20/06/2012
Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, Emerich Michel de Sousa, José Ângelo de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
O professor, com a realização de algumas atividades, conduzirá os alunos a uma pesquisa sobre os princípios físicos presentes no funcionamento dos equipamentos domésticos de uso mais comum e de suas relações com a energia e o consumo mensal de energia elétrica desses equipamentos, correlacionado à função. Finalmente, falará sobre eficiência energética e sobre o binômio informação/atitude, no âmbito dos programas oficiais.
Atividade 1.
Procedimento
O professor dividirá a turma em grupos de, no máximo, 5 alunos. Nessa atividade, o professor proporá que os alunos façam uma pesquisa em aparelhos eletrodomésticos de sua residência, localizando a placa que contém os dados de potência, tensão e corrente de cada aparelho. Normalmente, essa placa localiza-se atrás deles. Esses dados podem ainda ser encontrados no manual fornecido pelo fabricante ou também no sítio do fabricante, na web. Além disso, os estudantes irão pesquisar que tipos de energia estão envolvidos no funcionamento desses aparelhos. Eles deverão preencher a tabela abaixo, que já vem com algumas informações para o primeiro item, forno de microondas. Para mais detalhes a respeito do funcionamento de um forno de microondas, o professor poderá consultar o endereço
http://casa.hsw.uol.com.br/culinaria-de-microondas2.htm (acesso em 20/05/2012).
Aparelho | Tensão em Volts (V) | Corrente em amperes (A) | Potência em watts (W) | Tempo de funcionamento, por mês (em horas) | Tipos de energia envolvidos em seu funcionamento | Alguns fenômenos e princípios físicos envolvidos em seu funcionamento |
Forno de microondas | 127 | 10 | 1300 | Energia elétrica, energia radiante (onda eletromagnética – microondas de 2,5 GHz), energia cinética (vibração de moléculas de água, gordura e açúcar), energia térmica. | Fenômenos: Conversão de energia elétrica em energia radiante, ressonância e conversão de energia radiante em energia cinética e térmica (as microondas, por ressonância, provocam vibrações em moléculas de água, gordura e açúcar), condução térmica (das camadas superficiais de alimentos mais grossos e densos para as camadas internas), convecção (aquecimento do ar no interior do forno). Princípios: conservação da energia, ressonância, propagação da energia térmica. |
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Televisor | ||||||
Geladeira | ||||||
Chuveiro | ||||||
Ferro de passar | ||||||
Secador de cabelos | ||||||
Ventilador | ||||||
Lâmpada incandescente | ||||||
Lâmpada fluorescente |
Normalmente, as informações de tensão e potência são mais fáceis de localizar. Caso o aluno não consiga obter a informação relativa à corrente elétrica, o professor deve orientá-lo a calcular seu valor a partir da potência e da tensão. Para essa finalidade, o aluno poderá usar a relação
P = V I, em que P é a potência, V a tensão e I a corrente elétrica.
Figura 1. – Aparelhos eletrodomésticos e o consumo de eletricidade. Imagem obtida no endereço
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS8QCqh2NSB5lm7eAaK7UASm-sRhonStNurFteptBLKDQfGu25x (acesso em 20/05/2012)
Após o preenchimento da tabela, o professor promoverá uma discussão em sala de aula, tomando por base as anotações trazidas pelos alunos. Para direcionar um pouco a discussão rumo aos objetivos da aula, os alunos deverão responder às seguintes questões:
Quais aparelhos tem maior potência?
Quais aparelhos tem menor potência?
Você percebe alguma relação entre os aparelhos de maior potência e os fenômenos e princípios físicos envolvidos em seu funcionamento?
Espera-se que os alunos percebam uma relação entre maior potência e equipamentos que transformam energia elétrica em energia térmica, como o chuveiro e o ferro de passar, bem como uma relação entre menor potência e equipamentos que transformam energia elétrica em energia radiante, como lâmpadas fluorescentes e televisores de Plasma, LCD ou LED.
Atividade 2.
Procedimento
Os alunos deverão calcular o consumo de energia elétrica de cada aparelho. Para obter informações em relação ao cálculo do consumo, o professor pedirá aos alunos que consultem as informações na atividade 2 da seguinte aula, no endereço
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22287 (acesso em 20/05/2012)
ou ainda o seguinte vídeo, no endereço
http://www.youtube.com/watch?v=B-6zBs3VjEw&feature=fvwrel (acesso em 20/05/2012).
Em seguida, eles deverão classificar os aparelhos da tabela, por ordem de consumo. Após essa classificação, eles deverão responder às seguintes perguntas:
Espera-se que os alunos percebam relações semelhantes àquelas sugeridas na atividade 1 e ainda que percebam que os aparelhos de maior potência são também os que apresentam o maior consumo.
Atividade 3.
Os alunos deverão visitar o sítio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL, na página
http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp?TeamID={32B00ABC-E2F7-46E6-A325-1C929B14269F} (acesso em 2005/2012).
Acessando a página, eles poderão consultar dados de consumo de aparelhos domésticos e compará-los àqueles calculados na atividade 2.
Fig. 2 – Logo do PROCEL. Imagem obtida no endereço
http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp?View={EE50CFB3-CA51-415F-A861-E49BD2A2C6FE}
(acesso em 20/05/2012).
Em seguida, os alunos deverão explorar as informações contidas nos itens “O Programa”, “Educação”, “consumidor – dicas” e “Aprenda brincando”, na mesma página. No item “Aprenda brincando”, deverão participar de um jogo que mostra os diversos eletrodomésticos de uma residência e permite que se tenha acesso à potência de cada um.
Fig. 3 – Dicas de conservação. Imagem obtida no endereço
http://www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp?View={EE50CFB3-CA51-415F-A861-E49BD2A2C6FE}
(acesso em 20/05/2012).
Questões:
1 – em que ano o PROCEL foi criado?
2 – qual o principal objetivo do PROCEL?
3 – O que é o PROCEL educação e como ele atua?
4 – Quais eletrodomésticos presentes no jogo da página do PROCEL deveriam ser usados por pouco tempo e apenas em caso de necessidade, se quisermos evitar desperdício de energia elétrica?
5 – Cite 3 hábitos que devemos adotar para evitar o desperdício de energia elétrica em nossa residência.
http://www.if.ufrgs.br/tapf/v18n6_Mai_Balzaretti_Schmidt.pdf (acesso em 20/05/2012).
- Para informações sobre o funcionamento de outros equipamentos domésticos, acesse a página
http://casa.hsw.uol.com.br/culinaria-de-microondas3.htm (acesso em 20/05/2012).
Após a realização dessa aula, o estudante deverá ser capaz de:
- identificar uma relação entre os aparelhos de maior e de menor consumo e os fenômenos e princípios físicos envolvidos em seu funcionamento.
- calcular o consumo mensal de energia elétrica de um aparelho doméstico com base nas informações presentes em seu manual e também no tempo de uso desse aparelho.
- saber que hábitos são corretos para uma utilização mais eficiente da energia com vistas a uma exploração sustentável dos recursos naturais.
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