2. Quais desses desafios você se sente mais preparado para enfrentar? Por quê?
3. Quais desses desafios você se sente menos preparado para enfrentar? Por quê? Que tipo de ajuda você poderia buscar nesse caso?
30/07/2012
Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, Emerich Michel de Sousa, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Entender o conceito de pegada ecológica e calcular a sua.
Avaliar e discutir, juntamente com os colegas, a possibilidade de mudanças de hábitos de consumo, nas condições locais, com vistas à diminuição de impacto ambiental.
- Conceito de energia.
- Conceito de potência elétrica.
- Unidades de medida de energia: joule e caloria e múltiplos destas
O professor dividirá a turma em grupos de, no máximo, 5 estudantes. As atividades deverão ser realizadas num laboratório de Física, observando orientações de segurança. Além dos materiais indicados, serão utilizados recursos multimídia (computador conectado à internet, projetor multimídia e caixas de som), para a apresentação de materiais que darão base à discussão de conceitos. O material indicado em cada atividade é suficiente para 1 (um) grupo de alunos. O professor, através das atividades, abordará o conceito de pegada ecológica, indicador usado para medir o impacto ambiental dos hábitos de consumo das pessoas. Trabalhará também com as mudanças de hábitos necessárias para um melhor uso dos recursos naturais, mudanças que devem começar no cotidiano das pessoas, em suas residências.
Atividade 1. Pegada ecológica
Material
- Computador com acesso à internet e projetor multimídia
Procedimento
Nesta atividade, o professor e os alunos discutirão o conceito de pegada ecológica e trabalharão com esse indicador, usado para medir o impacto ambiental dos hábitos de consumo que caracterizam o estilo de vida de uma pessoa e mesmo de uma cidade ou um país.
Fig. 1 - Pegada Ecológica
Fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/ (acesso em 22/05/2012)
Como atividade prévia em grupo, para realização em casa ou na escola, o professor indicará que cada grupo de alunos faça uma leitura e uma discussão inicial detalhada de algumas páginas do web-sítio da ONG WWF Brasil.
Fig. 2 – Logo do WWF
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-0gSmhO1MxL0/TvbS1TssWCI/AAAAAAAAAE4/lZNnn3bNma0/s1600/wwf_logo.gif (acesso em 22/05/2012)
As páginas estão disponíveis no endereço dado a seguir e explicam o conceito de pegada ecológica, proposto e divulgado pela ONG internacional Global Footprint Network.
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/
Fig. 3 - Composição da pegada ecológica
Fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/ (acesso em 22/05/2012)
Quando programar essa atividade com os alunos, o professor deverá mostrar a eles essa página eletrônica e explicar detalhadamente como encontrar nela o que deve ser lido e discutido em grupo. Os itens essenciais para formar uma visão geral do assunto são os seguintes:
- O que é Pegada Ecológica?
- Um pouco de história
- O que compõe a Pegada?
- Pegada Global
- Estilo de Vida
- Reduza sua pegada
O texto referente a cada um desses tópicos pode ser acessado por meio de um link disponível no sumário presente na lateral esquerda da página.
ATENÇÃO: o link “Calcule sua pegada” leva a uma página atualmente em reformulação, na qual é disponibilizada a calculadora de pegada ecológica. Nessa página, o leitor é remetido ao web-sítio da ONG GFN (Global Footprint Network) para acessar um recurso análogo. Como esse sítio é apresentado em inglês, sugerimos um outro meio de calcular a pegada.
Os mesmos textos indicados no sumário são também encontrados, juntamente com outros materiais, na Cartilha Pegada Ecológica. O arquivo PDF dessa cartilha pode ser baixado por meio de um link para download presente na página do tópico “Um pouco de história”, diretamente abaixo da coluna do sumário. Essa cartilha deve ser baixada pelo professor e pelos alunos, pois será necessária para o cálculo da pega ecológica.
Nas páginas de 20 a 25 da cartilha, está disponível um método simples para cálculo e avaliação desse indicador, num nível individual, envolvendo um questionário sobre estilo de vida e uma tabela-resumo de respostas e valores, bem como um quadro final de avaliação. O professor pode solicitar que, na etapa prévia, cada aluno calcule a sua pegada, com a ajuda dos colegas de grupo. Mas é importante que o próprio professor também calcule a própria pegada, para conhecer o método em detalhe, e esteja disponível para eventuais consultas dos alunos.
Em aula, já com os cálculos realizados, pode ser feita uma discussão sobre o conceito, o método e os resultados, em termos individuais e coletivos. O valor médio da pegada de cada grupo e da turma podem ser parâmetros interessantes de considerar. É também importante perceber quais aspectos possuem peso menor (questões 1 a 9), intermediário (questões 10 a 14) ou maior (questão 15) no cálculo da pegada. Além disso, é importante perceber quais aspectos são mais moderados ou mais impactantes no estilo de vida de cada um e quais deles seria mais viável pretender modificar.
Ao final dessa atividade, os estudantes deverão responder às seguintes perguntas:
1. Como o cálculo da pegada ecológica ajuda você a perceber o impacto de seu estilo de vida na “saúde” do planeta?
2. O valor médio da pegada ecológica da sua turma aproxima-se mais de qual dos valores de referência apresentados nas páginas 14 e 15 da cartilha? Está próximo ou distante do valor apontado como ideal? E a sua pegada?
3. Em que aspectos seria viável modificar seus hábitos para reduzir sua pegada ecológica, caso isso seja necessário?
Atividade 2. Pegada "elétrica".
Procedimento
O professor dirá aos alunos que um dos aspectos do cálculo da pegada ecológica diz respeito ao uso de energia elétrica nas residências. Eles deverão reler o conteúdo sobre energia elétrica da página do WWF
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/estilo_vida/
(acesso em 22/05/2012)
Em seguida, irão discutir, dentro da realidade de cada um, o que faz sentido mudar no estilo de vida com vistas a um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Muitas vezes, a economia gerada numa determinada mudança de hábito pode parecer pequena, mas é bem significativa no período de um ano. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL, atua numa linha semelhante, alertando o consumidor sobre equipamentos que tenham melhor eficiência energética e também alertando para a adoção de um estilo de vida que permita um melhor aproveitamento dos recursos naturais.
Após a discussão, os alunos deverão acessar a página
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/reduza_sua_pegada/
(acesso em 20/05/2012)
e verificarem mais hábitos sugeridos na parte sobre consumo e também brincarem com o jogo Casa Eficiente. Ao final dessas atividades, deverão responder às questões abaixo.
Questões:
1 - Dentro da sua realidade, que hábitos você considera que deve mudar para viver em sua residência aproveitando melhor os recursos naturais?
2 - Dentro da sua realidade, que hábitos você considera que deve mudar para melhorar o meio ambiente?
3 - Cite quatro hábitos que você possui e considera que contribuem para diminuir sua pegada ecológica.
Atividade 3. Mudanças de hábitos
Procedimento
- Para assistir a um vídeo sobre a Rio +20, acesse
http://www.youtube.com/watch?v=jchTBzv6Pow&feature=related
(acesso em 22/05/2012)
- vídeo "Economia e Sustentabilidade - Cidades e Soluções"
http://www.youtube.com/watch?v=x9Bwj0W8rpk&feature=related
(acesso em 22/05/2012)
Ao final dessa aula, o aluno deverá ser capaz de:
- Entender mudanças de hábito que podem produzir economia de energia na sua residência.
- Entender o conceito de pegada ecológica.
- Entender mudanças de hábito pessoais que podem contribuir para a melhoria da sua saúde e da sua qualidade de vida.
O professor pode estabelecer com os alunos desafios e metas relacionados à mudança de estilo de vida, com uma programação de revisão e avaliação periódica de seu cumprimento e das dificuldades enfrentadas.
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