01/08/2012
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Os alunos deverão reconhecer o voleibol como um dos componentes da Cultura Corporal, seja como esporte institucionalizado, ou como uma atividade de lazer ou jogo popular.
Os alunos deverão conhecer sobre sua origem e evolução, suas regras e princípios básicos, de forma a compreenderem a dinâmica do jogo e dominarem sua prática elementar.
Não são necessários conhecimentos prévios para esta aula.
1º MOMENTO:
Atividade 01:
O professor deverá exibir o filme da TV Escola - Vídeo Voleibol 1, orientando seus alunos a observarem as seguintes questões:
- De que forma podemos aprender e apreciar (“curtir”) o voleibol?
- O que precisamos para jogar vôlei?
- Como é feita a contagem de pontos e o rodízio dos jogadores? Quais as principais mudanças ocorreram nas regras do voleibol nos últimos anos? Que fatores influenciaram estas mudanças?
- Podemos adaptar o jogo de forma a torná-lo mais fácil de ser praticado?
- De que forma a prática do voleibol pode beneficiar as pessoas?
Atividade 02:
Após a exibição o professor deverá promover um debate em cima das observações levantadas pelos alunos, buscando as seguintes constatações:
- O vôlei é um esporte de fácil acesso, podendo ser praticado em uma quadra própria, ou em um espaço improvisado (na rua, terreno, pátio ou praia) onde se possa amarrar uma corda que sirva como rede.
- Nós podemos “curtir” o vôlei de várias maneiras, seja como telespectador dos campeonatos transmitidos pela televisão, como plateia de jogos realizados em nosso bairro, praia, clube ou escola, ou ainda como jogadores, em competições ou por puro lazer.
- O vôlei é um esporte que exige o trabalho em grupo, evita o contato corporal (faltas), o que facilita a participação de jogadores de ambos os sexos, promove a socialização e tem grande carga de emoção.
- Somente o voleibol competitivo necessita de maior rigor nas regras e na sua forma de jogar, pois, enquanto esporte institucionalizado, é necessário que ele seja disputado em condições idênticas nas competições realizadas no mundo inteiro. O vôlei, enquanto atividade educativa ou de lazer, pode ter suas regras adaptadas de forma a facilitar sua prática. Ao reduzirmos o tamanho da quadra, permitirmos o saque de dentro desta ou abaixarmos a altura da rede, por exemplo, conseguimos fazer com que o jogo se torne mais interessante para os iniciantes.
- O voleibol tem sofrido diversas mudanças em suas regras, devido principalmente às necessidades de “merchandising” dos meios de comunicação, responsáveis por sua projeção e massificação. Para que as partidas fossem transmitidas pela televisão, se fez necessário que o tempo de jogo fosse reduzido e se tornasse mais previsível, o que ocasionou o término do sistema de vantagem e a redução dos pontos do 5º set. Da mesma forma, para que o jogo ficasse mais atrativo, com a bola ficando mais tempo no ar, criou-se a função do líbero (jogador especialista em defesa), a possibilidade de se defender um ataque com as mãos espalmadas ou com os pés, a proibição do bloqueio do saque, entre outras modificações nas regras.
Atividade 03:
O professor deverá dividir a turma em 3 grupos e solicitar, como tarefa para a próxima aula, que, fundamentados nas observações feitas durante a exibição do filme, e nas discussões realizadas (atividades 1 e 2), os alunos criem um jogo que se aproxime do voleibol, com regras que facilitem sua prática.
Para não fugir das características básicas do volei, este jogo deverá manter alguns princípios, tais como: a bola deverá ser lançada para a quadra adversária por sobre a rêde; preferencialmente a bola deve ser jogada com as mãos; uma equipe deve conseguir devolver a bola para a quadra adversária para evitar ser penalizada com um ponto; os jogadores deverão trocar de posições durante o jogo.
Algumas ações podem ser adaptadas, facilitando-se ao máximo o jogo quando a turma se encontra em um nível mais elementar de jogo, e buscando-se, com a aquisição de maior domínio da atividade pela turma, aproximar-se das regras oficiais do jogo de voleibol. Admiti-se, e indica-se, que a bola possa ser segura e lançada com as mãos, tocar o solo havendo continuidade da jogada, seja permitido um número maior de toque por equipe, etc.
2º MOMENTO:
Atividade 04:
Cada grupo terá 15 minutos para apresentar o jogo que criou para a turma (solicitado no momento anterior). Após a apresentação, o jogo deverá ser vivenciado e avaliado pela turma.
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 1 | Vídeo |
Os alunos deverão fazer uma avaliação sobre os jogos apresentados, destacando as facilidades e dificuldades encontradas.
Deverão tentar unificar as regras, consideradas facilitadoras, em um novo jogo, construído coletivamente por toda a turma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!