Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A globalização e o sistema capitalista de mercado

 

21/09/2012

Autor e Coautor(es)
Thiago Gerheim de Andrade
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Dar ao aluno a capacidade de analisar o processo de globalização mundial, seus benefícios para a sociedade e suas consequências, principalmente as sofridas em 2008 com a chamada "crise econômica mundial".

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve possuir o conhecimento prévio referente ao sistema econômico mundial, o capitalismo, vigente desde o fim da guerra fria.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

momento 1: Para introduzir o assunto, proponho ao professor(a) que utilize uma paródia do hino brasileiro feita com grandes marcas.

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, sugiro que a imagem seja apresentada, aos alunos, por meio de um data show. Após observarem a imagem, sugira aos alunos que, de forma oral, tentem interpretar qual foi a intenção do autor em fazer esta paródia.

h

Disponível em: http://blogentretenimentos.wordpress.com/tag/propaganda/ (acesso 19/08/2012)

momento 2: Após a apreciação dos alunos sobre a imagem acima, leve os alunos para a sala de informática da escola, peça que eles se organizem em trios, e pesquisem sobre o país de origem de cada uma das marcas mencionadas na paródia, a qual setor da economia elas estão inseridas e também com qual ou quais produtos estas empresas trabalham. Os resultados obtidos deverão ser anotados no caderno.

momento 3: Com o auxilio do data show, faça a projeção do mapa-múndi no quadro, e peça para que cada grupo venha ao quadro de forma aleatória e marque, com o giz, o país de origem de determinado produto da pesquisa realizada.

mapa

Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/mapa-mundi.html (acesso 11/09/2012)

Após todos os produtos terem sido marcados, comente com eles que até o século XX as multinacionais eram compostas basicamente de empresas norte-americanas e europeias, o que nos dias atuais difere bastante com a presença de empresas asiáticas e sul-americanas. A expansão das multinacionais tornou-se possível devido a três fatores essenciais referentes ao processo de globalização: 

 

1. REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA;

sss

Disponível em: http://ne10.uol.com.br/coluna/trajeto-profissional/noticia/2009/05/11/o-avanco-da-tecnologia-na-saude-187267.php (acesso 19/08/2012)

2. EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES;

q

Disponível em: http://mundodomarketing.com.br/artigos/redacao/76/afinal-o-que-e-web-marketing-.html (acesso 19/08/2012) Para ter acesso ao conteúdo deste site é necessário que seja feito um cadastro.

3. EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES.

t

Disponível em: http://pepa8b-historia.blogspot.com.br/2008/05/revoluo-dos-transportes.html (acesso 19/08/2012)

z

Disponível em: http://pepa8b-historia.blogspot.com.br/2008/05/revoluo-dos-transportes.html (acesso 19/08/2012)

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, sugira que seus alunos formem trios e pesquisem sobre cada um dos fatores que impulsionaram o processo global no mundo. Sugiro que trabalhe a Revolução técnico-científica num primeiro momento, afinal esta trará muito material e informações para serem utilizadas em sala de aula. E num segundo momento, seja trabalhada  a evolução das telecomunicações e dos transportes. Nesta pesquisa deverá ser usada a sala de informática, e o material deverá ser organizado pelo trio de forma a ser apresentado na próxima aula.

Sites indicados para a pesquisa:

Os impactos da democratização da informação: http://blog.facsenac.com.br/?tag=revolucao-tecnologica (acesso 11/09/2012)

Revolução técnico-científica e globalização: http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2011/11/revolucao-tecnico-cientifica.html (acesso 11/09/2012)

Tendências da revolução técnico-científica: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=149047 (acesso 11/09/2012)

 

AULA 2

 

momento 1: Após as pesquisas feitas pelos alunos, utilize o material trazido por eles para juntos perceberem como em tão pouco tempo a tecnologia tem avançado de uma forma tão rápida, e podemos dizer até assustadora. Vá até o quadro e faça duas colunas em uma delas peça para os alunos dizerem aquilo que entendem como benefícios advindos do processo de globalização, e na outra coluna peça para eles dizerem aquilo que a globalização tem de malefício.

momento 2: Chame a atenção deles para as implicações negativas do processo global e principalmente sobre a desigualdade gerada por meio deste processo, para isso, utilize o texto do geógrafo Milton Santos "Por uma globalização mais humana". Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351805.shtml (acesso 19/08/2012). Este texto deverá ser entregue aos alunos e a leitura deverá ser realizada coletivamente. 

momento 3: Apresente aos alunos as perguntas abaixo, e peça para as responderem de forma individual e no caderno.

 

1. O autor critica a globalização de uma maneira totalitária neste texto?

2. Qual o ponto chave levantado pelo autor como o grande problema do processo de globalização?

3. Qual a sua opinião sobre a colocação de Milton Santos neste texto?

4. Este texto foi escrito em 1995, consegue perceber diferenças daquelas levantadas pelo autor nos anos posteriores?

 

momento 4: Após os alunos terem feito a atividade proposta, transforme suas respostas em um debate com a turma.

 

AULA 3

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), Após ter sido trabalhado nas primeiras aulas sobre o processo de globalização e suas principais causas e consequências para a população, utilize esta aula para comentar sobre a expansão das multinacionais e a globalização da economia.

momento 1: Para explicitar como as economias mundiais estão interligadas, sugiro a exibição do documentário "Capitalismo, uma história de amor", do cineasta Michael Moore, que retrata a crise Norte americana de 2007 - 2008 e suas implicações nas economias mundiais. Este documentário tem aproximadamente 127 min. Sugiro que o professor(a) assista, previamente, para poder eleger os trechos mais importantes para a exibição. Trailer do documentário disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9mD6cOZRgek&feature=fvst (acesso 11/09/2012)

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, antes de exibir o documentário, peça a seus alunos para ficarem atentos em algumas questões referentes a economia mundial que serão tratados no vídeo, tais como:

1. Como uma crise local tornou-se um problema mundial?

2. Porque uma crise financeira gerou problemas para toda uma população?

3. Como esta crise afetou a oferta de empregos para os americanos?

4. Como a intervenção do Estado tornou-se necessária para que os bancos não decretassem falência?

 

momento 2: Utilize as perguntas sugeridas para a exibição do documentário, e as utilize em um debate sobre: A expansão das multinacionais, globalização da economia e as principais causas e consequências para a população. Use este debate para poder assim encerrar o conteúdo.

Recursos Complementares
Avaliação

A participação dos alunos nos debates propostos em aula, assim como a realização das atividades, deverá ser avaliada pelo professor de forma individual.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.