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Combustão - Química Inclusiva-Deficiência Visual

 

06/02/2013

Autor e Coautor(es)
Wania Aparecida Christinelli
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Israel Rosalino, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar o fenômeno da combustão completa e incompleta a alunos deficientes visuais e com visão normal. 

Conteúdo específico: 

  1. Combustível, comburente e energia

  2. Oxidação

  3. Gases estufa

  4. Fuligem

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter noção básica de materiais orgânicos e gases.

Estratégias e recursos da aula

Parte 1: Conceitos específicos e teóricos (30 minutos-incluindo vídeos)

- Introdução teórica sobre energia, caracterizando as formas como ela se manifesta na natureza.: http://www.brasilescola.com/quimica/combustao-completa-incompleta.htm

- Introdução teórica sobre combustão, explicando como a mesma ocorre. Os alunos devem assistir os vídeos sugeridos ao final do texto.

- Exemplificação de combustíveis. Falar sobre diferentes tipos de combustíveis: gasolina, álcool, diesel, biodiesel e a característica na combustão de cada um, relacionando com reações mais "limpas" (álcool) e outras que geram mais poluentes (combustíveis fósseis)

- Contextualização do conteúdo, exemplificando de modo a aproximar da realidade do aluno.

A combustão completa de material orgânico sempre gera os produtos CO2 e H2O, uma vez que ocorre a oxidação e desidratação do material. Compostos que sofrem combustão completa como os álcoois, possuem oxigênio em sua estrutura e juntamente com o oxigênio utilizado como comburente e a energia fornecida pelo fogo é capaz de gerar o CO2. A combustão incompleta de material orgânico sempre resulta em CO2, CO e H2O, pois o material a ser queimado é um hidrocarboneto e não possui um oxigênio em sua estrutura, ou seja, somente se utiliza do oxigênio comburente para gerar o produto, gerando assim o CO. O CO2 surge da oxidação de parte do CO produzido. A H2O aparece nos dois processos pois há a desidratação dos compostos durante a queima, sendo liberado na forma de gás.

 

Parte 2: Vivência (20 minutos)

- Explicar como a vivência ocorrerá.

- Expor medidas de segurança durante o manuseio dos materiais que serão utilizados.

- Distribuir o material produzido previamente na frente de cada aluno, de forma que os mesmos possam entrar em contato com ele.

- Fazer uma explicação oral sobre o assunto:

Apresentar os materiais que serão utilizados na aula (acender fósforo, para que percebam o calor e permitir contato do álcool com a pele dos mesmos). Apresentar o procedimento que será utilizado no experimento de combustão incompleta (colocar na frente de cada aluno um pires com papel e permitir que os mesmos, com auxílio do professor, ateiem fogo ao papel, observando no fim da queima a fuligem. Fazer o mesmo com o próprio palito de fósforo). Apresentar o procedimento que será utilizado no experimento de combustão completa (colocar uma pequena quantidade de álcool no fundo de uma forminha e permitir que os alunos a tateiem para perceber que está úmida. Em outra forminha, colocar uma pequena quantidade de álcool e atear fogo, fazendo os alunos prestarem atenção no som e no calor liberados, após o fogo apagar e a forminha esfriar, permitir os alunos entrarem em contato com a mesma para perceberem as diferenças).

2.1: Aplicação da Vivência

Deve-se trabalhar individualmente ou em pequenos grupos (2-4 pessoas) por vez, sendo que se houver outros grupos, deve haver monitores ou os grupos devem fazer atividades alternativas como produção de texto, desenho sobre o assunto. É necessário que um professor ou monitor acompanhe a atividade de perto devido à periculosidade da mesma.

2.1.1: Materiais Utilizados:

- Palitos de fósforo;

- Álcool;

- Forminhas de metal (de fazer biscoitos ou empadinhas);

- Papel toalha bem fino;

- Pires de porcelana ou vidro;

- Borrifador de água.

2.1.2: Combustão da madeira

Após uma rápida explicação, colocar na frente de cada aluno um prato e entregar-lhes um palito de fósforo, pedindo para que acendam o mesmo (nessa parte há a necessidade de ajudar o aluno, caso ele nunca tenha tido contato com um fósforo). Após aceso, o palito deve ser colocado no prato, deixando-o queimar até que a chama se consuma por completa. Enquanto o palito queima, perguntas referentes às suas percepções devem ser feitas. Com o palito já apagado e frio, pedir que os alunos o peguem e o tateiem novamente para que apresentem suas próprias conclusões sobre o experimento. Pedir para que os mesmos “observem” se existe algum resíduo no prato. Então, deve-se pedir aos alunos uma explicação  sobre o ocorrido e em seguida, explicar os fenômenos utilizando os conceitos apresentados na parte teórica da aula.

2.1.3: Combustão do papel

Após uma rápida explicação, deve-se colocar na frente de cada aluno um prato, entregar um palito de fósforo e um guardanapo de papel, pedindo para que o tateiem (o guardanapo de papel deve ser cortado na forma de um quadrado). Em seguida, o aluno deve colocar o papel no prato, acender o fósforo e colocá-lo em contato com o papel.  Enquanto o papel queima, perguntas referentes  às suas percepções devem ser feitas. Pedir para que os mesmos “observem” se existe algum resíduo no prato. Então, deve-se pedir aos alunos uma explicação  sobre o ocorrido e em seguida, explicar os fenômenos utilizando os conceitos apresentados na parte teórica da aula.

2.1.4. Combustão do álcool

Após uma rápida explicação, deve-se colocar na frente de cada aluno um prato, entregar um palito de fósforo e uma forminha de alumínio, pedindo para que a tateiem (deve-se pedir para que o aluno passe o dedo no fundo e no interior da mesma, para que perceba como é a superfície do metal sem estar úmido). Em seguida, com a utilização de uma forminha preparada previamente, pedir ao aluno que a examine, tateando o seu fundo que contém álcool. Deve-se colocar a forminha sobre o prato e umedecer seu fundo com álcool (utilizando um borrifador e permitindo que o aluno a examine também), até que se forme uma pequena película do líquido no fundo da forminha. Então com um fósforo aceso, aproximar a chama do álcool na forma (essa etapa deve ser conduzida pelo professor). Com o fogo aceso e consumindo o álcool, perguntar aos alunos o que eles perceberam antes e após o início do experimento. Com a forminha já fria, pedir que os alunos a peguem e a tateiem novamente, e expressem suas percepções sobre diferenças referentes a resíduos no fundo da forma e sobre a umidade. Então, deve-se pedir aos alunos uma explicação  sobre o ocorrido e em seguida, explicar os fenômenos utilizando os conceitos apresentados na parte teórica da aula.

Observações:

- A manipulação do fogo deve sempre ser realizada de maneira cautelosa, evitando acidentes e tornando a aula dinâmica e didática tanto para os deficientes visuais como alunos videntes, que terão uma oportunidade de manusear e aprender a riscar e acender um fósforo de maneira correta;

- O papel utilizado no experimento deve ser de material bastante fino, para que a combustão ocorra de forma mais rápida, reduzindo sua área e deixando um pouco de fuligem no prato;

- O papel deve ser queimado de forma aberta no prato, sem muitas ou nenhuma dobradura, pois assim torna-se mais fácil e mais rápida a queima;

- Discutir sobre a afirmação que geralmente se fala após uma queima: não restou nada, mostrando que na verdade existem produtos resultantes em alguns processos de combustão.

- O álcool deve ser acima de 90o, pois evapora de forma rápida, inflamando ao aproximar a chama do palito de fósforo, produzindo uma  explosão com som audível, o que permite que associem a assuntos tratados anteriormente na parte teórica da aula.

Os alunos podem assistir os vídeos (combustão do etanol e combustão completa e incompleta: parte 2)  abaixo e o professor pode utilizar os outros materiais para enriquecer sua explicação sobre o assunto, de modo a cumprir o tempo de 50 minutos de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Combustão do etanol Imagem
Foguetinho cósmico: parte 1: experimento prático Experimento prático
Combustão completa e incompleta: parte 1: experimento prático Experimento prático
Combustão completa e incompleta: parte 2: vídeo Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos devem compreender as características de uma combustão e saber diferenciar combustível, comburente e energia.

Além disso, devem ter o conhecimento sobre as diferenças obtidas nos experimentos e passar a utilizar a terminologia científica ensinada.

A avaliação deve ser feita com um questionamento oral sobre os conteúdos trabalhados, conforme mencionado ao longo da estratégia de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • IVANA MARIA DIAS , CE ALVARO NEGROMONTE , Rio de Janeiro - disse:
    ivanabio@superig.com.br

    15/02/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela qualidade da aula. Vai ser extremamente útil para ser utilizada com o 9º ano. Obrigado.


Sem classificação.
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