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Possibilidades de ataque e defesa da bola rebatida pelo bloqueio adversário

 

10/06/2013

Autor y Coautor(es)
paulo roberto garcez oliveira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O aluno deverá realizar corretamente as trocas de posições com o levantador no sistema 4X2 sem infiltração.

- O aluno deverá ser capaz de executar o ataque para cada posição do rodízio.

- O aluno deverá posicionar-se corretamenter para defender a bola rebatida pelo bloqueio da equipe adversária.

Duração das atividades
Esta aula será realizada em 3 momentos de 50min., totalizando 150min. de aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento anterior

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente o professor reunirá a turma para apresentar o sistema de jogo 4x2.  Deverá esclarecer que este sistema utiliza 2 levantadores e 4 atacantes na equipe, tendo sempre um levantador na rede e outro no fundo, o que possibilita se jogar sem infiltração ou com infiltração do levantador.

Nesta aula estaremos conhecendo e vivenciando o sistema 4x2 sem infiltração, com o levantador que está na rede fazendo os levantamentos da posição 3, ou meio de rede.

Neste sistema é preciso que a equipe se posicione para receber o saque em "W", deixando o levantador livre na rede para se deslocar para a posição 3.  

Para uma maior visualização das trocas de posição o professor deverá passar o vídeo:  http://www.youtube.com/v/zPAPI-J_K2o&fs=1&source=uds&autoplay=1 

 

Atividade 1:

Para fixação dos posicionamentos pelos alunos, estes deverão se posicionar na quadra, cada um ocupando uma posição do rodízio.  A cada rodízio os alunos deverão montar a recepção para recepção em "W", devendo o levantador fazer o deslocamento para a posição de levantamento.  Este exercício é feito sem bola, devendo o professor dar o comando para as trocas de posições do levantador e a realização do rodízio.

Atividade 2:

Os alunos deverão simular o jogo do voleibol, devendo a bola ser lançada e agarrada ao invés de ser rebatida.  Isto proporcionará que o jogo transcorra de forma mais lenta e com menos interrupção, facilitando a assimilação dos posicionamentos e troca de posições.  Os alunos deverão obrigatoriamente realizar a passagem por 3 jogadores de cada equipe antes de ser enviada para a quadra adversária, devendo também o segundo toque ser para o levantador na posição 3.  Este por sua vez deverá simular um levantamento para as extremidades da rede (posições 2 e 4).

 

2° momento:

O professor deverá fazer um resgate da aula anterior sobre as peculiaridades do sistema 4x2 sem infiltração, lembrando que este sistema utiliza 2 levantadores, e que o levantador que fará o levantamento será o que está na rede e o fará da posição 3, ou meio de rede.  O levantador deverá estar livre da recepção do saque para se deslocar para a posição 3, e terá 2 opções de atacantes para fazer o levantamento. 

A seguir o professor deverá passar este vídeo para melhor visualização do sistema pelos alunos:  http://www.youtube.com/v/2STZZMG31Cw&fs=1&source=uds&autoplay=1

 

                        

As possibilidades de ataque são diversas, aumentando de acordo com o domínio técnico dos jogadores.  Alguns exemplos podem ser vistos neste próximo vídeo, embora sejam protagonizados por jogadores de alto nível técnico, servem como exemplo para os alunos observarem os sistemas de recepção mais avançados, as trocas de posição e as múltiplas possibilidade de jogadas de ataque: 

http://www.youtube.com/v/xr3v7yMylCE&fs=1&source=uds&autoplay=1

 

Atividade 3:

Nesta atividade a turma deverá estar dividida em 2 grupos, estando um em quadra com 6 jogadores e armados para a recepção do saque no sistema de recepção em "W", e utilizando o sistema de ataque 4x2 sem infiltração.  O outro grupo deverá estar sacando no fundo da quadra oposta.

Será feita uma simulação de jogo, onde serão dados saques para que a equipe armada para recepção e ataque atue observando os aspectos aprendidos até agora.  Após efetuado o ataque, a atividade se reinicia com um novo saque.

Atividade 4:

Deverá ser realizado um jogo onde só seja permitido passar a bola para a quadra adversária de toque ou manchete, de forma que a bola fique mais tempo no ar e proporcione uma maior movimentação dos jogadores em quadra consolidando os conhecimentos tratados na aula.

 

3° momento:

O professor deve iniciar a aula despertando os alunos para o fato de que em grande parte dos ataques a bola bate no bloqueio adversário e retorna para a quadra do atacante.  Torna-se necessário então que a equipe se organize para defender e evitar que a bola caia em sua quadra.

A idéia básica é que o máximo de jogadores, após a definição da jogada de ataque, se voltem para onde este foi efetuado e se aproximem para fazer a cobertura de ataque.

Esta cobertura se faz em 2 linhas principais, uma mais próxima do ataque/bloqueio (1ª linha), e outra mais afastada (2ª linha), cobrindo o fundo de quadra.

O professor deverá apresentar esta situação de jogo para os alunos, exibindo o vídeo a seguir:  http://www.youtube.com/v/pKQjCHWs2jk&fs=1&source=uds&autoplay=1

                                

 

Atividade 5:

O professor deverá posicionar em quadra uma equipe com 6 jogadores, que farão a recepção do saque e o ataque.  Durante o ataque a equipe deverá executar a proteção do ataque. 

O professor deve estar atento às movimentações executadas, orientando e corrigindo os alunos.  Quanto melhor forem executados os posicionamentos e movimentações, maisdifícil será a bola cair no chão, consequentemente mais tempo ela ficará no ar, tornando o jogo mais interessante e motivante.

Considerando-se que a turma já encontra-se em um estágio um pouco mais avançado, as atividades propostas devem se aproximar o máximo possível do jogo propriamente dito.

Atividade 6:

Neste momento a turma deverá realizar o jogo do voleibol buscando colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos.  É preciso que o jogo seja orientado, corrigido, analisado, e tenha situações de erro repetidas para uma execução correta.  Não deve ser uma vivência descompromissada com o aprendizado, e sim servir como momento de prática dos conhecimentos adquiridos.

Recursos Complementares
Avaliação

Como processo reforço do conteúdo visto e de avaliação os alunos deverão responder às questões apresentadas no videos:

http://www.youtube.com/v/pJEJbFWpbNc&fs=1&source=uds&autoplay=1

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Eliana Rodrigues Pereira de Souza, EE MONSENHOR JOSE AMANTINO DOS SANTOS , Minas Gerais - dijo:
    tatiiemp@hotmail.com

    13/06/2013

    Quatro estrelas

    Achei a aula relevante,mas acredito que será necessário mais numeros de aulas para fixação e treinos. Parabéns pelas aulas, muito bom o desenvolvimento.


Sem classificação.
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