28/05/2013
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
· Compreender o papel da escola diante da iniciação esportiva enquanto cultura e na formação de atletas;
· Vivenciar atividades sobre os fundamentos e táticas utilizadas no desenvolvimento do treinamento esportivo no basquetebol;
· Estabelecer relações entre os conteúdos fisiológicos e a prática esportiva, integrando as disciplinas: biologia e educação física.
Este conteúdo faz parte de um grupo de aulas que visam aprofundar questões tratadas superficialmente nos vídeos da TV escola: TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837) e TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132).
Cada conteúdo se detém a uma parte ou assunto tratado nesses vídeos aprofundando nas discussões, nas vivências e estabelecendo novas relações com outros temas.
Buscamos nesta aula dar proseguimento a algumas aulas do portal que seguem a mesma sequência pedagógica, ou seja, o conteúdo trabalhado anteriormente em um tema serve de suporte (base e/ou complemento) ao assunto seguinte.
Para que as reflexões sobre o assunto tratado nessas aulas aconteçam de forma satisfatória é importante que o professor trabalhe os conhecimentos presentes nos conteúdos abordados nas sequências abaixo antes de continuar nessa sequência:
Fundamentação ao professor:
Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
1º Momento – Caso ainda não tenha ocorrido nas sequências anteriores, o professor poderá assistir com a turma os vídeos da TV escola abaixo relacionados (vídeos de introdução), ressaltando a parte que será aprofundada nas aulas que seguem:
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837
TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
A partir das informações assimiladas ou relembradas dos vídeos anteriormente citados, o professor deverá se deter e aprofundar as discussões nos seguintes pontos: A utilização dos fundamentos em algumas situações de jogo, regras, quadra e treinamento.
2º Momento – Com base nos pontos ressaltados, o professor deverá iniciar a aula com a seguinte pergunta: É TAREFA DA ESCOLA FORMAR ATLETAS?
Para responder essa pergunta vamos assistir a um vídeo que vai nos ajudar a refletir sobre o assunto:
Após assistir o vídeo discutir com a turma sobre o papel da escola na formação do aluno:
O vídeo nos deixa claro que a função principal da educação física na escola é possibilitar múltiplas vivências corporais, bem como um conhecimento variado sobre elas. O treinamento de uma determinada atividade específica seria algo além das aulas habituais, normalmente o que se aproxima mais do treinamento nas escolas são as escolinhas esportivas realizadas fora do turno normal.
Alguns autores definem treinamento como:
“Treinamento é o conjunto de procedimentos tendentes a
conduzir um ser humano ao máximo de suas possibilidades
físicas. (ANDRI VER, LECLERQ e CHIGNON)”.
“O Treinamento Desportivo é um meio encaminhado a exercitar e coordenar as funções fisiológicas dos diferentes grupos musculares do organismo. (BAYER)”.
“Treinamento é o conjunto de atividades que tendem a
desenvolver as qualidades mentais e físicas com o objetivo de
alcançar o máximo de rendimento individual. (GIRALDES)”.
Concluímos então que a diferença entre se treinar e simplesmente vivenciar uma determinada atividade está no objetivo que se quer alcançar, ou seja, o treinamento tem como objetivo alcançar o máximo do corpo e talvez por isso o desenvolvimento da habilidade pode se tornar monótono e não muito agradável. Já sua simples vivência tem por objetivo a descoberta e o prazer da informalidade.
3º Momento - Vivenciando uma sequência de treinamento no basquetebol
Normalmente o treinamento de um esporte de alto nível é algo bem complexo, composto de atividades variadas, muita repetição do gesto técnico, muitos profissionais de várias áreas envolvidos e um planejamento criterioso.
É claro que não vamos reproduzir tudo isso agora, porém podemos fazer algumas atividades que ilustrarão como seria uma sequência de treinamento no basquete.
Atividade 01: Aquecimento
O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável incorporá-lo nos treinamentos físicos. Ele evita e previne lesões graves, atuando também contra as dores no corpo.
Tempo aproximado – 10 minutos
Atividade 02: Prática de habilidades
Consiste no treinamento físico propriamente dito, nesse caso o aprimoramento do gesto técnico e noção de ataque-defesa.
Tempo aproximado – 30 minutos
Atividade 03: Recuperação e orientação técnica
É o momento de se recuperar do desgaste, relaxar a musculatura e receber orientações do treinador. Nesse caso reunir a turma e promover um pequeno alongamento e relaxamento.
Tempo aproximado – 10 minutos
3º Momento – Analisando o corpo sob treinamento
Organizar com o professor de biologia uma aula conjunta, onde informações sobre a influência do treinamento sobre o corpo será explorada.
Pontos a serem aprofundados poderão ser relacionados previamente pelos alunos. Segue abaixo alguns exemplos de temas:
Obs. Além dos professores um treinador com tempo de experiência no assunto poderá ser convidado para dar uma palestra sobre o assunto.
Nome | Tipo |
---|---|
Os profissionais [Esporte na escola] | Vídeo |
http://www.bolar.com.br/basquete_treinamento_fisico.html
(O treinamento físico e mental)
http://www.efdeportes.com/efd121/os-principios-do-treinamento-esportivo-conceitos-definicoes.htm
(Os princípios do treinamento esportivo)
(guia de treinamento de basquetebol – download)
http://jefersonvianna.sites.uol.com.br/treinamento.html
(Treinamento Desportivo)
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/9934
(Medicina esportiva/atividade física)
http://www.fisioterapiadesportiva.com.br/posts/view/2
(Lesões nos esportes)
http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/alunos/alunos4.asp
(Doping no esporte)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139
(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 01)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132
(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 02)
Desafio: Após as atividades e discussões dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo monte uma sequência de exercícios físicos para o treinamento de uma determinada habilidade específica no basquetebol.
Essa sequência deverá ter a seguinte estrutura:
As habilidades a serem desenvolvidas são:
Cada grupo deverá apresentar a sequência em uma aula para os outros dois grupos, fazendo assim o papel de treinadores dos mesmos.
No final de cada apresentação o professor deverá reunir a turma para discutir os prós e contras daquela sequência elaborada.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2015
Cinco estrelaseu achei muito bom dimais