA:

_ ARARA, ARARA...

FALAVA PARA POTI E PARA OS AMIGOS DELE.

FALAVA PARA A AVÓ, A MÃE E AS TIAS DELE.

FALAVA ATÉ PARA O PAI DELE.

_ ARARA, ARARA...

ERA UMA ARARA DANADA DE TAGARELA.

 

SÓ PAROU DE NOITE, NO SONO. FICOU TUDO SOSSEGADO.

ARARA NO POLEIRO, POTI NA REDE E OS RAIOS DA LUA NA TABA TODA.

DE DIA, MUITO CEDO, A ARARA TAGARELA JÁ FALAVA DE NOVO:

_ ARARA, ARARA...

A AVÓ DE POTI FALOU:

_ SOSSEGA ARARA!

A MÃE DE POTI PEDIU:

_ ARARA, PARA! FICA SOSSEGADA!

MAS A ARARA SÓ FALAVA E FALAVA.

O PAI DE POTI TEVE UMA IDEIA: SAIU DE CANOA PELO RIO.

DEPOIS, VEIO DE VOLTA COM SETE PAPAGAIOS.

DEU OS SETE PARA POTI. POTI FICOU TODO ANIMADO.

MAS AÍ TUDO FOI UM BERREIRO NO OUVIDO.

A CADA MINUTO A ARARA FALAVA:

_ ARARA.

E CADA PAPAGAIO REMEDAVA E REPETIA:

_ ARARA.

E MAIS SETE:

_ ARARA.

_ ARARA.

_ ARARA.

_ ARARA.

_ ARARA.

_ ARARA.

_ ARARA.

ERA DEMAIS.

POTI PEGOU A ARARA E OS SETE PAPAGAIOS, BOTOU NA CANOA E SAIU PELO RIO.

REMOU, REMOU... LÁ NO MEIO DA MATA, PAROU E FALOU:

_ VOA ARARA, VOA! VOA PAPAGAIO, VOA!

A ARARA VOOU. CADA PAPAGAIO VOOU.

POTI VEIO DE NOVO PARA A TABA E FALOU:

_ LUGAR DE ARARA E PAPAGAIO É NA MATA.

E A TABA FICOU SOSSEGADA.

 

Essa história, conta um episódio da vida de um menino indígena. Você consegue entender a história?

ILUSTRE A HISTÓRIA “UMA ARARA E SETE PAPAGAIOS”

 

 

 

 

 

 

 

 

 


DEPOIS, RELEIA A HISTÓRIA E CIRCULE DE VERMELHO AS PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE.

 

 

Posteriormente, reúna os alunos e converse com eles sobre a origem dessas palavras,  algumas delas fazem parte do vocabulário indígena.

Logo após, questione-os:

- Como vocês compreenderam a história, se muitas das palavras são indígenas?

- Vocês possuem familiares ou amigos indígenas?

- Vocês conhecem outras palavras para substituírem as palavras indígenas acima, como arara e guaraná, por exemplo?

- Por que será que palavras indígenas fazem parte do nosso vocabulário?

- Dentre outros questionamentos.

Finalmente, liste no quadro as palavras que os alunos circularam de vermelho, ou seja, que disseram não conhecer e proponha a seguinte pesquisa:

 

 COM O AUXÍLIO DA INTERNET OU DE DICIONÁRIOS, PROCURE O SIGNIFICADO DE:

 

TABA

 

POLEIRO

 

SOSSEGO

 

 

Obs: se sua turma for de 2º ou 3º ano, a história pode ser mais bem explorada em aspectos como pontuação ou uso do travessão, por exemplo. E se forem maiores, questões mais complexas como os palíndromos.

 

3ª etapa: Justificando o tema

Em um projeto de iniciação científica discente, é preciso que a justificativa, assim como as outras etapas, sejam produções dos alunos.

São elas que serão registradas no dossiê ou portfólio do projeto.

Para isso, o termo  “justificativa” pode ser substituído pelo questionamento aos alunos:

POR QUE AS ORIGENS DO POVO NORDESTINO SERIA UM BOM TEMA PARA ESTUDARMOS?

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 

 

Atividades de casa

Como uma das perspectivas da metodologia de pesquisa é começar por aspectos mais gerais e, só depois ir estreitando o campo de estudos, a atividade de casa também será simples e de fácil realização.

A primeira tarefa trata-se de uma conversa, um diálogo com avós, pais e outros familiares.

Nessa conversa, deverão descobrir:

Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – origens da população no Nordeste do país

ENTREVISTA:

VOCÊ NASCEU EM QUAL ESTADO BRASILEIRO?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

PERTO DE ONDE VOCÊ NASCEU EXISTEM ÍNDIOS?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

VOCÊ JÁ CONHECEU UM ÍNDIO OU ALDEIA INDÍGENA?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

MAS VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ARARA, TAPIOCA OU BEIJU?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

VOCÊ SABIA QUE ESSAS PALAVRAS SÃO INDÍGENAS?

_____________________________________________________

SABERIA DIZER OUTRAS PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA? QUAIS?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

 

Finalize esse momento gerando mais dúvidas nos alunos.

Após a socialização da tarefa, questione:

- Será que nossa língua só possui palavras de origem indígena?

- Quais as outras culturas que são fortemente evidenciadas em nossa cultura?

- A origem do povo nordestino tem a ver com isso?

Nesse momento, professor, apenas anote o que os alunos dizem, sem chegar a qualquer conclusão. As dúvidas serão fundamentais para o momento posterior.

 

4ª etapa: Problematização

Essa etapa não pode ser muito inicial, pois, sem despertar o interesse dos alunos e algumas discussões, o surgimento de dúvidas seria dificultado.

Entretanto, como nessa fase os alunos já possuem uma noção do que se pretende trabalhar, facilita-se o aparecimento de dúvidas, ou melhor, os problemas que precisaremos buscar respostas.

Essa é a fase da problematização.

Para iniciar esse momento, organize os alunos em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber a respeito deste tema.

 Anote as falas na lousa para que todos possam visualizá-las.

 

Veja uma sugestão:

O QUE QUEREMOS SABER SOBRE A ORIGEM DO POVO NORDESTINO?

Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil  –

Origens da população no Nordeste do país  - PROBLEMATIZAÇÃO

ALUNO

QUESTIONAMENTO

 

TATIANE

COMO A POPULAÇÃO DO NORDESTE SE FORMOU? 

FLÁVIA

A POPULAÇÃO CRESCEU OU DIMINUIU?

MARIA OLÍVIA

COMO É ESSA POPULAÇÃO ATUALMENTE, O QUE MUDOU OU PERMANECEU IGUAL?

PATRÍCIA

O QUE TEM HOJE QUE É IGUAL A QUANDO O BRASIL FOI DESCOBERTO?

IZABELLA

A CULTURA NORDESTINA INFLUENCIA NA CULTURA DO BRASIL?

 

5ª etapa: Hipóteses

Professor, o seu objetivo, nesta etapa do trabalho é levantar os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre as questões que apontaram, ou seja, suas hipóteses. 

Para o aluno, essa é a possibilidade de refletir e expor seus conhecimentos sobre o tema. Anotar suas aprendizagens anteriores oportuniza que, ao final do projeto, o próprio aluno compare, veja o que o projeto trouxe de novos conhecimentos.

Nesse momento, é importante não interferir. Deixe que os alunos façam do jeito deles, que concluam que as “hipóteses” representam o que eles sabem sobre o tema, ou seja, o que acreditam que sabem.

Ao final do projeto, descobrirão se suas ideias iniciais eram verdadeiras ou não.

Para a realização de uma atividade relacionada à criação de hipóteses, veja uma sugestão de atividade:

uca- atividades

1-    Você vai precisar de:

- papel A4, de cores variadas (pelo menos 4 cores);

- canetinha, lápis de escrever, lápis de cor e/ou giz de cera.

 

2-    Distribua meia folha para cada aluno, sendo uma cor para cada hipótese (ex: problema 1: amarelo; problema 2: verde...)

 

3-    Solicite que, por meio de desenhos, os alunos digam o que pensam de cada “problematização”.

 

4-    Solicite que escrevam do jeito deles, o que desenharam. Mas, caso ainda estejam em fases iniciais do processo da construção da escrita, você poderá ser o escriba deles.

 

5-     Você poderá trabalhar de duas a três perguntas por dia, conforme o rendimento de sua sala.

 

6-    Depois, diga-lhes que uma vez que já são os pesquisadores, que tal serem também os professores? Solicite então, que cada aluno vá à frente da turma e explique o que pensou ou o que desenhou.

Porém, antes é preciso deixar claro que deve haver um respeito em     relação à hipótese do colega.

 

7-    Ao final, junte  as hipóteses de acordo com o problema, reproduza e distribua as cópias para anexarem ao dossiê do projeto.

 

8-    Os originais poderão ser expostos em cartazes.

 

5ª etapa: Objetivos

Professor, tendo em vista as elaborações anteriores, construir os objetivos da pesquisa não será uma tarefa complicada, para isso basta questionar os alunos sobre o que queremos alcançar ao final deste trabalho. Se for preciso relembre as questões que eles levantaram e a partir delas os objetivos serão facilmente elaborados. Veja um exemplo:

Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – Origens da população no Nordeste do país                                                    Objetivos

·         Descobrir qual é a origem da população no Nordeste;

·         Conhecer como é a população no Nordeste, hoje, se ela mudou ou é igual era antes;

·         Descobrir se a população do Nordeste cresceu ou diminuiu;

·         Compreender a cultura do Nordeste e se ela ainda é parecida com aquela de quando o Brasil começou;

·         Saber se a cultura do Nordeste influencia no restante do país.

 

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa

O que é uma fonte de pesquisa?

Quais fontes de pesquisa podemos utilizar?

Nesse momento, professor, é preciso dizer aos alunos que, testar as hipóteses pode ser feito de diversas formas, tais  como: experiências ou  com uma busca por conhecimentos, sejam eles já publicados por outros pesquisadores ou historicamente construídos.

Assim, faz parte de um projeto de pesquisa e suas metodologias, a escolha das fontes de pesquisa por parte dos pesquisadores. Nesse caso, os alunos.

Instigue-os a partir do seguinte questionamento:

- Onde poderemos encontrar respostas para os questionamentos feitos anteriormente?

Caso se esqueçam de fontes que você julga ser essencial, induza um debate, fazendo alguns direcionamentos.

Algumas sugestões são:

- Internet;

- Livros, revistas, jornais;

- Fotos ou telas;

- Entrevistas;

- Livros;

- Relatos;

- Dentre outros.

Outro questionamento importante é:

Como faremos isso?

As formas, as estratégias que utilizaremos para descobrir mais sobre a formação do povo nordestino. Veja algumas estratégias possíveis:

- Trabalho de campo;

- Entrevistas;

- Palestras;

- Trabalhos individuais e em grupos;

- Experiências;

- Observações.

 

7ª etapa: Execução e realização

Esta etapa é amais longa e, conforme o número de alunos e os desdobramentos da pesquisa, podem estender-se por meses ou até o final do ano letivo, pois envolve diferentes estratégias de pesquisa .

Assim como nas outras etapas, como o objetivo é possibilitar que os alunos construam seus conhecimentos, o papel do professor é essencial para que o processo seja orientado e, principalmente para criar mais dúvidas e desafios para os alunos.

Para isso, é preciso pensar em quais estratégias usaremos para que o aluno responda seus questionamentos.

A sugestão é que comece a pesquisa de uma forma mais ampla e, aos poucos, especifique os estudos, até que se contemple todo o tema escolhido.

Então vamos às pesquisas?

 

Questionamento 1: COMO A POPULAÇÃO DO NORDESTE SE FORMOU? 

Para responder esse primeiro questionamento, é preciso dizer um pouco do processo de colonização do Brasil, que são de onde vieram os principais formadores do povo brasileiro.

Para isso, solicite que realizem uma pesquisa na internet e descubram os principais pontos do processo de colonização do Brasil. Porém, como ele é um processo denso e extenso, como atividade, a sugestão é dividir os alunos em grupos, para que cada um procure uma parte.

Exemplo:

Grupo 1: Como e por que os portugueses chegaram no Brasil?

Grupo 2: O que eles encontraram aqui?

Grupo 3: Como e por que o povo africano veio para o Brasil?

Obs: quanto mais grupos, maior a diversidade apresentada no trabalho posterior.

Trabalhando com texto jornalístico

Com as pesquisas em mãos, leve para sala uma reportagem de jornal e, em rodinha, leia para os alunos uma notícia. Essa notícia poderá ser de qualquer tema, como por exemplo:

12.05.2012

Garota de 10 anos bate recorde de levantamento de peso e é a mais forte do mundo:

menina mais forte
Foto: Reprodução de TV

NAOMI KUTIN TEM 10 ANOS E UM ROSTINHO ANGELICAL, MAS NÃO SE ENGANE. POR TRÁS DAQUELA MENININHA INOCENTE ESTÁ A GAROTA MAIS FORTE DO MUNDO. PELO MENOS NO QUESITO LEVANTAMENTO DE PESO.

A MENINA CONQUISTOU RECENTEMENTE O RECORDE MUNDIAL DE SUA CATEGORIA AO LEVANTAR 215 LIBRAS (POUCO MAIS DE 97,5 KG) NO AGACHAMENTO EM UMA COMPETIÇÃO. A MOCINHA AINDA LEVANTOU MAIS 82 LIBRAS NO SUPINO (POUCO MAIS DE 31 KG) E MAIS 209 LIBRAS (QUASE 95 KG) NO “DEADLIFT” (LEVANTAMENTO TERRA).

VALE LEMBRAR QUE A GAROTA PESA 95 LIBRAS, OU SEJA, 43 KG. COM CERTEZA, NENHUM AMIGUINHO QUER ARRUMAR BRIGA COM ELA NA ESCOLA.

Fonte: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/05/12/garota-de-10-anos-bate-recorde-de-levantamento-de-peso-e-e-a-mais-forte-do-mundo-assista/  Acesso em 15/05/2012

 Depois, questione os alunos:

- Qual o assunto dessa reportagem?

- Qual o título da reportagem?

- Em que data foi publicada?

- Essa reportagem conseguiu transmitir a informação anunciada no título?

- Dentre outros.

Produção de texto: elaborando uma reportagem

Professor, o trabalho com projetos de pesquisa, possibilita a interdisciplinaridade. Ao trabalharmos com este gênero textual, além dos conteúdos da Língua Portuguesa (gêneros textuais, coesão e coerência, pontuação, dentre outros), dialogamos também com outras áreas do conhecimento como a História e a Ética.

Portanto, depois, solicite que, a partir das pesquisas sobre a colonização do Brasil, criem uma reportagem, como se fosse um jornal da época, noticiando o descobrimento do Brasil.

Para essa atividade, novamente os alunos estarão em grupos, sendo cada um responsável por uma notícia relativa ao tema que pesquisou que poderá ainda ser subdividido por colunas como: moda, gastronomia, dentre outras.

jornal

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/jornal.htm  Acesso em 12/05/2012

Para a pesquisa, vocês poderão usar livros da biblioteca da escola, mas alguns sítios também serão sugeridos:

http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/intro.htm

http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm

http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=341&subcategoria=0&id=3761

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil

http://www.escolakids.com/colonizacao-do-brasil.htm

http://historiauniversal.forumeiros.com/t68-colonizacao-do-brasil

Acesso em 12/05/2012

Lembre-se: caso a sua escola participa do programa UCA, as atividades que requerem o uso da internet  poderão ser feitas em sala, com o auxílio seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). Mas, se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de Informática para que busquem essas respostas.

 

Questionamento 2: A POPULAÇÃO DO NORDESTE CRESCEU OU DIMINUIU?

Para esse momento, professor, antes da busca das respostas, a sugestão é realizar uma estimativa com os alunos sobre esse questionamento.

Solicite que digam, primeiramente, em relação à população indígena:

- A população cresceu ou diminuiu?

- Quantos índios, aproximadamente, existiam no Brasil na época do descobrimento?

- Quantos índios, aproximadamente, existem agora?

Evidentemente, os alunos não acertarão essa quantidade, mas a estimativa servirá para criar um gráfico comparativo entre as hipóteses e os dados encontrados posteriormente, para chamar atenção dos alunos para numerais maiores, como milhões e/ou para mostrar uma visão crítica do processo de colonização, por exemplo.

Nesse caso, solicite que cada um anote o que pensa sobre os questionamentos e criem gráficos. Se sua escola participa do programa UCA, isso poderá acontecer com auxílio do Kspread [ Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>planilhaeletrônica].

Solicite que coloque na linha 1A, a quantidade de índios que acreditam que existiam no Brasil na época do descobrimento. Já na coluna 1 B, a quantidade de índios que acreditam existir atualmente.

Após as pesquisas, retome o gráfico e solicite que digitem na linha 2 A, o que descobriram em relação ao Brasil e sua população indígena na ocasião do descobrimento; e na linha 2 B, a população indígena do Brasil atualmente.

Requisite também, que renomeiem as séries sendo:

Série 1: (hipóteses)

Série 2:  (dados)

Segundo o IBGE, a população indígena no século XVI era de, aproximadamente, 2.431.000 e em 2.000, era de 33.300 a 49.100 índios. Assim, os gráficos ficarão semelhantes a esse:

grafico

Fonte do gráfico: acervo da autora

Fonte para construção dos dados do gráfico:

http://www.ibge.gov.br/brasil500/tabelas/indios_moderna.html

Acesso em 12/05/2012

Após a construção dos gráficos, imprima-os e solicite que os alunos analisem:

- Você imaginou que a população indígena havia crescido ou diminuído?

- Após a confirmação dos dados, repense o processo de colonização e explique, por que a população indígena diminuiu tanto?

- Faça uma busca na internet para descobrir as principais causas.

Sugestão de sítios: http://www.funai.gov.br/indios/europeu.html

http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm

http://www.planetaeducacao.com.br/saloni/livro_virtual/07.htm

Acesso em 12/05/2012

Entretanto, o povo indígena não foi a única etnia formadora da população brasileira. Então cabe aqui um estudo comparativo de como o crescimento da população aconteceu.

Como o sítio do IBGE é confiável e possui os dados oficiais, a sugestão é que os alunos possam analisar as informações contidas nele.

O sítio trás a população de cada Estado de 1872 a 2010, quando foi realizado o último censo. Assim, com esses dados, os alunos poderão perceber diversos aspectos. Porém, por haver grande quantidade de dados, essa aula apresentará apenas os dados relativos à região Nordeste.

tabela 2       tabela 1

Fonte das tabelas:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/Brasil_tab_1_4.pdf  Acesso em 12/05/2012

AGORA, VAMOS INTERPRETAR OS GRÁFICOS?

EM 1852, QUAL O ESTADO DA REGIÃO NORDESTE TINHA MAIS PESSOAS?

 

E EM 2010, QUAL ERA O ESTADO?

 

QUAL ESTADO TINHA MENOS PESSOAS EM 1852?

 

E QUAL ESTADO TINHA MENOS PESSOAS EM 1980?

 

VOCÊ ACHA QUE A POPULAÇÃO, DE MODO GERAL, CRESCEU OU DIMINUIU?

 

 

 

Questionamento 3: COMO É ESSA POPULAÇÃO ATUALMENTE, O QUE MUDOU OU PERMANECEU IGUAL?

O Brasil é formado por três principais grupos étnicos e  o estudo nos revelou que, enquanto a população indígena diminuiu (quando comparada ao momento do descobrimento), a população, como um todo, cresceu; cabe aqui uma análise de como essa população se configura atualmente.

Para aguçar a curiosidade dos alunos, a sugestão, primeiramente, é mostrar o seguinte gráfico, referente à população do Nordeste:

população nordeste

Fonte: http://territoriodepesquisas.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html Acesso em 12/05/2012

Depois de apresentar o gráfico, questione os alunos:

- Vocês acham que as informações desse gráfico são verdadeiras ou falsas?

- Essas informações são referentes à qual ano?

- Como poderíamos fazer para saber se esses dados são reais?

Se a opção for uma busca pela internet, vocês poderão acessar os seguintes sítios:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/tabelas_pdf/brasil_1_2.pdf

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1933&id_pagina=1

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil

Acesso em 12/05/2012

Ao final, produza, juntamente com os alunos, um texto síntese, ditado pelos alunos e escrito pelo professor, para ver como a população se configura atualmente.

Obs: se a sua turma já iniciou estudos sobre frações ou porcentagem, você pode aproveitar esse momento e realizar na sala, uma pesquisa semelhante à do IBGE. Ao final, calcule com eles a porcentagem ou fração de pessoas brancas, pardas, pretas, amarelas ou indígenas.

 

Questionamento 4: O QUE TEM HOJE QUE É IGUAL A QUANDO O BRASIL FOI DESCOBERTO?

Como vimos na história “Uma arara e sete papagaios”, muito da cultura indígena permanece em nosso cotidiano, nesse caso em nossa linguagem.

Mas será que só temos resquícios da cultura indígena? Será que esses resquícios se detêm à linguagem?

Esses são alguns questionamentos que podem ser feitos para aguçar a curiosidade dos alunos.

Posteriormente, a sugestão é conversar com os alunos que a maior contribuição linguística veio dos portugueses, já que falamos português, mas houve muitas contribuições nos povos indígenas, africanos e espanhóis. Depois, realize um trabalho com dois vídeos,  para ilustrarem melhor essa influência linguística. São eles:

Palavras africanas: XouizrxM

Palavras indígenas: http://www.youtube.com/watch?v=5lWXouizrxM

Acesso em 12/05/2012

Logo após, solicite:

Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil   –  Origens da população no Nordeste do país                                                   

TAREFA DE CASA

PESQUISE  ALGUMAS DAS CONTRIBUIÇÕES QUE AS PRINCIPAIS ETNIAS FORMADORAS DO BRASIL, OU SEJA, AFRICANOS, PORTUGUESES E ÍNDIOS DERAM PARA A NOSSA CULTURA E QUAIS CONTRIBUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA E PERMANECEM ATÉ HOJE. UTILIZEM SEU LAPTOP E SOLICITE A AJUDA DE UM ADULTO

A PESQUISA DEVE FALAR UM POUCO DE ASPECTOS COMO:

ÍNDIOS

 

LINGUAGEM

 

JAGUAR, CAPIVARA, IPÊ, JACARANDÁ,URUBU, PIPOCA, GUARANÁ...

 

 

 

 

CULINÁRIA

PIPOCA, GUARANÁ, BEIJU, AÇAÍ, JABUTICABA, PIRÃO.

CULTURA

LENDAS COMO: SACI PERERÊ, IARA, CURUPIRA E BOITATÁ

OUTROS ASPECTOS

OBJETOS COMO A REDE DE DESCANSO E HÁBITOS COMO TOMAR BANHO TODOS OS DIAS.

AFRICANOS

 

 

LINGUAGEM

BANGUELA, CAÇULA, MACAMBÚZIO, BATUCAR, COCHILAR, XINGAR.

 

CULINÁRIA

ACARAJÉ, ANGU, VATAPÁ, CACHAÇA, INHAME, MAXIXE, QUIABO.

CULTURABATUQUE, MARACATU, SAMBA, AGOGÔ, BERIMBAU.

OUTROS ASPECTOS

LUTA: CAPOEIRA

PORTUGUESES

 

LINGUAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA COMO UM TODO.

 

CULINÁRIA

CACHAÇA, BACALHOADA, FEIJOADA E FRUTAS COMO JACA E MANGA.

CULTURA

CARNAVAL E FESTA JUNINA

OUTROS ASPECTOS

RELIGIÃO CATÓLICA

 

Finalize esse momento com os seguintes sítios:

Cultura africana:

http://www.uniblog.com.br/nacoeseaculturadacor/

http://www.idealdicas.com/a-heranca-africana/

http://www.canalkids.com.br/arte/musica/heranca.htm

http://www.uniblog.com.br/nacoeseaculturadacor/218529/as-africas-que-colorem-a-cultura-do-brasil-7.html

http://www.canalkids.com.br/alimentacao/sabores/pitada.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

Cultura indígena:

http://tarefaescolares.blogspot.com.br/2008/07/herana-indgena-no-brasil.html

http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Cultura/A_influ%C3%AAncia_ind%C3%ADgena/

http://indigena-grupo.blogspot.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

Cultura portuguesa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

http://www.sppert.com.br/Brasil/Cultura/A_influ%C3%AAncia_portuguesa/

http://www.gastronomias.com/messages/80.html

http://embaixada-portugal-brasil.blogspot.com.br/2010/05/influencia-portuguesa-na-musica-e-na.html

Acesso em 12/05/2012

 

Questionamento 5: A CULTURA NORDESTINA INFLUENCIA NA CULTURA DO BRASIL?

Esse momento, professor, pode ser introduzido pelo texto abaixo:

A EXPLICAÇÃO MAIS TRADICIONAL DIZ QUE O SAMBA SURGIU DE UMA DANÇA CHAMADA SEMBA, ORIGINAL DE ANGOLA, PAÍS AFRICANO DE ONDE FORAM TRAZIDOS MUITOS NEGROS. ERA UMA DANÇA EM QUE AS PESSOAS MEXIAM BASTANTE OS QUADRIS.

O SAMBA SE DESENVOLVEU PRIMEIRO NA BAHIA, ESTADO BRASILEIRO COM UMA DAS MAIORES POPULAÇÕES DE DESCENDENTES DE AFRICANOS. ALGUMAS PESSOAS QUE SE MUDARAM DA BAHIA PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO COMEÇO DO SÉCULO 20 LEVARAM O SAMBA "NA BAGAGEM". O RIO ERA A CAPITAL DO BRASIL, NA ÉPOCA. (BRASÍLIA SÓ FOI CONSTRUÍDA NA DÉCADA DE 1950).

TALVEZ POR ISSO O SAMBA FOSSE CHAMADO DE BAIANO, NO COMEÇO.

Fragmento do texto extraído de: http://www.canalkids.com.br/arte/musica/heranca.htm

Acesso em 12/05/2012

Depois, converse com os alunos, que hoje, no Brasil, é comum percebermos, inclusive no cotidiano das pessoas, aspectos advindos da cultura nordestina permear as demais culturas. Já se falou anteriormente do samba, mas existem outros aspectos como a capoeira, as micaretas, o forró, o axé, a literatura de cordel, dentre outros.

Porém, por se tratar de um projeto de pesquisa, é fundamental que os alunos descubram isso. Assim, pode haver uma primeira busca, em forma de pesquisa com os familiares, para que os alunos observem se as pessoas da sua família percebem esse reflexo.

Veja um exemplo:

Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil –                           Origens da população no Nordeste do país                                                    Entrevista

Você acredita que a cultura nordestina influencia o restante do Brasil? Como ou em quais aspectos?

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Antigamente, eram tão comuns as micaretas nas demais regiões do país como são hoje?

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E na culinária, você conhece algum produto de origem nordestina, que é consumido em outros lugares do país?

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Posteriormente, utilizando-se de uma busca pela internet, eles poderão complementar essas informações.

Para isso, alguns sítios são sugeridos:

Cultura nordestina:

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm

http://culturanordestina.blogspot.com.br/2006/06/nordeste-cultura-e-festividades.html

http://www.webartigos.com/artigos/as-riquezas-culturais-do-nordeste-brasileiro/23747/

Acesso em 12/05/2012

Micaretas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Micareta

Culinária:

http://www.nordesteweb.com/links11/nelink_2001.htm

http://www.nordesteweb.com/culinaria/

http://www.aquinacozinha.com/2011/03/feijao-de-corda-quer-aprender-a-fazer/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil

Axé:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAnero_musical%29

Forró:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3

Capoeira:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira

Acesso em 12/05/2012

Na aula seguinte, retome as informações coletadas e solicite que socializem na sala. Posteriormente, faça uma síntese, registrando o que os alunos considerarem mais importante.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Professor,  será que o projeto de pesquisa possibilitou aprendizagens para os alunos? Quais seriam essas aprendizagens?

Nesse momento é preciso observar aspectos como esses.

Para isso, a sugestão é que elaborem um texto-síntese de forma coletiva.

Esse texto poderá ser ditado por eles e o professor, como escriba, escrever na lousa. Nele, deverá aparecer um pouco de cada uma dos itens que estudamos.

Ao final, solicite que retomem as hipóteses iniciais, de forma que possam confrontá-las com o resultado das investigações.

Dessa forma, você oportunizará que reflitam:

- O que aprendemos com esse projeto de pesquisa?

- O que foi confirmado?

- O que mudamos de opinião?

- Dentre outras reflexões

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

Projetos de pesquisa, geralmente, demandam um longo tempo e o envolvimento das famílias. Por isso, geralmente, os familiares estão curiosos para saberem seus resultados e as aprendizagens construídas.

Assim, para finalizar o projeto, retome rapidamente quais foram os povos formadores da região nordeste e como isso aconteceu. Depois, organize os alunos em três grupos, que representarão os três principais grupos étnicos formadores do Brasil e solicite que representem, em forma de teatro, o processo de colonização do Brasil.

As famílias poderão assim, visualizar como foi a chegada dos portugueses, o contato com os índios, a vinda dos africanos e como tudo isso contribuiu na formação da cultura nordestina. Solicite a colaboração do professor de Artes, de algum estagiário, pois vai precisar de ajuda.

Professor, envolva os alunos em todo processo, desde  o planejamento até a apresentação. Essa atividade irá gerar uma série de ações:

Elaboração dos convites aos familiares;

Confecção de cartazes para divulgação na escola;

Agendamento do espaço;

Ensaio da apresentação;

Decoração do espaço para apresentação;

Registro, filmagem ou fotos.

 

10ª etapa: Avaliando

Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:

1)    EMPENHO E PARTICIPAÇÃO NA PESQUISA

2)    FOI BOM ESTUDAR ESSE TEMA?

3)    O QUE DESSE TEMA FOI MELHOR DE ESTUDAR?

4)    O QUE NÃO FOI BOM ESTUDAR?

5)    O QUE PODERIA MUDAR EM OUTRO PROJETO?

6)      AGORA SEI FAZER PESQUISA?

 

Para isso, solicite que escrevam no portfólio as respostas, mas se seus alunos ainda não escrevem com autonomia, poderão desenhar e você será o escriba.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma arara e sete papagaios Áudio
Palavras africanas Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, o principal motivo para se trabalhar um projeto de pesquisa é despertar o interesse dos alunos para que possam descobrir e aprender de forma significativa sobre os mais variados temas, o primeiro ponto a ser avaliado é se o projeto gerou interesse e participação. Além disso, ao longo do processo, observe se realizaram a interpretação de informações, se conseguiram produzir textos a partir da contextualização, se compreenderam o uso de gráficos, se conseguiram resolver situações problemas, dentre outros.

Finalmente, avalie se o projeto de pesquisa realmente gerou aprendizagens significativas, ao saberem relatar o que aprenderam e ao perceberem os aspectos históricos como fator fundamental na formação de um povo e/ou uma cultura.

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