Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Copa do Mundo 2014: Problema ou solução para o Brasil?

 

21/09/2012

Autor e Coautor(es)
Thiago Gerheim de Andrade
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os jovens não são meros espectadores deste momento social e econômico que está sendo gerado pela Copa do Mundo, muito pelo contrário, eles são parte integrante, e estão vivenciando este momento, portanto, podem e devem entender e posicionar-se com relação ao presente e o futuro de seu país. A copa poderá trazer muitos avanços para o Brasil, porém os problemas vão muito além dos atrasos nas obras dos estádios.  O objetivo desta aula, é  construir junto com o aluno uma percepção crítica sobre a Copa de 2014 no Brasil.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Urbanização brasileira, planejamento e equipamentos públicos e turismo como atividade do setor de serviços.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor esta aula tem como objetivo gerar um debate sobre a Copa do Mundo de 2014 que acontecerá no Brasil, e poder juntamente com os alunos arquitetar um pensamento sobre aquilo que poderá ser bom para o país e também para a população, porém não deixando de citar aquilo que a exemplo de outros mundiais ocorreu de prejuízo para a nação, tanto do ponto de vista social quanto econômico.

 

AULA 1

 

momento 1: Inicie a aula apresentando aos seus alunos os vídeos abaixo, estes foram produzidos pelo canal Esporte Interativo e irão apresentar as cidades que serão sedes de jogos e a real situação da obra nos estádios.

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, estes vídeos apresentam um panorama geral da situação das obras, assim como, dados financeiros e principais dificuldades para a conclusão das obras nos prazos definidos. Sugira aos alunos que observem estes dados e principalmente a grande diferença no andamento das obras de cada uma das 12 cidades sedes da copa de 2014.

vídeo 1 - Especial Copa do Mundo 2014 (parte I) - Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=rjU1KeTPack (acesso 18/08/2012)

vídeo 2 - Especial Copa do Mundo 2014 (parte II) - Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=SKRHzhdT0zg (acesso 18/08/2012)

momento 2:  Após assistirem aos vídeos acima escreva no quadro a seguinte frase: Copa do mundo 2014, problema ou solução para o Brasil? Faça duas colunas uma com o titulo problemas e outra solução, baseado nos vídeos apresentados anteriormente, deixe os alunos opinarem e anote tudo aquilo que eles disserem sobre o assunto. Após anotar as respostas dos alunos, as utilize para debater com eles sobre a pergunta feita no momento anterior.

momento 3: Depois deste primeiro debate, apresente para seus alunos o vídeo abaixo que irá levantar mais algumas questões para que possam ser discutidas e assim ajudar a fomentar o debate.

vídeo - Copa de 2014 no Brasil: Vale a pena? - Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=_WXOtHU9sM4 (acesso 18/08/2012). Após o vídeo escreva no quadro as três afirmações abaixo retiradas do próprio vídeo, deixe os alunos opinarem sobre o assunto.

"Esta será a copa mais cara da história"

"A Copa não vai gerar retorno para os brasileiros, o gasto é do governo, mas o lucro não."

"Porque no Brasil serão 12 sedes ao contrário da copa de 2010, onde foram somente 9 sedes."

momento 4: Para finalizar esta aula lance a seguinte pergunta: O brasil realmente precisa desse mundial? Peça que os alunos respondam baseados no que viram por meio dos vídeos, discussões em aula e outras fontes. Esta atividade deverá ser entregue na aula seguinte.

 

AULA 2

 

momento 1: Apresente nesta aula os vídeos abaixo referentes a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, eles irão apresentar os gastos do mundial e também um panorama sobre como ficou o país um ano após a Copa do Mundo. Peça que eles observem aquilo que deu certo e o que deu errado com relação a copa de 2010.

vídeo 1 -  África em números, disponível em http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=kG4GvheXUCs&NR=1 (acesso 18/08/2012)

vídeo 2 - África, um ano após a Copa 1, disponível em http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=rtM5EJ2988w (acesso 11/09/2012)

vídeo 3 - África, um ano após a Copa 2, disponível em http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=EJl24gHmyhk&NR=1 (acesso 18/08/2012)

 

SUGESTÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), utilize a exibição destes vídeos para levantar com seus alunos questões do tipo: 

A subutilização dos estádios construídos para a realização do mundial;

A difícil tarefa de administração destes mega estádios e toda esta infra-estrutura deixada como "herança";

O retorno econômico relatado no vídeo para a África do Sul;

 

momento 2: Discuta com seus alunos sobre o que estes vídeos que apresentam acerca da realidade na África do Sul no pós-copa, e se eles podem servir de alerta para a Copa de 2014 no Brasil.

momento 3: Após o debate, os alunos deverão apontar no caderno os principais alertas levantados na discussão do momento anterior e o porquê desses alertas.

 

AULA 3

 

momento 1: Entregue a seus alunos o texto "Infraestrutura é adversária do Brasil na Copa de 2014." retirado de uma reportagem da revista veja, deverá ser debatido em sala de aula. Para a aula este texto tem como objetivo: apresentar as principais infraestruturas para a realização deste evento, e a situação destas infraestruturas de acordo com especialistas e também servir como base para a realização da tarefa proposta no momento seguinte.  Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/infraestrutura-adversaria-brasil-copa-2014 (acesso 18/08/2012)

momento 2: Após a apreciação e debate sobre o texto acima, leve os alunos à sala de informática e apresente a eles o mapa abaixo, no qual serão apresentadas as 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Divida a turma em 12 grupos (dependendo do tamanho da turma serão 12 duplas ou alguns trios), faça um sorteio para saber qual equipe ficará responsável por qual sede e peça para que eles, utilizando dos diversos recursos da internet, pesquisem informações relevantes sobre a sede na qual foi sorteado. 

Sites indicados para a pesquisa:

Portal 2014: http://www.portal2014.org.br/ (acesso 11/09/2012)

Ministério do Esporte: http://www.esporte.gov.br/ (acesso 11/09/2012)

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), você deverá indicar que os problemas estruturais citados no texto anterior (telecomunicações, hotelaria, transporte, estádios) constem na pesquisa, assim como outros fatores de grande importância, tais como: mobilidade urbana e perspectivas para o pós-copa. Estas informações deverão constar na pesquisa como eixo comum a todas as sedes, porém, os alunos podem e devem usar a criatividade e o senso crítico para fazer suas próprias colocações e levantar outros fatores (positivos e/ou negativos para a realização da Copa do Mundo naquela determinada localidade).

 

 copa

Disponível em: http://www.guiadacopa.net/2014/noticias-da-copa/83-diversos/908-mapa-da-copa-2014 (acesso 18/08/2012)

 

AULA 4

 

momento 1 : PESQUISA SOBRE AS SEDES DA COPA: (Esta deverá ser feita utilizando a sala de informática da escola).

 

Etapa 1 - Esta pesquisa deverá ser feita pela equipe e, como apontado acima, o professor deverá nortear quais aspectos os grupos, de uma forma geral, deverão pesquisar, porém eles terão autonomia para ir mais além em suas pesquisas;

Etapa 2 - As equipes deverão apresentar este trabalho através da criação de um blog, neste deverá constar ,informações vídeos, textos, charges e outros tipos de imagem sobre a sede a qual a equipe ficou responsável;

Tutorial como criar um blog no blogspot: http://www.tecmundo.com.br/web/1220-como-criar-um-blog-no-blogspot.htm (acesso 18/08/2012)

Etapa 3 - A apresentação destes trabalhos deverá ser por meio de aulas multimídia, nas quais todos irão para a sala de informática da escola e a equipe responsável por apresentar seus trabalhos irá coordenar o acesso ao seu blog. Caberá ao professor ser o mediador do debate sobre aquela sede e as informações levantadas pela equipe e pelos alunos expectadores;

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), caberá ao senhor(a) decidir quantas aulas os alunos terão para apresentar os trabalhos referentes as 12 sedes, isso dependerá muito de como está a participação da turma no debate pontual sobre cada sede. Fica como sugestão a apresentação de três equipes por aula.

Etapa 4 - Após todos os grupos apresentarem os seus trabalhos e os debates terem sido mediados pelo professor, deverá ser criado um blog com um nome sugerido pela turma para que neste blog da turma exista um link que direcione para todos os outros blogs de cada uma das 12 equipes com informações das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A sugestão é que o nome desse blog da turma seja de fácil memorização, para que possa ser divulgado na escola e entre outras pessoas como um meio de serem obtidas informações atualizadas sobre o evento no Brasil.

Recursos Complementares

Portal da Copa: http://www.portal2014.org.br/ (acesso 11/09/2012)

Acervo digital da Veja: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2184&pg=116 (acesso 11/09/2012)

Perguntas e respostas, Copa do Mundo 2014: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/copa_do_mundo/index.shtml (acesso 11/09/2012)

Site oficial da FIFA: http://pt.fifa.com/worldcup/index.html (acesso 11/09/2012)

Avaliação

O professor deverá avaliar nesta aula a participação dos alunos nos momentos da aula, e também a criação do blog que será um dos principais objetivos das aulas. Este blog, além de ser criado pelos alunos, deverá ser atualizado pelos mesmos como forma de se manterem informados e sempre atualizados sobre a Copa no Brasil.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 11/11 - 100%
  • Quatro estrelas 0/11 - 0%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • silvia Goretti Froi Lourenço, E. E. São João Batista , Minas Gerais - disse:
    silvia.frois@yahoo.com.br

    02/05/2014

    Cinco estrelas

    Aula superinteressante! Parabéns colega professor!


  • Tati, Escola Estadual Odete Ignês Resstel Villas Bôas , Mato Grosso do Sul - disse:
    titiele@ig.com.br

    12/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito legal, amigo professor! Você está de parabéns... Utilizei seu plano de aula adaptando a ralidade da minha escola e aos meus alunos e trabalharei o tema neste mês de Maio. Obrigada, muito saúde.


  • valdenete r. rezende, EE.CARMELITA CARVALHO GARCIA , Minas Gerais - disse:
    valdeneterezende@yahoo.com.br

    09/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom seu plano de aula.Vou transforma-lo num pequeno projeto. Parabéns pela organização dos temas. Obrigado por compartilhar conosco.


  • Neide Marques, Escola Ana Berling e EE Francisco João Leme , São Paulo - disse:
    nia4112@gmail.com

    23/03/2014

    Cinco estrelas

    Muito adequada e boa sua proposta. Eu estava procurando um debate sobre a copa e vou aproveitar seu material para aplicar em sala porque meus alunos gostam de participar de debates. Parabéns, e agradeço por você ter disponibilizado. Abraços e sucesso. Neide Marques - (Geografia - São José dos Campos)


  • Raimunda B. dos Anjos Barbosa, Escola Municipal São Judas Tadeu , Bahia - disse:
    raimundaanjoss@gmail.com

    09/03/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns! Muito interessante a criativa a sequencia didática sobre a Copa do mundo.Entendemos que torna-se necessário nas aulas o professor dialogar com seus alunos e juntos construir uma percepção crítica sobre a Copa de 2014 no Brasil.E com suas ideias postada no blog nos dar sustentação para inovar nossas aulas de Geografia na EJA. Obrigado!


  • Nilcéia Aparecida Alegranci Ragazzi, Sesi - Salto , São Paulo - disse:
    nilceiaragazzi@yahoo.com.br

    09/03/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom seu plano de aula


  • Ana Laura Lacôrte, EE Gervásio Lara e EE Presidente Itamar Franco , Minas Gerais - disse:
    analauralacorte1@hotmail.com

    08/03/2014

    Cinco estrelas

    Adoro seu blog, sempre utilizo seu material postado. Já tinha iniciado um projeto sobre a Copa 2014 e essas sugestões de aulas irão auxiliar-me muito. Obrigada pela generosidade em compartilhar ideias que tornam as minhas aulas melhores.


  • eliamar, Escola Estadual Pindorama , Mato Grosso - disse:
    eliamaroo17@hotmail.com

    08/03/2014

    Cinco estrelas

    otimo, gostaria de poder acessar sempre. me ajuda muito.


  • Neiva Salete, Colégio Estadual José Loureiro da Silva , Rio Grande do Sul - disse:
    neivasaletefs@gmail.com

    25/02/2014

    Cinco estrelas

    ótima aula, parabéns professor por sua criatividade.


  • Famara, UFRN , Rio Grande do Norte - disse:
    famarasouza@hotmail.com

    11/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom o plano de aula, e o tema escolhido é super atual. Devemos sempre buscar formas de levar ao aluno a construir seu conhecimento de maneira crítica.


  • ELIANE MEGGOLARO CAMINI, escola nto , Rio Grande do Sul - disse:
    emeggolarocamini@yahoo.com

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    muito boa suas sugestões de aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.