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“Corrente Revolucionária de Minas Gerais (CORRENTE)”

 

29/08/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Compreender o papel da resistência das organizações armadas no movimento de luta contra a Ditadura Militar.

 

- Entender as formas de ações da CORRENTE contra a Ditadura Militar.

 

- Identificar as ideias e mapear a composição social da CORRENTE.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Ditadura Militar no Brasil entre 1964 a 1985.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Em 1964, o Governo João Goulart foi interrompido por um Golpe Civil-Militar que instaurou uma ditadura que perdurou até 1985, colocando em prática uma política de supressão das liberdades públicas, com o fim das garantias constitucionais, censura e tortura. A partir de 1964, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi alvo de várias cisões. Vários militantes se desligaram do PCB em razão de divergências quanto à melhor estratégia para enfrentar a Ditadura Civil-Militar. Em 1967, as lideranças da dissidência mineira do PCB se desligaram formalmente do partido e criaram a CORRENTE. A intenção era formar uma organização militar voltada para a luta armada.

 

Primeiro momento

 

Desenvolvimento

A proposta é que o educador, a princípio, ofereça aos estudantes a possibilidade da construção de uma visão dos traços gerais da vida política da época de formação e atuação da CORRENTE. A construção do contexto ocorrerá em dois momentos: 

 

No primeiro, o professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre a Ditadura Militar brasileira, por meio da exibição de um vídeo explicativo, com duração de 29 minutos, chamado “Regime Militar”, disponível em: Regime Militar

 Acesso em: 16 jun. 2012.

 

O professor deverá destacar, de forma expositiva, algumas das fases, características e eventos essenciais da Ditadura Civil-Militar, estimulando a participação dos alunos.

 

Segundo momento

O segundo passo será a leitura individual de um texto que oferece um panorama sobre a CORRENTE. O primeiro texto (páginas 478-479) encontra-se disponível no site:

http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf . Acesso em: 16 jun. 2012.

 

Os alunos deverão ler o texto indicado seguindo o roteiro abaixo, que servirá de base para um debate que terá o professor como mediador e incentivador. O debate deverá  envolver a troca de opiniões entre todos os presentes, tendo como base temas que são tratados nos textos, tais como:

 

- O surgimento da CORRENTE;

 

- As propostas e ideias de ação defendidas pela CORRENTE;

 

- As ações armadas;

 

- Qual o perfil da composição social dos quadros que formava a CORRENTE;

 

-  As relações da CORRENTE com o movimento operário;

 

- O fim da organização.

 

Aula 3

A partir das informações do artigo lido anteriormente, com base nas discussões travadas e nos tópicos discutidos, os estudantes irão interpretar as imagens a seguir em uma análise oral, utilizando fotografias como fontes de pesquisa e informação histórica. O professor deverá incentivar os estudantes: primeiro, a destacarem personagens, cenário, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo, a cruzarem as informações do artigo com os dados das imagens.

 

Manifestação estudantil

Legenda. Estudantes protestam na Universidade Federal de Minas Gerais. Data: 1968. Local; Belo Horizonte. Fonte: O Diário, 23 de abril de 1968.

 

Greve

Legenda. Empregados da Sociedade Brasileira dede Eletrificação entram em greve. Data: 1968. Local: Belo Horizonte. Fonte: Estado de Minas,  19 de abril de 1968.

 

Croqui

Legenda. Croqui da região onde se deu o assalto ao Banco de Minas Gerais. Data: Janeiro de 1969. Local: Belo Horizonte. Fonte: Diário de Minas, 6 fev. 1969.

 

COFRE

Legenda. Cofre do Banco de Minas Gerais. Data: 1969. Local: Belo Horizonte. Fonte: Estado de Minas, 6 de fevereiro de 1969.

 

 

Conclusão

Os alunos deverão ser incentivados a perceber como se deu a resistência armada contra a Ditadura Militar, por meio do estudo da organização CORRENTE, compreendendo sua formação, suas ações e ideias.

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para os alunos:

- Depoimento de Gilney Amorin Viana, ex-militante da CORRENTE. Disponível em: http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/memoria-e-historia/gilney-amorin-viana. Acesso em: 16 jun. 2012.

 

- Blog sobre a Ditadura Militar. Disponível em: http://ditaduraportalprofessor.wordpress.com/conteudos-multimidia/. Acesso em: 16 jun. 2012.

 

Sugestão de link para o Professor:

- Monografia sobre a CORRENTE. Disponível em: http://sejarealistapecaoimpossivel.blogspot.com.br/2009/03/monografia-sobre-revolucionaria-de.html. Acesso em: 16 jun. 2012.

Avaliação

 

Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconográfica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade crítica em relação às fontes audiovisual e escrita. Deverão ser avaliados quanto à sua interpretação de fontes históricas impressas, assim como na apresentação das suas conclusões.

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