Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A linguagem cinematográfica: Uma linguagem que encanta.

 

23/07/2012

Autor e Coautor(es)
KEILA VIEIRA DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber e realizar leituras compreensivas dos recursos visuais e de linguagem utilizados em filmes;

- Realizar leitura compreensiva, global, crítica e analítica de textos verbais e não verbais apresentados nos filmes;

- Identificar elementos que compõem os filmes.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico sobre a linguagem fílmica.

Estratégias e recursos da aula

“A leitura é sempre apropriação, invenção, produção de significados”. Roger Chartier

Professor, propomos para esta aula apresentar o cinema como linguagem e não penas como entretenimento, buscando ressaltar a leitura crítica e analítica desta linguagem, fazendo uma relação com os textos verbais e não verbais, identificando os elementos que compõem estes gêneros.

Para iniciarmos é interessante resgatarmos brevemente a história do cinema e alguns dos principais precursores. Para isso, indicamos que inicie a sua aula comentando com os alunos que a história do cinema surge ainda no final do século XIX. Que em meio a muitos experimentos e invenções como a fotografia, o cinema começa a surgir e as primeiras tentativas acontecem. Com a criação do kinescópio surgem as imagens sequenciais e mais tarde tendo como foco o cotidiano, a invenção do cinematógrafo traz as filmagens em movimento, dando aos estúdios Lumière as primeiras apresentações de documentários no cinema.

Professor é interessante apresentar também alguns dos principais personagens que fizeram parte da história do cinema:

irmaos_lumiere

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948). Os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema. São considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este tido como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à actividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial. Casaram-se com duas irmãs e moravam todos na mesma mansão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Lumi%C3%A8re

 

Mostre aos alunos outra breve biografia, Georges Méliès: o pai dos efeitos especiais.

melies

Georges Méliès (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Méliès, além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_M%C3%A9li%C3%A8s

 

Para complementar a discussão sobre a história do cinema, indicamos o seguinte vídeo:

A História do Cinema: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pCXXAs2MSt4&feature=related

Apresente o vídeo e peça aos alunos que assistam anotando informações que julgarem mais interessantes. Após a exibição, inicie uma conversa com a turma sobre os aspectos que identificaram. Seguem algumas sugestões:

Quais informações foram apresentadas no vídeo que ainda não comentamos?

Qual foi o primeiro filme colorido apresentado e em que época ele surgiu?

Quanto tempo durou o cinema preto e branco?

 De acordo com o vídeo assistido, em que momento a cinema deixa de ser exclusivamente europeu?

Quais informações foram apresentadas sobre a evolução do cinema? Faça uma breve síntese com suas palavras.

 

curios_filme

Para conhecer mais sobre a história do cinema acesse o site para ler comentários sobre o filme: A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, EUA, 2011), de direção de Martin Scorsese. Um dos personagens do filme é Georges Méliès e retrata por meio de flashbacks um pouco de sua história e nos permite conhecer o cinema nos primórdios e como eram realizados seus efeitos especiais. Fonte: http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/filme/ver.php?cdfilme=6006

O vídeo abaixo também mostra um pouco sobre a arte de George Méliès por meio do filme: Le Voyage dans la Lune: http://www.youtube.com/watch?v=Uz5KKh4R70E

Para conhecer um filme de terror clássico, sugiro “Nosferatu”, de 1922 para exemplificar o cinema mudo. É um filme clássico que faz parte do expressionista russo com a temática de vampiros. Divertidíssimo! Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m1qgZedFWIo

Outra sugestão é trazer um trecho do filme: “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, para explorar o uso dos sons das produções. Link: http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ

No Oscar de 2012 tivemos como vencedor um filme do cinema mudo: o Artista (2011), que exemplifica a crise dos atores na passagem do cinema mudo e preto e branco para o cinema falado durante os anos 20. http://www.youtube.com/watch?v=yAjt9cJXH1c

 

Dica importante para esta aula: Professor, para esta aula indicamos algumas opções para uso de vídeos em sala de aula. Uma possibilidade é levar os alunos ao laboratório de informática de sua escola ou conectar o computador com internet na TV ou num aparelho multimídia para assistir direto do site. Caso não tenham essas possibilidades é possível que seja baixado em pendrive, gravado em CD/DVD e assistido na TV ou no computador. Para baixar os vídeos há disponível o VDownloader que é um programa gratuito que pode ser instalado no computador para baixar vídeos na internet e salvar diretamente no pendrive em diversos formatos. Mais informações no site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube

 

atividade1

Professor comente com os alunos sobre a diversidade de gêneros e temáticas que são apresentadas no cinema. Explique que ao longo dos anos foram produzidos milhares de produções cinematográficas revelando como o ser humano estabelece relações com o mundo, por meio de histórias com elementos reais e imaginários. As histórias em geral são baseadas na literatura, na música, trazendo uma diversidade de temáticas, lugares, personagens marcantes, explorando aspectos culturais, ideológicos, históricos, literários, políticos, entre muitos outros. Tais produções são exibidas por meio de longa ou curta metragem, documentário, cinema mudo ou cinema de animação.

Como comentamos são muitos os aspectos apresentados nos gêneros cinematográficos, apresente aos alunos a resenha do filme “Abril Despedaçado”. Segue o link: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/abril-despedacado/id/10111.

Após lerem, peça para que os alunos analisem, por meio do texto, em que categoria o filme se encaixaria: drama, comédia, romance, ação, aventura etc. Possivelmente os alunos poderão encontrar alguma dificuldade em classificar o gênero, neste momento, o professor poderá encaminhar os alunos ao laboratório de informática ou à biblioteca da escola, para que em grupos descrevam cada um dos gêneros, destacando suas principais características.

Professor, indique os principais gêneros a serem pesquisados, para que a pesquisa não fique muito extensa. Após a pesquisa, cada grupo deverá apresentar em qual gênero o filme da resenha se encaixa, além de elaborar um quadro comparativo, identificando as principais características dos diferentes gêneros cinematográficos. Os alunos também poderão exemplificar com filmes que já assistiram ou pesquisados.

GÊNERO CINEMATOGRÁFICO

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

EXEMPLO DE FILME

Drama

   

Melodrama

   

Comédia

   

Fantasia

   

Musical

   

Ficção científica

   

Terror

   

Policial

   

Ação

   

Suspense

   

Aventura

   

 

Professor, no momento da apresentação das atividades você poderá realizar as observações que julgar necessárias, além de corrigir possíveis equívocos pesquisados pelos alunos sobe os gêneros.

 

atividade2

O cinema é uma linguagem feita de imagens e sons, repleta de possibilidades narrativas. Tais elementos ganham força tendo como suporte nossa memória, fazendo desses elementos não apenas parte da imaginação, mas conteúdo imprescindível a produção de sentidos.

Numa análise de filme é importante comentar que o imaginário nos permite a catarse, possibilitando a identificação com determinados personagens, permitindo assim, emoções e sensações quando assistimos a um filme ou lemos uma determinada história. Segundo Morin, essa mágica chama-se processo de projeção. Esse movimento é o que possibilita nos colocarmos no lugar do outro, experimentando assim suas sensações. Por isso, o filme se torna, muitas vezes, uma forma de entretenimento.

Portanto, o intuito então é que os alunos tenham prazer em assistir aos filmes, porém observando os seus valores estéticos, tal como fazemos com a literatura.

Professor, indicamos para o trabalho com a leitura fílmica considerar os 3 níveis de leitura, a saber: A leitura subjetiva: este é o momento que o leitor identifica-se com determinado personagem, vivencia a experiência jogando-se para dentro do filme.  A leitura coletiva: este é o momento que o leitor identifica qual o personagem preferido e quais os motivos que o levaram a identificar-se com ele. A leitura crítica: agora sim é o momento de extrapolar a leitura do filme, momento de maiores compreensões, das intertextualidades, da experiência vivida com a leitura para a vida real.

Dica: É importante que o ambiente a ser exibido o filme ou trecho, deverá favorecer um clima agradável, tendo uma iluminação diminuída e som agradável.

Na organização para exibição do filme, apresente aos alunos uma cópia do encarte, a ficha técnica, e se possível, comentários sobre direção e produção, bem como as questões exploradas a partir do filme, indicando aos alunos o que será observado além da história. (esta atividade pode ser feita após a exibição, caso percebe a ansiedade da turma).

Capa do filme:

 

filme_capa

Fonte: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/fahrenheit-451/id/6482

 

Ficha Técnica
Diretor: François Truffaut
Elenco: Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack, Anton Diffring, Jeremy Spencer, Bee Duffell, Ann Bell, Caroline Hunt, Anna Palk, Alex Scott.
Produção: Lewis M. Allen
Roteiro: Jean-Louis Richard, David Rudkin, Helen Scott, François Truffaut
Fotografia: Nicolas Roeg
Trilha Sonora: Bernard Herrmann
Duração: 112 min.
Ano: 1966
País: França / Reino Unido
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal / Anglo Enterprises
Sinopse:
Adaptação do livro de Ray Bradbury. Num futuro indeterminado, numa sociedade de governo totalitário, os livros são proibidos, como forma de inibir o livre pensar. Existem pessoas cuja função é encontrar exemplares clandestinos, queimá-los e prender seus donos. Montag (Oskar Werner), um desses homens, conhece Clarisse (Julie Christie), uma jovem que participa de um grupo subversivo pró-literatura, e se interessa não só por ela como também pelos livros que ela lhe apresenta. Ele começa a ler e a questionar sua atividade, ao mesmo tempo em que teme as consequências que enfrentará caso seja capturado. O título "Fahrenheit 451" se refere à temperatura necessária para que o papel pegue fogo.

Primeiramente apresente a capa do filme, em seguida provoque-os para que elaborem hipóteses sobre o assunto abordado, em seguida apresente a ficha técnica para conhecerem o gênero e a sinopse.
Professor, após as explicações e discussões acima chegou a hora da exibirmos o trecho de um filme para que os alunos façam a leitura. É imprescindível o planejamento com os alunos do que será trabalhado após exibição do filme. Ressalte que deverão perceber diferentes elementos que constituem o filme como: sons, imagens, enredo, a atuação dos atores, estilo do diretor, os cenários e os efeitos especiais. Oriente os grupos para que anotem principalmente suas impressões sobre os personagens, o cenário e a trilha sonora.

Link do filme "Fahrenheit 451" na íntegra: http://www.youtube.com/watch?v=ZriW3CPU9G4.

Professor, a sugestão é que seja apresentado o trecho inicial do filme (até 13min 36seg), para que os alunos assistam, em casa, ao filme na íntegra. Após a exibição organize os grupos para que possam responder as questões abaixo:

Qual é o título deste livro? Qual é a relação do título com o filme?

O enredo te agradou? O que mais te chamou atenção?

No filme, o que representa a censura?

Comente o comportamento dos personagens e o que você faria se acontecesse tal fato nos dias atuais.

Considerando a profissão de bombeiro e o seu papel na sociedade, como se apresentam os bombeiros do filme?

Proponha que assistam ao filme na íntegra e responda: Qual livro eles escolheriam para memorizar e dessa forma, tornar-se sua nova identidade?

Este filme teve como base algum livro ou historia real? É um roteiro original ou adaptado?

Qual era o comportamento de quem não concordava? E de quem concordava?

Quem era contra tal censura e o por quê?

Quem é o diretor? Quais outros filmes ele dirigiu? Consegue perceber o estilo de direção? Alguma semelhança de estilo com filmes que já assistiu?

Professor, após exibir o trecho do filme e questionar sobre as atitudes que está tomando ao queimar os livros, peça aos grupos que construam um final para este filme.

Apresente a produção ao restante da turma, para que possam socializar suas ideias com todos.

atividade3

Ressalte com os alunos que os filmes são resultados de uma composição imagem e som. Comente que outro aspecto interessante é a produção de áudio dos filmes. A trilha e os efeitos sonoros utilizados para compor uma cena são fundamentais para uma experiência estética mais complexa ao assistir aos filmes e proporcionar produção de sentidos.

Normalmente os efeitos sonoros têm funções referenciais como o bater de uma porta ou chegada de uma pessoa, e também acentuar a verossimilhança da cena. Em outros momentos indicam contraponto da cena, indicam uma ironia, um suspense ou outros aspectos importantes.

Diretores como Walter Salles, Stanley Kubrick, David Lynch, Darren Aronofski, Paul Thomas Anderson e Joel e Ethan Coen, entre muitos outros, exploram muito tal recurso. Existem outros diretores como Lar Von Trie, que optou em produzir filmes inteiramente sem efeitos sonoros, somente com as narrativas.

Dessa forma, é imprescindível suscitar nos alunos o interesse em perceber músicas e efeitos sonoros nas diferentes cenas que assistem.

Vamos observar a cena do filme “Abril Despedaçado”. Link: http://www.youtube.com/watch?v=ewPugLy7w6o

 

Capa do filme:

filme

Fonte: http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/abril-despedacado/id/10111

Ficha Técnica:
Diretor: Walter Salles
Elenco: José Dumont, Rodrigo Santoro, Rita Assemany, Luiz Carlos Vasconcelos, Ravi Ramos Lacerda, Flavia Marco Antonio, Everaldo Pontes, Othon Bastos, Wagner Moura
Produção: Arthur Cohn
Roteiro: Sérgio Machado, Karim Aïnouz, Daniela Thomas
Fotografia: Walter Carvalho
Trilha Sonora: Antônio Pinto
Duração: 105 min.
Ano: 2001
País: Brasil / Suíça / França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: 12 anos
Sinopse:
Abril Despedaçado é livremente inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré. Adaptado para o sertão nordestino dos anos 20 e rodado em Ibotirama (BA), o filme narra a rivalidade entre duas famílias locais cujos membros juram vingança e travam duelos que se perpetuam ao longo de gerações. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu e o pouco tempo que lhe resta para viver. Ele será, então, perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado por seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. Em meio a confusão de ideia e sentimentos, surge um pequeno circo itinerante na região onde mora, acrescentando novos elementos à narrativa.
Tendo como referência o filme "Abril despedaçado", o programa apresenta os aspectos que estão embutidos no filme, sobretudo, nos momentos de silêncio. Procura ressaltar a eloquência do vazio, na linguagem cinematográfica, e suas possibilidades expressivas. Estes aspectos são observados nessa vendeta nordestina que o filme retrata, mas poderiam também ser na Albânia, onde foi escrito o livro em que o filme se baseou, ou na Córsega, onde teve origem a palavra vendeta: espírito de vingança, entre famílias, provocado por um assassinato ou uma ofensa.

Após ler e discutir com os alunos a ficha técnica, sinopse, analisarem o encarte, apresente o trecho do filme e discuta as questões abaixo:

Com base na cena do filme, explique qual o efeito dos momentos de silêncio na fala durante a cena selecionada. Selecione três cenas para comentar.

No trecho há presença de alguma música? Descreva e cena e qual é o sentido da música naquele momento.

Qual é o efeito da música/som em você? Irrita? Estimula alguma memória de pessoas, momentos etc?

No trecho aparece um ronco da engrenagem. Ao longo deste primeiro trecho ela aparece novamente? O que esse movimento mecânico expressa? (Professor, o movimento mecânico da engrenagem expressa, de modo plástico, a lógica do estabelecido. Este ritmo previsível e repetitivo marcará todo o filme engrenando o mundo da estagnação).

No diálogo: “O sangue amarelou, Tonho, tu conhece a tua obrigação.” O que representa a camiseta suja de sangue do irmão mais velho?

Na cena do jantar em família o pai rompe o silêncio com uma determinação. Qual é a ordem? E qual é a reação de Tonho diante da submissão de teu irmão? Comente utilizando a descrição da cena.

Podemos perceber que durante o filme o silêncio prevalece, dando apenas espaço para alguns efeitos sonoros e sons ambiente, sem a presença de narrativas. O que representa esse silêncio no filme?

Este filme teve como base algum livro ou historia real? É um roteiro original ou adaptado?

O filme ganhou alguma premiação? Quais?

Quem é o diretor? Quais outros filmes ele dirigiu? Consegue perceber o estilo de direção? Alguma semelhança de estilo com filmes que já assistiu?

O enredo te agradou? O que mais te chamou atenção?

 

Dica: Para o trabalho com o recurso de som nos filmes é possível utilizar os filmes mudos. Dessa forma, possibilitará que os alunos conheçam a história do cinema e os recursos que o faziam ser espetáculos cinematográficos na época. Outra dica seria uma pesquisa sobre o diretor Lars Von Trier, apresentando como seus filmes são produzidos e o por quê da opção de estilo. E também filmes que utilizam diferentes recursos para sua produção.

 

atividade4

Professor, após a atividade acima, comente com os alunos como são realizadas e quem faz parte da produção cinematográfica.

Explique que o universo do cinema é muito grande, sendo assim, o cinema representa o mundo a partir do olhar da câmera de um diretor, produtor, roteirista, editor, figurinista, diretor de fotografia, som e arte, etc.  Ressalte com a turma que um dos objetivos desta aula é ampliar o olhar diante do que assistem.

E que possam entender que no momento que perceberam a linguagem e o universo que compõem tal produção, o filme deixará de ser apenas uma historinha e ser tornará um conjunto de elementos compondo uma produção.

Professor, por meio de explicações e atividades de pesquisa nosso objetivo é de que o aluno no momento da escolha de um filme e quando for assistir observe e tenha opinião sobre o enredo, a atuação dos personagens, o estilo do diretor, a trilha sonora, os cenários, efeitos etc.

Referindo-se a direção, o aluno deverá observar que num filme do diretor Pedro Almodóvar, ele poderá perceber sempre a forte presença feminina, nas cenas pode-se observar o colorido peculiar que a compõe, as paisagens e os cenários que sempre seleciona, o contexto político espanhol, entre outras características próprias do diretor ou roteirista. Os filmes adaptados das obras de Stephen King sempre trazem o estilo próprio do autor dos livros como: isolar as vítimas, trabalhar com o suspense e com o terror psicológico, entre outros aspectos. No caso dos filmes do diretor e roteirista Tim Burton apresenta um estilo irreverente na escolha dos cenários góticos, personagens sombrios, dramáticos e ao mesmo tempo cômicos. Dessa forma, a atenção em outros aspectos fora o enredo é essencial. Observem que às vezes o diretor e roteirista.

Desta forma, a opinião não será apenas “gostei” ou “não gostei” deste filme, terão o que falar sobre a direção, os produtores, a atuação dos personagens, os cenários, etc.

Professor, apresente aos alunos o vídeo abaixo, com o objetivo que conheçam um pouco sobre a profissão de produtor de cinema e publicitário:

Neste vídeo, peça para que os alunos observem e anotem algumas características profissionais do produtor de cinema e do publicitário. Após a apresentação do vídeo, peça que os grupos respondam:

Quais são as funções do produtor dentro da realização do filme?

E do publicitário? Quais as maneiras de divulgação?

O produtor influencia na história do filme? De que maneira?

Se fosse participar da produção de um filme, o que gostaria de fazer?

Como o projeto de um filme é apresentado a empresa? Quem apresenta este projeto?

Se você fosse o produtor do filme "Fahrenheit 451" e tivesse que vendê-lo para Hollywood produzi-lo, qual seria a frase que usaria para chamar atenção de um estúdio?  Elabore um release para esta história.

 

curios_filme

Conheça quais foram os 10 melhores diretores de acordo com o site da UOL.

Uma obra-prima cinematográfica é o resultado de várias coisas boas: o roteiro, o elenco, a qualidade técnica e a direção. Todos esses elementos estão presentes nos melhores filmes da história do cinema. É só conferir assistindo a clássicos como “Cidadão Kane”, “Os Sete Samurais” ou “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Mas, por melhores que esses ingredientes sejam, eles somente resultam em algo fora de série quando há um diretor genial os misturando na dose certa. Em pouco mais de um século de história, o cinema já deixou um legado de diretores excepcionais que fizeram revoluções na linguagem da sétima arte e, muitas vezes, transformaram histórias banais em obras-primas. Eleger apenas uma dezena entre eles não é uma tarefa nada fácil. Logo abaixo apresentamos quem são os dez melhores diretores de cinema de todos os tempos e por que cada um mereceu a indicação. Confira.

http://lazer.hsw.uol.com.br/melhores-diretores-cinema.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Produtor de cinema e Publicitário Vídeo
Recursos Complementares

Referência de aulas para o professor:

 

Referências bibliográficas:

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção aprender e ensinar em com textos, v.12. Coordenação geral: Adilson Citelli, Lígia Chiappini)

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. Tradução de: MORAES, Reginaldo C. C. de. SP:Unesp, 1998.

LUCAS, Simone Faeda. Resenha Cinematográfica: um gênero textual para o ensino de Língua Portuguesa na abordagem do interacionismo sócio-discursivo. UENP. Texto apresentado como trabalho final ao PDE. Disponível em:  http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1350-8.pdf

MORIN, Edgar. A alma do cinema. In: Xavier, Ismael. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983, p.143.

THIEL, Grace Cristiane. THIEL, Janice Cristiane. Movie takes: a magia do cinema na saka de aula. Curitiba: Aymará, 2009.

 

Fonte da Web:

Cinema e educação: um espaço em aberto (versão eletrônica).  Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/185114Cinemaeedu.pdf

Refletindo sobre a linguagem do cinema (versão eletrônica).  Disponível em: http://filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=51

Dicas para vender um filme. (versão eletrônica).  Disponível em: http://dicasderoteiro.com/2010/02/01/como-vender-o-seu-roteiro-para-hollywood/

Dicas de roteiro (versão eletrônica).  Disponível em: http://dicasderoteiro.com/2010/11/19/escrita-de-roteiros-elaborando-o-argumento/

Explorando o universo do roteiro (versão eletrônica).  Disponível em: http://www.explorewriting.co.uk/

 

Fonte videográfica:

ABRIL DESPEDAÇADO: Direção de Walter Salles. Brasil: ??. 2001. 105min. Drama. Título original: Abril Despedaçado.

DOGVILLE. Direção de lars Von Trier. Dinamarca: Zentropa Entertainments. 2003. 177min. Drama. Título Original: Dogville.

FAHRENHEIT 451. Direção de François Truffaut. França: Universal, 1966. 112min. Ficção Científica. Título original: Fahrenheit 451.

TEMPOS MODERNOS. Direção de Charles Chaplin. EUA: Warner Bros, 1936. 87min. Comédia. P&B. Título original: Modern Times.

Avaliação

A avaliação deve ser diagnóstica, processual e continua. O professor observará desde a participação inicial até a produção das atividades, bem como a participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento das atividades. Ela deve ocorrer durante o processo de leitura, interpretação e produção das atividades propostas.

Avaliar durante a leitura e interpretação dos textos os recursos linguísticos presente,s observar se os alunos utilizam dos recursos da argumentatividade na produção da resenha crítica. É importante comentar que os argumentos a serem utilizados serão critérios utilizados para a avaliação individual e do grupo.

Observar durante o trabalho se os alunos ao assistirem aos filmes percebem os diferentes recursos utilizados, bem como, realizam as intertextualidades necessárias para o seu entendimento.

Na oralidade, observar se os alunos respeitam os turnos de fala para explanação das sínteses, na apresentação das resenhas e nas discussões sobre o filme. Analisar também se respeitam e utilizam a linguagem adequada e se produziram o gênero solicitado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rubea Vieira Farias, E.E.B. Júlio Scheidemantel , Santa Catarina - disse:
    rubeafarias@yahoo.com.br

    18/09/2012

    Cinco estrelas

    Achei as aulas muito bem planejadas, só acrescentaria mais tempo para desenvolvê-las. De modo geral, as indicações de filmes, as fontes e as referencias bibliográficas também estão muito bem colacadas, proporciona um excelente entendimento do tema proposto. Parabéns a professora Keila Vieira de Lima e sua coautora Suelen Fernanda Machado pela iniciativa de desenvolver e compartilhar com outros educadores suas aulas, é deste tipo de profissionais que a educação esta precisando com urgência. abrç


  • Joana Aparecida Silva Figueira, Aurea Duarte Rocha , São Paulo - disse:
    figueirajoana@hotmail.com

    26/07/2012

    Cinco estrelas

    É um projeto muito interessante, o qual ensina e estimula a criatividade do aluno, amei.


  • JOSÉ SALOMÃO DOS SANTOS, ESCOLA MUNICIPAL BELA VISTA , Bahia - disse:
    salomaopt@yahoo.com.br

    23/07/2012

    Quatro estrelas

    Interessante e bem planejada. Talvez um texto com mais teoria ficasse ótima.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.