Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futsal: Muitos anos de história!

 

23/07/2012

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre o surgimento do futsal como esporte;
  • Destacar as principais regras e fundamentos deste esporte;
  • Montar um blog sobre futsal com informações sobre sua história, regras básicas, notícias atuais, curiosidades, etc.;
  • Organizar um evento de futsal.
Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre este tema.

Estratégias e recursos da aula

Atividade1:

 

Para dar início à aula sobre o tema Futsal, o professor deverá fazer a seguinte pergunta: Alguém conhece a história do futsal?

Após esta primeira provocação, o professor deverá destacar que nesta aula será estudado o futsal. A estratégia usada será a utilização do infocentro da escola e a sala de vídeo, onde os alunos farão pesquisas sobre o tema e assistirão dois filmes. A turma deverá ser dividida em pequenos grupos para realizar essa tarefa. Cada grupo ficará responsável por buscar determinadas informações.

Grupos e suas tarefas:

- A Origem do futsal: Por que surgiu? Atendendo a quais necessidades? Onde surgiu? Existe uma figura/personagem importante na criação deste esporte?

2º - Quais são as principais regras?

3º - Quais são os principais fundamentos?

4º - Como arbitrar um jogo, quais são os sinais de arbitragem no futsal?

5º - Como preencher uma súmula de futsal?

6º - Quais são as principais táticas de jogo no futsal?

 

Os links abaixo indicados podem orientar as pesquisas dos grupos (todos os grupos deverão pesquisar nestes links, pois eles possuem informações de diferentes categorias. Além disso, é preciso garantir que todos os alunos se envolvam na pesquisa como um todo apesar de terem tarefas específicas!).

Portal São Francisco – História do Futsal: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/futsal/historia-do-futsal.php

Portal do Futsal – História, Regras Básicas e Fundamentos: http://www.portaldofutsal.com/news/historia-regras-basicas-e-fundamentos-/

Futsal do Brasil – O esporte da bola pesada que virou uma paixão: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/origem.php

Portalbrasil – Regras oficiais nº 5 e 6: http://www.portalbrasil.net/regras_do_futebol_5_e_6.htm

Portalbrasil – Regras: http://www.portalbrasil.net/regras_do_futebol.htm

Federação Paulista de Futsal – Instruções para o preenchimento de súmula da FPFS: http://www.futsalpaulista.com.br/noticias/noticia.asp?NumeroID=18998

Súmula de Futsal Oficial: http://photos1.blogger.com/hello/137/8575/1024/sumula.jpg

TV – Escola – Série Atividades (Futsal): http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20496/futsal_guia_imp.pdf?sequence=3

Acessos em 21/07/2012.

Também destacamos os seguintes filmes para serem assitidos por toda a turma durante esta atividade com a finalidade de contribuir para a pesquisa (aqui também os alunos deverão assistir aos filmes buscando as informações destacadas como tarefa para o seu respectivo grupo).

 

 

 

TV - Escola - Série Atividades: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20496/futsal_guia_imp.pdf?sequence=3

Acessos em 20/05/2012.

 

Os elementos pesquisados deverão ser inseridos em um blog criado para turma intitulado: O universo do futsal: informações importantes!

O bolg poderá ser criado por um grupo de alunos escolhido pela turma a partir dos interesses e habilidades específicas com esse tipo de ferramenta. No entanto, o professor deverá reservar um momento da aula para que todos os alunos visitem o site abaixo, que explica como criar um blog.

Como criar um blog: http://www.blogger-na-web.com/2011/11/criar-um-blog.html. (Acesso em 20/05/2012).

 

Atividade 2: Aplicando novos conhecimentos

 

Nesta atividade, os alunos organizarão um festival de futsal para os alunos do ensino médio da escola, por exemplo. No festival, os alunos que desenvolveram o trabalho da atividade 1, terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam.

Proposta de organização do festival:

As tarefas referentes aos jogos ficarão a cargo dos alunos da turma do ensino médio que fizeram a pesquisa sobre futsal.

Dentre as tarefas destacamos:

a) Arbitragem dos jogos;

b) “Treinamento” das equipes;

c) Preenchimento de súmulas;

d) Orientação aos alunos do ensino médio que irão participar do torneio, sobre as regras do futsal.

 

Para a abertura do evento propomos:

Reunir todos os alunos que participarão do festival em um espaço que permita:

  • A realização de um breve comentário sobre a origem histórica do futsal (que poderá ser feito por um dos alunos que realizaram a pesquisa sobre este tema);
  • Apresentação, por um representante da turma, em datashow, do blog da turma com as informações pesquisadas sobre futsal.

 

Atividade 3: “Um jogo amistoso”

 

Nesta atividade, a título de encerramento do evento, os alunos do ensino médio que organizaram o festival farão, entre si, um jogo amistoso, utilizando as regras aprendidas.

Atividade 4: Sintetizando!

 

Neste momento da aula, a turma deverá ser reunida para a realização de um diálogo acerca do processo de trabalho desenvolvido sobre o tema futsal. Para dar início à conversa, o professor poderá questionar qual foi - ou quais foram - os aspectos que os alunos acharam mais interessantes sobre o surgimento do futsal. Outra questão poderá ser o que eles acharam da organização do evento e quais foram as maiores dificuldades. E, por fim, propor uma "brincadeira" para a turma: uma rodada de perguntas. Essa dinâmica deverá ser feita em roda onde cada aluno deverá expor um elemento sobre o surgimento do esporte, regras e fundamentos. Todos os alunos deverão falar e não será permitido repetir nenhum dado já mencionado. Cada elemento citado pelos alunos durante a atividade deverá ser registrado em um cartaz, que no final poderá ser exposto na sala como síntese parcial do processo de trabalho.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Futsal - parte 1 Vídeo
TV Escola - Série Atividade - Futsal - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

História do Futsal: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/origem.php. (Acesso em 20/05/2012)

Avaliação

A avaliação desta aula será feita ao longo do processo, tendo sua culminância no resultado final do blog e na organização efetiva do festival de futsal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.