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O basquetebol de alto nível

 

28/05/2013

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender o papel da escola diante da iniciação esportiva enquanto cultura e na formação de atletas;

·         Vivenciar atividades sobre os fundamentos e táticas utilizadas no desenvolvimento do treinamento esportivo no basquetebol;

·         Estabelecer relações entre os conteúdos fisiológicos e a prática esportiva, integrando as disciplinas: biologia e educação física.

Duração das atividades
Recomendam-se três encontros/aulas, com duração de cinquenta minutos para cada aula a ser desenvolvido. 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Este conteúdo faz parte de um grupo de aulas que visam aprofundar questões tratadas superficialmente nos vídeos da TV escola: TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837) e TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132).

Cada conteúdo se detém a uma parte ou assunto tratado nesses vídeos aprofundando nas discussões, nas vivências e estabelecendo novas relações com outros temas.

Buscamos nesta aula dar proseguimento a algumas aulas do portal que seguem a mesma sequência pedagógica, ou seja, o conteúdo trabalhado anteriormente em um tema serve de suporte (base e/ou complemento) ao assunto seguinte.

Para que as reflexões sobre o assunto tratado nessas aulas aconteçam de forma satisfatória é importante que o professor trabalhe os conhecimentos presentes nos conteúdos abordados nas sequências abaixo antes de continuar nessa sequência:

  1. Analisando a quadra de basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes) -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40544
  2. As regras no basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes) – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40547
  3.  Jogos populares de arremesso que remetem ao basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40549
  4. A arte de driblar com as mãos (autor – Wilson Vassallo Fagundes) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=41296
  5. A precisão no basquetebol (autor – Wilson Vassallo Fagundes) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=41308
  6. Basquetebol de rua (autor – Wilson Vassallo Fagundes) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=41309
  7. O basquete a serviço da indústria de consumo (autor – Wilson Vassallo Fagundes) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=42109
Estratégias e recursos da aula

Fundamentação ao professor:

Recomenda-se que o professor assista aos vídeos abaixo citados que ajudarão na fundamentação das aulas dessa sequência e de outras que virão aliadas a estas.

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

 

1º Momento – Caso ainda não tenha ocorrido nas sequências anteriores, o professor poderá assistir com a turma os vídeos da TV escola abaixo relacionados (vídeos de introdução), ressaltando a parte que será aprofundada nas aulas que seguem:

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36837

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

 

A partir das informações assimiladas ou relembradas dos vídeos anteriormente citados, o professor deverá se deter e aprofundar as discussões nos seguintes pontos: A utilização dos fundamentos em algumas situações de jogo, regras, quadra e treinamento.

 

2º Momento – Com base nos pontos ressaltados, o professor deverá iniciar a aula com a seguinte pergunta: É TAREFA DA ESCOLA FORMAR ATLETAS?

 

Para responder essa pergunta vamos assistir a um vídeo que vai nos ajudar a refletir sobre o assunto:

 

 

 

Após assistir o vídeo discutir com a turma sobre o papel da escola na formação do aluno:

O vídeo nos deixa claro que a função principal da educação física na escola é possibilitar múltiplas vivências corporais, bem como um conhecimento variado sobre elas. O treinamento de uma determinada atividade específica seria algo além das aulas habituais, normalmente o que se aproxima mais do treinamento nas escolas são as escolinhas esportivas realizadas fora do turno normal.

 

Alguns autores definem treinamento como:

 

Treinamento é o conjunto de procedimentos tendentes a
conduzir um ser humano ao máximo de suas possibilidades
físicas
. (ANDRI VER, LECLERQ e CHIGNON)”.

 

O Treinamento Desportivo é um meio encaminhado a exercitar e coordenar as funções fisiológicas dos diferentes grupos musculares do organismo. (BAYER)”.

 

Treinamento é o conjunto de atividades que tendem a
desenvolver as qualidades mentais e físicas com o objetivo de
alcançar o máximo de rendimento individual
. (GIRALDES)”.

 

Concluímos então que a diferença entre se treinar e simplesmente vivenciar uma determinada atividade está no objetivo que se quer alcançar, ou seja, o treinamento tem como objetivo alcançar o máximo do corpo e talvez por isso o desenvolvimento da habilidade pode se tornar monótono e não muito agradável. Já sua simples vivência tem por objetivo a descoberta e o prazer da informalidade.

 

3º Momento - Vivenciando uma sequência de treinamento no basquetebol

 

Normalmente o treinamento de um esporte de alto nível é algo bem complexo, composto de atividades variadas, muita repetição do gesto técnico, muitos profissionais de várias áreas envolvidos e um planejamento criterioso.

É claro que não vamos reproduzir tudo isso agora, porém podemos fazer algumas atividades que ilustrarão como seria uma sequência de treinamento no basquete.

 

Atividade 01: Aquecimento

 

O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável incorporá-lo nos treinamentos físicos. Ele evita e previne lesões graves, atuando também contra as dores no corpo.

 

Tempo aproximado – 10 minutos

 

  1. Alongamento: Panturrilhas, tendões da perna, quadríceps, virilha e braços;
  2. Corrida (para frente e para trás; de lado a lado);
  3. Driblar, passar e ir para a bola (em pares e se deslocando de uma linha lateral à outra);
  4. Jogar Pega-Drible por 6 minutos: Divida os atletas em grupos de dois; cada dupla com uma bola, o jogador de posse da bola deverá driblar seu parceiro saindo de um lado da quadra até chegar ao outro. Do outro lado as funções se invertem. De tempos em tempos as duplas se misturam.
     

 

Atividade 02: Prática de habilidades

 

Consiste no treinamento físico propriamente dito, nesse caso o aprimoramento do gesto técnico e noção de ataque-defesa.

Tempo aproximado – 30 minutos

 

 

  • Arremesso: Arremesso Rápido com duas bolas em grupos de três jogadores. Montar estação com três jogadores (rebote, passe e arremesso); o professor deve ficar perto do atleta para prestar assistência.

 

  • Treino de Ataque Rápido: O professor faz um arremesso longo; o aluno corre, pega a bola antes (não dribla a bola quando ela está batendo), dribla para converter sob a cesta (bandeja), pega o rebote e passa para o técnico; repetir voltando para a quadra após arremesso de um colega que está do outro lado no auxílio ao professor.

 

  • Rebote: Bola rebatida. Dois jogadores por vez; o professor arremessa e os jogadores disputam entre si para pegar a bola e converter a cesta.

 

  • 3-a-3: Ataque-defesa. O jogador de defesa vai até a bola, com a barriga voltada para ela, e “fecha a porta”; o jogador de ataque coopera com os companheiros, procura uma abertura, pega o rebote e tem consciência da infração dos 3 segundos no garrafão; quando o jogador de defesa pega a bola, a devolve para o professor e as equipes trocam de função.

 

  • Promova um jogo-treino com duração de 5 a 7 minutos.

 

Atividade 03: Recuperação e orientação técnica

É o momento de se recuperar do desgaste, relaxar a musculatura e receber orientações do treinador. Nesse caso reunir a turma e promover um pequeno alongamento e relaxamento.

Tempo aproximado – 10 minutos

 

3º Momento – Analisando o corpo sob treinamento

 

Organizar com o professor de biologia uma aula conjunta, onde informações sobre a influência do treinamento sobre o corpo será explorada.

Pontos a serem aprofundados poderão ser relacionados previamente pelos alunos. Segue abaixo alguns exemplos de temas:

  • O que é a fadiga muscular? Como ela acontece?
  • Quais são as consequências do doping para o corpo?
  • Como a musculatura do corpo reage quando é muito exigida?
  • Quais são as lesões mais comuns? Como elas acontecem?
  • O que o treinamento precoce pode causar na criança?

 

Obs. Além dos professores um treinador com tempo de experiência no assunto poderá ser convidado para dar uma palestra sobre o assunto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os profissionais [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

http://www.bolar.com.br/basquete_treinamento_fisico.html

(O treinamento físico e mental)

 

http://www.efdeportes.com/efd121/os-principios-do-treinamento-esportivo-conceitos-definicoes.htm

(Os princípios do treinamento esportivo)

 

http://sports.specialolympics.org/specialo.org/Special_/English/Coach/Coaching/Portuguese/Basketball/default.htm

(guia de treinamento de basquetebol – download)

 

http://jefersonvianna.sites.uol.com.br/treinamento.html

(Treinamento Desportivo)

 

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/9934

(Medicina esportiva/atividade física)

 

http://www.fisioterapiadesportiva.com.br/posts/view/2

(Lesões nos esportes)

 

http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/alunos/alunos4.asp

(Doping no esporte)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37139

(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 01)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37132

(Portal do professor – Recursos educacionais – Basquetebol / parte 02)

Avaliação

Desafio: Após as atividades e discussões dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo monte uma sequência de exercícios físicos para o treinamento de uma determinada habilidade específica no basquetebol.

Essa sequência deverá ter a seguinte estrutura:

  1. Aquecimento (atividades com duração máxima 10 minutos);
  2. Treinamento da habilidade (atividades com duração máxima 30 minutos);
  3. Relaxamento (atividades com duração máxima 10 minutos).

 

As habilidades a serem desenvolvidas são:

  • O passe (Grupo 01);
  • O Drible e a finta (Grupo 02);
  • O arremesso (Grupo 03);

 

Cada grupo deverá apresentar a sequência em uma aula para os outros dois grupos, fazendo assim o papel de treinadores dos mesmos.

No final de cada apresentação o professor deverá reunir a turma para discutir os prós e contras daquela sequência elaborada.

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