21/09/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Dar ao aluno a capacidade de analisar o processo de globalização mundial, seus benefícios para a sociedade e suas consequências, principalmente as sofridas em 2008 com a chamada "crise econômica mundial".
O aluno deve possuir o conhecimento prévio referente ao sistema econômico mundial, o capitalismo, vigente desde o fim da guerra fria.
AULA 1
momento 1: Para introduzir o assunto, proponho ao professor(a) que utilize uma paródia do hino brasileiro feita com grandes marcas.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, sugiro que a imagem seja apresentada, aos alunos, por meio de um data show. Após observarem a imagem, sugira aos alunos que, de forma oral, tentem interpretar qual foi a intenção do autor em fazer esta paródia.
Disponível em: http://blogentretenimentos.wordpress.com/tag/propaganda/ (acesso 19/08/2012)
momento 2: Após a apreciação dos alunos sobre a imagem acima, leve os alunos para a sala de informática da escola, peça que eles se organizem em trios, e pesquisem sobre o país de origem de cada uma das marcas mencionadas na paródia, a qual setor da economia elas estão inseridas e também com qual ou quais produtos estas empresas trabalham. Os resultados obtidos deverão ser anotados no caderno.
momento 3: Com o auxilio do data show, faça a projeção do mapa-múndi no quadro, e peça para que cada grupo venha ao quadro de forma aleatória e marque, com o giz, o país de origem de determinado produto da pesquisa realizada.
Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/mapa-mundi.html (acesso 11/09/2012)
Após todos os produtos terem sido marcados, comente com eles que até o século XX as multinacionais eram compostas basicamente de empresas norte-americanas e europeias, o que nos dias atuais difere bastante com a presença de empresas asiáticas e sul-americanas. A expansão das multinacionais tornou-se possível devido a três fatores essenciais referentes ao processo de globalização:
1. REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA;
Disponível em: http://ne10.uol.com.br/coluna/trajeto-profissional/noticia/2009/05/11/o-avanco-da-tecnologia-na-saude-187267.php (acesso 19/08/2012)
2. EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES;
Disponível em: http://mundodomarketing.com.br/artigos/redacao/76/afinal-o-que-e-web-marketing-.html (acesso 19/08/2012) Para ter acesso ao conteúdo deste site é necessário que seja feito um cadastro.
3. EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES.
Disponível em: http://pepa8b-historia.blogspot.com.br/2008/05/revoluo-dos-transportes.html (acesso 19/08/2012)
Disponível em: http://pepa8b-historia.blogspot.com.br/2008/05/revoluo-dos-transportes.html (acesso 19/08/2012)
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, sugira que seus alunos formem trios e pesquisem sobre cada um dos fatores que impulsionaram o processo global no mundo. Sugiro que trabalhe a Revolução técnico-científica num primeiro momento, afinal esta trará muito material e informações para serem utilizadas em sala de aula. E num segundo momento, seja trabalhada a evolução das telecomunicações e dos transportes. Nesta pesquisa deverá ser usada a sala de informática, e o material deverá ser organizado pelo trio de forma a ser apresentado na próxima aula.
Sites indicados para a pesquisa:
Os impactos da democratização da informação: http://blog.facsenac.com.br/?tag=revolucao-tecnologica (acesso 11/09/2012)
Revolução técnico-científica e globalização: http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2011/11/revolucao-tecnico-cientifica.html (acesso 11/09/2012)
Tendências da revolução técnico-científica: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=149047 (acesso 11/09/2012)
AULA 2
momento 1: Após as pesquisas feitas pelos alunos, utilize o material trazido por eles para juntos perceberem como em tão pouco tempo a tecnologia tem avançado de uma forma tão rápida, e podemos dizer até assustadora. Vá até o quadro e faça duas colunas em uma delas peça para os alunos dizerem aquilo que entendem como benefícios advindos do processo de globalização, e na outra coluna peça para eles dizerem aquilo que a globalização tem de malefício.
momento 2: Chame a atenção deles para as implicações negativas do processo global e principalmente sobre a desigualdade gerada por meio deste processo, para isso, utilize o texto do geógrafo Milton Santos "Por uma globalização mais humana". Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351805.shtml (acesso 19/08/2012). Este texto deverá ser entregue aos alunos e a leitura deverá ser realizada coletivamente.
momento 3: Apresente aos alunos as perguntas abaixo, e peça para as responderem de forma individual e no caderno.
1. O autor critica a globalização de uma maneira totalitária neste texto?
2. Qual o ponto chave levantado pelo autor como o grande problema do processo de globalização?
3. Qual a sua opinião sobre a colocação de Milton Santos neste texto?
4. Este texto foi escrito em 1995, consegue perceber diferenças daquelas levantadas pelo autor nos anos posteriores?
momento 4: Após os alunos terem feito a atividade proposta, transforme suas respostas em um debate com a turma.
AULA 3
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), Após ter sido trabalhado nas primeiras aulas sobre o processo de globalização e suas principais causas e consequências para a população, utilize esta aula para comentar sobre a expansão das multinacionais e a globalização da economia.
momento 1: Para explicitar como as economias mundiais estão interligadas, sugiro a exibição do documentário "Capitalismo, uma história de amor", do cineasta Michael Moore, que retrata a crise Norte americana de 2007 - 2008 e suas implicações nas economias mundiais. Este documentário tem aproximadamente 127 min. Sugiro que o professor(a) assista, previamente, para poder eleger os trechos mais importantes para a exibição. Trailer do documentário disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9mD6cOZRgek&feature=fvst (acesso 11/09/2012)
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, antes de exibir o documentário, peça a seus alunos para ficarem atentos em algumas questões referentes a economia mundial que serão tratados no vídeo, tais como:
1. Como uma crise local tornou-se um problema mundial?
2. Porque uma crise financeira gerou problemas para toda uma população?
3. Como esta crise afetou a oferta de empregos para os americanos?
4. Como a intervenção do Estado tornou-se necessária para que os bancos não decretassem falência?
momento 2: Utilize as perguntas sugeridas para a exibição do documentário, e as utilize em um debate sobre: A expansão das multinacionais, globalização da economia e as principais causas e consequências para a população. Use este debate para poder assim encerrar o conteúdo.
Capitalismo e economia de mercado: http://www.enemvirtual.com.br/capitalismo-e-economia-de-mercado/ (acesso 11/09/2012)
Efeitos da Globalização: http://www.oeconomista.com.br/efeitos-da-globalizacao/ (acesso 11/09/2012)
A globalização e a nova ordem mundial: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-globalizacao-e-a-nova-ordem-mundial-e-as-formas-em-que-estes-aspectos-influenciam-nossas-vidas-1407539.html (acesso 11/09/2012)
Como a China virou potência?: http://www.brasilescola.com/china/made-in-china-como-china-virou-potencia.htm (acesso 11/09/2012)
A participação dos alunos nos debates propostos em aula, assim como a realização das atividades, deverá ser avaliada pelo professor de forma individual.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/07/2015
Cinco estrelasExcelente aula
24/03/2015
Cinco estrelasEstou encantada com as sugestões de aulas oferecidas. A descoberta desses recursos confirmou que estou na profissão certa.
27/02/2013
Quatro estrelasGostei muito da aula foram muito criativos, me deu várias ideias....
06/11/2012
Cinco estrelasGostei muito da sua sequencia didatica, gostaria muito de aplicar com meus alunos de EJA. Neste caso, acho que levaria um maior numero de aulas.
05/11/2012
Quatro estrelasMITO INTERESSANTE A AULA, GOSTEI MUITO