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A rede social: uma ponte entre o virtual e o real (UCA)

 

25/06/2012

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar, interpretar e tecer comentários sobre textos verbais e não verbais;

  • Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;

  • Identificar, analisar e interpretar opiniões por meio de fatos, explicitando os argumentos que as sustentam;

  • Conscientizar-se sobre as relações entre o ser humano e as redes sociais da internet. 

Duração das atividades
12 aulas 50 mim
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

 

O aluno já deve ter o costume de assistir a filmes bem como ter o hábito de procurar informações a respeito antes de vê-los, seja na internet, nos periódicos em geral, ou até mesmo em conversas informais;

O aluno deve se considerar como inserido em uma sociedade com inúmeras utilizações da tecnologia, entre elas, as redes sociais; 

O aluno já deve estar acostumado a práticas em sala de aula, que desenvolvam a pesquisa, a tecnologia bem como o método científico;

O aluno já deve saber lidar com inúmeros tipos de textos, entre eles o verbal, o não verbal, e o misto; bem como conhecer as tipologias textuais, sobretudo, a  dissertação e argumentação.

 

Estratégias e recursos da aula

Observação Inicial: As atividades dessa sequência didática sempre terão como norte o método científico de trabalho, segundo o qual a obtenção do conhecimento se dá por etapas específicas que o pesquisador tem que seguir, para se alcançar a formulação de uma teoria. Para demais informações a respeito do trabalho com metodologia científica, o professor pode acessar os seguintes links, que servirão de auxílio para essa abordagem:

 

Atividade 01

 

Para iniciar a aula, o professor deve incentivar os alunos a se atentarem à observação do mundo à sua volta, mais especificamente, à forma como o ser humano está imerso em meio a inúmeras tecnologias, entre elas as redes sociais. Nesse momento inicial, para essa motivação o professor pedirá aos alunos que acessem o seguinte vídeo a ser analisado no link a seguir:

 

12             

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg&feature=player_embedded. Acesso em: 12 maio 2012.

 

 

Com o vídeo, o professor deverá mobilizar uma discussão sobre o quão imersos estamos em um mundo em grande parte virtual. Um mundo em que temos novas maneiras de se portar e interagir. Um mundo que, muitas vezes, nos espanta com sua rapidez e flexibilidade. Um mundo, que, por isso, requere de seu usuário certas responsabilidades com o que divulgamos. Os alunos deverão ser levados a pensar sobre essas questões, bem como perceber o que há de diferente atualmente com a relação do ser humano com as tecnologias, sobretudo, quando se trata da internet e das redes sociais.

 

Atividade 02

 

Após essa atividade com o objetivo de incentivar os alunos a refletirem sobre o tema, o professor deverá levá-los a ler alguns textos que refletem sobre essa questão. Para tanto o professor, pedirá que eles digitem palavras ou expressões chaves como:

  • a relação entre o indivíduo e a internet;

  • a relação entre o indivíduo e as redes sociais;

  • as redes sociais na vida do homem;

  • o comportamento do homem frente às redes sociais;

  • a relação entre o ser humano e a tecnologia.

 

Essas expressões deverão ser digitadas em sites de busca como Google, Ask.com, Bing, etc.O professor deverá orientar os alunos nessa pesquisa de forma que eles encontrem respostas a uma série de perguntas que podem ter surgido a partir da discussão inicial sobre a relação atual entre o indivíduo e as redes sociais.

 

10

Disponível em: http://soft.zol.com.cn/240/2406853.html. Acesso em: 12 maio 2012.

 

11

Disponível em: http://www.searchengineinfo.net/read_new518.html. Acesso em: 12 maio 2012.

 

 9

Disponível em: http://rodolfoespinho.wordpress.com/. Acesso em: 12 maio 2012.

 

Ao longo da pesquisa, o professor deverá passar de computador a computador para verificar e avaliar o conteúdo que tem sido pesquisado. A partir do momento que os alunos encontrarem um texto relevante, em relação à temática, eles deverão mandá-lo ao e-mail do professor. De posse dos textos, o professor deverá criar algumas perguntas gerais a serem respondidas por cada aluno, que dialoguem diretamente com o conteúdo do texto pesquisado.

 

Os alunos deverão responder às perguntas solicitadas e, enquanto isso, o professor poderá auxiliá-los naquelas que eles tiverem maiores dúvidas. Esta é, inclusive, uma forma de o professor avaliar o desempenho dos alunos na atividade. Enquanto ele estiver sondando as atividades que estão sendo feitas, ele já poderá corrigir seus alunos e pedir para se adequarem ao que está sendo feito.

 

Atividade 03

 

A partir dos conhecimentos construídos na aula anterior, o professor deverá propor aos alunos uma pesquisa a ser feita a respeito da relação que os indivíduos mantêm com as redes sociais. Para incentivar esse tipo de discussão, o professor pode inicialmente pedir para que eles falem a respeito da relação que eles próprios mantêm com as redes sociais.

 

 8

Disponível em: http://loungeempreendedor.blogspot.com.br/2011/02/pesquisa-de-mercado.html. Acesso em: 12 maio 2012.

Para coordenar essa pesquisa de campo, o professor poderá se basear em alguns sites para orientar sobre esse tipo de pesquisa:

 

  1. http://www.slideshare.net/francescotorres/pesquisa-de-campo-3641157

  2. http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf

  3. http://volney-berkenbrock.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=113:pesquisa-de-campo-i-resumo&catid=52:seminario-de-pesquisa-i-ufjfppcir&Itemid=81

  4. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA3oAAJ/pesquisa-campo

 

 

Após essa discussão inicial, o professor proporá que essa pesquisa seja feita na escola com todas as turmas e classes.  Para tanto, eles deverão montar um questionário a ser aplicado com os alunos da escola, de forma a montar um perfil de como cada um deles se relaciona com as redes sociais.

 

Nesse questionário, deverão constar as perguntas que eles mesmos se fizeram no início da atividade, para saber sobre a relação da turma com as redes sociais. Em outras palavras, deverão constar perguntas como:

 

  • Você tem computador?

  • Quando tempo você o utiliza por dia?

  • O que você faz na maior parte do tempo que está com ele?

  • Você tem acesso à internet?

  • Quanto tempo você passa por dia conectado a ela?

  • Você participa de alguma rede social?

  • De qual (ou quais) redes sociais participa?

  • Qual é aquela que você mais utiliza?

  • Quanto tempo você passa conectado a ela?

 

Esse questionário deverá ser feito pelos próprios alunos. Eles mesmos, sob a coordenação do professor, deverão encontrar meios para identificar o corpus a ser pesquisado e cada um dos indivíduos com, por exemplo, informações relacionadas:

 

  • à série que estão cursando;

  • à idade que possuem;

  • ao gênero a que pertencem;

  • ao trabalho (ocupação) que realizam (ou não);

  • às disciplinas de que mais gostam;

  • ao desempenho escolar em geral.

 

Observação: A identificação nominal de cada participante fica à decisão do pesquisado, uma vez que essa não é uma informação de suma importância para o que está sendo pesquisado.

 

 7

Disponível em: http://www.rubyinside.com.br/wp-content/uploads/2010/10/survey.jpg. Acesso em: 12 maio 2012.

 

Após os formulários preenchidos, os alunos os trarão para as salas de aulas, com as respectivas turmas, para serem analisados. Nesse ponto, o professor deverá dividir as turmas em grupos, para que cada um fique com um corpus semelhante para análise. Nessa análise, os alunos deverão considerar as respostas às perguntas feitas no questionário, de forma a enquadrar cada participante em cada um dos itens pesquisados.

 

Atividade 04

 

De posse dos dados pesquisados obtidos na atividade anterior, o professor deverá orientar os alunos ao tratamento adequado desses dados. Provavelmente, eles terão apenas uma pesquisa quantitativa nesse momento, a partir da qual o professor poderá orientar os alunos a transformarem esses dados para porcentagem. Se necessário, ele poderá pedir a ajuda de um professor da área de matemática.

 

A partir dos números das porcentagens, o professor deverá orientar os alunos a montar gráficos a respeito dos dados pesquisados. Esses gráficos podem ser de setores ou de barras, bem como conjugar uma ou mais variáveis dos itens pesquisados. Nesse ponto, cabe ao professor orientá-los para deixar mais evidente aquilo que querem apresentar, pois isso facilitará o processo de explicação e apresentação da pesquisa. 

 

Eis alguns exemplos de gráficos:

 

 6

Disponível em: http://blogs.msdn.com/b/b8_br/archive/2012/04/03/hardware-de-toque-e-windows-8.aspxAcesso em: 10 maio 2012.

 

 5

Disponível em: http://it.123rf.com/photo_10212805_attivita-grafico-vettoriale.html. Acesso em: 10 maio 2012.

 

 4

Disponível em: http://br.photaki.com/picture-empresarios-de-grafico-de-pizza_312152.htm. Acesso em: 10 maio 2012.

 

 3

Disponível em: http://dicasdeexcel.com.br/site/wp-content/uploads/2009/07/ex4.jpg. Acesso em: 10 maio 2012.

 

Esses gráficos deverão ser feitos no programa equivalente ao Microsoft Excel do sistema Linux, bem como poderão ser utilizados os programas de edição de imagens, como o Paint, Photoshop, etc. para ilustração dos gráficos, tal como os anteriores. Nessa empreitada, o professor poderá pedir o auxílio dos professores de matemática e de informática, para que os alunos consigam produzir gráficos interessantes e eficientes, que revelem verdadeiramente o objeto pesquisado.

 

Atividade 05

 

A partir dos gráficos montados, construídos na aula anterior e da análise e correções finais de cada um deles pelo(s) professor(es), o professor de Língua Portuguesa deverá orientar seus alunos a produzirem textos que explicitem os dados encontrados e procurem explicar as razões que levaram a esses dados. Em outras palavras, o professor deverá pedir que os alunos façam um texto para analisar os gráficos obtidos por meio da pesquisa.

 

Esses textos são de natureza dissertativo-argumentativa e serão feitos em conjunto por cada um dos grupos. O professor, ao longo da redação, deverá orientar e corrigir os trabalhos que estarão sendo feitos em sala. Nesse processo, ele deverá orientar os seus alunos a respeito das informações e dos argumentos colocados para a explicação dos dados obtidos. Ele pode, inclusive, requisitar dos alunos a leitura de textos, tal como aos da pesquisa feitos na atividade 01, para incrementarem seu processo argumentativo.

 

Em suma, os alunos deverão produzir um texto temático a respeito da relação entre indivíduo e as redes sociais, no qual abordem os dados colhidos pelos gráficos, bem como uma análise significativa do que foi apresentado. Os alunos, também não devem se esquecer de que precisam apresentar o texto com uma introdução, bem como concluí-lo a partir das considerações finais.

 

Esses textos, após a devida revisão feita pelos alunos e pelo professor, deverão ser utilizados para confeccionar banners com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados, tal como os representados a seguir:

 

 2

 Disponível em: http://www.cit.ufam.edu.br/congressos/congresso1.htm. Acesso em: 10 maio 2012.

 

 1

 Disponível em: http://eriveltotrygon.blogspot.com.br/2011/05/fazemos-banners-para-congressos.html. Acesso em: 10 maio 2012.

 

Para produção dos banners, o professor, junto ao professor de informática, se possível, deverá pedir para que os alunos acessem o programa equivalente ao Microsoft Power Point, no sistema Linux. Eles deverão conter não apenas os gráficos e os textos feitos, mas também algumas ilustrações que podem ser feitas a partir dos programas de edição de imagem do sistema Linux. Além disso, os banners deverão trazer a identificação da Escola, turma, série e do título da pesquisa realizada. É importante também que eles coloquem o nome dos professores e orientadores que os orientaram durante a realização do trabalho.

 

Por fim, os alunos deverão apresentar seus banners. Essa apresentação poderá ser feita primeiramente em sala de aula para os respectivos colegas. É ideal, entretanto, que ela seja estendida para toda a comunidade escolar, afinal, são eles que estão ali representados na pesquisa. É importante que todos se interajam devidamente para que todo o trabalho valha a pena e todo o esforço seja recompensado.

Recursos Complementares

Sites:

 

  1. http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/446/1/GT%205%20Txt%2013-%20BORGES,Jussara.DOC_JAMBEIRO,Othon.%20Do%20acesso...pdf

  2. http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1806-69762006000100003&script=sci_arttext

  3. http://www.algosobre.com.br/cultura/as-redes-sociais-e-a-aprendizagem.html

  4. http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/

  5. http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/bernarda.htm

  6. http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1795018-homem-tecnologia/

  7. http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais

 

Livros:

 

  • FRAGOZO, Fernando. A tecnologia e seus possíveis. É possível pensá-los? Rio de Janeiro? E-papers, 2004.

  • GOLDBERG, Jacob Pinheiro.  Ética e tecnologia. São Paulo: Editora Fulgor, 1968.

  • HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2001.

  • LOMINTZ, Larissa Adler. Redes sociais, cultura e poder. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

  • OLIVEN, Ruben George. Educação e sociedade moderna: funções da educação no contexto urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1972.

  • ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

 

Filmes:

  • Trilogia: Matrix; Matrix Reloaded; Matrix Revolutions.

  • AI - Inteligência Artificial.

  • Eu robô.

  • O homem bicentenário.

  • A rede social.

Avaliação

 

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

           

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas ao longo do discurso dos alunos. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 

 As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

 

  • O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

  • Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico do texto;

  • O registro da língua utilizado, visto que esta sequência apresenta atividades que ora se pautam na variante padrão ora se valem da variante coloquial.

           

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e audiência da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de falar e ouvir dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da oralidade de cada um deles, lembrando que, diferentemente das ocasiões anteriores, nesta, eles tiveram tempo de preparar suas próprias falas.   

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